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BMW E39 525TDS AUMENTO DE TEMPERATURA(RESOLVIDO)
Enviado: 08 set 2007, 18:20
por JPVIPER
Boas
Ontem o meu BM começou a "transpirar" de calor.
Sem motivo aparente e pela primeira vez desde que tenho o carro (1997) que vi o ponteiro da temperatura sair da zona central do manometro e seguir até ao traço logo a seguir, mas sem entrar na zona de red line.
Inicialmente julguei que existisse alguma fuga no liquido de refrigeração, mas não, tudo nos conformes. Assim começei a testa-lo para ver quando e em que circunstancias é que a temperatura subia. Então reparo que é sempre que estou em 4 ou 5 velaocidade a baixa rotação (+- 1300/1500rpms) que se pisar o pedal a fundo para ele avançar que o ponteiro sai do meio e vai até ao traço imediatamente a seguir. Logo que deixo de acelerar uns segundos depois o ponteiro volta ao normal. Se voltar a fazer o mesmo e ele volta a aquecer. Resumindo numa viagem em que o percurso nunca permitia grandes velocidade e mantendo 4ª 5ª velocidade era um tal ver o ponterio ora subia ora baixava. Note-se que o ponteiro do consumo instantaneo ficava-se sempre pelos 8/9lt mesmo pisando a fundo

em 4/5vel.
Alguém tem alguma ideia do que poderá ser isso?
Será que a Maf deu o berro outra vez e a Power Box está a esforçar o motor?
Desculpem o "testamento"
Agradeço vossos comentários
Enviado: 08 set 2007, 19:10
por JOFIMO
Boas eu vou mais para a ventoinha de arrefecimento não estar a cumprir devidamente a sua função, não seie se sabes mas ela tem uma embraaigem viscosa que atraca o solta conforme a temperatura do radiador. porque ela ao ralenti roda sempre livre.
Enviado: 14 set 2007, 16:48
por JPVIPER
Problema resolvido.
O que se passou foi que o termostato "colou" e originou imensa pressão destruido as pás da bomba de água.
Solução retirar o radiador, mandar limpa-lo, substituir o liquido e a bomba de água, e NÃO VOLTAR A COLOCAR O TERMOSTATO.
Resultado não há mais perigo de isso voltar a acontecer porque o liquido está sempre em permanente rotação pelo motor/radiador consequentemente está sempre em permanente arrefecimento.
De acordo com a oficina, esta é uma prática comum, o incoveniente é que o manometro da temperatura andam sempre um pouco oscilante, em vez de se manter sempre na posição central.
Enviado: 14 set 2007, 18:33
por GT-profile
JPVIPER Escreveu:Problema resolvido.
O que se passou foi que o termostato "colou" e originou imensa pressão destruido as pás da bomba de água.
Solução retirar o radiador, mandar limpa-lo, substituir o liquido e a bomba de água, e NÃO VOLTAR A COLOCAR O TERMOSTATO.
Resultado não há mais perigo de isso voltar a acontecer porque o liquido está sempre em permanente rotação pelo motor/radiador consequentemente está sempre em permanente arrefecimento.
De acordo com a oficina, esta é uma prática comum, o incoveniente é que o manometro da temperatura andam sempre um pouco oscilante, em vez de se manter sempre na posição central.
Não voltar a colocar o termóstato é um erro! Nunca terás o motor à temperatura normal de funcionamento, especialmente no Inverno e em viagens. Isto traz consequências negativas a nível de desgaste do motor (muito mais rápido do que o normal), de consumos e de prestações.
Não te fies nessa "reparação". Isso é apenas um truque que só deverá ser usado em carros muito velhos e/ou como solução de recurso.
Manda o carro a uma oficina de confiança.
Enviado: 14 set 2007, 18:56
por Rui_318TDS
GT-profile Escreveu:JPVIPER Escreveu:Problema resolvido.
O que se passou foi que o termostato "colou" e originou imensa pressão destruido as pás da bomba de água.
Solução retirar o radiador, mandar limpa-lo, substituir o liquido e a bomba de água, e NÃO VOLTAR A COLOCAR O TERMOSTATO.
Resultado não há mais perigo de isso voltar a acontecer porque o liquido está sempre em permanente rotação pelo motor/radiador consequentemente está sempre em permanente arrefecimento.
De acordo com a oficina, esta é uma prática comum, o incoveniente é que o manometro da temperatura andam sempre um pouco oscilante, em vez de se manter sempre na posição central.
Não voltar a colocar o termóstato é um erro! Nunca terás o motor à temperatura normal de funcionamento, especialmente no Inverno e em viagens. Isto traz consequências negativas a nível de desgaste do motor (muito mais rápido do que o normal), de consumos e de prestações.
Não te fies nessa "reparação". Isso é apenas um truque que só deverá ser usado em carros muito velhos e/ou como solução de recurso.
Manda o carro a uma oficina de confiança.
Tb concordo, esse carro merece melhor trato.
Cump
Enviado: 14 set 2007, 19:16
por m compact
ui isso nunca se faz

num diesel para o bom funçionamento o motor deve andar sempre a temperatura ideial,nao é pelo preço de um termostato que vais ficar mais pobre
os tipos lá da tua ofiçina (sem ofensa) sao malucos

Enviado: 14 set 2007, 19:18
por Boxer16
boas tardes isso das pas da bomba de agua se destruirem e muito comum nao tem nada a ver com o termostacto ate porque axo que o unico problema do teu carro seria a bomba de agua eles e que mudaram o termostacto a pensar que era e depois deram essa desculpa abracos
Enviado: 15 set 2007, 09:27
por JPVIPER
Boas
Realmente acho que vocês têm toda a razão, senão a BMW não teria colocado lá um termostato. Também começo a ficar chateado com o ponteiro ora tá no meio ora no azul....
Segunda-feira vou levantar a peça na marca (custa 35€) não é por isso que vou dar cabo do motor.
Depois digo como é que ficou.
Obrigado
Enviado: 20 set 2007, 13:19
por JPVIPER
Boas
Já levou termostáto novo, cerca de 30€(mais barato do que pensava e de origem).
Agora a temperatura já está certinha.
Agora, outro problema
rotulas traseiras lixadas, ambas as rodas estão com grandes folgas, inicialemente pensava que seria rolamentos, mas depois de substitui-los por novos, ficou na mesma.
Algém sabe onde consigo arranjar isso barato.
Sao tipo 2 travesas (1 á frente do semi-eixo e outra atrás) ambas do eixo traseiro.
Na Autopartes ficam as 4 por cerca de 600€, na marca por 700€
Obrigado pela ajuda