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Polia e correia 320 D de 2002

Enviado: 24 ago 2007, 13:53
por Fabio320d
Olá a todos!
Boas, tenho uma TOURING 320 D de 2002 (150 CV), e partiu-se uma polia central.
Alguém tem idéia do que poderá ter acontecido?

Abaixo reproduzo o desenho da tal polia!

Imagem

Agradeço desde já a todos!
Fiquem bem!

Enviado: 24 ago 2007, 18:53
por ovelhanegra
essas polie nao tem o centro em borracha vulcanizada?

Enviado: 24 ago 2007, 21:28
por jmbfs
Partiu??
Pelos conhecimentos que tenho, desvulcanizam e sim acontece muito nos 320d 150cv. :evil: :driving

Enviado: 24 ago 2007, 21:58
por ovelhanegra
pois...por isso é k eu estava a perguntar se nao era vulcanizada aconteceu me o mm no meu pug hdi por volta dos 75000...

Enviado: 24 ago 2007, 23:44
por pedrosousa
Isso acontece muito nos 2.0 hdi de 90/110cv

Enviado: 25 ago 2007, 00:46
por Fabio320d
Sim, a polia (ou polie?) tinha o centro em borracha, já comprei outra hoje, por "apenas" 299,52 € incluindo as duas correias (que me recomendaram na Madeira Motores - Funchal, trocar uma vez que vou mexer).
Já agora o carro tem 67.000 km.
O pior é que não sei para que lado é que o parafuso central desaparafusa!
Vou ter que mudar eu mesmo porque os €€ estão curtos!
Aqui fica a referencia da polia se alguém infelizmente precisar dela: 11237805696 - Damper.
Se alguem souber para que lado desaperta, eu agradeço!
Obrigado novamente!

Enviado: 25 ago 2007, 08:45
por pedrosousa
No Tis não fala sobre o sentido de rotação da porca, por isso deve ser rosca métrica normal, como no resto dos parafusos.

Enviado: 25 ago 2007, 16:17
por Fabio320d
pedrosousa Escreveu:No Tis não fala sobre o sentido de rotação da porca, por isso deve ser rosca métrica normal, como no resto dos parafusos.
Imaginei, mas como a polie (olhando da frente do carro para o motor) roda no sentido dos ponteiros do relógio, a tendência do parafuso era desapertar com a rotação.
Ainda tem outro pormenor, não consigo prender o motor com a caixa de velocidades, porque é caixa automática, e mesmo com qualquer mudança, nesse caso P, D e R, a polia roda a cambota. É claro que nem tentei com o N.
Daí a minha leve desconfiança de ser aquilo que eu conheci em tempos, em calão de "rosca esquerda", isso é desaperta para a esquerda (para entender melhor, é ao contrário de uma torneira, e não vale falar dessas torneiras modernas de alavanca!).
A ver vamos!
Mas vou colocar umas fotos para quem possa precisar um dia!
E não reparar no motor "porco" porque a polie que se moeu toda, encheu o motor de pó de borracha!
Volto com novidades!! :driving

Enviado: 25 ago 2007, 17:57
por pedrosousa
Eu vi para o meu que é caixa manual, mas isso não deve mudar por causa da caixa digo eu...

Eles referem o uso de bastante ferramenta especial.

Enviado: 25 ago 2007, 22:16
por Amonte
Fabio320D conta aí como é que isso aconteceu? Que sintomas notas-te? Notas-tes em andamento? Ficastes apeado? Como soubes-tes que era essa peça? Desculpa tanta pergunta mas é sempre bom saber porque também nos pode bater a porta este problema. Abraço

Enviado: 25 ago 2007, 23:22
por Fabio320d
Amonte Escreveu:Fabio320D conta aí como é que isso aconteceu? Que sintomas notas-te? Notas-tes em andamento? Ficastes apeado? Como soubes-tes que era essa peça? Desculpa tanta pergunta mas é sempre bom saber porque também nos pode bater a porta este problema. Abraço
O problema começou com um ligeiro grilar, que vinha do motor, ainda olhei para ver se tinha algo solto, mas depois no mesmo dia, a direcção começou a ficar pesada, penso que era já a correia a escorregar na polie que estava cedendo.
Parei no estacionamento (de casa) e de regresso liguei o carro normalmente portanto estava parado, não senti nada, mas quando tentei virar a direcção, estava sem direcção assistida, e vi logo e a luz da bateria acendeu. Parei o motor, abri o capot da máquina e lá estavam as correias soltas, pensei que tinham partido, mas tirei a guarnição do motor e vi a polie desmaiada no fundo da blindagem inferior do motor.
Já realizei que é preciso uma chave especial para segurar a polie e soltar o parafuso.
Falei com um mecânico amigo, que diz que isso é normal acontecer nos carros a diesel que tem essa polie que amortece as vibrações do motor.
Agora é chamar o reboque e levar ao mecânico.
Portanto cuidado com os barulhos grilantes!
Espero que tenha ajudado a elucidar as dúvidas.
Abraço!

Enviado: 27 ago 2007, 18:42
por jmbfs
Olha que à tempos isso estava esgotadissimo.
Boa sorte :palmas :driving

Enviado: 27 ago 2007, 22:16
por Fabio320d
jmbfs Escreveu:Olha que à tempos isso estava esgotadissimo.
Boa sorte :palmas :driving
Estava esgotadíssimo o que jmbfs?
A polie ou a chave própria para o efeito?
A polie e as correias, eu já tenho, tinham em stock aqui no Funchal!
Abraço!

Enviado: 27 ago 2007, 22:25
por jmbfs
A polie.
A nivel Nacional não havia em lado nenhum, alguma rotura de stock possivelmente.Abraço :driving

Enviado: 08 set 2007, 19:36
por JOFIMO
Desculpa perguntar qual foi o aperto? 100 nm + 60º+60º+30º senão cuidado. Cumps.