Poço entre 1500/2000rpm 320D 150cv

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

rui santos
Membro Iniciado
Registado: 04 nov 2005, 08:58

Mensagem por rui santos »

boas luis,
a minha faz exactamentennessa rotaçao.
confirma-me so se começares a acelarar nas 1500 ate as 4000 ele nunca falha certo?
tb tenho aumento do consumo em 1lt e muito fumo.

da uma vista de olhos na seccao 3 no post falha em andamento pq varios users estao como nos.
estou a pensar desligar a egr para ver se o fosso continua.
outra experienvia e circukar com a maf desligada para ver se o fosso aparece.
fica bem

aturbulence
Membro Junior
Registado: 13 jul 2006, 15:27
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por aturbulence »

Não será turbo :?:

rui santos
Membro Iniciado

novidades da minha parte.

depois de ler que a substituicao da egr tinha resolvido o problema do logico,
na 6 feira tirei o tubo da egr e coloquei um parafuso a tapar o tubo :shock:

fui andar 10 minutos, a experimentar em segunda nas 2000 rpms, em 3 e para meu espanto o fosso desapareceu e em baixas puxava melhor.
parei o carro, coloquei a tampa do motor e nova volta para confirmar.

impecavel. seria este o problema do fosso e estavam a querer cobrar um turbo e uma centralina e sei la mais o q :shock:

resultado: sabado fiz uma viagem e logo passado 2 minutos do carro se ligar a luz do motor acendeu e o fosso voltour :cry:

agora quem e q me explica esta porcaria :evil: . como e q na 6 feira qd desliguei o tubo aquilo estava bom e a luz do motor n acendeu e depois no sabado esta tudp igual???

estou seriamente a pensar passar pela bmw em setubal.
pergunto, em setubal estamos a falar da baviera?

logico,no teu caso foi so aparecer por la e eles detectaram o problema na hora ou tinhas hora marcada?

fiquem bem.

luisinho
Membro Gold
Registado: 03 nov 2004, 13:40

Mensagem por luisinho »

vamos la ver uma coisa, sito ja vai na segunda pagina e toda a gente fal fal fale ninguem diz nada de interessante..

primeiro ponto e peço par an cometerem mais este erro, a egr nunca poderá ser a questao princiapl deste vosso problema, desligar a egr muito menos....

segundo o poço eu quase que aposto que é maf, mas ter uma luz acesa?mt mt mt estranho...que luz é que acende?

mas por favor n digam mais que é egr isso é meramente impossivel, mt menos se disserem ah e tal desliguei e ta a dar, é impossivel...oq ue tu desligaste foi um tubo que leva gas do escape para o motor?pk?pk existe?estupido mas foi a unica forma que a bmw arranjou para garantir os niveis de co emitidos para a atmosfera...

nada demais, se retirarem é o melhor que fazem...mas tirar ou n tirar nao faz aparecer ou desaparecer um probmea...este é o primeiro ponto...

logico
Membro Juvenil
Registado: 12 fev 2005, 17:12

Mensagem por logico »

Boas,
No meu caso foi tal e qual o 1ºpost. Resolvido.
Rui santos convêm ligares para fazeres a marcaçao mas melhor ainda era se poderes passar por la e falar com o chefe oficina e depois fazes a marcaçao.
Att:antes de ir a Bmw Setubal fui ao mecanico que costuma ver o carro e ligou á maquina e nao acusou erro algum.

Cumprimentos

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

Com um pouco de raciocínio se consegue enquadrar uma EGR com deficiencias no funcionamento com os poços ou solavancos na aceleraçao.
Se a injecçao é quantificada consoante o ar admitido ( que é lido pela MAF ) e sabendo que a EGR influencia nessa quantificaçao, porque o comburente admitido pelo colector de admissao resulta da soma do ar limpo ( que atravessa e é quantificável de forma mássica pela MAF ) com o ar menos limpo ( vindo da EGR que nao é quantificável ). Se a ECU fornece informaçao para determinado dutycycle da electrovalvula de comando da EGR em determinado regime para determinada carga de acelerador e contabiliza o ar quantificado pela MAF, se houver uma anomalia é natural que se sinta na resposta do motor.

luisinho
Membro Gold
Registado: 03 nov 2004, 13:40

Mensagem por luisinho »

areias, concordo plenamente, mas estariamos a falar de algo em todo o regime e nao apenas num determinado regime.

a egr nada fraz alem de deixar passar o ar, se houvesse uma palheta algo que fizesse mudar, mas não. o ar é sempre o mesmo, passa por la e nada mais, e nao seria o desactivar do tubo que vem do escape que mudaria logo para optimo o estado.

_Sliver
Membro Iniciado
Registado: 27 nov 2007, 00:11

Mensagem por _Sliver »

Eu creio ke tenha a ver com a geometria do turbo presa.

Foi o ke o meu mecanico diagnosticou.

Antes acendia a luz de maf. Mudou egr, maf, a luz apagou mas o fosso continua.

Geometria.

Pa semana vai ser limpa, depoix meto feedback.

Cumps ;)

rui santos
Membro Iniciado

ola a todos.

o facto de eu escrever sem acentos deve se ao facto do pc da de casa estar marado, n liguem :lol:

tdisportr, excelente explicacao .

logico, ok vou passar por la, ate pq n posso aparecer por la como se ja tivesse a solucao do problema, eu quero q sejam eles a avancar com uma solucao.

luisinho, para ti vai o historial do carro para perceberes como estas enganado qt a maf e para veres q isto n tem solucao facil, ou melhor, ninguem sabe a origem do problema. A unica solucao e atencao q n digo hipotese, foi dada pelo logico. e depois de eu experimetar o carro qd desliguei o tubo ainda fiquei mais convencido.
mas o tempo dira se temos ou n razao.

ca vai.
carro comprado novo em 2004 e anda muiiiiiiiiiiito em cidade.
em 2005 numa viagem grande acendeu a luz do motor e passado 3 horas apagou.n notei nada de anormal no carro
na revisao dos 30 falei no assunto e qd levantei o carro fui informado q levou um medidor de massa de ar ao abrigo da garantia.
em 2006 a luz voltou acender e andava um dia acesa, depois apagava durante um mes e depois voltava a acender e depois voltava a apagar, enfim.
aqui nunca notei nenhum problema no carro.
antes da garantia acabar fui novamente a baviera e disse q a luz andava a acender.
desta vez os senhores n detectaram nada.
em 2007 comeco a sentir o fosso q ainda hoje tenho, mais 1 ltr de consumo mais fumo.
na revisao dos 60000 falei no fosso e a solucao passou por meter nova maf pq era o erro q a maquina dava. la paguei o medidor mais a revisao.
levanto o carro e estava na mesma.
fui deixar o carro novamente la e desta vez dao a garantia que o problema se resolve com a montagem de um turbo novo.
aqui ate pode ser, pq me disseram q o problema esta na geometria q prende e como este turbo e de geomet. elect. n da para reparar e tem de levar um turbo novo.
como achei estranho, levei o carro a outra baviera e desta vez o diagnostico e diferente.
desta vez a maquina da q tem de levar injectores e centralina.

ou seja nada de turbo.

e agora em q e q ficamos?

luisinho estas a ver o problema? existem varias hipoteses mas ninguem da certezas.

assim arrisco a mudar o turbo, depois a centralina, depois injectores, depois a bomba do gasol. enfim

por isso depois de ler o post do logico, depois de eu fazer aquela experiencia, depois de ler a explicacao do tdisportR e depois de ontem encontrar na net alguns corsas cdti q levaram varias valvulas EGRS estou convicto q o problema esta mm na EGR. posso estar enganado mas de facto pode ser a solucao.

agora como sabem varios users estao com este problema. o logico apresentou a solucao para o caso dele, por isso espero q a medida q os outros consigam resolver o problema digam aqui como o conseguiram.
Da minha parte assim o farei.

fiquem bem

hvalentim
Membro Juvenil
Registado: 26 jan 2006, 23:13
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2008/02

Mensagem por hvalentim »

Boas!!!

Tenho o meu 320d de 98 á 5 anos e sempre me fez um poço exactamente as 2500 rpm. Até hoje ainda nao encontrei o problema, aliás ja desisti...

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

luisinho Escreveu:areias, concordo plenamente, mas estariamos a falar de algo em todo o regime e nao apenas num determinado regime.

a egr nada fraz alem de deixar passar o ar, se houvesse uma palheta algo que fizesse mudar, mas não. o ar é sempre o mesmo, passa por la e nada mais, e nao seria o desactivar do tubo que vem do escape que mudaria logo para optimo o estado.
O funcionamento da EGR rege-se nos baixos regimes e pelas baixas cargas de acelerador.
Quando se acelera um pouco mais ou em regimes elevados, ja vai totalmente fechada.
Em cargas parciais, se se vai a contar com uma quantidade de 100mgR de gases vindas pela EGR e 250mgR de O2 calculados pela MAF, se a EGR estiver obstruída e nao deixar passar momentaneamente esses 100mgR, terão obrigatoriamente que passar 350mgR pela MAF, logo, implica um valor de debito de combustivel superior... o tal solavanco. De repende por depressao da electrovalvula, consegue-se soltar e torna a deixar passar uns fictícios 100mgR, a MAF le 250mgR e a injecçao reduz, logo um abrandamento na aceleração.
A experiencia é facil de fazer... EGR OFF e confirmar os solavancos.

320D POWER
Membro Juvenil
Registado: 09 nov 2005, 22:45
O meu Carro:: 120D E87, By MB POWER

Mensagem por 320D POWER »

Eu não acredito muito que seja do turbo, pois o meu levou um turbo novo e ficou na mesma.... ;)
A maf tb tá com os valores correctos....
Deve ser mesmo da egr...
120 D E87 - 163cv, By MB POWER // Datsun 1200 2p

rui santos
Membro Iniciado

pessoal,

ontem voltei a meter o tubo na EGR e hoje de manha a luz do motor apagou e o fosso quase q desapareceu por completo.

acho que o problema está mm no ar q passa ali na EGR.

TdiSportR, mais um excelente complemento á explicação inicial .

qd dizes egr OFF é simplesmente tirar o tubo como eu fiz ou é outra coisa?

será q é suficiente limpar a egr ou a peça pode estar mm estragada e tem de levar uma peça nova ??

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

Desligares o tubo de vacuo ou remover por completo é quase o mesmo. Tenta limpar bem a peça. Deixa uma manha em gasolina ou petróleo e monta de tarde. O actuador de vácuo da EGR está em condições? Nao esta furado?

ruisobreiros
Membro Senior
Registado: 06 set 2006, 08:41
O meu Carro:: BMW E46 M3 - 2002

Mensagem por ruisobreiros »

qd dizes egr OFF é simplesmente tirar o tubo como eu fiz ou é outra coisa?
Penso que seja o suficiente.
será q é suficiente limpar a egr ou a peça pode estar mm estragada e tem de levar uma peça nova ??
Eu começava por desmontar a EGR e limpar. Ainda por cima andas mt em cidade, logo deve ter mt carvão acumulado. Se mesmo assim, não verificares melhoria, depois de ligada então arruma o assunto e monta um supressor de EGR.

viewtopic.php?t=20818
Ex: alguns, lol
BMW E46 320D - 1999 (acho)
BMW E46 Coupe 320D - 2004
BMW E46 M3 - 2003
BMW E61 525D
BMW E92 335D
e depois começou a estupidez...
Antes: AUDI RS6 Avant - em prol da familia :-) Já era...
depois: AUDI A4 Cabrio 1.8T - também já era...
E agora: BMW E46 M3 - 2002

Responder

Voltar para “Mecanica”