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Funcionamento do MAF

Enviado: 25 nov 2004, 11:06
por Dr-bimmer
Desculpem ter aberto outro tópico mas li agora o vosso post inamovivel acerca deste componente, em que a informaçâo que lá está é errada.

O filamento do MAF está constantemente (motor em funcionamento) a 40 graus acima da temperatura da temperatura do ar que por lá passa. Podemos considerar esta a temperatura ambiente. No post referem que é 150 graus acima e isso é errado.

Também a limpeza pirolitica é errada. Nâo existe nenhuma variaçâo da temperatura no filamento quando se liga ou desliga o carro, muito menos uma temperatura de 1.000 graus :shock: , como é referido no post.

Para quem já viu um MAF, sabem de certeza que toda a sua construçâo é em plástico, e o filamento e o zenner (que é aquele tipo de diodo que está colocado lateralmente) estâo integrados com este plástico.

Seria impensável qualquer componente atingir uma temperatura de 1.000 graus, o que iria derreter todo o MAF e muito provavelmente, toda a caixa de ar, já para nâo falar no perigo de incêndio. Mesmo os 150 graus que se fala já era prejudicial.

Nâo acreditem em tudo o que lêm nesses sites da net.

Abraço.

Enviado: 25 nov 2004, 11:39
por SuperSonico
Fala a voz da sabedoria... obrigado por partilhares esta informação connosco ;)

Enviado: 25 nov 2004, 22:07
por Aferreira
Achas que a causa do meu 320d ter "poços" entre as 2000/3000rpm pode ser derivado á ,MAF estar avariada???
Por exemplo a subir o IC16, da Pontinha para Belas,com o pedal a fundo,passa dos 120 km/h com muito esforço !!!
Se não for,o que poderá ser??

Enviado: 26 nov 2004, 09:40
por Dr-bimmer
Aferreira Escreveu:Achas que a causa do meu 320d ter "poços" entre as 2000/3000rpm pode ser derivado á ,MAF estar avariada???
Por exemplo a subir o IC16, da Pontinha para Belas,com o pedal a fundo,passa dos 120 km/h com muito esforço !!!
Se não for,o que poderá ser??
Causas mais comuns:

MAF avariado
Válvula electrónica de AGR
Válvula electrónica da Geometria Variável
Filtro de gasoleo entupido
Injector eléctrico avariado

Abraço.

Enviado: 26 nov 2004, 10:24
por SuperSonico
Aferreira, conselho...

Pegas na carrinha e passas na "oficina" do Dr-Bimmer, que eles veem isso ;)

Manda-lhe uma PM

Abraço

Enviado: 26 nov 2004, 22:01
por Aferreira
SuperSonico Escreveu:Aferreira, conselho...

Pegas na carrinha e passas na "oficina" do Dr-Bimmer, que eles veem isso ;)

Manda-lhe uma PM

Abraço

Segui o teu conselho !
Aguardo uma resposta do sr. ;)

Enviado: 27 nov 2004, 16:17
por Cebola_1
E também é verdade que dá para limpar o filamento com Eter se a MAF tiver estragada ;)

Enviado: 29 nov 2004, 10:39
por Dr-bimmer
Cebola_1 Escreveu:E também é verdade que dá para limpar o filamento com Eter se a MAF tiver estragada ;)
99% das vezes que o MAF deixa de funcionar deve-se a avarias internas na sua electrónica. Houve uns que até perdiam a sua programaçâo. Apenas 1% dos MAF deixa de funcionar correctamente devido a sujidade na lãmina, e aí sim, limpando com éter ou alcool resolve temporariamente.

Abraço.

Enviado: 25 abr 2005, 23:09
por bmwe30fanatic
Já agora, quanto é que custará uma reprogramação da MAF?
obrigado

Enviado: 25 abr 2005, 23:17
por Artur Costa
Se axam k o filamento n atingue os 1000º vejam uma a frio a ligar ;)

Enviado: 10 mai 2005, 17:25
por Sub
Na semana passada pus um MAF novo, o que me resolveu o problema que tinha... parecido com o do AFerreira. Como ainda está na garantia não tive que pagar nada, mas sei que o stand onde comprei a carrinha teve algumas dificuldades... foi o seguinte: Eles foram à Bosh comprar um MAF (que é bem mais barato -190€) e depois foram à BMW para programar a centralina, só que lá não o queriam fazer porque o MAF não foi lá comprado... mas enfim... depois de alguma insistência lá programaram aquilo e ficou com uma diferença da noite para o dia! Já agora, só a programação ficou em 90€.

Enviado: 10 mai 2005, 21:13
por JMGP
Quanto é que "te" ficou a operação toda no total, sabes?
Caso não saibas tenta saber os sitios onde foram e quanto custaram as coisas, é que acho q o meu tb precisa de levar uma... :cry:

Enviado: 10 mai 2005, 21:27
por Aferreira
Eu para alem de ter colocado a maf nova,tambem tinha um injector electronico marado.
E digo-vos,depois de colocar a maf no final do ano,nao not4i assim muita diferença.Mas agora que arranjei o injector,vai lá vai,mudou da noite para o dia.
Vê la se tb nao tens um injector marado,espero que não :oops:

Enviado: 10 mai 2005, 23:53
por Sub
Sei que o MAF na Bosch custa 190€ e a programação da centralina na BMW ficou em 90€.

Enviado: 11 mai 2005, 07:57
por Jackyl
Aferreira Escreveu:Eu para alem de ter colocado a maf nova,tambem tinha um injector electronico marado.
E digo-vos,depois de colocar a maf no final do ano,nao not4i assim muita diferença.Mas agora que arranjei o injector,vai lá vai,mudou da noite para o dia.
Vê la se tb nao tens um injector marado,espero que não :oops:
Onde viste isso do injector?

Eu não tenho MAF 8) 8)