320d: Flexível do escape? Pré-catalizador? MAF? - RESOLVIDO
Enviado: 28 dez 2006, 13:03
Olá a todos!
Se bem que consulte o fórum à muito tempo é a primeira vez que participo com um tópico, pois as dúvidas que anteriormente me surgiram foram facilmente esclarecidas em tópicos já existente. Parabéns pela partilha de informação!
Histórico:
- 320d de 2000
- 153.000km's
- Revisões sempre na marca
- MAF aos 80.000km's coberta pela garantia
- Apenas levou um parafuso qualquer (6€) na revisão dos 140.000km's
Resumindo: Tem-se comportado como um "automóvel"!
Depois de, como habitualmente faço, ter utilizado a pesquisa do fórum, deparei-me com uma série de situações parecidas mas que não me esclareceram convenientemente, pois há muitos utilizadores que depois de terem o seu problema resolvido acabam por não descrever a solução para o mesmo, ficando o post sem a devida conclusão. Assim aqui apresento a situação para usufruir da vossa ajuda.
Vamos então ao problema!
Há uns meses comecei a notar um ruído metálico debaixo do carro, mas mesmo muito metálico, como se fosse uma rede de metal a abanar violentamente. Este barulho, que parava quando se colocava o pé no fim do tubo de escape, fazia-o a frio, a quente, parado ao ralenti ou em andamento. Como é óbvio, com o passar do tempo os sintomas mantiveram-se, mas o barulho foi aumentando.
Ao mesmo tempo, comecei a sentir um cheiro a gases de escape quando estava parado no trânsito e com as janelas abertas.
Á uns tempos, começou a perder força, a não desenvolver como dantes e é quase impossível passar das 2800/3000 rpm's.
Diagnóstico pessoal: "O ruído vem do flexível que deve estar roto e por isso o cheiro a escape. A perda de força deve ser da MAF. Vamos ao médico!"
Hoje fui ao concecionário habitual. "Pode ser da MAF, mas primeiro tem de levar o pré-catalizador que está associado ao flexível pois pode ter entregue a alma ao criador e estar a entupir a saída do escape, não deixando o motor descarregar os gases."
De tudo o que já li no fórum, fico com a sensação de que:
1. Pode ser realmente da MAF (depois logo se verá!)
2. O flexível deu mesmo o berro pois o barulho metálico só pode ser dali
Se a MAF estiver OK e se for o pré-catalizador desfeito tem lógica a explicação e tudo deverá voltar ao normal depois de sustituído a um custo de 600 e tal euros...
Agora a pergunta dos 50 cêntimos:
E se for apenas da MAF? Será que para trocar o flexível tem de se mudar também o pré-catalizador, ou são peças que podem ser trocadas idependentemente? E se a MAF estiver OK, um pré-catalizador desfeito é capaz de entupir asim tanto a linha de escape?
Cumprimentos, e obrigado pela ajuda que possam dispensar!
Se bem que consulte o fórum à muito tempo é a primeira vez que participo com um tópico, pois as dúvidas que anteriormente me surgiram foram facilmente esclarecidas em tópicos já existente. Parabéns pela partilha de informação!
Histórico:
- 320d de 2000
- 153.000km's
- Revisões sempre na marca
- MAF aos 80.000km's coberta pela garantia
- Apenas levou um parafuso qualquer (6€) na revisão dos 140.000km's
Resumindo: Tem-se comportado como um "automóvel"!
Depois de, como habitualmente faço, ter utilizado a pesquisa do fórum, deparei-me com uma série de situações parecidas mas que não me esclareceram convenientemente, pois há muitos utilizadores que depois de terem o seu problema resolvido acabam por não descrever a solução para o mesmo, ficando o post sem a devida conclusão. Assim aqui apresento a situação para usufruir da vossa ajuda.
Vamos então ao problema!
Há uns meses comecei a notar um ruído metálico debaixo do carro, mas mesmo muito metálico, como se fosse uma rede de metal a abanar violentamente. Este barulho, que parava quando se colocava o pé no fim do tubo de escape, fazia-o a frio, a quente, parado ao ralenti ou em andamento. Como é óbvio, com o passar do tempo os sintomas mantiveram-se, mas o barulho foi aumentando.
Ao mesmo tempo, comecei a sentir um cheiro a gases de escape quando estava parado no trânsito e com as janelas abertas.
Á uns tempos, começou a perder força, a não desenvolver como dantes e é quase impossível passar das 2800/3000 rpm's.
Diagnóstico pessoal: "O ruído vem do flexível que deve estar roto e por isso o cheiro a escape. A perda de força deve ser da MAF. Vamos ao médico!"
Hoje fui ao concecionário habitual. "Pode ser da MAF, mas primeiro tem de levar o pré-catalizador que está associado ao flexível pois pode ter entregue a alma ao criador e estar a entupir a saída do escape, não deixando o motor descarregar os gases."
De tudo o que já li no fórum, fico com a sensação de que:
1. Pode ser realmente da MAF (depois logo se verá!)
2. O flexível deu mesmo o berro pois o barulho metálico só pode ser dali
Se a MAF estiver OK e se for o pré-catalizador desfeito tem lógica a explicação e tudo deverá voltar ao normal depois de sustituído a um custo de 600 e tal euros...
Agora a pergunta dos 50 cêntimos:
E se for apenas da MAF? Será que para trocar o flexível tem de se mudar também o pré-catalizador, ou são peças que podem ser trocadas idependentemente? E se a MAF estiver OK, um pré-catalizador desfeito é capaz de entupir asim tanto a linha de escape?
Cumprimentos, e obrigado pela ajuda que possam dispensar!