Mais fumo branco...320d 136cv....

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
JPSC
Membro Juvenil
Registado: 29 dez 2009, 23:49
O meu Carro:: 320d E46

Mais fumo branco...320d 136cv....

Mensagem por JPSC »

Pessoal, preciso de uma ajuda.

Ontem vinha de viagem, Lisboa-faro (vim depressa é um facto) com o meu E46 136cv, quando de repente, ao sair da portagem, em aceleração portanto, falta potencia, ia a 120 ele desceu para 90, depois voltou ao normal.
Pouco depois acende a luz de baixo nível de liquido anti-congelante. Estava a perder liquido.
Hoje a mexer no carro vi que tinha partido o termostato da refrigeração da EGR, no sitio que indico na imagem:

Imagem

Substitui o termostato, deixou de perder liquido, mas depois de quente faz bastante fumo branco abaixo das 2000rpm, acima disso deixa de fazer, não tem cheiro o fumo, para alem do normal a gasóleo.
De referir que o carro não sobreaqueceu, o ponteiro da temperatura do óleo nunca passou do meio e que não fazia fumo antes do termostato ter sido substituído, também pode ser importante referir que tenho a EGR desactivada com o tubo tapado e tenho linha directa até à panela final, ou seja sem pré e sem catalisador.

Podem ajudar-me?

RockyBoy
Membro Iniciado
Registado: 05 jul 2008, 12:55
O meu Carro:: Audi A3 1.9 TDI

Re: Mais fumo branco...320d 136cv....

Mensagem por RockyBoy »

fumo branco, normalmente é agua.. fica atento ao nivel... mas o estranho é ter perdido potencia... humm... vai estando atento...
Imagem
Audi A3 1.9 TDI 110cv 8L - 2001 Imagem

JPSC
Membro Juvenil

Mensagem por JPSC »

O mais estranho do que isso é só fazer fumo depois de trocar o termostato...amanha faço o teste à junta de cabeça, mas reservo algumas duvidas, porque o carro não aqueceu....

Soube que estes termostatos costumam prender e depois partem...deve ter sido isto que aconteceu....

É claramente humidade que vai para o escape, até porque a ponteira fica húmida, e mesmo depois de o desligar ainda deita vapor durante algum tempo.

JPSC
Membro Juvenil

Mensagem por JPSC »

Problema descoberto, permutador de calor que arrefece a EGR roto......560€ na origem....dass....fiz baypass.....
Será que pode ter algumas consequências?

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

JPSC Escreveu:Problema descoberto, permutador de calor que arrefece a EGR roto......560€ na origem....dass....fiz baypass.....
Não tem problema nenhum em não ter o radiador da EGR se tiveres a EGR desligada...........
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

JPSC
Membro Juvenil

Mensagem por JPSC »

JOFIMO Escreveu:
JPSC Escreveu:Problema descoberto, permutador de calor que arrefece a EGR roto......560€ na origem....dass....fiz baypass.....
Não tem problema nenhum em não ter o radiador da EGR se tiveres a EGR desligada...........
Pois como disse está desligada, o tubo que faz vácuo está fora do sitio e tamponado

joaobrr
Membro Juvenil
Registado: 27 jun 2009, 14:26
O meu Carro:: bmw 320d e46 - 2000/01

Mensagem por joaobrr »

O que está a mais fora :lol1 :wink1
Imagem
MB Power

Responder

Voltar para “Mecanica”