A peça do teu carro deve ser +- como a peça 4 da imagem abaixo:

Moderador: Staff
Pois esse colega acho que fui eu. Pelo menos aconteceu comigo. testaram me o radiador do oleo a frio, tava OK, passaram logo para a cabeça do motor que também estava OK. De seguida voltaram a testar o radiador do oleo mas a quante e VOILÁ, radiador nas couves !!!! O mecanico foi um porreiro e não levou MOpedrosousa Escreveu:Sim existe e está junto ao copo do filtro de óleo, já expliquei isto várias vezes aqui no forum.HangaS Escreveu:E esse permutador também existe nos carros a gasolina?
Já andei à pesquisar sobre isso mas não cheguei a conclusão nenhuma... se bem que aparece quase sempre relacionado com os diesel.
Onde é que essa coisa esta situada normalmente?
O circuito de lubrificação trabalha a + de 3bar o de refrigeração a +-1,2bar SEMPRE que aparecer óleo no liquido de arrefecimento a primeira coisa que se faz é mandar testar o permutador óleo-àgua, vulgo radiador óloe - água.
Isto porque a pressão tende a escapar-se para o lado onde existe menos pressão, é perfeitamente natural... E o pessoal passa a vida a insistir com as juntas da cabeça do motor!
Peçam SEMPRE para o testarem com pressão e com calor, porque um colega aqui do forum foi abrir o motor porque só testaram com pressão e afinal o problema era no radiador e não deram com ela à primeira.