Aceleração não linear e falta de força E46 136cv
Moderador: Staff
- nadix
- Membro Junior
- Registado: 11 fev 2010, 00:55
- O meu Carro:: bMW 320d E46 - 2000
Re: Aceleração não linear e falta de força E46 136cv
tenho garantia da mapfre dada pelo vendedor quando comprei o carro, axas que dá para usar neste problema? Como posso fazer os testes?
-- Segunda Ago 16, 2010 12:34 pm --
tenho garantia da mapfre dada pelo vendedor quando comprei o carro, axas que dá para usar neste problema? Como posso fazer os testes?
Project: viewtopic.php?f=59&t=41316
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Com alguém que tenha o DIS como eu, de que zona és?nadix Escreveu:tenho garantia da mapfre dada pelo vendedor quando comprei o carro, axas que dá para usar neste problema? Como posso fazer os testes?
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- nadix
- Membro Junior
Boas, sou de lisboa, o que é o dis?
cump's
cump's
-
- Membro Gold
Viva o DIS é o programa de diagnóstico da BM. Cumps.nadix Escreveu:Boas, sou de lisboa, o que é o dis?
cump's
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- nadix
- Membro Junior
És de onde?
-
- Membro Gold
Carnaxidenadix Escreveu:És de onde?
- nadix
- Membro Junior
eu trabalho em carnaxide, se der ainda combinamos pa me veres o que se passa com o meu bimmer...
cump's
cump's
-
- Membro Iniciado
- Registado: 19 ago 2010, 12:44
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/02
Pois, o 320D lá de casa faz exactamente isso... só chega aos 160 se for feita uma aceleração muuuito gradual... se começarmos a acelerar à parva chega aos 120 e bloqueia, não dá mais... foi ligado a uma máquina na concorrencia (não sei qual o programa de diagnóstico) que deu "erro no turbo e na MAF" (segundo me disse o dono, porque o carro não é meu, é de um familiar)...nadix Escreveu:Boas, o meu carro tá com um problema parecido, quando puxo por ele a fundo, chega aos 160km/h e não dá mais, n sei o que será :s, mesmo noutras mudanças á vezes sinto um buraco na acelaração, n sei será a maf, a gasolina os tubos que ligam ao turbo, alguma coisa não es´tá bem...
Alguem tem ideias?
mandei vir uma MAF BOSCH e meteu-se.. ficou ligeiramente melhor, sendo que por vezes já não tem o referido comportamento... (notar que não reprogramei, dado que o carro é de 2000 mas já em 2003 tinha levado uma MAF (portanto, tinha uma MAF das mais recentes)... foi ligado novamente à máquina, tendo desaparecido o erro da MAF, e tendo ficado apenas o do turbo... Ora se o carro puxa bem e dá o kick normal até chegar aos 120/130, não me parece que o turbo seja a opção mais provável, até porque não deita fumo branco nem nada...
Serão os tão falados tubos de vácuo? Sensor de pressão?
JOFIMO: Sei que é um abuso, mas um gajo está desesperado... dado que o carro está em Carnaxide, será que dava para ligarmos o carro ao teu DIS?

- Pedros
- Membro Junior
- Registado: 18 mar 2009, 15:52
- O meu Carro:: BMW 320d E46 '99
TRÊSvinteDê Escreveu: "erro no turbo e na MAF" (segundo me disse o dono, porque o carro não é meu, é de um familiar)...
Esse era o erro que me dava, e troquei a eletrovalvula do turbo e voilá,problema resolvido e 20d pronto a andar de novo!
Edit: e na mesma altura troquei também o sensor que está no colector de admissão...
-
- Membro Iniciado
- Registado: 19 ago 2010, 12:44
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/02
Já agora, compraste na marca? Tens ideia dos valores, por alto? Pode ser arredondado às centenasPedros Escreveu:TRÊSvinteDê Escreveu: "erro no turbo e na MAF" (segundo me disse o dono, porque o carro não é meu, é de um familiar)...
Esse era o erro que me dava, e troquei a eletrovalvula do turbo e voilá,problema resolvido e 20d pronto a andar de novo!
Edit: e na mesma altura troquei também o sensor que está no colector de admissão...

Obrigado desde já!
-
- Membro Gold
Viva enviei-te MPnadix Escreveu:eu trabalho em carnaxide, se der ainda combinamos pa me veres o que se passa com o meu bimmer...
cump's
- Pedros
- Membro Junior
- Registado: 18 mar 2009, 15:52
- O meu Carro:: BMW 320d E46 '99
TRÊSvinteDê, o sensor e a eletrovalvula, penso que fica perto de 150e
- Disturber
- Membro Juvenil
- Registado: 06 mai 2010, 01:22
- O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
No Clio k eu tive, o problema era parecido.. Mas o carro bufava uma fumarada negra / cinzenta k kem viesse atrás de mim tinha k acender os 4 piscas e encostar pa deixar assentar.. :lol1
O problema tava no entupimento do tubo de vácuo k regulava a geometria do turbo, não deixando esta funcionar correctamente. O carro injectava gasóleo e não havia o ar k devia vir do turbo, logo fazia fumo.
O CB dava erro de injectores, o diagnóstico dava erro na EGR e no sensor de pressão.
O problema tava no entupimento do tubo de vácuo k regulava a geometria do turbo, não deixando esta funcionar correctamente. O carro injectava gasóleo e não havia o ar k devia vir do turbo, logo fazia fumo.
O CB dava erro de injectores, o diagnóstico dava erro na EGR e no sensor de pressão.
-
- Membro Juvenil
- Registado: 20 mar 2009, 14:38
- O meu Carro:: BMW 320d E91
Bom, vou deixar aqui o meu testemunho acerca do problema que tive na minha E91 20d 163ps por volta dos 175.000KM e que conta neste momento com 192.000KM:
Sintomas:
- Aceleração irregular entre as 1500 e as 2200 rpm (+/-) - Parece que se engasgava e o carro ia ali um bocado aos solavancos. Acontecia em qualquer mudança.
- Não acontecia sempre. Acontecia principalmente quando reduzia a velocidade e depois voltava a acelerar - dou um exemplo: quando me aproximava de um cruzamento, de uma rotunda ou quando saia da AE por exemplo, tinha de reduzir a velocidade (travar e/ou reduzir com a caixa) e depois quando voltava a acelerar lá vinham as pequenas falhas e os solavancos. Assim que passava das 2200 para cima (+/-) deixava de soluçar.
Medidas tomadas para identificar e resolver o problema:
- Quando comecei a sentir as falhas lembrei-me logo da EGR, isto pq no meu carro anterior tinha tido exactamente os mesmos sintomas e tinha sido a EGR avariada. A 1ª coisa que fiz foi mandar ver a EGR e se tivesse a funcionar seria para limpar. Na altura mandei limpar numa Bosch mas a carrinha ficou na mesma.
- Depois andei pelos fóruns à procura de soluções - encontrei de tudo desde limpeza de injectores, MAF, EGR, etc..
- Uma das soluções para ver se efectivamente o problema estava relacionado com a EGR era desligar o tubo de vácuo que liga na EGR. Desta forma a EGR deve ficar sempre fechada. Fui experimentar esta solução, desliguei o tubo, fiquei com a luz de motor acesa e com o erro das emissões no idrive e lá fui experimentar a carrinha. As falhas tinham desaparecido. Andei 2 ou 3 dias assim para efectivamente ter a certeza que as falhas não apareciam outra vez. Voltei a ligar o tubo e a luz do motor apagou-se.
- Falei com o Bruno da HorsePower e ele arranjou uma EGR para eu experimentar a ver se o problema ficava resolvido. Passei pela oficina dele e montámos a nova EGR. Fui experimentar e continuava na mesma.
- Depois lembrámo-nos do conversor de pressão (peça Nº 1 do esquema em baixo) que era de onde vinha o tubo de vácuo que eu tinha desligado.
- Montámos um conversor que o Bruno tb lá tinha para outro carro (nem era o da EGR mas sim o do Turbo, mas que é igual) e voilá - PROBLEMA RESOLVIDO!! :fixe

Um grande obrigado ao Bruno pela paciência até identificar o problema.
Cumps.
Sintomas:
- Aceleração irregular entre as 1500 e as 2200 rpm (+/-) - Parece que se engasgava e o carro ia ali um bocado aos solavancos. Acontecia em qualquer mudança.
- Não acontecia sempre. Acontecia principalmente quando reduzia a velocidade e depois voltava a acelerar - dou um exemplo: quando me aproximava de um cruzamento, de uma rotunda ou quando saia da AE por exemplo, tinha de reduzir a velocidade (travar e/ou reduzir com a caixa) e depois quando voltava a acelerar lá vinham as pequenas falhas e os solavancos. Assim que passava das 2200 para cima (+/-) deixava de soluçar.
Medidas tomadas para identificar e resolver o problema:
- Quando comecei a sentir as falhas lembrei-me logo da EGR, isto pq no meu carro anterior tinha tido exactamente os mesmos sintomas e tinha sido a EGR avariada. A 1ª coisa que fiz foi mandar ver a EGR e se tivesse a funcionar seria para limpar. Na altura mandei limpar numa Bosch mas a carrinha ficou na mesma.
- Depois andei pelos fóruns à procura de soluções - encontrei de tudo desde limpeza de injectores, MAF, EGR, etc..
- Uma das soluções para ver se efectivamente o problema estava relacionado com a EGR era desligar o tubo de vácuo que liga na EGR. Desta forma a EGR deve ficar sempre fechada. Fui experimentar esta solução, desliguei o tubo, fiquei com a luz de motor acesa e com o erro das emissões no idrive e lá fui experimentar a carrinha. As falhas tinham desaparecido. Andei 2 ou 3 dias assim para efectivamente ter a certeza que as falhas não apareciam outra vez. Voltei a ligar o tubo e a luz do motor apagou-se.
- Falei com o Bruno da HorsePower e ele arranjou uma EGR para eu experimentar a ver se o problema ficava resolvido. Passei pela oficina dele e montámos a nova EGR. Fui experimentar e continuava na mesma.
- Depois lembrámo-nos do conversor de pressão (peça Nº 1 do esquema em baixo) que era de onde vinha o tubo de vácuo que eu tinha desligado.
- Montámos um conversor que o Bruno tb lá tinha para outro carro (nem era o da EGR mas sim o do Turbo, mas que é igual) e voilá - PROBLEMA RESOLVIDO!! :fixe

Um grande obrigado ao Bruno pela paciência até identificar o problema.
Cumps.
- Disturber
- Membro Juvenil
- Registado: 06 mai 2010, 01:22
- O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
É quase o mesmo problema k falei relativamente ao clio... Mas experimentámos meter a peça dum mégane k lá tava na oficina e nao resolveu.. Foi aí k fomos ver os tubos k vão da bomba de vácuo para essa peça, e dessa peça para o actuador do turbo. Haviam vestígios de silicone a entupir esses tubos, que quando ficavam presos faziam o carro falhar.