AJUDA alternador
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Registado: 12 jun 2005, 04:49
AJUDA alternador
Boas,alguem percebe de alternadores por aki?é k o meu alternador da e34 começou a fazer barulho e comprei um de uma e39 so k o meu alternador so tem duas ligacoes(2 porcas para apertar 2 fios) enkuanto k o da e39 tem uma porca para apertar um fio mas depois tem uma ficha com 3 terminais e nao sei pra k será tanto terminal nem sei em k terminal vou ligar o outro fio k tenho para ligar...alguem sabe alguma coisa disto?abraço.
E34 tds 182cv 376nm Rover turbo 309cv 398nm
-
- Membro Juvenil
-
- Membro Juvenil
tenho um cabo vermelho grosso e um cabo finito azul,o B+ deve ser a saida como tu dizes mas onde é k vou ligar o fio azul???akele alternador do e39 tem 3 terminais e nao sei mesmo onde é k vou ligar o fio azul...tanto o meu alternador como o do e39 sao da marca valeo bmw...e o da e39 tem a referencia.2541884A-A113VI 150 abraço.
-
- Membro Juvenil
Onde achas-te as tabelas da bosch? As que eu tenho aqui não falam do 61E, falam só do 61:
. 61 é a luz do quadrante. O "E" é que me está a lixar.
. 15 é positivo da ignição (fica positivo quando ligas a ignição)
. w é uma ligação às bobinagens do alternador, se o E34 não tem provisão para ela acho que podes ignorar.
O alternador original, não tem marcações também?
. 61 é a luz do quadrante. O "E" é que me está a lixar.
. 15 é positivo da ignição (fica positivo quando ligas a ignição)
. w é uma ligação às bobinagens do alternador, se o E34 não tem provisão para ela acho que podes ignorar.
O alternador original, não tem marcações também?
RWD Forever
Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

-
- Membro Juvenil
boas,o alternador original so tem escrito b+ e d+...realmente as tabelas tb nao aparece o E mas tirei as tampas dos 2 alternadores e medi com um multimetro e realmente os valores do 61e sao iguais as do d+ por isso deve ser lá...o w faz passagem com o b+ e o 15 parece ser um terminal morto por isso so pode ser no 61e,vou ligar isto agora e dp digo kk coisa...abraço.
-
- Membro Juvenil
nao correu mt mal mas o fio ligado ao 61e nao apaga com o carro a trabalhar e plo multimetro o alternador está a carregar(13.85v).Se ligar o fio tanto ao w como ao 15 nem aparece a luz da bateria acesa qdo se liga a ignicao...por isso axo k tem k ser mesmo no 61e e até kdo ligo o fio no 61e ouço tipo um relé a atracar na caixa dos fusiveis o k é certo é k a luz nao apaga...Fiz a experiencia de chantar o 61e aos outros e mal chanto o 61e ao w a luz apaga mas depois acende logo,so apaga mal se toca mas dp acende outra vez...se chantar ao 15 nao acontece nada,a luz nem pisca...penso k é no w k ela pisca mal se faz o chante ou entao é no 15 nao sei bem agora pk o alternador está montado e as letras tao viradas pra baixo e nao tinha aki um espelho á mao pra ver outra vez as letras...bem,ja nao sei o k fazer...
com o carro a trabalhar um dos terminais ou é o w ou o 15 tem 8 volts o outro nao marca nada e o 61e tem 0.3v. com a ignicao ligada e o fio azul desconectado tem 8 volts tambem.abraço.

-
- Membro Juvenil
D+ deve ter cerca de 14 v com o motor a trabalhar e deve estar com potencial igual à massa só com a ignição ligada. Sem esse fio ligado o alternador não deveria carregar, não sei se os E34 e/ou os E39 usam outro sistema para "excitar" o alternador. Nos carros mais antigos a excitação do "campo" do alternador é feita através da luz, por isso é que ela acende no início.
RWD Forever

-
- Membro Juvenil
entao ker dizer k o D+ com a chave desligada ou com a ignicao ligada marca negativo(massa)???So tem 14 volts com o carro a trabalhar???E assim o terminal 61e com a chave desligada marca 0 volts e com a ignicao ligada marca 1.2volts,curiosamente com o carro a trabalhar marca 1.2 volts na mesma por isso é k a luz nao me apaga...o terminal 15 tá sempre a zero ker com o carro a trabalhar como desligado e o terminal W com a ignicao ligada marca 0 volts e com o carro a trabalhar marca 8 volts mas se ligar lá o fio a luz nem seker acende com a ignicao,realmente a luz só acende no 61e mas nunca mais apaga...mas onde raio é k eu vou ligar o fio pra ter 14 volts com o carro a trabalhar????é k nao tenho mais terminal pra ligar o fio e os terminais k tenho nenhum deles manda 14v com o carro a trabalhar a nao ser akele grosso do B+ mas esse tá fora de kestao pra ligar o fio da luz...akeles parafusos k seguram a tampa de plastico nao terao positivo com o carro ligado?sabes isso?.abraço.
Esses parafusos deve ser massa para o regulador de tensão. Sem ver o alternador não te sei dizer.
Uma teoria assim... improvisada (quem conhecer estes alternadores por favor que me corrija) é que o alternador do E39 não utiliza o método tradicional de excitação do campo pela lâmpada indicadora no tablier. Pelo que tu me descreves o alternador não necessita de nenhuma força externa para a excitação (está a carregar a bateria a 13.8 V) mas tem uma maneira qualquer de dar um sinal ao tablier do carro (o tal terminal 61e) que o sistema está a funcionar.
Agora o terminal B+, como está ligado directamente à bateria, deve ter sempre os 14 v, pelo que não te adianta de nada para a luz.
Quanto aos parafusos que seguram a tampa de plástico, não estou a ver o que são. Se te referes ao regulador de tensão, esses parafusos são "massa".
Desculpa não poder ser de mais ajuda.
Uma teoria assim... improvisada (quem conhecer estes alternadores por favor que me corrija) é que o alternador do E39 não utiliza o método tradicional de excitação do campo pela lâmpada indicadora no tablier. Pelo que tu me descreves o alternador não necessita de nenhuma força externa para a excitação (está a carregar a bateria a 13.8 V) mas tem uma maneira qualquer de dar um sinal ao tablier do carro (o tal terminal 61e) que o sistema está a funcionar.
Agora o terminal B+, como está ligado directamente à bateria, deve ter sempre os 14 v, pelo que não te adianta de nada para a luz.
Quanto aos parafusos que seguram a tampa de plástico, não estou a ver o que são. Se te referes ao regulador de tensão, esses parafusos são "massa".
Desculpa não poder ser de mais ajuda.
RWD Forever