[Problema??] Ventoinha de motor E36

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36

Mensagem por Dudex »

Vá lá, entenderam se lol

No meio disto tudo espalhou se por aí muita informação útil, só falta dizer como em alguns casos se consegue reparar a p*t* da viscose!!!

Eu começaria pelo termostato porque normalmente a viscose está associada ao aquecimento, deixando de atracar.

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Dudex Escreveu:Vá lá, entenderam se lol

No meio disto tudo espalhou se por aí muita informação útil, só falta dizer como em alguns casos se consegue reparar a p*t* da viscose!!!

Eu começaria pelo termostato porque normalmente a viscose está associada ao aquecimento, deixando de atracar.
Pois talvez seja....... :lovebmw
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Só uma pergunta com o motor quente e agora falando no caso do meu carro com o motor M52 a viscosa com o motor a trabalhar não deveria parar não é? Ou seja em frio a ventoinha deverá conseguir-se parar com a mão e em quente não, é isto?
Imagem

filipe_318
Membro Juvenil
Registado: 14 mai 2011, 18:20
O meu Carro:: BMW 318 tds

Mensagem por filipe_318 »

eu consigo parar a ventoinha com a mao, mas tipo tirando la a mao ela roda novamente nao fica quieta.... entao será mesmo o viscoso
Peugeot 106 XSI 1994
BMW 318 TDS 1995 - (cheio de sono) by XiptroniK :)

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

filipe_318 Escreveu:eu consigo parar a ventoinha com a mao, mas tipo tirando la a mao ela roda novamente nao fica quieta.... entao será mesmo o viscoso
Isso a frio claro.. :fixe ...se for a quente não deves conseguir pará-la se sim, o viscoso entregou a alma ao criador... :lol1
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

BlackOpenAir
Membro Junior
Registado: 23 dez 2009, 22:13
O meu Carro:: 318i cabrio E36 328i sedan E46

Mensagem por BlackOpenAir »

filipe_318 Escreveu:eu consigo parar a ventoinha com a mao, mas tipo tirando la a mao ela roda novamente nao fica quieta.... entao será mesmo o viscoso
Se consegues parar a ventoinha com a mão com o motor frio (o facto de ela voltar a rodar depois de a largares é normal), então é precisamente o contrário, o viscoso está bom e o problema está noutro sítio... ...mas não posso dizer qual porque já levei aqui nos cornos por causa disso... :assubiar

Se conseguisses pará-la com o motor quente, então sim, o viscoso estaria estragado porque não embraiava, mas o que acontecia era que o carro aqueceria demais e não de menos como acontece com o teu.
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
VW Golf IV 1.4 5 portas de 2002 75 cv. (GPL)
Opel Vectra C 1.8 Caravan de 2005 122 cv. (GPL)

BlackOpenAir
Membro Junior

JOFIMO Escreveu:Não, tem 3 turbos se estragar 2 ainda sobra um........ :lol1 isto é sustentabilidade :fixe
Ah já percebi... ...antigamente os carros traziam pneu suplente porque havia uma grande probabilidade de ser preciso (hoje em dia com os Run Flat isso já não é assim), e agora trazem turbo(s) suplente(s) porque há uma grande probabilidade de algum dar o berro... ...está bem visto, sim senhor!!! :lol1

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

BlackOpenAir Escreveu:
Se consegues parar a ventoinha com a mão com o motor frio (o facto de ela voltar a rodar depois de a largares é normal), então é precisamente o contrário, o viscoso está bom e o problema está noutro sítio... ...mas não posso dizer qual porque já levei aqui nos cornos por causa disso... :assubiar

Se conseguisses pará-la com o motor quente, então sim, o viscoso estaria estragado porque não embraiava, mas o que acontecia era que o carro aqueceria demais e não de menos como acontece com o teu.
Olha lá , já dissemos se não fosse do viscoso da ventoinha o que seria!!!! verdade? basta ler tudo :lol1 e ficam a saber qual a peça porque os 318tds não têm termoestato da EGR senão a conversa também poderia ser outra... :assubiar

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

BlackOpenAir Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Não, tem 3 turbos se estragar 2 ainda sobra um........ :lol1 isto é sustentabilidade :fixe
Ah já percebi... ...antigamente os carros traziam pneu suplente porque havia uma grande probabilidade de ser preciso (hoje em dia com os Run Flat isso já não é assim), e agora trazem turbo(s) suplente(s) porque há uma grande probabilidade de algum dar o berro... ...está bem visto, sim senhor!!! :lol1
Vês como é...avaria um, uma rolha tapa esse e funciona o outro... :wink1 por falar em rolhas, um dia destes ver se bebemos uma jola no Mar à Vista, eu pago as cervejas e tu o marisco....... :lol1 não vá o Miguel oferecer :wall

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

JOFIMO diz-me uma coisa como se pode reparar uma viscosa que já não fixa em quente? é que a minha acho que está lixada e por causa disso em percursos citadinos a ventoinha do radiador liga mais vezes que anteriormente.
Imagem

BlackOpenAir
Membro Junior

JOFIMO Escreveu:Vês como é...avaria um, uma rolha tapa esse e funciona o outro... :wink1 por falar em rolhas, um dia destes ver se bebemos uma jola no Mar à Vista, eu pago as cervejas e tu o marisco....... :lol1 não vá o Miguel oferecer :wall
É pá essa ideia não me parece nada má... ...loiras, marisco, mar, sol e falar de carros liga tudo muito bem... ...olha, quando vieres aqui para os meus lados diz qualquer coisa e combinamos isso, ok?

P.S.: Só não percebo porque é que fazes questão de ficar com a despesa maior!?!?!? :think
Não deviamos dividir isso a mielas? :lol1

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

BlackOpenAir Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Vês como é...avaria um, uma rolha tapa esse e funciona o outro... :wink1 por falar em rolhas, um dia destes ver se bebemos uma jola no Mar à Vista, eu pago as cervejas e tu o marisco....... :lol1 não vá o Miguel oferecer :wall
É pá essa ideia não me parece nada má... ...loiras, marisco, mar, sol e falar de carros liga tudo muito bem... ...olha, quando vieres aqui para os meus lados diz qualquer coisa e combinamos isso, ok?

P.S.: Só não percebo porque é que fazes questão de ficar com a despesa maior!?!?!? :think
Não deviamos dividir isso a mielas? :lol1
É uma questão de sustentibilidade.... :assubiar
Quando for para aí apito. :lol1

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Bem parece que afinal sou eu que estou a mais obrigado na mesma pela resposta JOFIMO, e boa sorte para a mariscada....
Imagem

filipe_318
Membro Juvenil
Registado: 14 mai 2011, 18:20
O meu Carro:: BMW 318 tds

Mensagem por filipe_318 »

JOFIMO Escreveu:
Isso a frio claro.. :fixe ...se for a quente não deves conseguir pará-la se sim, o viscoso entregou a alma ao criador... :lol1
isso era se o carro conseguisse aquecer... o ponteiro nem descola praticamente loooool nao chega a aquecer quase nada :lol1
Peugeot 106 XSI 1994
BMW 318 TDS 1995 - (cheio de sono) by XiptroniK :)

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

filipe_318 Escreveu:
JOFIMO Escreveu:
isso era se o carro conseguisse aquecer... o ponteiro nem descola praticamente loooool nao chega a aquecer quase nada :lol1
Então pode ser má informação do sensor de temperatura do motor, já viste se os tubos aquecem? os dois, vê se o de cima atinge mais temperatura do que o de baixo e mais depressa... e depois diz o que se está a passar. :humm

Responder

Voltar para “Mecanica”