Problema com 320d (e46)

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pedrosousa
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por pedrosousa »

HangaS, não, era preciso ser burro de mais...

A peça do teu carro deve ser +- como a peça 4 da imagem abaixo:

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E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

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HangaS
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por HangaS »

Eu quando ouvi falar desse permutador andei a ver por ai, mas metendo o VIN do meu carro o diagrama é algo diferente...parece mais simples. Dai a minha dúvida se isso existiria no meu, talvez por ser a gasolina..até porque já vi que o meu 318i tem disso.

(Atenção, que este problema a que me estou a referir passa-se num E36 316i M43 que tenho enterrado na garagem.
Felizmente não é no 318i E46 :rezar )


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Lubrication system-Oil filter - BMW parts catalog
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pedrosousa
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por pedrosousa »

Eu fui ver ao E46 318i.... LOL
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por HangaS »

Pois.. acho que o outro charuto não deve ter essa coisa.. sendo assim lá se vai a minha esperança de encontrar o problema :(
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pedrosousa
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por pedrosousa »

HangaS, de que cor fica a àgua?
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por HangaS »

pedrosousa, A agua fica mais ou menos transparente, mas aparece uma pasta cor de cafe-com-leite espessa a flutuar e que se cola aos tubos. O problema é que entope tudo.. uma vez entupiu o buraco do parafuso do respiro do radiador e tive que por o carro a trabalhar uns minutos para ganhar pressao e cuspir aquilo tudo (saiu um bocado com o volume de um ovo :scary ) e por mais que tire bocados daquilo do tanque de espansão aparece sempre mais.
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por pedrosousa »

HangaS, o nivel de oleo baixa? O nivel de água baixa?
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por HangaS »

O nível da agua houve uma altura que andou a baixar de dia para dia, mas era um o-ring da tampa que por causa do oleo tinha se tinha desfeito e evaporava por ali, depois levou uma tampa nova e agua nunca mais perdeu, pelo menos tanto como antes, em que era visivel de um dia para o outro. Mas com também lhe andava a fazer "dialise" quase todas as semanas não sei se não terá pequenas perdas, mas julgo que não.

Quando ao oleo, realmente depois da junta trocada em 3000km perdeu quase um litro, o que não é normal porque em 8 anos nunca perdeu uma gota. Antes do problema ter sido notado, não perdia nem uma coisa nem outra.
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por pedrosousa »

HangaS, não terás o bloco estalado num ponto em que o oleo passe pela àgua?
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por HangaS »

Pois, não sei, o bloco foi a unica coisa que não foi testada profissionalmente, pois para tirar o bloco para testar, mais valia assumir que estava danificado e trocar logo o motor todo.

Por isso foi só analisado a "olho", não tinha manchas suspeitas que indicassem que teria andado agua ou oleo nas camaras.. mas realmente pode ser internamente num desses canais.

No entanto custa-me a crer... como é que um bloco pode estalar sem haver danos em coisas mais frageis como a cabeça e a junta... mas sim claro.. é uma possibilidade...
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por pedrosousa »

HangaS, aconteceu-me isso com uma astra, só que na zona onde estalou passava água para o óleo... Quer dor de cabeça....
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por HangaS »

Pois.. o problema é que não sei exactamente qual é o problema, e tinha esperança que pudesse ser esse tal permutador, o que explicava muita coisa...

Mas como o carro esteve mais de um mês em testes a a trocar a junta, acabei por comprar um E46 e agora tenho o outro parado na garagem para vender com a avaria a alguém que tenha tempo para lhe pegar ou então para o por a arranjar com calma.

Pena ser um saloon, porque se fosse um coupé, ainda considerava meter-lhe um motor do 318is ou 320i e transformá-lo para rampas, pericias e provas amadoras.. mas com um carro de familia não dá :)
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namsantos
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por namsantos »

Boas.
Finalmente já tenho carro.
Tudo resolvido e uma facturazinha de 1543,20 € :!:
Espero que agora se mantenha por muito tempo :rezar
Abraço

-- Terça Ago 18, 2009 4:16 pm --

Quando tiver oportunidade colocarei aqui tudo o que o carro levou, só não coloco agora porque não tenho aqui a factura.
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por MarcosFonseca »

Boas, isso era interessante namsantos, quando possivel coloca ai o que foi colocado...
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Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por pedromcbarbosa »

pedrosousa Escreveu:
HangaS Escreveu:E esse permutador também existe nos carros a gasolina?
Já andei à pesquisar sobre isso mas não cheguei a conclusão nenhuma... se bem que aparece quase sempre relacionado com os diesel.

Onde é que essa coisa esta situada normalmente? :roll:
Sim existe e está junto ao copo do filtro de óleo, já expliquei isto várias vezes aqui no forum.

O circuito de lubrificação trabalha a + de 3bar o de refrigeração a +-1,2bar SEMPRE que aparecer óleo no liquido de arrefecimento a primeira coisa que se faz é mandar testar o permutador óleo-àgua, vulgo radiador óloe - água.

Isto porque a pressão tende a escapar-se para o lado onde existe menos pressão, é perfeitamente natural... E o pessoal passa a vida a insistir com as juntas da cabeça do motor!

Peçam SEMPRE para o testarem com pressão e com calor, porque um colega aqui do forum foi abrir o motor porque só testaram com pressão e afinal o problema era no radiador e não deram com ela à primeira.
Pois esse colega acho que fui eu. Pelo menos aconteceu comigo. testaram me o radiador do oleo a frio, tava OK, passaram logo para a cabeça do motor que também estava OK. De seguida voltaram a testar o radiador do oleo mas a quante e VOILÁ, radiador nas couves !!!! O mecanico foi um porreiro e não levou MO
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