Olá pessoal.
Gostava que se pronunciassem acerca da seguinte dúvida que tenho:
- acham necessário deixar o BMW a trabalhar uns minutos antes de o desligar após uma viagem longa? E em trajectos curtos?
Eu pessoalmente tento sempre deixar a carrinha a trabalhar 1 minuto ou 2 antes de a desligar, pelo menos era o hábito que trazia dos meus carros anteriores (turbo-diesel)...
E vocês?
Abraços!
Dúvida: manter carro a trabalhar depois de uma longa viagem?
Moderador: Staff
- quimbarreiros
- Membro Juvenil
- Registado: 13 jul 2008, 08:51
- O meu Carro:: 320d touring - 2003
- Notlim
- Membro Gold
- Registado: 18 nov 2006, 17:47
- O meu Carro:: E46 320D TOURING
Isso é sagrado para carros que tenham turbo. O óleo existente no veio do turbo está a uma temperatura tal que, se desligarmos o carro, deixa de haver lubrificação e este frita literalmente causando danos graves a longo termo. Em trajectos curtos penso que não seja necessário, mas após uma viagem em auto-estrada ou um picanço é sagrado.
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
- Br][nK
- Membro Gold
- Registado: 12 jan 2006, 16:10
- O meu Carro:: 320td MB POWER
Faço exactamente o mesmopedrosousa Escreveu:Eu só faço isso nas viagens longas ou quando ando mais depressa... Mas tento fazer sempre, nunca lixei nenhum turbo por falta de lubrificação mas ando quase sempre nas calmas...
Não puxar a frio também é muito importante!

Ate mesmo quando faco viagens curtas nao o desligo logo

320TD MB POWER
Exactamente, o oleo do motor que alimenta o turbo tem duas funções lubrificar e arrefecer, dai é mto importante manter o carro a trabalhar, eu no meu carro deixo sempre de 5min a 10min, porque oleo presente no turbo não arrefece de um momento para o outro, em trajectos curtos e com o motor a frio evito passar das 2000 rpm.
Cumps
Cumps
- SpiKiE
- Membro Juvenil
- Registado: 03 jan 2008, 15:03
- O meu Carro:: BMW 320d E46 Touring M - 2002/11
nos dois turbo-diesel de casa evito sempre desligar logo o carro...seja a viagem pequena ou longa, deixo sempre a trabalhar 1 ou 2 minutos (dependendo tambem do "uso" que teve na viagem)
e a frio é como disse o pedrosousa, é de evitar puxar muito por ele...
no meu caso, com motor frio tento fazer as passagens de caixa antes da 2000rpm...e tento ter essa mesma rotaçao como "limite"
e a frio é como disse o pedrosousa, é de evitar puxar muito por ele...
no meu caso, com motor frio tento fazer as passagens de caixa antes da 2000rpm...e tento ter essa mesma rotaçao como "limite"

02' E46 320d Touring M-Pack - topasblau