
21L/100 km 530i E34 1988. Sonda lambda é a solução!
Moderador: Staff
- pedrosousa
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Olá a todos, mais uma vez. Agradeço a todos as dicas que me deram, mas como desconfiava os combustíveis de menor qualidade nunca poderiam provocar um aumento de 100% no consumo, e até porque eu estou a utilizar gasolina BP 95.
O problema estava mesmo na sonda lambda, que com o carro à temperatura normal de funcionamento do motor, a sua tensão de saída deve variar sempre entre 0.1V (mistura pobre e lambda > 1) e 0.9V (mistura rica e lambda < 1). Ora o que acontecia é que o valor da tensão de saída nunca era superior a 0.45V, e consequentemente a unidade de comando do motor (Motronic que controla a ignição e injecção) interpretava este sinal como se o motor estivesse a trabalhar com uma mistura muito pobre, e aumentava o tempo de abertura dos injectores, o que provocava consumos absolutamente astronómicos e o carro não puxava nada de jeito.
Agora com uma sonda lambda nova, faz-me 11.5 L/100km e com uma disponibilidade espectacular a baixas rotações, para um carro a gasolina com 19 anos.
Comprei uma sonda universal de 4 fios (2 para aquecimento da própria sonda) da Intermotor, e mantendo ficha original, cortei em cerca de 30 cm a cablagem da sonda que estava montada, e liguei os fios que eram da mesma cor, uns aos outros.
O valor da sonda ronda os 100€.
O problema estava mesmo na sonda lambda, que com o carro à temperatura normal de funcionamento do motor, a sua tensão de saída deve variar sempre entre 0.1V (mistura pobre e lambda > 1) e 0.9V (mistura rica e lambda < 1). Ora o que acontecia é que o valor da tensão de saída nunca era superior a 0.45V, e consequentemente a unidade de comando do motor (Motronic que controla a ignição e injecção) interpretava este sinal como se o motor estivesse a trabalhar com uma mistura muito pobre, e aumentava o tempo de abertura dos injectores, o que provocava consumos absolutamente astronómicos e o carro não puxava nada de jeito.
Agora com uma sonda lambda nova, faz-me 11.5 L/100km e com uma disponibilidade espectacular a baixas rotações, para um carro a gasolina com 19 anos.
Comprei uma sonda universal de 4 fios (2 para aquecimento da própria sonda) da Intermotor, e mantendo ficha original, cortei em cerca de 30 cm a cablagem da sonda que estava montada, e liguei os fios que eram da mesma cor, uns aos outros.
O valor da sonda ronda os 100€.
- palminhas
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Sem espinhas :palmas
O excesso de sexo provoca amnésia e outras merdas que agora não me lembro
Cumps
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- pedrosousa
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Redhawk, obrigado pela dica. Já está feito.
O link é este:
http://rapidshare.com/files/54329843/BM ... l.pdf.html.
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a mim fui ver os niveis de co2, acho que tava a 8... meti sonda lambda e tambem reduziu uns 10litritos de media e puxa muito melhor...
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