320d de 1998 continua a perder água

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Ed09
Membro Junior
Registado: 01 jul 2009, 23:49
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998/10

Re: 320d de 1998 continua a perder água

Mensagem por Ed09 »

Viva,

Se tenho de mexer nos parafusos de purga então vou fazer como recomendaste e vou drenar o radiador.

Se calhar, vou é reutilizar o liquido que vou drenar uma vez que tenho posto liquido novo (devido à fuga) de 2/3 dias em 2/3 dias, há mais de 3 anos. :wall, o sistema tem sempre andado com liquido fresquinho!

JOFIMO Escreveu:O TIS refere que, depois de se apertar os parafusos de purga do vaso de expansão e do tubo de retorno, deve-se atestar o vaso de expansão até à face do bocal (Fill ET with coolant up to edge).
Mas, quando der a chave com o vaso expansão aberto, o liquido não vai saltar para fora? Quando meteres a trabalhar o bocal tem de estar fechado depois dos "procedimentos" é que o vais abrir
Eu perguntei isto, porque o TIS refere que só se tapa o vaso de expansão depois de por o motor a trabalhar, como na imagem anexa:
Imagem
Isto, para mim, não faz sentido, mas é o que eles recomendam.

Quanto tempo fico a dar gazadas às 2500rpm's?

JOFIMO Escreveu:Antes disso, o esquema refere que tenho de fechar os parafusos de purga do termostato da EGR e do sistema de aquecimento e AC, sem que apareça por lá liquido. Nestes sítios só aparece liquido quando a bomba de água funcionar, não é? Sim por isso tens de desactivar a ventilação no módulo e meteres a temperatura interior para o maximo
Poderei estar a fazer confusão, mas é desactivar o arranque automático da ventilação no DIS?

E quando eles referem temperatura no máximo, também implica rodar aquela rodela na grelha central de ventilação para as 3 bolas laranjas para activar a caldeira a gasóleo?

45€+IVA por um elevador do vidro da frente, lado direito, comprado fora da marca, bom preço?

Amanhã vou à BMW comprar vedante do bujão do radiador e o tubo flexivel, pergunto lá preço do elevador também para comparar.

Cumps,

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:Viva,

Se tenho de mexer nos parafusos de purga então vou fazer como recomendaste e vou drenar o radiador.

Se calhar, vou é reutilizar o liquido que vou drenar uma vez que tenho posto liquido novo (devido à fuga) de 2/3 dias em 2/3 dias, há mais de 3 anos. :wall, o sistema tem sempre andado com liquido fresquinho! Sim dá para aproveitar
JOFIMO Escreveu: O TIS refere que, depois de se apertar os parafusos de purga do vaso de expansão e do tubo de retorno, deve-se atestar o vaso de expansão até à face do bocal (Fill ET with coolant up to edge).
Mas, quando der a chave com o vaso expansão aberto, o liquido não vai saltar para fora? Quando meteres a trabalhar o bocal tem de estar fechado depois dos "procedimentos" é que o vais abrir
Eu perguntei isto, porque o TIS refere que só se tapa o vaso de expansão depois de por o motor a trabalhar, como na imagem anexa:
Imagem
Isto, para mim, não faz sentido, mas é o que eles recomendam. Não tens o TIS em PT agregado ao DIS57?
Quanto tempo fico a dar gazadas às 2500rpm's? several times (3/4 vezes)eheh
JOFIMO Escreveu:Antes disso, o esquema refere que tenho de fechar os parafusos de purga do termostato da EGR e do sistema de aquecimento e AC, sem que apareça por lá liquido. Nestes sítios só aparece liquido quando a bomba de água funcionar, não é? Sim por isso tens de desactivar a ventilação no módulo e meteres a temperatura interior para o maximo
Poderei estar a fazer confusão, mas é desactivar o arranque automático da ventilação no DIS?
Não é carregares no botão do ventilador para reduzir até desligar (apagar o ecrã)
E quando eles referem temperatura no máximo, também implica rodar aquela rodela na grelha central de ventilação para as 3 bolas laranjas para activar a caldeira a gasóleo? Nop
45€+IVA por um elevador do vidro da frente, lado direito, comprado fora da marca, bom preço? Sim bom preço mas depois se calhar vais gastar outra vez o dinheiro na compra de outro
Amanhã vou à BMW comprar vedante do bujão do radiador e o tubo flexivel, pergunto lá preço do elevador também para comparar.
Vedante do bujão???porquê? o preço do elevador é à volta de 100 eurosCumps,
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

Olá,

O vedante do bujão do radiador era apenas para respeitar as "boas normas", uma vez que já tem mais de dois anos.

O meu DIS é o V44, não tenho o TIS agregado, guio-me pelo TIS online. O procedimento no TIS agregado à V57 é diferente?

Se calhar, vou aproveitar e vou limpar o radiador da EGR, o tal que o esperto do mecânico conhecido do meu pai o descarbonizou, uma vez, com chave de fendas! :wall

Há algum truque para detectar se tenho fuga no radiador da EGR?

Cumps,

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:Olá,

O vedante do bujão do radiador era apenas para respeitar as "boas normas", uma vez que já tem mais de dois anos. Ok
O meu DIS é o V44, não tenho o TIS agregado, guio-me pelo TIS online. O procedimento no TIS agregado à V57 é diferente? nop é igual mas em PT
Se calhar, vou aproveitar e vou limpar o radiador da EGR, o tal que o esperto do mecânico conhecido do meu pai o descarbonizou, uma vez, com chave de fendas! :wall

Há algum truque para detectar se tenho fuga no radiador da EGR? se não estiver rachado e com fuga de àgua não existe mais nada...
Cumps,
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

Já fui à Santogal aqui em Loures e encomendei o tubo: 12.61€+IVA, chega amanhã.

Para finalizar (e deixar de te melgar por causa deste assunto), faço todos os procedimentos (por ordem) descritos no printscreen do TIS que coloquei há uns posts atrás, mas fecho a tampa do vaso de expansão antes de ligar o motor?
Não vai haver stress por não estar a seguir à risca o que está indicado?
E acho que não vou encher o VE até acima porque, assim que colocar a tampa, irá sair liquido imediatamente. Vou deixar meia polegada abaixo do bocal do vaso.

Cumps,

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:Já fui à Santogal aqui em Loures e encomendei o tubo: 12.61€+IVA, chega amanhã.

Para finalizar (e deixar de te melgar por causa deste assunto), faço todos os procedimentos (por ordem) descritos no printscreen do TIS que coloquei há uns posts atrás, mas fecho a tampa do vaso de expansão antes de ligar o motor?
Não vai haver stress por não estar a seguir à risca o que está indicado?
E acho que não vou encher o VE até acima porque, assim que colocar a tampa, irá sair liquido imediatamente. Vou deixar meia polegada abaixo do bocal do vaso.

Cumps,
Não,metes a trabalhar com o tampão fechado dás as gazadas e depois do tempo de espera é que o abres com o motor ao relanti para verificares o nível e ver se está bem prugado, e não o echas nunca até acima deixa a vareta nivelada com o bocal.
Cumps.

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

Ok JOFIMO, entendido.

Segunda-feira, em principio, devo fazer a troca do tubo e a purga do sistema. Depois posto aqui como correu.

Obrigado pela ajuda e paciência!!!!

Cumps,

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

Hoje finalmente, troquei o tubo de borracha e o O-ring do termóstato da EGR, com a ajuda dos meus tios.

O O-ring que lá estava, estava desfeito, havia borracha agarrada ao termóstato e ao radiador.

Untou-se com um pouco de vaselina as peças a trocar e fechou-se tudo.

Agora a purga do sistema...foi um atrofio, um stress e fiquei com uma pilha de nervos, porque comecei a ver tudo a andar para trás.

Não drenei o radiador.
Cobri a zona das correias e alternador com manga de plástico, o tubo perdeu cerca de um litro, que coloquei num recipiente. Até aqui, tudo bem!
Segui todos os procedimentos indicados no TIS.
Dou à chave, espero mais de 5min até que o ponteiro da temperatura chegasse ao meio e....nada!
A água que estava no vaso de expansão continuava no mesmo sítio (a vareta nunca saíu da posição perto do máximo), não saía bolhas, nem aquele jorro de liquido constante proveniente, julgo eu, do tubo de retorno.
Motor a trabalhar mais de 5min e um dos meus tios diz-me que o melhor é começar a desapertar os parafusos de purga do sistema, porque pode ser ar nas tubagens, uma vez que o radiador não aquecia, os tubos também não, e não havia pressão nos mesmos.
Ao inicio resisti, disse que não era isso que o TIS dizia, e ele insistiu que os carros para purgarem têm de ter o motor a trabalhar, e tem de despertar os parafusos e por aí fora.
Assim foi.
Desapertou-se os parafusos de purga, do mais longe do radiador, até ao mais perto.
Saiu água de todos, excepto do termóstato da EGR e do que está à entrada do vaso de expansão.
Aquilo era bolhas por todo o lado, água a saltar do topo do vaso de expansão, e...nada. Vareta continua no máximo e o jorro de liquido no vaso de expansão não aparecia. O ponteiro da temperatura mantinha-se no meio.
Fui com um dos meus tios dar uma volta com o carro, na esperança de que o termóstato abrisse.
Não andei mais de 4km. Quando estava de regresso à oficina deles (faltava aí 1Km) acende-me a luz de falta de liquido no radiador.
Chego à oficina, páro o carro, desaperto o tampão do vaso de expansão, e a vareta estava lá mesmo em baixo e finalmente corria o jorro de liquido dentro do VE.
Atestei e fiz o procedimento de verificação do TIS. Depois disso, foi necessário acrescentar mais um pouco de liquido.

Agora, depois desta odisseia (não era preciso desapertar parafusos de purga com motor a trabalhar, o que era necessário era que o raio do termóstato abrisse) não sei se ficou bem purgado.
O que eu sei é que fiquei com uma enorme dor de cabeça. :wall

Não há bolhas no VE e o liquido corre lá dentro, como antes. O carro nunca sobreaqueceu, ficou sempre com o ponteiro no meio.

Amanhã, mais uma carga de nervos: trocar o elevador do vidro!!! :rezar

Cumps,

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:Hoje finalmente, troquei o tubo de borracha e o O-ring do termóstato da EGR, com a ajuda dos meus tios.

O O-ring que lá estava, estava desfeito, havia borracha agarrada ao termóstato e ao radiador.

Untou-se com um pouco de vaselina as peças a trocar e fechou-se tudo.

Agora a purga do sistema...foi um atrofio, um stress e fiquei com uma pilha de nervos, porque comecei a ver tudo a andar para trás.

Não drenei o radiador.
Cobri a zona das correias e alternador com manga de plástico, o tubo perdeu cerca de um litro, que coloquei num recipiente. Até aqui, tudo bem!
Segui todos os procedimentos indicados no TIS.
Dou à chave, espero mais de 5min até que o ponteiro da temperatura chegasse ao meio e....nada!
A água que estava no vaso de expansão continuava no mesmo sítio (a vareta nunca saíu da posição perto do máximo), não saía bolhas, nem aquele jorro de liquido constante proveniente, julgo eu, do tubo de retorno.
Motor a trabalhar mais de 5min e um dos meus tios diz-me que o melhor é começar a desapertar os parafusos de purga do sistema, porque pode ser ar nas tubagens, uma vez que o radiador não aquecia, os tubos também não, e não havia pressão nos mesmos.
Ao inicio resisti, disse que não era isso que o TIS dizia, e ele insistiu que os carros para purgarem têm de ter o motor a trabalhar, e tem de despertar os parafusos e por aí fora.
Assim foi.
Desapertou-se os parafusos de purga, do mais longe do radiador, até ao mais perto.
Saiu água de todos, excepto do termóstato da EGR e do que está à entrada do vaso de expansão.
Aquilo era bolhas por todo o lado, água a saltar do topo do vaso de expansão, e...nada. Vareta continua no máximo e o jorro de liquido no vaso de expansão não aparecia. O ponteiro da temperatura mantinha-se no meio.
Fui com um dos meus tios dar uma volta com o carro, na esperança de que o termóstato abrisse.
Não andei mais de 4km. Quando estava de regresso à oficina deles (faltava aí 1Km) acende-me a luz de falta de liquido no radiador.
Chego à oficina, páro o carro, desaperto o tampão do vaso de expansão, e a vareta estava lá mesmo em baixo e finalmente corria o jorro de liquido dentro do VE.
Atestei e fiz o procedimento de verificação do TIS. Depois disso, foi necessário acrescentar mais um pouco de liquido.

Agora, depois desta odisseia (não era preciso desapertar parafusos de purga com motor a trabalhar, o que era necessário era que o raio do termóstato abrisse) não sei se ficou bem purgado.
O que eu sei é que fiquei com uma enorme dor de cabeça. :wall

Não há bolhas no VE e o liquido corre lá dentro, como antes. O carro nunca sobreaqueceu, ficou sempre com o ponteiro no meio.

Amanhã, mais uma carga de nervos: trocar o elevador do vidro!!! :rezar

Cumps,
Ainda bem que já está feito, mas o purgar do sistema nos BMW's faz-se com o motor parado......e não trabalhar, o termoestato não abre logo de repente, tem de se esperar e depois é que se completa o nível, e a purga faz-se com a sofagem desligada e bombas auxiliares também desligadas, dái a razão de haver ar por todos os lados....

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

JOFIMO Escreveu: Ainda bem que já está feito, mas o purgar do sistema nos BMW's faz-se com o motor parado......e não trabalhar, o termoestato não abre logo de repente, tem de se esperar e depois é que se completa o nível, e a purga faz-se com a sofagem desligada e bombas auxiliares também desligadas, dái a razão de haver ar por todos os lados....
O carro esteve a trabalhar mais de 15min ao ralenti e o termóstato não abriu, apesar do ponteiro de temperatura ter parado no meio.
Aqueles 5min que o TIS anuncia são insuficientes para o carro aquecer, pelo menos no meu. :think

Mas só no final do processo de verificação é que se desliga a sofagem. Durante e com o motor a trabalhar a sofagem tem de estar na máxima temp e ventoínha no minimo.
Mas espera, a sofagem é o aquecimento? Rodela vermelha nos três pontos? Ou entende-se por sofagem o sistema de ventilação do carro, sem AC, frio ou quente?
Só se foi aqui que fiz asneira, porque eu fiz os procedimentos como o TIS indica mas com a rodela nas três bolas vermelhas. Porque eles fazem referência a por "heater" no máximo. Eu entendi Heater=sofagem/aquecimento.

Achas que danifiquei ou esforcei algo no sistema de refrigeração ou no motor? A temperatura no ponteiro nunca passou do meio.

E outra coisa que não notei foram as bombas auxiliares a desligar naquele período de tempo de 3min após desligar o motor. Eu estava no habitáculo quando desliguei. O meu tio é que me disse que ouviu algo a desligar segundos depois de ter desligado o motor.
A única que ouvia a trabalhar (nesse tempo de espera) era a ventoinha da ventilação.

Cumps,

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Mais uma prova neste tópico que as borrachas e alguns plásticos da BMW são muito fracas comparando com os construtores japoneses...

Já agora, vaselina em borrachas, como fizeste para a montagem, também desaconselho. A vaselina tem solventes (baseados no petróleo) que atacam borracha.

Cumps e bom trabalho. Valeu a ajuda aqui de users do fórum, hein?!
Imagem

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

navigator Escreveu:Mais uma prova neste tópico que as borrachas e alguns plásticos da BMW são muito fracas comparando com os construtores japoneses...
O O-ring do termóstato da EGR parecia quase plasticina, agarrava-se aos dedos quando a retirei. Durou 5/6 anos, no máximo.
O tubo flexivel de borracha estava um pouco dilatado e por dentro estava cheio de rugas, ou gretado. Mas ele perdia era pelo encaixe. Não tive oportunidade de tirar foto porque nunca mais o vi.
navigator Escreveu:Já agora, vaselina em borrachas, como fizeste para a montagem, também desaconselho. A vaselina tem solventes (baseados no petróleo) que atacam borracha.
A vaselina que usámos foi medicinal.
Mas sim, contém Petrolatum, um derivado do petróleo.
Que produto usas para untares as peças?
navigator Escreveu:Cumps e bom trabalho. Valeu a ajuda aqui de users do fórum, hein?!
Sim, claro! E já referi isso aqui no fórum algumas vezes!
Muito agradecido a todos e, particularmente, ao JOFIMO que foi incansável!

Entretanto, ontem troquei o elevador do vidro e correu tudo bem, melhor do que esperava.

A única coisa má é que, quando avariar da próxima vez, provavelmente, terei de comprar um motor do vidro também, porque o arame de aço que faz as calhas andarem entrou para dentro do mecanismo de tracção e moeu-me os dentes da cremalheira do motor, em metade da extensão da peça. Depois, hei-de colocar aqui uma foto do elevador avariado que retirei.

Sabem se dá para comprar apenas a cremalheira em teflon, ou só se vende com o motor?

Cumps,

rodrigues81
Membro Gold
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46

Mensagem por rodrigues81 »

Se quiseres tenho para aqui um motor desses em bom estado, é que quando troquei os meus elevadores comprei completo.
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

Na terça-feira foi dia de montar o ventilador eléctrico, que foi arranjado, uma vez que o módulo tinha pifado.

Como o eletricista queria que deixasse lá o carro de um dia para o outro para montar (uma operação que leva 20min!!!!!), decidi traze-lo montá-lo euzinho mesmo.

Não estava à espera de facilidades, porque o espaço é pouco.

Mas o que me está a preocupar é que bati com as persianas do radiador no tubo de água que liga ao temóstato da EGR e aquilo começou a deitar liquido pela ligação.
Deixo aqui um exemplo com uma foto:
Imagem

Aquilo é um tubo que tem aquela cabeça em plástico e lá dentro um O-ring, julgo eu.

Aquilo deitou um pouco e depois não deitou mais. Depois segui para casa e, quando cheguei, fui verificar e só caiu de lá uma pequena gota que julgo ser liquido que ainda estava para lá acumulado e caiu com a trepidação.

Devo estar preocupado com isto, ou se deixou de deitar é sinonimo que o O-ring voltou a fechar o caminho?
O percurso que o carro fez foi 6km.

Por via das dúvidas, não montei as capas acústicas do motor e, quando voltar a andar com ele, vou voltar a verificar se sai água.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:Na terça-feira foi dia de montar o ventilador eléctrico, que foi arranjado, uma vez que o módulo tinha pifado.

Como o eletricista queria que deixasse lá o carro de um dia para o outro para montar (uma operação que leva 20min!!!!!), decidi traze-lo montá-lo euzinho mesmo.

Não estava à espera de facilidades, porque o espaço é pouco.

Mas o que me está a preocupar é que bati com as persianas do radiador no tubo de água que liga ao temóstato da EGR e aquilo começou a deitar liquido pela ligação.
Deixo aqui um exemplo com uma foto:
Imagem

Aquilo é um tubo que tem aquela cabeça em plástico e lá dentro um O-ring, julgo eu.

Aquilo deitou um pouco e depois não deitou mais. Depois segui para casa e, quando cheguei, fui verificar e só caiu de lá uma pequena gota que julgo ser liquido que ainda estava para lá acumulado e caiu com a trepidação.

Devo estar preocupado com isto, ou se deixou de deitar é sinonimo que o O-ring voltou a fechar o caminho?
O percurso que o carro fez foi 6km.

Por via das dúvidas, não montei as capas acústicas do motor e, quando voltar a andar com ele, vou voltar a verificar se sai água.
Boas as persianas encolhem-se (tira-se a mola do pino na campanula de vácuo) para não acontecerem essas e outras coisas, se não está a deitar àgua não tem problema, fez força e deslocou um pouco mas deve ter voltado ao ´sitio.
Cumps.

Responder

Voltar para “Mecanica”