Embraiagem E46 320d
Moderador: Staff
Embraiagem E46 320d
Boa noite camaradas.
Alguem pode-me ilucidar sobre a embraiagem?
A duvida é se tem volante bi-massa ou nao.
Obrigado!
Alguem pode-me ilucidar sobre a embraiagem?
A duvida é se tem volante bi-massa ou nao.
Obrigado!

- 320D-PP
- Membro Gold
- Registado: 15 nov 2006, 13:33
- O meu Carro:: BMW 320d E46 "136cv"
Re: Embraiagem E46 320d
Tem!
BMW 320D "136CV" - 18" ///M4 WHEELS - COILOVER'S KIT - ///M-TECHNIK II FRONTBUMPER - XÉNON 6000K - BLACK GRILL - KÉVLAR CLUTCH - EGR OFF - CCFL ANGEL EYES - 20MM AND 29MM WHEEL SPACERS - DIRECT EXHAUST
PROJECTO: viewtopic.php?f=59&t=31102
Obrigado.
O que esta estragado é o rolamento de encosto. Todos aconselham trocar TUDO. Estou a olhar para uma despesa assustadora.
Preciso de conselhos nas seguintes questoes:
1: Quantos kms dura uma embraiagem com rolamento estragado?
2: Ha desvantagens em trocar so o rolamento, ate (em modo de emergencia) arranjar t€mpo para embraiagem+bimassa?
Obrigado!

O que esta estragado é o rolamento de encosto. Todos aconselham trocar TUDO. Estou a olhar para uma despesa assustadora.
Preciso de conselhos nas seguintes questoes:
1: Quantos kms dura uma embraiagem com rolamento estragado?
2: Ha desvantagens em trocar so o rolamento, ate (em modo de emergencia) arranjar t€mpo para embraiagem+bimassa?
Obrigado!

Última edição por Geek77 em 31 jul 2011, 14:35, editado 1 vez no total.

- 320D-PP
- Membro Gold
Não entendo porque te dizem para trocar tudo... se tens tudo bom excepto o rolamento e não há indicios de teres problemas a outros niveis, não vejo razão nenhuma para substituir tudo, mas se houver alguem mais entendido que saiba explicar o porquê de trocar tudo, que diga, a meu ver só mudava o rolamento.
O bi-massa se não tem folga e o restante se a embreagem não patina, para mim não se mexe, para não falar de que esse conjunto te fica ai a rondar os 800-1000€! Um rolamento julgo ser ai á volta de 30-40+-, a isto justas a mão de obra que deverá rondar os 100-200€ (eu paguei uma vez 80 e outra 100€, feito por um amigo que tem oficina).
O bi-massa se não tem folga e o restante se a embreagem não patina, para mim não se mexe, para não falar de que esse conjunto te fica ai a rondar os 800-1000€! Um rolamento julgo ser ai á volta de 30-40+-, a isto justas a mão de obra que deverá rondar os 100-200€ (eu paguei uma vez 80 e outra 100€, feito por um amigo que tem oficina).
BMW 320D "136CV" - 18" ///M4 WHEELS - COILOVER'S KIT - ///M-TECHNIK II FRONTBUMPER - XÉNON 6000K - BLACK GRILL - KÉVLAR CLUTCH - EGR OFF - CCFL ANGEL EYES - 20MM AND 29MM WHEEL SPACERS - DIRECT EXHAUST
Es o meu anjo de guarda. Prometo nao andar mais depressa que tu :-)
Esta opçao soa-me bem. O resto da embraiagem nao parece ter defeito algum. Nunca patinou nem nada disso, eu troco as mudanças depressa por isso faz sentido danificar mais o rolamento de que o resto do conjunto.
Acho que vou procurar o rolamento sozinho, estes valores parecem-me muito mais razoaveis.
Tens razao, os preços para TUDO sao 800-1100. E eu recebo um ordenado como a maioria das pessoas. Ja estava a ficar quase desesperado.
Sabes de algum sitio que vende rolamentos de encosto?
Agradeço imenso a ajuda!
Esta opçao soa-me bem. O resto da embraiagem nao parece ter defeito algum. Nunca patinou nem nada disso, eu troco as mudanças depressa por isso faz sentido danificar mais o rolamento de que o resto do conjunto.
Acho que vou procurar o rolamento sozinho, estes valores parecem-me muito mais razoaveis.
Tens razao, os preços para TUDO sao 800-1100. E eu recebo um ordenado como a maioria das pessoas. Ja estava a ficar quase desesperado.
Sabes de algum sitio que vende rolamentos de encosto?
Agradeço imenso a ajuda!

- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Pois, se o teu conjunto de embraiagem não apresenta sintomas de desgaste (problemas) podes trocar só o rolamento de encosto, geralmente dizem para trocar tudo, porque já que se vai pagar mao de obra troca-se tudo logo de uma vez, e ainda são bastantes coisas a ter de desmachar para chegar ao rolamento.
Já agora qual é o sintoma do teu rolamento estar avariado? (o tipico toc toc que desaparece assim que pisas a embraiagem?)
E mesmo que decidas trocar mais qualquer coisa para além do rolamento, por exemplo o disco e a pensa, não significa que tenhas de trocar o bi-massa que é o mais dispendioso, é uma questão de avaliar o estado do material quando o desmancharem.
Já agora qual é o sintoma do teu rolamento estar avariado? (o tipico toc toc que desaparece assim que pisas a embraiagem?)
E mesmo que decidas trocar mais qualquer coisa para além do rolamento, por exemplo o disco e a pensa, não significa que tenhas de trocar o bi-massa que é o mais dispendioso, é uma questão de avaliar o estado do material quando o desmancharem.
O sintoma é o seguinte:
1: Em neutral, piso a embraiagem ate o fundo. Tudo OK.
2: A primeira custa um bocadinho a entrar.
3: Quando entra, a embraiagem faz "shu-shu-shui-shu-shu-shu" baixinho, como se fosse a raspar algo metalico.
4: Mal largo o pedal so um bocadinho, o barulho deparece e o resto de andamento de pedal acontece normalmente.
5: Durante este "bocadinho", a embraiagem treme. Quer dizer, o carro treme a pala da embraiagem. Piso de novo e largo outra vez com cuidado.
Ja expliquei a varias pessoas e deixei o pessoal da Precision ouvir, todos dizem que é o rolamento.
Que acham?
Muito obrigado pela ajuda.
3: Quando entra, a embraiagem faz "shu-shu-shui-shu-shu-shu" baixinho, como se fosse a raspar algo metalico.
4: Mal largo o pedal so um bocadinho, o barulho deparece e o resto de andamento de pedal acontece normalmente.
5: Durante este "bocadinho", a embraiagem treme. Quer dizer, o carro treme a pala da embraiagem. Piso de novo e largo outra vez com cuidado.
Ja expliquei a varias pessoas e deixei o pessoal da Precision ouvir, todos dizem que é o rolamento.
Que acham?

Na Precision dizem que dura uns 10000km ainda. Que mas vale poupar para uma embraiagem completa. Mas nao sei, acho que vou mas é trocar o rolamento. O que fariam voces?

Perguntei em varios sitios e todos dizem que vale a pena andar ate estragar e depois trocar tudo. Se algumas partes ainda estao boas (ou mais ou menos) - guarda-se, reforça-se e usa-se pa proxima ou vende-se.
Ao trocar so o rolamento as outras peças podem ficar um pouco desbalançadas, por exemplo o volante bimassa que tem a folga duma largura muito especifica, e se aumentar - da cabo da embraiagem bastante depressa.
Por isso acho que vou entrar no modo de poupança e a conduzir com cuidadinho, ate trocar tudo.
Ao trocar so o rolamento as outras peças podem ficar um pouco desbalançadas, por exemplo o volante bimassa que tem a folga duma largura muito especifica, e se aumentar - da cabo da embraiagem bastante depressa.
Por isso acho que vou entrar no modo de poupança e a conduzir com cuidadinho, ate trocar tudo.

- Crow
- Membro Gold
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
De facto é um pouco ingrato tirar uma caixa de velocidades e trocar só o rolamento mas e calhar não é mau pensado já que com isso podes estar a estragar outros elementos.
Qtos km´s tem o carro? A embraiagem dos 150cv aguenta muito e muitos km´s e normalmente o que se estraga primeiro é o bi-massa.
Se o bi-massa ainda estiver bom, troca só o rolamento de encosto e casquilho guia (é onde trabalha o rolamento).
A maior parte das pessoas não troca essa peça e nalguns casos apresenta desgaste de tal forma que provoca ressalto quando se carrega na embraiagem.
Qtos km´s tem o carro? A embraiagem dos 150cv aguenta muito e muitos km´s e normalmente o que se estraga primeiro é o bi-massa.
Se o bi-massa ainda estiver bom, troca só o rolamento de encosto e casquilho guia (é onde trabalha o rolamento).
A maior parte das pessoas não troca essa peça e nalguns casos apresenta desgaste de tal forma que provoca ressalto quando se carrega na embraiagem.
- 320D-PP
- Membro Gold
Eu só trocava o rolamento completo com o casquilho, é a solução mais barata e a meu ver não vale a pena gastar um balúrdio numa embraiagem só porque se está com a caixa desmontada... Prefiro pagar ao mecânico 2 vezes do que pagar 1000€ pela embraiagem toda e não ser necessário!!
Um bom mecânico deve levar ai 4-6 horas para substituir isso +-, se não for careiro ai com 200€ ou até menos fazes a festa.
Um bom mecânico deve levar ai 4-6 horas para substituir isso +-, se não for careiro ai com 200€ ou até menos fazes a festa.
- bmpreda
- Membro Iniciado
- Registado: 19 abr 2011, 20:58
- O meu Carro:: E46 touring/kia ceed sport coupé
Geek77 Escreveu:O sintoma é o seguinte:
Que acham?
Bom dia, li todo este topico e vou deixar o meu testemunho
Tenho exactamente o mesmo problema, a embraiagem nao patina, a carrinha esta completamente normal, apenas toco no pedal e faz rrrrrrrrrr mas so se pisar um pouco pk se for com o pedal ao fundo desaparece o barulho.
O problema apareceu quando tinha 210000km e disseram k nao valia a pena mudar tudo, apenas o rolamento de encosto, foi o k fiz e realmente estava mto danificado. rolamento de encosto novo( material e mao de obra 120€) mas... a carrinha esta exactamente igual, continua o barulho. Ja la vao 23000km feitos assim, mas na bosh ja me disseram k apenas remediei o problema, deveria ter substituido tudo, kit+bi-massa pk assim andarei a danificar a caixa. Sinceramente so nao o fiz ainda pk a cerca de 2meses parti o turbo e levou tudo novo e original como deve ser e foi um arrepio mas foi a unica e ultima vez k remediei seja o k for na carrinha.
Resumindo, segundo o meu exemplo de nada vai adiantar mudar apenas o rolamento de encosto, o barulho vai voltar ou continuar. :wall
Espero ter ajudado de alguma forma
Cumps
- 320D-PP
- Membro Gold
Se realmente assim é aconselho a verem se já existe kit mono-massa para os 150cv, para o meu sei que há e reduz o valor para metade, para além de que já não mais problemas com bi-massas pifados..
320D-PP Escreveu:Se realmente assim é aconselho a verem se já existe kit mono-massa para os 150cv, para o meu sei que há e reduz o valor para metade, para além de que já não mais problemas com bi-massas pifados..
dps começa a haver cambotas partidas :lol1

Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L
- 320D-PP
- Membro Gold
Por usar um volante mono-massa com disco de molas?