[Problema??] Ventoinha de motor E36

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36

Mensagem por JOFIMO »

mario ruhmke Escreveu:como ja foi dito, nao ha interruptor nenhum. o meu tem a ventuinha sempre a rodar...
Nos 318 tds não existe interruptor (sensor de temperatura) para dar informação à ventoinha, pois funciona com óleo (viscoso que tem uma mola interiormente e faz atracar a ventoinha ) e está montada na polie da bomba de àgua :lol1
Última edição por JOFIMO em 07 fev 2012, 11:12, editado 1 vez no total.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

BlackOpenAir Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Viva quem te disse a ti que não são acionadas por motor eléctrico ?(nos da tua assinatura não) mas na maioria sim
Amigo JOFIMO eu sei que na maioria dos carros a ventoinha é elétrica, mas nos BMW's a sério não é, e o amigo filipe_318 tem um BMW a sério, daí a minha resposta. Aliás a minha resposta não foi muito diferente desta tua:
JOFIMO Escreveu:
L.Sousa Escreveu:Parece ser o "interruptor" que a faz ligar e desligar que se lixou.
Interruptor? é algum fiat ou coisa parecida? num E36? viscoso da embreagem que entregou a alma ao criador e para remediar necessita ser trocado por um novo....
Claro que também pode ser o viscoso estragado, embora sempre tenha ouvido falar de viscosos que não agarram e não que colam, mas não ponho em causa que possa acontecer. Mas como a mim no 318i já me aconteceu algo muito parecido com os sintomas que o filipe_318 descreve e era o termostato nas couves, apontei para essa hipótese, mas pode ser que esteja enganado... ...depois se verá quando a situação estiver resolvida e o filipe_318 vier dar "feedback" da solução encontrada.
BlackOpenAir, descupa lá a resposta ser assim , "mas que c*r*lh* é um BMW a sério? só teu os dos outros são m*rda?" , os outros são de corda não? ou ouvir falar de muita coisa não será a mesma coisa que saber mexer,correcto? se fizerem o que eu escrevi ficasm a saber onde está o mal, agora "botar" sentenças toda a gente faz, e muitos vezes consegue-se reparar o viscoso e não ter de comprar um novo.... e para finalizar, estou a aperceber-me que muita gente aqui no fórum não merece ajuda nenhuma.
Cumps. :lovebmw
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

mota_91
Membro Juvenil
Registado: 29 abr 2011, 13:21
O meu Carro:: BMW 525i e34 M50b25 - 92

Mensagem por mota_91 »

boas ppl...

o meu tem só uma única ventoinha que está ligada ao motor e que serve tambem para o ar condicionado! nao tem nenhuma eléctrica!

:think
Imagem
Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
Land Rover Range Rover Classic 2.5TD_91

BlackOpenAir
Membro Junior
Registado: 23 dez 2009, 22:13
O meu Carro:: 318i cabrio E36 328i sedan E46

Mensagem por BlackOpenAir »

JOFIMO Escreveu:BlackOpenAir, descupa lá a resposta ser assim , "mas que c*r*lh* é um BMW a sério? só teu os dos outros são m*rda?" , os outros são de corda não? ou ouvir falar de muita coisa não será a mesma coisa que saber mexer,correcto? se fizerem o que eu escrevi ficasm a saber onde está o mal, agora "botar" sentenças toda a gente faz, e muitos vezes consegue-se reparar o viscoso e não ter de comprar um novo.... e para finalizar, estou a aperceber-me que muita gente aqui no fórum não merece ajuda nenhuma.
O que é que se passa, amigo JOFIMO? Estás mal disposto? Disse alguma coisa que te pudesse ofender? Ou dei alguma hipótese de solução assim tão descabida para a situação do filipe_318 que te pudesse fazer perder a paciência?

Eu quando disse que o BMW do filipe_318 era um BMW a sério estava a ironizar, como é óbvio, embora os carros já tenham sido melhor construídos do que hoje em dia.

E não, os meus BMW’s não prestam para nada, mas são os que eu posso ter...

Eu sei que tens conhecimentos de sobra e gostas de ajudar o pessoal aqui do fórum. Acho muito bem que o faças, é para isso que cá estamos, e eu agradeço-te por isso... ...mas será que só tu é que podes dar palpites?

E para finalizar, se eu sou um dos que não merece ajuda nenhuma da tua parte só porque dei uma hipótese de solução diferente da que tu deste, então obrigadinho caro JOFIMO.
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
VW Golf IV 1.4 5 portas de 2002 75 cv. (GPL)
Opel Vectra C 1.8 Caravan de 2005 122 cv. (GPL)

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

BlackOpenAir Escreveu:
JOFIMO Escreveu:BlackOpenAir, descupa lá a resposta ser assim , "mas que c*r*lh* é um BMW a sério? só teu os dos outros são m*rda?" , os outros são de corda não? ou ouvir falar de muita coisa não será a mesma coisa que saber mexer,correcto? se fizerem o que eu escrevi ficasm a saber onde está o mal, agora "botar" sentenças toda a gente faz, e muitos vezes consegue-se reparar o viscoso e não ter de comprar um novo.... e para finalizar, estou a aperceber-me que muita gente aqui no fórum não merece ajuda nenhuma.
O que é que se passa, amigo JOFIMO? Estás mal disposto? Disse alguma coisa que te pudesse ofender? Ou dei alguma hipótese de solução assim tão descabida para a situação do filipe_318 que te pudesse fazer perder a paciência? não é caso de boa ou má disposição, ou soluções descabidas, é a meira de as dizer, concordas?

Eu quando disse que o BMW do filipe_318 era um BMW a sério estava a ironizar, como é óbvio, embora os carros já tenham sido melhor construídos do que hoje em dia.se vamos por aí, não comprávamos nenhum carro dos novos

E não, os meus BMW’s não prestam para nada, mas são os que eu posso ter...cada um tem aquilo que pode ter, e ter um BMW não é para todos seja que modelo seja

Eu sei que tens conhecimentos de sobra e gostas de ajudar o pessoal aqui do fórum. Acho muito bem que o faças, é para isso que cá estamos, e eu agradeço-te por isso... ...mas será que só tu é que podes dar palpites?
Eu não costumo vir para aqui dar palpites, mas sim soluções,quando não sei fico caladinho, e acho que referi as duas possíveis em relação à avaria
E para finalizar, se eu sou um dos que não merece ajuda nenhuma da tua parte só porque dei uma hipótese de solução diferente da que tu deste, então obrigadinho caro JOFIMO.

os que não merecem ajuda são aqueles que pensam que sabem tudo, mas ninguém nasce ensinado ou tem conhecimentos práticos para isso , eu continuo a aprender todos os dias, se soubesse tudo.....

mota_91
Membro Juvenil
Registado: 29 abr 2011, 13:21
O meu Carro:: BMW 525i e34 M50b25 - 92

Mensagem por mota_91 »

vc's batem mesmo mal!!! :S
Imagem
Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
Land Rover Range Rover Classic 2.5TD_91

BlackOpenAir
Membro Junior

JOFIMO Escreveu:não é caso de boa ou má disposição, ou soluções descabidas, é a meira de as dizer, concordas?
Cada um tem a sua maneira de dizer as coisas, eu tenho a minha e tu tens a tua que até não acho muito diferente da minha, o que não quer dizer que a tua não seja muito mais sábia. Mas não estou a ver de que outra maneira queres que eu diga que o mais provável é que seja o termostato estragado...? :snooty
JOFIMO Escreveu:se vamos por aí, não comprávamos nenhum carro dos novos
Eu não estava a comparar nada. Como já te disse estava só a ironizar, ou a ironia também só pode ser utilizada por alguns?
JOFIMO Escreveu:cada um tem aquilo que pode ter, e ter um BMW não é para todos seja que modelo seja
É isso mesmo!!!
JOFIMO Escreveu:Eu não costumo vir para aqui dar palpites, mas sim soluções,quando não sei fico caladinho, e acho que referi as duas possíveis em relação à avaria
Sim, e eu referi só uma das causas prováveis, porque a outra é tão fácil de descartar que qualquer um o pode fazer se tiver a mínima noção de como trabalha a ventoinha... ...mas fizeste bem em lembrar!

P.S.: Para os mais desatentos deixo a informação, que ainda não foi aqui prestada por ninguém, que é normal a ventoinha estar sempre a rodar mesmo com o motor à temperatura normal de funcionamento, mas sem oferecer resistência porque está desembraiada. Só embraia e passa a fazer um arrefecimento efetivo quando a temperatura sobe acima de um determinado valor. Por isso para descartar a hipótese de ser a "viscose", o "viscoso" ou a "embraiagem" da ventoinha nas couves, com o motor frio a ventoinha tem de parar à mão (ou com um objeto maleável se não quiserem arriscar a ficar sem a "manita" :lol1 )
JOFIMO Escreveu:os que não merecem ajuda são aqueles que pensam que sabem tudo, mas ninguém nasce ensinado ou tem conhecimentos práticos para isso , eu continuo a aprender todos os dias, se soubesse tudo.....
Eu então não sei nada de nada, de tal maneira que é muitíssimo raro tentar ajudar nestas coisas, mas pareceu-me que com a minha informação só estava a tentar ajudar visto que já tive uma experiência identica. Mas se prejudiquei alguém peço muita desculpa.

O melhor é deixar de participar nestes tópicos e deixar isso para quem percebe da poda...

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

BlackOpenAir Escreveu:
JOFIMO Escreveu:não é caso de boa ou má disposição, ou soluções descabidas, é a maneira de as dizer, concordas?
Cada um tem a sua maneira de dizer as coisas, eu tenho a minha e tu tens a tua que até não acho muito diferente da minha, o que não quer dizer que a tua não seja muito mais sábia. Mas não estou a ver de que outra maneira queres que eu diga que o mais provável é que seja o termostato estragado...? :snooty
JOFIMO Escreveu:se vamos por aí, não comprávamos nenhum carro dos novos
Eu não estava a comparar nada. Como já te disse estava só a ironizar, ou a ironia também só pode ser utilizada por alguns?
JOFIMO Escreveu:cada um tem aquilo que pode ter, e ter um BMW não é para todos seja que modelo seja
É isso mesmo!!!
JOFIMO Escreveu:Eu não costumo vir para aqui dar palpites, mas sim soluções,quando não sei fico caladinho, e acho que referi as duas possíveis em relação à avaria
Sim, e eu referi só uma das causas prováveis, porque a outra é tão fácil de descartar que qualquer um o pode fazer se tiver a mínima noção de como trabalha a ventoinha... ...mas fizeste bem em lembrar!

P.S.: Para os mais desatentos deixo a informação, que ainda não foi aqui prestada por ninguém, que é normal a ventoinha estar sempre a rodar mesmo com o motor à temperatura normal de funcionamento, mas sem oferecer resistência porque está desembraiada. Só embraia e passa a fazer um arrefecimento efetivo quando a temperatura sobe acima de um determinado valor. Por isso para descartar a hipótese de ser a "viscose", o "viscoso" ou a "embraiagem" da ventoinha nas couves, com o motor frio a ventoinha tem de parar à mão (ou com um objeto maleável se não quiserem arriscar a ficar sem a "manita" :lol1 )
JOFIMO Escreveu:os que não merecem ajuda são aqueles que pensam que sabem tudo, mas ninguém nasce ensinado ou tem conhecimentos práticos para isso , eu continuo a aprender todos os dias, se soubesse tudo.....
Eu então não sei nada de nada, de tal maneira que é muitíssimo raro tentar ajudar nestas coisas, mas pareceu-me que com a minha informação só estava a tentar ajudar visto que já tive uma experiência identica. Mas se prejudiquei alguém peço muita desculpa.

O melhor é deixar de participar nestes tópicos e deixar isso para quem percebe da poda...
Eu naõ referi à questão das ajudas para determonar avarias, ainda agora tiveste uma intervenção muito positiva, que eu não referi em relação ao funcionamento da ventoinha nos casos em que estão instaladas na polie da bomba de àgua, agora fiquei f*d*d* com a história dos bmw´s a sério :onfire , e quanto ao ironizar, eu geralmente ando sempre na brincadeira aqui no fórum e faço por isso (mas meto sempre smiles, se não puser é porque não gostei e fiquei danado.

BlackOpenAir
Membro Junior

JOFIMO Escreveu:Eu naõ referi à questão das ajudas para determonar avarias, ainda agora tiveste uma intervenção muito positiva, que eu não referi em relação ao funcionamento da ventoinha nos casos em que estão instaladas na polie da bomba de àgua, agora fiquei f*d*d* com a história dos bmw´s a sério :onfire , e quanto ao ironizar, eu geralmente ando sempre na brincadeira aqui no fórum e faço por isso (mas meto sempre smiles, se não puser é porque não gostei e fiquei danado.
É pá, esqueci-me dos "smiles" o que é que queres...? :D

De qualquer maneira não sei porque que é que te picas-te com isso dos BMW's a sério...? Não tens um também...?
Ou já trocas-te por um destes novos que só dão é chatices...? :lol1 (atenção que agora não me esqueci do "smile"...)

Fica bem e continua a ajudar a malta porque o teu ajudar tem graça...

Cumprimentos :fixe

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

BlackOpenAir Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Eu naõ referi à questão das ajudas para determonar avarias, ainda agora tiveste uma intervenção muito positiva, que eu não referi em relação ao funcionamento da ventoinha nos casos em que estão instaladas na polie da bomba de àgua, agora fiquei f*d*d* com a história dos bmw´s a sério :onfire , e quanto ao ironizar, eu geralmente ando sempre na brincadeira aqui no fórum e faço por isso (mas meto sempre smiles, se não puser é porque não gostei e fiquei danado.
É pá, esqueci-me dos "smiles" o que é que queres...? :D

De qualquer maneira não sei porque que é que te picas-te com isso dos BMW's a sério...? Não tens um também...?
Ou já trocas-te por um destes novos que só dão é chatices...? :lol1 (atenção que agora não me esqueci do "smile"...)

Fica bem e continua a ajudar a malta porque o teu ajudar tem graça...
Cumprimentos :fixe

Sim tenho uma E46 de 2000 sem problemas de maior já com 360mil mas o 1º BMW quer tive foi um 2002ti nos anos 80 do seculo passado :lol1 e hei-de ter a E46 :humm , até ter t€mpo para comprar uma destas :
Imagem

se o euromilhões acertar nos meus números........ :winner

filipe_318
Membro Juvenil
Registado: 14 mai 2011, 18:20
O meu Carro:: BMW 318 tds

Mensagem por filipe_318 »

entao pelo que percebi se é a ventoinha ligada ao motor nao tem nada a ver com o termostato e sim com o tal viscoso.... ?
Peugeot 106 XSI 1994
BMW 318 TDS 1995 - (cheio de sono) by XiptroniK :)

BlackOpenAir
Membro Junior

filipe_318 Escreveu:entao pelo que percebi se é a ventoinha ligada ao motor nao tem nada a ver com o termostato e sim com o tal viscoso.... ?
Se a ventoinha não oferecer resistência e parar estando o motor frio, o problema não está no "viscoso" da ventoinha. Faz o teste encostando uma revista enroladada contra a ventoinha e vais ver que ela para logo. Se for este o caso o problema deve estar mesmo no termostato.

Se a ventoinha não parar é porque o "viscoso" está estragado e não está a fazer o trabalho dele. (Se for este o caso irás perceber porque é que deves tentar parar a ventoinha com a revista e não com a mão. :wink1 )

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

BlackOpenAir Escreveu:
filipe_318 Escreveu:entao pelo que percebi se é a ventoinha ligada ao motor nao tem nada a ver com o termostato e sim com o tal viscoso.... ?
Se a ventoinha não oferecer resistência e parar estando o motor frio, o problema não está no "viscoso" da ventoinha. Faz o teste encostando uma revista enroladada contra a ventoinha e vais ver que ela para logo. Se for este o caso o problema deve estar mesmo no termostato.

Se a ventoinha não parar é porque o "viscoso" está estragado e não está a fazer o trabalho dele. (Se for este o caso irás perceber porque é que deves tentar parar a ventoinha com a revista e não com a mão. :wink1 )
Com a mão a sensibilidade é diferente :wall não achas? :dance

BlackOpenAir
Membro Junior

JOFIMO Escreveu:Com a mão a sensibilidade é diferente :wall não achas? :dance
Sim é verdade, e cinco dedos em cada mão também é dedos a mais... :assubiar

E outra coisa, 3 turbos num carro só não achas que é turbos a mais para se estragar? Agora já estou a falar do 550d... :lol1

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

BlackOpenAir Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Com a mão a sensibilidade é diferente :wall não achas? :dance
Sim é verdade, e cinco dedos em cada mão também é dedos a mais... :assubiar

E outra coisa, 3 turbos num carro só não achas que é turbos a mais para se estragar? Agora já estou a falar do 550d... :lol1
Não, tem 3 turbos se estragar 2 ainda sobra um........ :lol1 isto é sustentabilidade :fixe

Responder

Voltar para “Mecanica”