Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
abaddonpt
Membro Juvenil
Mensagens: 259
Registado: 07 mar 2008, 23:33
O meu Carro:: BMW 320d E46 2002

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por abaddonpt »

o ponteiro tranca :P

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por Crow »

O TdiSportR tinha aquilo no forum uma foto do GPS no carro dele a 275km/h por isso não percebo o espanto.

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por JOFIMO »

Crow Escreveu:O TdiSportR tinha aquilo no forum uma foto do GPS no carro dele a 275km/h por isso não percebo o espanto.
Crow, desculpa mas eu sou como o "S.Tomé" ver para crer, eu não acredito muito em sexta consegue-se fazer 5000rpm ou mais ? só se for em alguma descida de 10km e 10º de inclinação, e a resistência dinâmica e aerodinâmica? não conta?
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

theicon
Membro Junior
Mensagens: 425
Registado: 29 ago 2007, 13:00
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 136cv

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por theicon »

Crow Escreveu:O TdiSportR tinha aquilo no forum uma foto do GPS no carro dele a 275km/h por isso não percebo o espanto.
Nao sabes qual o espanto? Loool

Diz-me la uma coisa , o carro do areias tinha so repro? Acho que nao...

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por Crow »

JOFIMO: Para fazer 300km/h tem que fazer 5 mil rpm em 6ª. Para os tais 275km/h não precisa de fazer 5 mil rpm. Sim é preciso uma descida, vento a favor e se calhar mais alguma ajuda extra mas o que não quer dizer que não faça.

É preciso de facto muito "motor" para se conseguir ter força a essa rpm mas o carro do TdiSportR tinha uma boa preparação.

theicon: Sim, não tinha só repro e então? O que é que isso tem a ver para o caso? A questão é se a conjugação caixa de 6v e dif de 5v podia ou não fazer 300km/h.

A preparação do motor nem sequer foi discutida neste tópico.

Avatar do Utilizador
Numiga
Membro Junior
Mensagens: 492
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
Localização: Península de Setúbal

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por Numiga »

Um amigo meu tinha um Honda Civic Tipe R, por fora quase normal excepto as jantes.
Um S2000 e um 911 Turbo a puxar não foi o suficiente para o Civic largar.
Re: o segredo é a alma do negócio debaixo do capó (motor acord Tipe R todo alterado) a puxar todas até red line!
Aproveita a vida!
Imagem

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por cap »

Com a caixa de 6, diferencial da caixa de 5 e 225/45R17, são ~61kmh por cada 1000rpm. Ora, 275 / 61 *1000 = 4508rpm. O carro do areias nessa altura tinha repro puxada, escape e IC. Devia ter ~220cv.

Na CREL um Astra 1.3 CDTI de 90cv (sem qualquer modificação) marca 220kmh apenas por ter uma 6ª longa. Eu já presenciei um Ibiza 6L que devia ter ~150cv a marcar lá 255kmh praticamente sem erro de ponteiro, mais uma vez culpa da caixa longa. Ia no carro, não foi o primo do tio de n sei quem que contou. Um 136 reprogramado faz lá quase 240 reais se tiver o corte às 5000rpm.

Com grandes inclinações, n é preciso muita potência para fazer muita velocidade.
Imagem

Avatar do Utilizador
Numiga
Membro Junior
Mensagens: 492
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
Localização: Península de Setúbal

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por Numiga »

Faltou um pormenor, para dar 300 kmh o motor em causa terá de ter profundas alterações
não terá nada haver com o original!!!!!!
Aproveita a vida!
Imagem

Avatar do Utilizador
abaddonpt
Membro Juvenil
Mensagens: 259
Registado: 07 mar 2008, 23:33
O meu Carro:: BMW 320d E46 2002

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por abaddonpt »

tenho as minhas duvidas que dê os 300km/h, mas em termos de rotação é possivel, o diferencial e a caixa assim o permitem, tal como o corte. descida mesmo mesmo boa, vento por trás, pressão certa nos pneus, condições ptn, talvez....

Avatar do Utilizador
CSilva76
Membro Juvenil
Mensagens: 97
Registado: 17 abr 2011, 18:28
O meu Carro:: BMW 320d E46
Localização: Fig da foz

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por CSilva76 »

abaddonpt Escreveu:tens que codificar os injectores senão sentes o carro preso, isso aconteceu me na troca do motor dos injectores euro3 (na minha centralina) para os injectores euro4
Cheguei a um acordo com o mecanico para mudar o motor e todas as respetivas peças necessárias de um e46 de 2007 6 vels para adaptar no meu falecido Zj (motor, centralina, caixa, diferencial etc)...
Não sei é se faço a repro no meu mecanico ou na mb power, no entanto se for à mb power terei que tirar as borboletas e desligar a EGR noutro lado, pois acho que eles n fazem isso.

E gostaria de citar um pouco de poesia "crowense":
Crow Escreveu: A questão é se a conjugação caixa de 6v e dif de 5v podia ou não fazer 300km/h.
A preparação do motor nem sequer foi discutida neste tópico.
- X2, esse tema já está a ir muito :offtopic
Imagem

Tomorrow beggin´s today

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por cap »

e46 só saíram até 2005.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por JOFIMO »

cap Escreveu:e46 só saíram até 2005.
Fica aqui a correcção, E46 fabricaram-se até 08/2006 (cabrio e coupé)
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
CSilva76
Membro Juvenil
Mensagens: 97
Registado: 17 abr 2011, 18:28
O meu Carro:: BMW 320d E46
Localização: Fig da foz

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por CSilva76 »

achei isto no wiki:

Limousine (E46/4): März 1998 bis Februar 2005

Coupé (E46/2): April 1999 bis Juni 2006

Cabrio (E46/2C):März 2000 bis Februar 2007

Será que é de um cabrio ou será que já me tão a tentar "enrrolar"? ...Agora só saberei dia 23 o carro de transplante chegar da alemanha :/
Imagem

Tomorrow beggin´s today

Avatar do Utilizador
CSilva76
Membro Juvenil
Mensagens: 97
Registado: 17 abr 2011, 18:28
O meu Carro:: BMW 320d E46
Localização: Fig da foz

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por CSilva76 »

Têm razão, fui falar diretamente com o homem e disse-me que era o motor do modelo aseguir do de 183cvs...
-Ele disse-me que era só tirar um e meter outro (com a caixa de 6vels) mas já ouvi por aqui neste forum que esse motor de 183cvs não é tão resistente como o antigo de 150cvs...
-Apelo a vossa opinião, tendo em conta que gostaria de uma repro em cima desses 183cvs.

Cumprimentos!
Imagem

Tomorrow beggin´s today

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por JOFIMO »

CSilva76 Escreveu:Têm razão, fui falar diretamente com o homem e disse-me que era o motor do modelo aseguir do de 183cvs...
-Ele disse-me que era só tirar um e meter outro (com a caixa de 6vels) mas já ouvi por aqui neste forum que esse motor de 183cvs não é tão resistente como o antigo de 150cvs...
-Apelo a vossa opinião, tendo em conta que gostaria de uma repro em cima desses 183cvs.

Cumprimentos!
Boas mas que grande confusão para aqui vai, afinal que raio de motor é? 183 cv não existe, se for o de 163cv (E90) a DDE é diferente apesar do motor ser igual, o software é diferente assim como o turbo, portanto nem as cablagens serão iguais....
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Responder

Voltar para “Mecanica”