Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

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GKR
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Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por GKR »

Ultimamente o aviso de liquido anti-congelante tem aparecido com alguma regularidade, mas não consigo encontrar uma fuga no sistema. Pelo menos não pinga abundantemente de nenhum sitio fisivel.
Durante as minhas inspeções tenho notado que quado o carro está quente as tubos de borraça estão um bocado rigos, como se todo o sistema de refirgeração estivesse sobre pressão.

O carro nunca me aqueceu mas não sei o que pode ser estes sintomas.

Alguem tem alguma ideia?

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MarceloN
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por MarceloN »

Os tubos estarem rijos quando o carro está quente é bom sinal, porque significa que a água está a passar e o sistema de refrigeração está a funcionar. Mas deves ter alguma fuga, começa por ver o vaso de expansão, depois vê a beira do tubo onde encaixa o termostato e por fim na curva que liga ao radiador. E por fim vê a zona a beira da bomba de água. São os sítios mais comuns. O mais simples é ser um tubo com fuga ou uma junta ressequida. O mais grave é ser a bomba de água com as pás partidas.

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Shadowthief
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por Shadowthief »

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O-Ring nº10 desfeito, verifica ;)
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GKR
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por GKR »

ok vou tentar verificar todos esses pontos logo à noite

Depois digo qq coisa.

JOFIMO
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por JOFIMO »

Essa dos tubos estarem rijos em quente ser bom sinal nunca tinha ouvido, mas até morrer sempre a aprender!!!!!!!
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por Shadowthief »

E sabiam porque que os sistemas de refrigeraçao tem de estar sobre presao???

O ponto de ebuliçao da agua aumenta com presao atmosferica mais alta... ;)
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JOFIMO
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por JOFIMO »

Shadowthief Escreveu:E sabiam porque que os sistemas de refrigeraçao tem de estar sobre presao???

O ponto de ebuliçao da agua aumenta com presao atmosferica mais alta... ;)
Pressão é uma coisa rigidez de tubos é outra, é sinal que o sistema de refrigeração não está a funcionar devidamente:
Causas: termoestato fechado/bomba àgua com fluxo reduzido/junta da cabeça com passagem/sistema mal purgado.
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Shadowthief
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por Shadowthief »

Pessao = força exercida sobre os corpos, logo quanto mais presao mais "rigo" vai ficar o tubo

Nos radeadores que tem tampa, essa tampa tem uma valvula esta calibrada para uma determinada presao, essa mesma valvula e a que vai mandar agua em excesso para o reservatorio, ou vai buscar agua quando o sistema cria vacuo, para repor o nivel

Nos bm mao sei onde esta mas deve haver uma valvula que determina a presao de funcionamento do circuito fechado, senao arrebentada!
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JOFIMO
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por JOFIMO »

Shadowthief Escreveu:Pessao = força exercida sobre os corpos, logo quanto mais presao mais "rigo" vai ficar o tubo

Nos radeadores que tem tampa, essa tampa tem uma valvula esta calibrada para uma determinada presao, essa mesma valvula e a que vai mandar agua em excesso para o reservatorio, ou vai buscar agua quando o sistema cria vacuo, para repor o nivel

Nos bm mao sei onde esta mas deve haver uma valvula que determina a presao de funcionamento do circuito fechado, senao arrebentada!
Shadowthief, no sistema de refrigeração do teu carro (motor), o vaso de expansão está na lateral do radiador o tampão é que regula a pressão do circuito (1,4 bar) nos de caixa manual, e se reparares tem um tubo de fuga no bocal, mas funciona precisamente ao contrário do que descreves, mesmo nos que têm vaso de expansão separados (E39 com o mesmo motor), ao que te referes é um sistema arcaico que se usava antigamente quando começaram os circuitos fechados de refrigeração a ser utilizados e isso permitiu que se aumentasse as temperaturas de trabalho dos motores para próximo do ponto de ebulição (por ex. Toyota/Renault 5/4L, etc.) aí sim o funcionamento era assim, e alguns nem purgadores usavam, se vires o caso dos motores do grupo VAG, têm vaso de expansão separado mas ligado ao circuito por dois tubos que fazem a circulação da àgua pelo vaso de expansão e não necessitam de purgadores para lhe retirar o ar do circuito.
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GKR
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por GKR »

A realidade é que não tenho muita experiencia com BMW, mas parece-me que os tubos do meu carro, quando este está quente, têm pressão acima do normal para um circuito de refrigeração. vou procurar por sinais de oleo no circuto e verificar todos os pontos que me aconselharam e depois digo alguma coisa.

Eu sei que é dificil dar palpites sem ver os sintomas, mas obrigado por todas as dicas e sugestões!

GKR
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por GKR »

Ontem depois de ter puxado mais um bocado pelo carro para ver se tornava mais evidente alguma fuga, comecei a "caça" à fuga!

Do pouco que consegui ver pois não tinha a ferramenta necessária para tirar todas as protecções do motor, nenhum dos pontos aqui assinalados parecem verter ou dar sinal de evaporação!

Também procurei por sinais de óleo na água e água no óleo e nada.

Não sei se é normal nos BMW mas o meu carro não tem vaso de expansão.
Apenas tem uma caixa preta com uma tampa de radiador no topo e uma vareta no interior que indica o nível.

Alguém tem mais alguma ideia ?

JOFIMO
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por JOFIMO »

GKR Escreveu:Ontem depois de ter puxado mais um bocado pelo carro para ver se tornava mais evidente alguma fuga, comecei a "caça" à fuga!

Do pouco que consegui ver pois não tinha a ferramenta necessária para tirar todas as protecções do motor, nenhum dos pontos aqui assinalados parecem verter ou dar sinal de evaporação! Senão consegues tirar as protecções como vais ver as fugas? e para ver se é do termoestato ou bomba de àgua tens de retirar a caixa do ventilador (mais complicado).Também procurei por sinais de óleo na água e água no óleo e nada.

Não sei se é normal nos BMW mas o meu carro não tem vaso de expansão. Tem descreves-o na linha abaixo
Apenas tem uma caixa preta com uma tampa de radiador no topo e uma vareta no interior que indica o nível.

Alguém tem mais alguma ideia ?
Não aparece àgua junto à consola central por debaixo dos tapetes?
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por Falcão do Asfalto »

Boas.
Ja sangraste os circuito da agua em condições??
So quando sangrares o circuito é que poderas ver se esta com fuga.
Senao andas com o circuito com pressao a mais.
Um abraço.

GKR
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por GKR »

JOFIMO:
Só consegui tirar a protecção da frente, a que está entre do radiador e o motor. O que não consegui ver com a lanterna fui lá com a mão! LOL isto soa um bocado mal !

O Sr. que me vendeu o carro disse que tinha mudado a bomba de agua à pouco tempo. quanto ao termostato não tenho a capacidade de ver isso na minha garagem.

Admito que não sou especialista na matéria e se passar por uma oficina com elevador talvez consiga ter outra visão do problema.

Quanto à agua junto à consola pelo que tenho visto não tenho nada.

Falcão do Asfalto:
Que sugeres fazer para ter a certeza que circuito está bem sangrado? basta ligar o carro com a solfagem no quente e indo repor o nivel?

JOFIMO
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Re: Fuga e Pressão no sistema de refrigeração

Mensagem por JOFIMO »

GKR Escreveu:JOFIMO:
Só consegui tirar a protecção da frente, a que está entre do radiador e o motor. O que não consegui ver com a lanterna fui lá com a mão! LOL isto soa um bocado mal !

O Sr. que me vendeu o carro disse que tinha mudado a bomba de agua à pouco tempo. quanto ao termostato não tenho a capacidade de ver isso na minha garagem.

Admito que não sou especialista na matéria e se passar por uma oficina com elevador talvez consiga ter outra visão do problema.

Quanto à agua junto à consola pelo que tenho visto não tenho nada.

Falcão do Asfalto:
Que sugeres fazer para ter a certeza que circuito está bem sangrado? basta ligar o carro com a solfagem no quente e indo repor o nivel?
Naõ existem uns procedimentos e sequencias a fazer mas já percebi qua não tens ferramentas para desarmar as coberturas é melhor ser alguém que saiba mesmo purgar o sistema adequadamente, tenho por aí tópicos dos procedimentos é só usares a "pesquisa" .
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