O famoso problema do relenti. RESOLVIDO

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
tiago blanquet
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30

O famoso problema do relenti. RESOLVIDO

Mensagem por tiago blanquet »

Pessoal aceito sugestões para tentar resolver o problema do relenti instavel no meu 325i sem vanos.

O carro faz isto so quando o ponho a trabalhar e passados 20 a 30 seg, o som do motor muda, e o carro fica normal.
Quando o motor tá quente é menos comum fazer isto.
Ultimamente tem andado pior. Por vezes passam os tais 30 seg e o ponteiro das rpm não pára quieto, anda acima e abaixo, até que tenho que desligar esperar um bocado e tentar de novo.

É um bocado irritante. Um gajo liga isto e depois fica a espera que o motor pare de acelerar sozinho.

Algumas coisas que já fiz:

Tirei colector de admissão fora. Limpei todo o oleo que lá foi parar vindo da ventilação da tampa das valvulas. Limpei o sensor de temperatura do colector que tava coberto de oleo. Limpei a ICV e liguei ao PC pra fazer o teste. Ela abre e fecha na boa e está limpa. Testei a resistencia do sensor de posição da borboleta e tava dentro dos valores anunciados no bentley manual.
Nova sonda lambda original de acordo com a referencia no realoem.
Procurei entradas possiveis não achei nada. Testei com limpa carburadores a volta dos tubos a ver se ao aspirar, notava o carro a falhar.

Pronto é isto. Aceito sugestoes.

De resto quando ta normal o carro consome os classicos 10L normais para um motor com 21 anos e 2500cc.

PS: tambem fiz aqui em casa teste compressão e tudo dentro do normal.
Última edição por tiago blanquet em 19 fev 2012, 20:02, editado 1 vez no total.

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Re: O famoso problema do relenti.

Mensagem por JPimpao01 »

Já li bastante sobre isso também, o nosso sofre do mesmo problema. Há várias variáveis possíveis, desde sensor de cam's, sensor cambota (não tenho 100% certeza), tubos de vácuo e respectivos tubos que encaixam debaixo da curva da admissão...

Uma coisa é certa depois de uma tarde de calor trabalha sempre como um relógio, certo? Então está bom :lol1
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Experimentaste medidor de massa de ar? Viste bem o tubo de borracha da borboleta e ICV? Pode estar rasgado. Apoios de motor? O JPimpao fala nos sensores de cams, pode ser...e é barato. Isso é tramado.
Imagem

tiago blanquet
Membro Juvenil

ja vi tudo associado a ICV tirei o colector de admissao. Substitui mangueiras ressequidas. O colector ta com bom vácuo porque quando acelero ate se nota um certo inchar do plastico, que é quando o vacuo retido no colector é aliviado.

Esses sensores da cambota e cames, é que ainda não vi mas não sei se poderão influenciar, mas como diz ali JP o carro foi para OIA andar no drift e veio pra baixo sem dar qualquer problema apesar de isto ser chato quando um gajo liga...

tiago blanquet
Membro Juvenil

Após testar tudo e mais alguma coisa, descobri ha uns dias atras que o problema do relenti possivelmente se deveria não á MAF (que ja tinha feito o teste do fio incandescente e tava OK), mas sim a propria ICV. O carro tava com o relenti instavel e desliguei a ficha da ICV com o carro a trabalhar e não fez nada, ou seja a ICV estava toda aberta e a deixar passar o maximo de ar.

Estava confuso porque já a tinha testado ligando directamente a bateria e ela abria a fechava. Vim depois a descobrir que só funcionava nessas duas posições, mas não em posições intermedias, porque o rotor estava carregado de um oleo preto que estava a impedir a passagem de corrente para que a ICV funcionasse correctamente.

Dado que a opção era uma ICV nova, arrisquei abrir a minha apesar de isto serem peças, supostamente "sem manutenção".

Quando abri reparei no oleo nos contactos. Limpei tudo com a pistola de pintar do compressor e diluente, saiu a trampa toda, parecia nova. Sequei tudo e voltei a montar e pronto, já está o problema resolvido. Entretanto selei a ICV com resina epoxy para reduzir ao maximo possiveis passagens de ar.

Imagem
Imagem

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: O famoso problema do relenti. RESOLVIDO

Mensagem por navigator »

Excelente Tiago. Deste-me inspiração para fazer o mesmo, tenho um ICV extra, que veio com o meu colector do 30i. Assim fica como nova, não é?!
Imagem

David Nunes
Membro Senior
Registado: 02 jun 2009, 21:02
O meu Carro:: BMW 325i Coupé E36

Mensagem por David Nunes »

Obrigado Tiago acho que vou fazer o mesmo no meu pois o gajo as vezes fica instável :P

tiago blanquet
Membro Juvenil

Atenção pessoal que isto não é feito para ser aberto. É um bocado complicado de abrir tem que se dobrar as patilhas pra fora e depois voltar a fechar. É um processo um bocado agressivo para a peça, mas com cuidado faz-se. Entre isso ou comprar uma nova, nesse caso digo, pra tentarem abrir já que isto é como que um motor electrico com muito pouco por onde correr mal, a não ser lá está que o contacto entre as escovas e o rotor seja interrompido.

adminlvieira
Membro Juvenil
Registado: 20 jun 2009, 06:11
O meu Carro:: 325i e36 1992
Contacto:

Mensagem por adminlvieira »

Excelente Tiago, por acaso a suplente já tinha levado esse tratamento á mais de um ano nunca foi testada / usada.
Imagem

Responder

Voltar para “Mecanica”