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Dúvida: manter carro a trabalhar depois de uma longa viagem?

Enviado: 23 ago 2008, 00:26
por quimbarreiros
Olá pessoal.

Gostava que se pronunciassem acerca da seguinte dúvida que tenho:

- acham necessário deixar o BMW a trabalhar uns minutos antes de o desligar após uma viagem longa? E em trajectos curtos?

Eu pessoalmente tento sempre deixar a carrinha a trabalhar 1 minuto ou 2 antes de a desligar, pelo menos era o hábito que trazia dos meus carros anteriores (turbo-diesel)...

E vocês?

Abraços!

Enviado: 23 ago 2008, 01:24
por Notlim
Isso é sagrado para carros que tenham turbo. O óleo existente no veio do turbo está a uma temperatura tal que, se desligarmos o carro, deixa de haver lubrificação e este frita literalmente causando danos graves a longo termo. Em trajectos curtos penso que não seja necessário, mas após uma viagem em auto-estrada ou um picanço é sagrado.

Enviado: 23 ago 2008, 11:11
por discovery
quimbarreiros, como ja foi dito, manter o carro ligado 1 ou 2 minutos antes de a desligar é o melhor que se pode fazer para a longevidade de vida dos nosso Turbos...

Abraços 8)

Enviado: 23 ago 2008, 11:33
por pedrosousa
Eu só faço isso nas viagens longas ou quando ando mais depressa... Mas tento fazer sempre, nunca lixei nenhum turbo por falta de lubrificação mas ando quase sempre nas calmas...

Não puxar a frio também é muito importante!

Enviado: 23 ago 2008, 13:46
por Br][nK
pedrosousa Escreveu:Eu só faço isso nas viagens longas ou quando ando mais depressa... Mas tento fazer sempre, nunca lixei nenhum turbo por falta de lubrificação mas ando quase sempre nas calmas...

Não puxar a frio também é muito importante!
Faço exactamente o mesmo 8)
Ate mesmo quando faco viagens curtas nao o desligo logo ;)

Enviado: 23 ago 2008, 14:41
por mccoy
Exactamente, o oleo do motor que alimenta o turbo tem duas funções lubrificar e arrefecer, dai é mto importante manter o carro a trabalhar, eu no meu carro deixo sempre de 5min a 10min, porque oleo presente no turbo não arrefece de um momento para o outro, em trajectos curtos e com o motor a frio evito passar das 2000 rpm.

Cumps

Enviado: 23 ago 2008, 19:10
por SpiKiE
nos dois turbo-diesel de casa evito sempre desligar logo o carro...seja a viagem pequena ou longa, deixo sempre a trabalhar 1 ou 2 minutos (dependendo tambem do "uso" que teve na viagem)

e a frio é como disse o pedrosousa, é de evitar puxar muito por ele...
no meu caso, com motor frio tento fazer as passagens de caixa antes da 2000rpm...e tento ter essa mesma rotaçao como "limite" ;)

Enviado: 27 ago 2008, 20:58
por evandro
Os 2 conselhos dados nos posts anteriores sao de seguir religiosamente em qq carro turbo. Eu apliquei-os no meu ex-Fiat Uno Turbo durante 10 anos e fiz 170000 Km nele sempre com o turbo de origem, e qd o vendi puxava como novo, acreditem vcs ou não ;) !