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AJUDA alternador

Enviado: 22 dez 2006, 21:11
por 525 touring
Boas,alguem percebe de alternadores por aki?é k o meu alternador da e34 começou a fazer barulho e comprei um de uma e39 so k o meu alternador so tem duas ligacoes(2 porcas para apertar 2 fios) enkuanto k o da e39 tem uma porca para apertar um fio mas depois tem uma ficha com 3 terminais e nao sei pra k será tanto terminal nem sei em k terminal vou ligar o outro fio k tenho para ligar...alguem sabe alguma coisa disto?abraço.

Enviado: 22 dez 2006, 21:38
por E21Craze
Junto das ligações deve ter códigos ou letras. Diz quais são os códigos de um e de outro.

Não sei se o alternador da E39 (era a diesel?) não teria ligação para o conta-rotações...

Enviado: 22 dez 2006, 22:00
por 525 touring
plo menos tem escrito 525 tds por isso devia ser uma diesel,num terminal tem escrito B+ mas na tal ficha com 3 terminais nao tem nada escrito... :?

Enviado: 22 dez 2006, 22:29
por E21Craze
Ui... parece que eu estava com soluços... :lol:

B+ é a "saída" do alternador. Consegues ver o modelo dele? Calculo que a marca seja Bosch.

Enviado: 23 dez 2006, 12:43
por 525 touring
tenho um cabo vermelho grosso e um cabo finito azul,o B+ deve ser a saida como tu dizes mas onde é k vou ligar o fio azul???akele alternador do e39 tem 3 terminais e nao sei mesmo onde é k vou ligar o fio azul...tanto o meu alternador como o do e39 sao da marca valeo bmw...e o da e39 tem a referencia.2541884A-A113VI 150 abraço.

Enviado: 23 dez 2006, 21:22
por 525 touring
ja descobri numeros e letras na tal ficha(w;61E;15) com a poeira nao se via nada e plo k parece a luz do kuadrante liga no numero 61E,k é o meu tal fiozito azul(D+),isto plo menos codigos k tirei na net...confirmas???abraço.

Enviado: 23 dez 2006, 21:59
por E21Craze
Onde achas-te as tabelas da bosch? As que eu tenho aqui não falam do 61E, falam só do 61:

. 61 é a luz do quadrante. O "E" é que me está a lixar.
. 15 é positivo da ignição (fica positivo quando ligas a ignição)
. w é uma ligação às bobinagens do alternador, se o E34 não tem provisão para ela acho que podes ignorar.

O alternador original, não tem marcações também?

Enviado: 24 dez 2006, 10:17
por 525 touring
boas,o alternador original so tem escrito b+ e d+...realmente as tabelas tb nao aparece o E mas tirei as tampas dos 2 alternadores e medi com um multimetro e realmente os valores do 61e sao iguais as do d+ por isso deve ser lá...o w faz passagem com o b+ e o 15 parece ser um terminal morto por isso so pode ser no 61e,vou ligar isto agora e dp digo kk coisa...abraço.

Enviado: 24 dez 2006, 11:03
por E21Craze
Se não disseres nada, partimos do princípio que alguma coisa correu MESMO muito mal :onfire

:lol: :lol: :lol:

Enviado: 24 dez 2006, 13:11
por 525 touring
nao correu mt mal mas o fio ligado ao 61e nao apaga com o carro a trabalhar e plo multimetro o alternador está a carregar(13.85v).Se ligar o fio tanto ao w como ao 15 nem aparece a luz da bateria acesa qdo se liga a ignicao...por isso axo k tem k ser mesmo no 61e e até kdo ligo o fio no 61e ouço tipo um relé a atracar na caixa dos fusiveis o k é certo é k a luz nao apaga...Fiz a experiencia de chantar o 61e aos outros e mal chanto o 61e ao w a luz apaga mas depois acende logo,so apaga mal se toca mas dp acende outra vez...se chantar ao 15 nao acontece nada,a luz nem pisca...penso k é no w k ela pisca mal se faz o chante ou entao é no 15 nao sei bem agora pk o alternador está montado e as letras tao viradas pra baixo e nao tinha aki um espelho á mao pra ver outra vez as letras...bem,ja nao sei o k fazer... :cry: com o carro a trabalhar um dos terminais ou é o w ou o 15 tem 8 volts o outro nao marca nada e o 61e tem 0.3v. com a ignicao ligada e o fio azul desconectado tem 8 volts tambem.abraço.

Enviado: 24 dez 2006, 14:13
por E21Craze
Se está a carregar óptimo, já é meio caminho andado. Nos alternadores que conheço, se desligares a luz o alternador deixa de carregar.

Não tens para aí à mão os esquemas eléctricos do E34? Haynes? Bentley?

Enviado: 24 dez 2006, 14:24
por 525 touring
nepia nao tenho eskemas nenhuns,tou a ver k tenho k ir a um elesctricista auto pra ver se se entendem com akela gaita da luz...diz.m uma coisa ...com o carro a trabalhar o D+ tem corrente de qts volts?d+ é akele terminal pra lampada se apagar..

Enviado: 24 dez 2006, 23:51
por E21Craze
D+ deve ter cerca de 14 v com o motor a trabalhar e deve estar com potencial igual à massa só com a ignição ligada. Sem esse fio ligado o alternador não deveria carregar, não sei se os E34 e/ou os E39 usam outro sistema para "excitar" o alternador. Nos carros mais antigos a excitação do "campo" do alternador é feita através da luz, por isso é que ela acende no início.

Enviado: 25 dez 2006, 18:09
por 525 touring
entao ker dizer k o D+ com a chave desligada ou com a ignicao ligada marca negativo(massa)???So tem 14 volts com o carro a trabalhar???E assim o terminal 61e com a chave desligada marca 0 volts e com a ignicao ligada marca 1.2volts,curiosamente com o carro a trabalhar marca 1.2 volts na mesma por isso é k a luz nao me apaga...o terminal 15 tá sempre a zero ker com o carro a trabalhar como desligado e o terminal W com a ignicao ligada marca 0 volts e com o carro a trabalhar marca 8 volts mas se ligar lá o fio a luz nem seker acende com a ignicao,realmente a luz só acende no 61e mas nunca mais apaga...mas onde raio é k eu vou ligar o fio pra ter 14 volts com o carro a trabalhar????é k nao tenho mais terminal pra ligar o fio e os terminais k tenho nenhum deles manda 14v com o carro a trabalhar a nao ser akele grosso do B+ mas esse tá fora de kestao pra ligar o fio da luz...akeles parafusos k seguram a tampa de plastico nao terao positivo com o carro ligado?sabes isso?.abraço.

Enviado: 25 dez 2006, 21:14
por E21Craze
Esses parafusos deve ser massa para o regulador de tensão. Sem ver o alternador não te sei dizer.

Uma teoria assim... improvisada (quem conhecer estes alternadores por favor que me corrija) é que o alternador do E39 não utiliza o método tradicional de excitação do campo pela lâmpada indicadora no tablier. Pelo que tu me descreves o alternador não necessita de nenhuma força externa para a excitação (está a carregar a bateria a 13.8 V) mas tem uma maneira qualquer de dar um sinal ao tablier do carro (o tal terminal 61e) que o sistema está a funcionar.

Agora o terminal B+, como está ligado directamente à bateria, deve ter sempre os 14 v, pelo que não te adianta de nada para a luz.

Quanto aos parafusos que seguram a tampa de plástico, não estou a ver o que são. Se te referes ao regulador de tensão, esses parafusos são "massa".

Desculpa não poder ser de mais ajuda.