320d de 1998 continua a perder água

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: 320d de 1998 continua a perder água

Mensagem por JOFIMO »

carlos_carvalho Escreveu:boas pessoal!!

problema do permutador de calor resolvido(o tal sintoma de ter aquela pasta preta aparecer no depósito da água...).
levou um permutador de calor novo...e limpeza na tubagem de água com liquido próprio da wurth...

de há uns dias para cá o gajo andava a perder água....e não se sabia de onde vinha...porque a agua não era nada de especial...tipo 200ml em 200km/300kms....

mandei levantá-lo no elevador e tirar a protecção inferior do motor...meteu-se o animal a trabalhar...deram-se umas aceleradelas....e lá aparareceu um gotinha de água pingar de 10 em 10segundos....agora só falta mandar vir a porcaria do tubo que tanta dor de cabeça me tem dado e ver se o problema ficou resolvido de vez...

abraço
Boas quando tudo se resolve tudo acaba em bem. Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

carlos_carvalho
Membro Juvenil
Registado: 10 abr 2008, 15:47
O meu Carro:: BMW serie 3

Mensagem por carlos_carvalho »

a fuga está no tubo nº4, que pelos vistos é um pincel para se mudar...pois encontra-se à volta do motor..

é uma fuga de uma agulha...agora tenho que ver se vou mandar mudar isso...
alguém já mudou este tubo??

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

cumps

abaddonpt
Membro Juvenil
Registado: 07 mar 2008, 23:33
O meu Carro:: BMW 320d E46 2002

Mensagem por abaddonpt »

tiras a tampa de protecção e retiras o colector de admissão de ar, ficas com montes de espaço para trocar o tubo :)

nunca troquei o tubo, mas troquei o motor...hihihi

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

abaddonpt Escreveu:tiras a tampa de protecção e retiras o colector de admissão de ar, ficas com montes de espaço para trocar o tubo :)

Boas parece-me que esse tubo é o da frente do motor o que liga termoestato /bomba de agua/etc. portanto será mais fácil de trocar, mas será o tubo ou ou termoestato da EGR rachado? observa bem o que é. Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

abaddonpt
Membro Juvenil

Mensagem por abaddonpt »

ele liga depois ao radiador de oleo, uma das terminações ta na parte da frente, para aceder à outra provavelmente tem q retirar o colector.

Eu tenho um radiador de EGR pra lá no conjunto de tralha do outro motor, quem quiser vendo aquilo por...nem sei...lol..........façam um preço justo ;)

carlos_carvalho
Membro Juvenil

abaddonpt Escreveu:tiras a tampa de protecção e retiras o colector de admissão de ar, ficas com montes de espaço para trocar o tubo :)

isso assim falado até parece fácil...:D...
não sei é se me aventuro nisso...com um DIY ainda o tentava fazer...:D

-- Sábado Set 04, 2010 11:21 pm --
JOFIMO Escreveu:

Boas parece-me que esse tubo é o da frente do motor o que liga termoestato /bomba de agua/etc. portanto será mais fácil de trocar, mas será o tubo ou ou termoestato da EGR rachado? observa bem o que é. Cumps.
o tubo vai desde a frente do motor, ao lado direito do motor...atravessa a frente praticamente toda e lateral direita toda...
pelo que tive hoje a observar bem, é mesmo do tubo que cai a agua...uma pinga de cada vez....é mesmo um furinho pequeno, mas está da parte de baixo do tubo..ou seja visto de cima do motor n é mto perceptivel, tive mesmo que lá ir com a mão ao dito tubo é que vi que tava molhado e a cair a pinga...e dps tirei o resguardo debaixo numa casa de escapes e lá se viu a pinga de agua a cair do tubo...cai a pinga de agua em cima duma correia....

cumps

-- Domingo Set 05, 2010 12:28 am --

o tubo é o que aparece aqui na imagem(imagem que tirei da net de um motor igual)
é o que está assinalado entre as linhas vermelhas, mas ainda tem mais continuação para a parte direita do motor.

Imagem

Imagem

cumps

abaddonpt
Membro Juvenil

Mensagem por abaddonpt »

sim, esse tubo liga noutro que vai para o permutador de oleo. Até é facil retirar o colector de admissão, tens q ter o cuidado de desligar a ficha do sensor map, fica na retaguarda do colector, apos retirares isso é facil trabalhares

carlos_carvalho
Membro Juvenil

abaddonpt Escreveu:sim, esse tubo liga noutro que vai para o permutador de oleo. Até é facil retirar o colector de admissão, tens q ter o cuidado de desligar a ficha do sensor map, fica na retaguarda do colector, apos retirares isso é facil trabalhares
vou ver se mando vir amanha o tubo da bmw, e depois como tenho que meter liquido de refrigeração novo etc...vou ver se arranjo uma oficina porreira aqui perto que me faça isso...tive a pensar na JC Motorsport em odivelas, não sei se conhecem, ou se não recomendam...

cumps

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Se queres umconselho mete o carro em alguém que conheça bem as nossas máquinas para minimizar asneiras no mínimo e ficar depois bem purgado. Cumps.

carlos_carvalho
Membro Juvenil

já tive a dar uma vista de olhos e o tubo nem parece ser dificil de desmontar(as abraçadeiras são de aperto rápido, daquelas que têm um arame de aperto), o meu problema é saber se o tubo que liga à egr no lado direito e do lado esquerdo vai ligar á ponta do colector de escape(o tubo em metal por cima do tubo da agua) se é fácil de desmontar ou não...

é este o tubo que preciso de desmontar para ter mais espaço para tirar o da agua que está furado.

Imagem

abaddonpt
Membro Juvenil

Mensagem por abaddonpt »

do colector de escape so precisas desapertar dois parafusos, e o respectivo parafuso do suporte do tubo, é facil ;)

carlos_carvalho
Membro Juvenil

abaddonpt Escreveu:do colector de escape so precisas desapertar dois parafusos, e o respectivo parafuso do suporte do tubo, é facil ;)
mas para chegar a esses 2 parafusos preciso de tirar aquele tubito preto que vai engatar na caixa do ar(vai dar à maf)...
doutra forma n consigo lá chegar....

o fácil....é relativo..:D

Ed09
Membro Junior
Registado: 01 jul 2009, 23:49
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998/10

Mensagem por Ed09 »

JOFIMO,

Peço desculpa por não ter entrado em contacto contigo, mas não tive hipótese e depois entrei de férias. Hei-de entrar em contacto contigo para vermos a questão do vaso de expansão.

Sobre a fuga de água do meu carro, agora com as férias, notei o seguinte:

Fiz 300 Km em dois dias nas planicies alentejanas a circular entre os 90 e os 120Km/h e ele não gastou água.
Assim que cheguei a Loures, iniciei o meu trajecto (urbano) normal para o trabalho (levo o carro até Odivelas, são +/- 18Km/dia) e já gastou água. Neste trajecto só quando desço o nó de Odivelas é que ele embala e dá por uns 3 minutos 110Km/h. O resto do percurso é 50Km/h no máximo.

Ou seja, parece-me que ele gasta água quando aquece mais. Porque lembro-me que quando tinha o termostato avariado ele aquecia até perto da temperatura normal de funcionamento a baixas rotações e assim que começava a circular a velocidades superiores a 80 Km/h ele arrefecia e chegava mesmo a entrar no azul (velocidades na ordem dos 120 a 140Km/h).

O que é que vocês acham?

Cumps,

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:JOFIMO,

Peço desculpa por não ter entrado em contacto contigo, mas não tive hipótese e depois entrei de férias. Hei-de entrar em contacto contigo para vermos a questão do vaso de expansão.

Sobre a fuga de água do meu carro, agora com as férias, notei o seguinte:

Fiz 300 Km em dois dias nas planicies alentejanas a circular entre os 90 e os 120Km/h e ele não gastou água.
Assim que cheguei a Loures, iniciei o meu trajecto (urbano) normal para o trabalho (levo o carro até Odivelas, são +/- 18Km/dia) e já gastou água. Neste trajecto só quando desço o nó de Odivelas é que ele embala e dá por uns 3 minutos 110Km/h. O resto do percurso é 50Km/h no máximo. Muito esquisito se gasta àgua tem de gastar sempre, é como quando atinge a temp normal de trabalho não deve sair mais de lá, estejam +40º ou -40º, portanto e porvezes a a gua só desaparece quando o motor arrefece era o que acontecia a mim, uma pequena fuga no oring do termoestato principal como referi à tempo e para resolver (ver onde era a fuga) foi o cabo dos trabalhos, pois estive deitado debaixo do carro a ver se via onde "jorrava" e nada só quando arrefecia ela saía, e a mancha azul do escorrimento do liquido não se conseguia ver pois o sitio é manhoso, então foi retirar o mesmmo e ver o oring dilatado.
Ou seja, parece-me que ele gasta água quando aquece mais. Porque lembro-me que quando tinha o termostato avariado ele aquecia até perto da temperatura normal de funcionamento a baixas rotações e assim que começava a circular a velocidades superiores a 80 Km/h ele arrefecia e chegava mesmo a entrar no azul (velocidades na ordem dos 120 a 140Km/h). Qual foi o termoestato que avariou o principal ou ou da EGR?
O que é que vocês acham?

Cumps,
Viva cheira-me a dois problemas vou escrever a vermelho junto às tuas declarações, quando quiseres (prox. semana) vemos a questão do vaso para tirar dúvidas. Cumps.

rodrigues81
Membro Gold
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46

Mensagem por rodrigues81 »

Alguem me sabe dizer onde fica o termostato principal no 136cv?
:fixe
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

Responder

Voltar para “Mecanica”