Boas quando tudo se resolve tudo acaba em bem. Cumps.carlos_carvalho Escreveu:boas pessoal!!
problema do permutador de calor resolvido(o tal sintoma de ter aquela pasta preta aparecer no depósito da água...).
levou um permutador de calor novo...e limpeza na tubagem de água com liquido próprio da wurth...
de há uns dias para cá o gajo andava a perder água....e não se sabia de onde vinha...porque a agua não era nada de especial...tipo 200ml em 200km/300kms....
mandei levantá-lo no elevador e tirar a protecção inferior do motor...meteu-se o animal a trabalhar...deram-se umas aceleradelas....e lá aparareceu um gotinha de água pingar de 10 em 10segundos....agora só falta mandar vir a porcaria do tubo que tanta dor de cabeça me tem dado e ver se o problema ficou resolvido de vez...
abraço
320d de 1998 continua a perder água
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
a fuga está no tubo nº4, que pelos vistos é um pincel para se mudar...pois encontra-se à volta do motor..
é uma fuga de uma agulha...agora tenho que ver se vou mandar mudar isso...
alguém já mudou este tubo??

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Re: 320d de 1998 continua a perder água
tiras a tampa de protecção e retiras o colector de admissão de ar, ficas com montes de espaço para trocar o tubo 
nunca troquei o tubo, mas troquei o motor...hihihi

nunca troquei o tubo, mas troquei o motor...hihihi
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Boas parece-me que esse tubo é o da frente do motor o que liga termoestato /bomba de agua/etc. portanto será mais fácil de trocar, mas será o tubo ou ou termoestato da EGR rachado? observa bem o que é. Cumps.abaddonpt Escreveu:tiras a tampa de protecção e retiras o colector de admissão de ar, ficas com montes de espaço para trocar o tubo
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
ele liga depois ao radiador de oleo, uma das terminações ta na parte da frente, para aceder à outra provavelmente tem q retirar o colector.
Eu tenho um radiador de EGR pra lá no conjunto de tralha do outro motor, quem quiser vendo aquilo por...nem sei...lol..........façam um preço justo
Eu tenho um radiador de EGR pra lá no conjunto de tralha do outro motor, quem quiser vendo aquilo por...nem sei...lol..........façam um preço justo

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Re: 320d de 1998 continua a perder água
isso assim falado até parece fácil...abaddonpt Escreveu:tiras a tampa de protecção e retiras o colector de admissão de ar, ficas com montes de espaço para trocar o tubo
nunca troquei o tubo, mas troquei o motor...hihihi

não sei é se me aventuro nisso...com um DIY ainda o tentava fazer...

-- Sábado Set 04, 2010 11:21 pm --
o tubo vai desde a frente do motor, ao lado direito do motor...atravessa a frente praticamente toda e lateral direita toda...JOFIMO Escreveu:Boas parece-me que esse tubo é o da frente do motor o que liga termoestato /bomba de agua/etc. portanto será mais fácil de trocar, mas será o tubo ou ou termoestato da EGR rachado? observa bem o que é. Cumps.abaddonpt Escreveu:tiras a tampa de protecção e retiras o colector de admissão de ar, ficas com montes de espaço para trocar o tubo
nunca troquei o tubo, mas troquei o motor...hihihi
pelo que tive hoje a observar bem, é mesmo do tubo que cai a agua...uma pinga de cada vez....é mesmo um furinho pequeno, mas está da parte de baixo do tubo..ou seja visto de cima do motor n é mto perceptivel, tive mesmo que lá ir com a mão ao dito tubo é que vi que tava molhado e a cair a pinga...e dps tirei o resguardo debaixo numa casa de escapes e lá se viu a pinga de agua a cair do tubo...cai a pinga de agua em cima duma correia....
cumps
-- Domingo Set 05, 2010 12:28 am --
o tubo é o que aparece aqui na imagem(imagem que tirei da net de um motor igual)
é o que está assinalado entre as linhas vermelhas, mas ainda tem mais continuação para a parte direita do motor.

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Re: 320d de 1998 continua a perder água
sim, esse tubo liga noutro que vai para o permutador de oleo. Até é facil retirar o colector de admissão, tens q ter o cuidado de desligar a ficha do sensor map, fica na retaguarda do colector, apos retirares isso é facil trabalhares
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
vou ver se mando vir amanha o tubo da bmw, e depois como tenho que meter liquido de refrigeração novo etc...vou ver se arranjo uma oficina porreira aqui perto que me faça isso...tive a pensar na JC Motorsport em odivelas, não sei se conhecem, ou se não recomendam...abaddonpt Escreveu:sim, esse tubo liga noutro que vai para o permutador de oleo. Até é facil retirar o colector de admissão, tens q ter o cuidado de desligar a ficha do sensor map, fica na retaguarda do colector, apos retirares isso é facil trabalhares
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Se queres umconselho mete o carro em alguém que conheça bem as nossas máquinas para minimizar asneiras no mínimo e ficar depois bem purgado. Cumps.
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
já tive a dar uma vista de olhos e o tubo nem parece ser dificil de desmontar(as abraçadeiras são de aperto rápido, daquelas que têm um arame de aperto), o meu problema é saber se o tubo que liga à egr no lado direito e do lado esquerdo vai ligar á ponta do colector de escape(o tubo em metal por cima do tubo da agua) se é fácil de desmontar ou não...
é este o tubo que preciso de desmontar para ter mais espaço para tirar o da agua que está furado.

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Re: 320d de 1998 continua a perder água
do colector de escape so precisas desapertar dois parafusos, e o respectivo parafuso do suporte do tubo, é facil 

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Re: 320d de 1998 continua a perder água
mas para chegar a esses 2 parafusos preciso de tirar aquele tubito preto que vai engatar na caixa do ar(vai dar à maf)...abaddonpt Escreveu:do colector de escape so precisas desapertar dois parafusos, e o respectivo parafuso do suporte do tubo, é facil
doutra forma n consigo lá chegar....
o fácil....é relativo..

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Re: 320d de 1998 continua a perder água
JOFIMO,
Peço desculpa por não ter entrado em contacto contigo, mas não tive hipótese e depois entrei de férias. Hei-de entrar em contacto contigo para vermos a questão do vaso de expansão.
Sobre a fuga de água do meu carro, agora com as férias, notei o seguinte:
Fiz 300 Km em dois dias nas planicies alentejanas a circular entre os 90 e os 120Km/h e ele não gastou água.
Assim que cheguei a Loures, iniciei o meu trajecto (urbano) normal para o trabalho (levo o carro até Odivelas, são +/- 18Km/dia) e já gastou água. Neste trajecto só quando desço o nó de Odivelas é que ele embala e dá por uns 3 minutos 110Km/h. O resto do percurso é 50Km/h no máximo.
Ou seja, parece-me que ele gasta água quando aquece mais. Porque lembro-me que quando tinha o termostato avariado ele aquecia até perto da temperatura normal de funcionamento a baixas rotações e assim que começava a circular a velocidades superiores a 80 Km/h ele arrefecia e chegava mesmo a entrar no azul (velocidades na ordem dos 120 a 140Km/h).
O que é que vocês acham?
Cumps,
Peço desculpa por não ter entrado em contacto contigo, mas não tive hipótese e depois entrei de férias. Hei-de entrar em contacto contigo para vermos a questão do vaso de expansão.
Sobre a fuga de água do meu carro, agora com as férias, notei o seguinte:
Fiz 300 Km em dois dias nas planicies alentejanas a circular entre os 90 e os 120Km/h e ele não gastou água.
Assim que cheguei a Loures, iniciei o meu trajecto (urbano) normal para o trabalho (levo o carro até Odivelas, são +/- 18Km/dia) e já gastou água. Neste trajecto só quando desço o nó de Odivelas é que ele embala e dá por uns 3 minutos 110Km/h. O resto do percurso é 50Km/h no máximo.
Ou seja, parece-me que ele gasta água quando aquece mais. Porque lembro-me que quando tinha o termostato avariado ele aquecia até perto da temperatura normal de funcionamento a baixas rotações e assim que começava a circular a velocidades superiores a 80 Km/h ele arrefecia e chegava mesmo a entrar no azul (velocidades na ordem dos 120 a 140Km/h).
O que é que vocês acham?
Cumps,
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Viva cheira-me a dois problemas vou escrever a vermelho junto às tuas declarações, quando quiseres (prox. semana) vemos a questão do vaso para tirar dúvidas. Cumps.Ed09 Escreveu:JOFIMO,
Peço desculpa por não ter entrado em contacto contigo, mas não tive hipótese e depois entrei de férias. Hei-de entrar em contacto contigo para vermos a questão do vaso de expansão.
Sobre a fuga de água do meu carro, agora com as férias, notei o seguinte:
Fiz 300 Km em dois dias nas planicies alentejanas a circular entre os 90 e os 120Km/h e ele não gastou água.
Assim que cheguei a Loures, iniciei o meu trajecto (urbano) normal para o trabalho (levo o carro até Odivelas, são +/- 18Km/dia) e já gastou água. Neste trajecto só quando desço o nó de Odivelas é que ele embala e dá por uns 3 minutos 110Km/h. O resto do percurso é 50Km/h no máximo. Muito esquisito se gasta àgua tem de gastar sempre, é como quando atinge a temp normal de trabalho não deve sair mais de lá, estejam +40º ou -40º, portanto e porvezes a a gua só desaparece quando o motor arrefece era o que acontecia a mim, uma pequena fuga no oring do termoestato principal como referi à tempo e para resolver (ver onde era a fuga) foi o cabo dos trabalhos, pois estive deitado debaixo do carro a ver se via onde "jorrava" e nada só quando arrefecia ela saía, e a mancha azul do escorrimento do liquido não se conseguia ver pois o sitio é manhoso, então foi retirar o mesmmo e ver o oring dilatado.
Ou seja, parece-me que ele gasta água quando aquece mais. Porque lembro-me que quando tinha o termostato avariado ele aquecia até perto da temperatura normal de funcionamento a baixas rotações e assim que começava a circular a velocidades superiores a 80 Km/h ele arrefecia e chegava mesmo a entrar no azul (velocidades na ordem dos 120 a 140Km/h). Qual foi o termoestato que avariou o principal ou ou da EGR?
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Re: 320d de 1998 continua a perder água
Alguem me sabe dizer onde fica o termostato principal no 136cv?
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