320d de 1998 continua a perder água
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Se fosse fuga de agua a nível da cabeça, penso que iria aparecer agua no óleo e vice versa, isso tem de ser bem visto com um teste de pressão ao sistema de agua a ver por onde ele ira começar a perder agua, já verificaste se esta a perder agua na sonda que fica no tanque de expansão? Por vezes perde agua por ai e não se vê.
- Shadowthief
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
O meu tb perdia agua aos poucos, acabei por descubrir que era do o-ring do termostato da EGR que estava em "papa" e perdia por ai, resolvi com um pouco de fita de teflon por cima, ele depois entrou justinho, nunca mais tive problemas...
Se tens a EGR desligada, retira isso tudo, tapa os buracos do circuito de agua e tapa a saido do escape, tudo o resto sai fora!
Depois se continuar e procurarar por outro lado, mas de certeza que é algures por ai, porque e muito lixado ver alguma coisa sem tirar a caixa da ventuinha do radeador...
Se tens a EGR desligada, retira isso tudo, tapa os buracos do circuito de agua e tapa a saido do escape, tudo o resto sai fora!
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Viva,
Obrigado a todos pelas dicas e ajuda.
O problema continua, acho eu.
Ontem, atestei o liquido segundo as indicações do manual de instruções do carro (ponta da vareta ao nível do bocal) e liguei o motor com o bocal do vaso de expansão destapado, para ver se havia borbulhar no liquido. Não encontrei nada.
Mas reparei que tenho gotas de liquido a sair pelo tubo ladrão!
Tapei o vaso de expansão, esperei uns 2 minutos, entretanto, o pingar parou. Voltei a abrir o vaso, fechei e voltou a pingar um pouco pelo tubo ladrão.
Isto é normal?
Praticamente, o liquido que pus está a sair pelo tubo ladrão.
Acham que é sensato deixá-lo andar sem repor liquido, até acender a luz de falta de liquido?
Já pensei fazer isto para ver quanto tempo passa até acender a luz ou se ela acende mesmo. Mas tenho receio de danificar o motor....
Cumps,
Obrigado a todos pelas dicas e ajuda.
O problema continua, acho eu.
Ontem, atestei o liquido segundo as indicações do manual de instruções do carro (ponta da vareta ao nível do bocal) e liguei o motor com o bocal do vaso de expansão destapado, para ver se havia borbulhar no liquido. Não encontrei nada.
Mas reparei que tenho gotas de liquido a sair pelo tubo ladrão!
Tapei o vaso de expansão, esperei uns 2 minutos, entretanto, o pingar parou. Voltei a abrir o vaso, fechei e voltou a pingar um pouco pelo tubo ladrão.
Isto é normal?
Praticamente, o liquido que pus está a sair pelo tubo ladrão.
Acham que é sensato deixá-lo andar sem repor liquido, até acender a luz de falta de liquido?
Já pensei fazer isto para ver quanto tempo passa até acender a luz ou se ela acende mesmo. Mas tenho receio de danificar o motor....
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Ed09 Escreveu:Viva,
Obrigado a todos pelas dicas e ajuda.
O problema continua, acho eu.
Ontem, atestei o liquido segundo as indicações do manual de instruções do carro (ponta da vareta ao nível do bocal) e liguei o motor com o bocal do vaso de expansão destapado, para ver se havia borbulhar no liquido. Não encontrei nada.
Mas reparei que tenho gotas de liquido a sair pelo tubo ladrão!
Tapei o vaso de expansão, esperei uns 2 minutos, entretanto, o pingar parou. Voltei a abrir o vaso, fechei e voltou a pingar um pouco pelo tubo ladrão.
Isto é normal?
Praticamente, o liquido que pus está a sair pelo tubo ladrão.
Acham que é sensato deixá-lo andar sem repor liquido, até acender a luz de falta de liquido?
Já pensei fazer isto para ver quanto tempo passa até acender a luz ou se ela acende mesmo. Mas tenho receio de danificar o motor....
Já trocaste a tampa do vaso de expansão? pode não estar a cumprir as suas funções....
Cumps,
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Olá JOFIMO!
A tampa do vaso de expansão foi trocada na Deutsche-Motor, há quase 2 anos.
Por acaso, é feita de um plástico de aparente menor qualidade do que a original que tinha no carro....acho que não é OEM, deve ser uma mais barata.
É normal ele pingar pelo tubo ladrão com o vaso aberto?
A tampa do vaso de expansão foi trocada na Deutsche-Motor, há quase 2 anos.
Por acaso, é feita de um plástico de aparente menor qualidade do que a original que tinha no carro....acho que não é OEM, deve ser uma mais barata.
É normal ele pingar pelo tubo ladrão com o vaso aberto?
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Só se existir pressão a mais no circuito ou tiver liquido muita acima do aconselhado...está a "mijar" bempelo tubo de retorno da AGR ( no bocal) mas apaga a chaufagem (off mesmo tudo apagado)Ed09 Escreveu:Olá JOFIMO!
A tampa do vaso de expansão foi trocada na Deutsche-Motor, há quase 2 anos.
Por acaso, é feita de um plástico de aparente menor qualidade do que a original que tinha no carro....acho que não é OEM, deve ser uma mais barata.
É normal ele pingar pelo tubo ladrão com o vaso aberto?
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Ele está a mijar bem pelo tubo de retorno e quando fiz este teste tinha a ventilação completamente apagada. O esguicho é constante, parece uma torneirinha, e até salpica para fora quando acerta na vareta.
Ele andou muito tempo com o liquido acima do máximo até que me avisaste sobre isso.
Desde então, tem andado com a ponta da vareta de nível com o bocal, já não anda acima.
Pressão a mais é indicio de quê? Purga mal feita?
Eu não tenho andado a apertar com ele, e mesmo quando verifico a pressão com o motor quente (para aí 15min depois de o desligar), desaperto a tampa do bocal com algum cuidado, oiço a pressão a sair, mas é uma coisa ligeira, não faz grande estrilho.
Ele andou muito tempo com o liquido acima do máximo até que me avisaste sobre isso.
Desde então, tem andado com a ponta da vareta de nível com o bocal, já não anda acima.
Pressão a mais é indicio de quê? Purga mal feita?
Eu não tenho andado a apertar com ele, e mesmo quando verifico a pressão com o motor quente (para aí 15min depois de o desligar), desaperto a tampa do bocal com algum cuidado, oiço a pressão a sair, mas é uma coisa ligeira, não faz grande estrilho.
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Não se estivesse mal purgado não esguichava assim, e aquecia, está normal como está e a pressão sair quando se abre tampão até a frio faz , não te preocupes, agora se fosse a ti comprava um tampão novo e OEM (1,4bar) para ver o que acontece, porque as fugas que tinha (bomba de àgua) já foi resolvida ?Ed09 Escreveu:Ele está a mijar bem pelo tubo de retorno e quando fiz este teste tinha a ventilação completamente apagada. O esguicho é constante, parece uma torneirinha, e até salpica para fora quando acerta na vareta.
Ele andou muito tempo com o liquido acima do máximo até que me avisaste sobre isso.
Desde então, tem andado com a ponta da vareta de nível com o bocal, já não anda acima.
Pressão a mais é indicio de quê? Purga mal feita?
Eu não tenho andado a apertar com ele, e mesmo quando verifico a pressão com o motor quente (para aí 15min depois de o desligar), desaperto a tampa do bocal com algum cuidado, oiço a pressão a sair, mas é uma coisa ligeira, não faz grande estrilho.
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Pois, é isso, vou comprar uma tampa nova.
Ele não tinha fuga na bomba de água.
Tu detectaste foi uma fuga no termóstato do motor, que ainda estava na garantia, e eu fui lá à Deutsche-Motor e trocaram por um novo. Mas devem ter usado o mesmo procedimento: besuntaram com massa, não limparam a face do bloco e siga!!
Achas que há mal em deixá-lo andar até acender a luz do nível de liquido?
Eu não ando a fazer trajectos grandes, durante a semana está parado e ao fim de semana anda no máximo 200Km.
Ele não tinha fuga na bomba de água.
Tu detectaste foi uma fuga no termóstato do motor, que ainda estava na garantia, e eu fui lá à Deutsche-Motor e trocaram por um novo. Mas devem ter usado o mesmo procedimento: besuntaram com massa, não limparam a face do bloco e siga!!

Achas que há mal em deixá-lo andar até acender a luz do nível de liquido?
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
desde que nao o deixes aqueçer e assim que ele acender a luz nao andares mais com ele ou meteres a agua a nivel penso que nao ha grande problema mas nunca é bom como é normal :humm
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Pois é, era do termoestato sim, mas porque não resolves isso de vez compras uma junta nova e tudo limpinho fica novo, eu não andaria assim como sou minhoquinhas nessas coisas, e não o deixes acender a luz de aviso o calor está a chegar, podes ter uma surpresa desgradável :humm ........arranja isso.Ed09 Escreveu:Pois, é isso, vou comprar uma tampa nova.
Ele não tinha fuga na bomba de água.
Tu detectaste foi uma fuga no termóstato do motor, que ainda estava na garantia, e eu fui lá à Deutsche-Motor e trocaram por um novo. Mas devem ter usado o mesmo procedimento: besuntaram com massa, não limparam a face do bloco e siga!!
Achas que há mal em deixá-lo andar até acender a luz do nível de liquido?
Eu não ando a fazer trajectos grandes, durante a semana está parado e ao fim de semana anda no máximo 200Km.
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Nunca mais estive debaixo do carro para ver se continua a pingar de lá, tenho de ver se continua a pingar de lá.
Mas isso não é uma coisa complicada de fazer? Não tenho que tirar correias e o ventilador eléctrico do motor, e fazer purga?
É que eu até agora só desmontei parte do interior do carro, ainda não mexi na mecânica. Tenho 2 tios que costumam fazer a manutenção (e têm lá muita ferramenta) aos carros deles, mas são Toyotas Corolla!
Eu não tenho problemas em ter trabalho, até porque agora tempo não me falta, apenas tenho medo é de não conseguir voltar a montar tudo correctamente, e dar à chave e estragar alguma coisa.
Acho que vou começar pela tampa do vaso.
Mas, mesmo após eles terem substituído o termóstato, ele continuou sempre a perder água.
E não sei porquê, tenho um pressentimento que será do radiador da EGR, mas o mecânico onde o carro esteve, há uns meses atrás, fez o teste de pressão (o meu pai quando passou por lá viu o carro no elevador e "entubado"), substituíu um tubo que, se não estou em erro, ligava ao radiador, fez novo teste e não acusou mais nada. Mistério....
Mas isso não é uma coisa complicada de fazer? Não tenho que tirar correias e o ventilador eléctrico do motor, e fazer purga?
É que eu até agora só desmontei parte do interior do carro, ainda não mexi na mecânica. Tenho 2 tios que costumam fazer a manutenção (e têm lá muita ferramenta) aos carros deles, mas são Toyotas Corolla!
Eu não tenho problemas em ter trabalho, até porque agora tempo não me falta, apenas tenho medo é de não conseguir voltar a montar tudo correctamente, e dar à chave e estragar alguma coisa.
Acho que vou começar pela tampa do vaso.
Mas, mesmo após eles terem substituído o termóstato, ele continuou sempre a perder água.

E não sei porquê, tenho um pressentimento que será do radiador da EGR, mas o mecânico onde o carro esteve, há uns meses atrás, fez o teste de pressão (o meu pai quando passou por lá viu o carro no elevador e "entubado"), substituíu um tubo que, se não estou em erro, ligava ao radiador, fez novo teste e não acusou mais nada. Mistério....

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320d de 1998 continua a perder água - Odisseia continua...
A odisseia continua....
O carro está no electricista para resolver o problema do ventilador eléctrico que não funciona.
Como o ventilador está desmontado, pude estar lá a olhar para as tubagens e encontrei isto:

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Há liquido a sair do tubo que liga ao radiador da EGR, como ilustra a foto seguinte:

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Em relação a este tubo, o electricista diz que poderá ser da abraçadeira, porque ele tentou apertá-la e ela não aperta. Amanhã leva uma nova.
Agora, estas peças de plástico que estão manchadas, não sei o que são, nem se o problema está nelas ou mais acima. Estou um pouco perdido....
Alguém sabe que peça ou tubo de plástico é esse?

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Há marcas de escorrimento numa delas. Na outra peça tem um pingo, que me dá a entender que é algo mais acima que pinga, mas ainda não tirei a segunda capa de plástico que fica junto ao colector de admissão.
O carro, como já referi anteriormente, fez mais de 2 testes de pressão, substituíram alguns (poucos) tubos e não tinha fuga, aparentemente.
O electricista diz que estas fugas poderão estar a ser causadas pela ausência de ventilador eléctrico. Porque, apesar do carro estar com o ponteiro da temperatura a meio e raramente aquecer, o facto é que a temperatura do liquido pode estar a 96ºc e estar a causar aumento de pressão nas tubagens, o que leva a que haja uma pequena fuga de água.
De referir ainda que das 2 vezes que sobreaqueceu, não passou do traço, ainda ficou longe do vermelho.
Acham que esta explicação faz sentido?
Cumps,

O carro está no electricista para resolver o problema do ventilador eléctrico que não funciona.
Como o ventilador está desmontado, pude estar lá a olhar para as tubagens e encontrei isto:

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Há liquido a sair do tubo que liga ao radiador da EGR, como ilustra a foto seguinte:

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Em relação a este tubo, o electricista diz que poderá ser da abraçadeira, porque ele tentou apertá-la e ela não aperta. Amanhã leva uma nova.
Agora, estas peças de plástico que estão manchadas, não sei o que são, nem se o problema está nelas ou mais acima. Estou um pouco perdido....
Alguém sabe que peça ou tubo de plástico é esse?

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Há marcas de escorrimento numa delas. Na outra peça tem um pingo, que me dá a entender que é algo mais acima que pinga, mas ainda não tirei a segunda capa de plástico que fica junto ao colector de admissão.
O carro, como já referi anteriormente, fez mais de 2 testes de pressão, substituíram alguns (poucos) tubos e não tinha fuga, aparentemente.
O electricista diz que estas fugas poderão estar a ser causadas pela ausência de ventilador eléctrico. Porque, apesar do carro estar com o ponteiro da temperatura a meio e raramente aquecer, o facto é que a temperatura do liquido pode estar a 96ºc e estar a causar aumento de pressão nas tubagens, o que leva a que haja uma pequena fuga de água.
De referir ainda que das 2 vezes que sobreaqueceu, não passou do traço, ainda ficou longe do vermelho.
Acham que esta explicação faz sentido?
Cumps,
- rodrigues81
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
A tubagem de plastico de que falas é o termostato principal.
No teu caso acho que a fuga deve estar no permutador da EGR, não dás conta da agua desaparecer porque a agua sai pelo escape e já no estado gasoso!
Faz um bypass ao permutador e logo vez!
No teu caso acho que a fuga deve estar no permutador da EGR, não dás conta da agua desaparecer porque a agua sai pelo escape e já no estado gasoso!
Faz um bypass ao permutador e logo vez!
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Não me parece que seja do permutador/radiador, o mal está na junta do termoestato pois eu eu sei como eles o trocam nas marcas ( poupança de tempo não desmontam o que têm de desmontar) e depois acontece isso, e o tubo quem do radiador da EGR (1ª foto) está fora de sitio e mal apertado de certeza, com a substituição da braçadeira deve resolver, e o ventilador não arranca porquê? tem o módulo estragado?rodrigues81 Escreveu:A tubagem de plastico de que falas é o termostato principal.
No teu caso acho que a fuga deve estar no permutador da EGR, não dás conta da agua desaparecer porque a agua sai pelo escape e já no estado gasoso!
Faz um bypass ao permutador e logo vez!
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