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Problema (Temperatura)
Enviado: 09 fev 2007, 17:28
por MiniBimmer
Boas
N sei como é com os vossos BMW´s, mas antigamente o meu BMW (E36 318IS) o manometro da temperatura depois de andar uns Km´s, ficava a meio (vulgo 90º) e em andamento nc saia dessa posição...
Agora o carro só chega ao meio a puxar e em transito... com estes dias frios até se dá o caso de a andar sem puxar (3.000rpm max), o ponteiro desce... ficando na posição de 1/4 (entre o azul e o meio).
É isto normal?!
Desde já obrigado
Abraço
Enviado: 09 fev 2007, 18:42
por pedrosousa
Isso deve ser o termoestato a morrer... O audi A3 1.8T do meu irmão faz a ponte VDG sempre entre os 70 e 80C em vez dos 90, só quando está parado no transito é que sobe aos 90C é problema de termoestato.
Re: Problema (Temperatura)
Enviado: 09 fev 2007, 18:55
por Rui_318TDS
MiniBimmer Escreveu:Boas
N sei como é com os vossos BMW´s, mas antigamente o meu BMW (E36 318IS) o manometro da temperatura depois de andar uns Km´s, ficava a meio (vulgo 90º) e em andamento nc saia dessa posição...
Agora o carro só chega ao meio a puxar e em transito... com estes dias frios até se dá o caso de a andar sem puxar (3.000rpm max), o ponteiro desce... ficando na posição de 1/4 (entre o azul e o meio).
É isto normal?!
Desde já obrigado
Abraço
Isso é o termostato quase de certeza, pois a situação que descreves é exactamente igual à que tinha no carro, bastava abrandar um pouco e o ponteiro vinha para o traço abaixo. O que se passou foi que o termostato tem um O-Ring interno q faz de vedante e esse O-Ring foi à vida e o termostato não vedava bem.
Não é caro, fora da BMW.
Cump
Enviado: 11 fev 2007, 19:55
por 320d
eu tambem ja reparei nisso no meu. em dias de mt frio, nao atinjo os 90º(sem puxar), e já me aconteceu a temperatura baixar 1 pc...
Enviado: 11 fev 2007, 21:43
por Cebes
Estou na mesma situação, contudo não me procupo muito pois grave era ele aquecer...

Enviado: 11 fev 2007, 22:22
por m compact
Cebes Escreveu:Estou na mesma situação, contudo não me procupo muito pois grave era ele aquecer...

era pior realmente,mas olha que tambem nao faz nada bem nao andares com o motor a temperatura indicada

Enviado: 11 fev 2007, 22:26
por Kaux
andar com o motor frio também cria maior desgaste motor (por isso não se deve andar a acelerar com o carro a frio)
o meu tb andava assim, 65€ para trocar em 30min..

Enviado: 12 fev 2007, 00:25
por Cebes
Pois têm razão!! Eu é que ainda não tinha percebido que o problema era no termostato... Estava a ssociar o termostato ao ponteiro do quadrante...

Tipo pensei é que era este ultimo que vinha para trás por estar estragado...
De qualquer maneira obrigado pela explicação.

Enviado: 12 fev 2007, 15:00
por 320d
mas por exemplo hj, k ta sol. chegou num instanteaos 90º... como posso ter a certeza, se é o termostato?
Enviado: 12 fev 2007, 19:39
por Kaux
se depois de o motor atingir a temperatura ideal esta descer é problema do termostato provavelmente

Enviado: 12 fev 2007, 20:05
por metale
Termostato, já tive isso. Arranjem isso...
Enviado: 12 fev 2007, 20:55
por Rui_318TDS
320d Escreveu:mas por exemplo hj, k ta sol. chegou num instanteaos 90º... como posso ter a certeza, se é o termostato?
Ele chegar lá chega, o problema é que não mantém a temperatura nos 90º, e em descidas acentuadas o ponteiro baixa um pouco. Se é esta esta situação que acontece então de certeza q é daí.
Cump
Enviado: 12 fev 2007, 23:33
por Cebes
Rui_318TDS Escreveu:320d Escreveu:mas por exemplo hj, k ta sol. chegou num instanteaos 90º... como posso ter a certeza, se é o termostato?
Ele chegar lá chega, o problema é que não mantém a temperatura nos 90º, e em descidas acentuadas o ponteiro baixa um pouco. Se é esta esta situação que acontece então de certeza q é daí.
Cump
É isso mesmo

Enviado: 13 fev 2007, 11:31
por MiniBimmer
Boas
Obrigado pessoal... vou arranjar isso... achei estranho pq antigamente n tinha esse problema, chega aos 90º e assim se mantinha.
No MINI desde novo q a temperatura se mantem entre os 70º e os 80º a andar normalmente. Qd puxo vai aos aos 90º e em transito passa ligeiramente dos 90º e liga a ventuinha.
Neste caso especifico penso ser normal... digo isto pq mesmo os carros q indicam os 90º na realidade n vão a essa temperatura. No meu anterior carro (Ibiza TDI) o ponteiro andava sp no 90º (como no meu BMW) e cheguei a andar com o VAG Com ligado e a temperatura de andamento ficava entre os 70º e os 80º (como no ponteiro do MINI) e a puxar chegava aos 90º. A ventuinha só desparava em transito no exacto valor de 96º.
Acham q o tremostato do MINI tb pode estar avariado, n fica nenhum erro na ECU/DME...
Abraço
Enviado: 13 fev 2007, 11:35
por metale
Duvido que acuse erro. O carro não adivinha que o termostato está a fazer uma leitura errada. Mas se só liga a ventuinha a essa temperatura, parece estar bom.
O problema do termostato aberto é que desde que se liga o carro, o sistema começa logo a arrefecer ao máximo, e não deixa o carro aquecer como deve ser, especialmente em velocidades elevadas, em que entra ar em boa quantidade.