Variações na rotação 535d
Moderador: Staff
[PEDIDO DE AJUDA] Variações na rotação 535d
Não me vou já queixar pois o Eng.º tem sido bastante prestável. Não me estão a cobrar nada! Querem simplesmente descobrir o problema para me dar a solução e estão a ser apoiados pela Alemanha. Acontece que eles vão pedindo para experimentar isto e aquilo e entre as experiências, fazem testes de estrada mas até agora nada resolveu. O próximo passo é mudar o medidor da massa de ar. Apartir daí pode passar por uma programação total mas o Engº tem receio que ao fazê-la, possa queimar algum módulo. É que aí já seria eu a pagar e não deve ser macio. Nem sei se vou arriscar ir por aí...
Última edição por Mad5 em 01 fev 2013, 14:49, editado 1 vez no total.
- 530dpower
- Membro Juvenil
- Registado: 25 out 2007, 09:02
- O meu Carro:: BMW 535d E60 - 01/2006
Re: Variações na rotação 535d
Boas já tens alguma novidade?
Ontem estive a prestar mais atenção a esse sintoma, e de facto parece que sofro do mesmo problema.... e senti a tal situação que você relata de travar quando cai os rpm.....
Espero que não seja nada de grave..... pois se for problema na caixa, vou fazer valer da garantia que me foi dada....
Cumpr
Ontem estive a prestar mais atenção a esse sintoma, e de facto parece que sofro do mesmo problema.... e senti a tal situação que você relata de travar quando cai os rpm.....

Espero que não seja nada de grave..... pois se for problema na caixa, vou fazer valer da garantia que me foi dada....
Cumpr
BMW E60 535d ( 3** cv ) - FAP - EGR off
BMW E39 530d Touring ( 220 cv )
316i E36 powergas (GPL)
316i E36 powergas (GPL)
Estou à espera que eles me digam qualquer coisa. Ficaram de experimentar um novo medidor de massa de ar.
No teu caso, alertava já para a anomalia. As garantias são mesmo para serem usadas nestes casos!
No teu caso, alertava já para a anomalia. As garantias são mesmo para serem usadas nestes casos!
- 530dpower
- Membro Juvenil
:fixeMad5 Escreveu:Estou à espera que eles me digam qualquer coisa. Ficaram de experimentar um novo medidor de massa de ar.
Como tenho que passar no stand por causa dos documentos do carro, já vou alertar para esse problema que ocorre para não haver surpresas depois....
Entretanto fico a espera de novidades em relação ao seu carro... pois como já o tens a ser analisado pela BMW espero que se descubra a origem dessa situação e que não seja nada de grave....
Cumpr
316i E36 powergas (GPL)
316i E36 powergas (GPL)
Esperamos os dois!
Estou convencido que durante a próxima semana, haverá desenvolvimentos.
Vou deixando feedback!!!
Estou convencido que durante a próxima semana, haverá desenvolvimentos.
Vou deixando feedback!!!
- 530dpower
- Membro Juvenil
:fixe
Pois ainda hoje comprovei essa situação no meu......
O mais engraçado, na hora que lembrei de filmar o fenómeno, a coisa deixou de fazer e com o trânsito ficou complicado!!!
Amanhã também já vou começar a tomar a minhas providências.....
Se eu tiver alguma novidade também digo....
Abrç.
Pois ainda hoje comprovei essa situação no meu......
O mais engraçado, na hora que lembrei de filmar o fenómeno, a coisa deixou de fazer e com o trânsito ficou complicado!!!

Amanhã também já vou começar a tomar a minhas providências.....
Se eu tiver alguma novidade também digo....
Abrç.
316i E36 powergas (GPL)
316i E36 powergas (GPL)
Hoje experimentou-se um medidor da massa de ar novo e nada mudou. Os sintomas mantêm-se!
Segundo o Eng.º, a caixa tem que ser reprogramada.
Acontece que, segundo ele, após reprogramar a caixa, o programa vai reprogramar também a centralina para comunicarem na mesma linguagem e não quer assumir o risco de a queimar. O custo são cerca de 1500€ e eu é que não quero ter essa despesa estando peça boa neste momento.
Agora pergunto eu aos mais experientes...isto é mesmo assim? Não se pode apenas reprogramar a caixa?
E há o risco de queimar a centralina?
Acontece que, segundo ele, após reprogramar a caixa, o programa vai reprogramar também a centralina para comunicarem na mesma linguagem e não quer assumir o risco de a queimar. O custo são cerca de 1500€ e eu é que não quero ter essa despesa estando peça boa neste momento.
Agora pergunto eu aos mais experientes...isto é mesmo assim? Não se pode apenas reprogramar a caixa?
- 530dpower
- Membro Juvenil
Sinceramente eu não sei.....Mad5 Escreveu:Hoje experimentou-se um medidor da massa de ar novo e nada mudou. Os sintomas mantêm-se!
Ontem deixei o carro no mecânico indicado pelo stand que me o vendeu, para instalar o módulo do Blueth que estava avariado....... o vendedor assumiu o seu custo.... aproveitei e falei desse problema solicitando inclusive a verificação do medidor de massa..... o carro teve que ser codificado...... e foi com a ultima actualização que a BMW possui.... ou seja, codifica tudo inclusive a caixa automática.....se tiver repro, por exemplo, vai a vida.... fica tudo original.....esse processo ainda demora algum tempo até ficar pronto..... hoje fui buscar o carro e perguntei se estava tudo certo ..... foi me dito que estava tudo a funcionar na perfeição.... pelo menos o blueth está operacional assim como os restantes opcionais disponíveis..... espero que continue assim.... em relação ao medidor de massa o mesmo foi visto e esta ok.... o que ainda não consegui verificar é o problema da variação dos rpms.....
Se hoje tiver chance ainda digo alguma coisa......
Agora quanto a questão de se queimar algum modulo com a codificação, eu pelo menos, não senti da parte do mecânico nenhum problema em fazê-lo e nem alerta da parte dele para essa possível consequência.... ai já não sei...
Talvez alguém aqui do forum com experiência nessa matéria possa dar uma ajuda sobre essa questão....
Assim que tenha alguma novidade eu digo..... pois, tendo em conta tudo o que vc já fez e ainda continua com o problema, penso que, se a origem for a questão de uma codificação da caixa, já irei saber em relação ao meu carro se isso vai sanar o problema.... espero que sim.... Pois tenho o carro apenas a 1 mês e quando o comprei foi me dito ( ainda bem que a patroa estava junto ) que era só meter gasóleo e andar.....e se já esta assim é um mau começo.... contudo tenho uma garantia por escrito dada pelo stand de motor e caixa.....
Vamos lá ver...
Cumpr
316i E36 powergas (GPL)
316i E36 powergas (GPL)
Agradeço que me informes logo que te seja possível verificar se a situação se mantém ou não.
Abraço
Pedro
Abraço
Pedro
- 530dpower
- Membro Juvenil
:fixeMad5 Escreveu:Agradeço que me informes logo que te seja possível verificar se a situação se mantém ou não.
Abraço
Pedro
316i E36 powergas (GPL)
316i E36 powergas (GPL)
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Realmente parece haver uma certo "risco" ao codificar os módulos do carro.
Se algum modulo necessitar de actualização como por exemplo neste caso, todos os módulos caso necessitem terão de ser actualizados obrigatoriamente.
Devido a esse risco sei que algumas oficinas "evitam" fazer a actualização, mas uma coisa é evitar, outra coisa é imputar os custos ao cliente se algo correr mal, isso não. Penso que legalmente não o podem fazer, nem devem aceitar isso, aliás acho isso uma vergonha para uma oficina da marca.
Se eles diagnosticam que precisa de ser codificado têm de assumir o risco, só pode.
Boa sorte
jmcdpereira
Se algum modulo necessitar de actualização como por exemplo neste caso, todos os módulos caso necessitem terão de ser actualizados obrigatoriamente.
Devido a esse risco sei que algumas oficinas "evitam" fazer a actualização, mas uma coisa é evitar, outra coisa é imputar os custos ao cliente se algo correr mal, isso não. Penso que legalmente não o podem fazer, nem devem aceitar isso, aliás acho isso uma vergonha para uma oficina da marca.
Se eles diagnosticam que precisa de ser codificado têm de assumir o risco, só pode.
Boa sorte
jmcdpereira
- gt1progman
- Membro Senior
- Registado: 18 jan 2007, 21:29
Qualquer concessionario para actualizar o software de qualquer veiculo irá utilizar o programa oficial do concessionario, ou seja irá utilizar o ISTAP. Este programa, tal como o SSS/Progman, faz uma revista a todas as ecus e elabora um plano de actualizações para todas as ecus. Por vezes o software da BMW tem bugs e la se vão algumas ecus a vida...
Animador...
- 530dpower
- Membro Juvenil
Ontem a noite fiz uma pequena viagem com o carro e infelizmente parece que nada mudou....530dpower Escreveu::fixeMad5 Escreveu:Agradeço que me informes logo que te seja possível verificar se a situação se mantém ou não.
Abraço
Pedro

Fiz um pequeno video para vc comparar com o seu.....
http://www.youtube.com/watch?v=lWyeDZ6r ... e=youtu.be
Penso que será a mesma situação.....
O que me pareceu foi de que não é sempre...... acima dos 110km não se verifica esse comportamento......e abaixo dos 60km também não acontece.....
:wall :wall
Na segunda feira vou mostrar o video ao vendedor para ver qual será a explicação para o fenómeno.....
É muito estranho.....

316i E36 powergas (GPL)
316i E36 powergas (GPL)