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Ajuda E39 codificação de quadrante

Enviado: 16 out 2008, 18:27
por JPimpao01
Estou com um problema no E39 e preciso de ajuda.

É o seguinte, como alguns sabem eu meti o 16:9 no meu E39, carro que não tinha qq equipamento de GPS. Depois de tudo montado e no sítio, verifiquei que o quadrante do conta km's é o chamado "low" e que não manda a informação do computador de bordo para o 16:9.

Depois de confirmada a informação constatei que tinha que comprar o quadrante "high", quadrante esse que já comprei e meti no E39. Verifiquei de seguida que o computador de bordo já funciona, mas as luzes de piscas e outras ficam maradas, o 16:9 pisca enfim o carro fica todo enrolado. Troquei com um amigo para ver se era do quadrante e vi que o dele fazia a mm coisa.

Moral da história e depois de ter lido no manual do retrofit é necessário recodificar o carro, para o quadrante "high".

Ontem fui a uma oficina, não oficial da marca, mas que representa a marca e entendida em BMW para fazer a dita reprogramação. Quando não é o meu espanto que a máquina não recodifica o carro.... :?

Posto este testamento, alguém já fez a dita alteração? Sabem de alguém que a tenha feito, será algum fio mal ligado? Srá que alguém sabe quem me recodifique e/ou veja o que se passa? A mim disseram-me que tinha que comprar um quadrante novo para que seja codificado especificamente para o meu carro.... será mesmo assim?!

Obrigado e desculpem o testamento.

Enviado: 18 out 2008, 16:25
por gt1progman
Topico interessante !!! :)

minha primeira pergunta já resolveste este problema ?

segunda, o quadrante HIGH tem 3 fichas e o LOW tem 2, fizeste todas as alterações necessárias obedecendo ao esquema de ligações !? consultaste o WDS ?

Sim, é verdade tens de codificar o carro e o novo quadrante, mas pelos vistos o teu novo quadrante não era novo, ou seja os bits do estado de codificação já foram alterados. Se isto for verdade tens duas opções, comprar um quadrante novo (que é um desperdicio de oiros) ou manipular o teu quadrante high.

Estava a pensar em fazer um how-to para isto, mas pelo que me vou apercebendo existe pessoal no forum que faz dinheiro com a manipulação de quadrantes (e possívelmente outras ecus) e o meu objectivo não é estragar negocios a ninguém.

resumindo, caso o teu quadrante "novo" high não seja realmente novo e já tenha sido codificado dá uma olhadela na serial eprom que ele tem e vê qual é o valor do endereço 0x03Eh e caso o valor não seja FF altera-o para este valor.
é possível que depois disto o computador de bordo não apresente nada, no entanto não desesperes !! pode ser que ele tenha ficado +/- pronto a ser codificado ;)

NOTA: antes de alterares qualquer coisa que seja faz SEMPRE um backup da serial eprom.

Enviado: 20 out 2008, 10:40
por JPimpao01
gt1progman Escreveu:Topico interessante !!! :)

minha primeira pergunta já resolveste este problema ?

segunda, o quadrante HIGH tem 3 fichas e o LOW tem 2, fizeste todas as alterações necessárias obedecendo ao esquema de ligações !? consultaste o WDS ?

Sim, é verdade tens de codificar o carro e o novo quadrante, mas pelos vistos o teu novo quadrante não era novo, ou seja os bits do estado de codificação já foram alterados. Se isto for verdade tens duas opções, comprar um quadrante novo (que é um desperdicio de oiros) ou manipular o teu quadrante high.

Estava a pensar em fazer um how-to para isto, mas pelo que me vou apercebendo existe pessoal no forum que faz dinheiro com a manipulação de quadrantes (e possívelmente outras ecus) e o meu objectivo não é estragar negocios a ninguém.

resumindo, caso o teu quadrante "novo" high não seja realmente novo e já tenha sido codificado dá uma olhadela na serial eprom que ele tem e vê qual é o valor do endereço 0x03Eh e caso o valor não seja FF altera-o para este valor.
é possível que depois disto o computador de bordo não apresente nada, no entanto não desesperes !! pode ser que ele tenha ficado +/- pronto a ser codificado ;)

NOTA: antes de alterares qualquer coisa que seja faz SEMPRE um backup da serial eprom.
Não ainda não resolvi o problema :?

Sim alterei tudo como manda o figurino, seguindo as indicações do retrofit da BMW e inclusivé comprei todo o material na BMW...

O meu "novo" quadrante, é usado de um 530d caixa auto e o meu é 525d manual...

Consegues dar-me algum andamento a isto?! Só quero é meter isto a funcionar, já ando há 3 meses de volta do carro e nunca mais está pronto... eu desse tipo de programações ainda não percebo nada... caso contrário estou a ver que vou ter muitas longas hora de estudo pela frente :?

Obrigado.

Enviado: 20 out 2008, 11:58
por gt1progman
Pelo pouco que sei vais ter é problemas com o facto do tipo de caixa ser diferente.
mas não perdes nada em tentar.
Precisas de um programa qualquer (tipo bmw scanner da PA soft) que te mostre o conteudo da serial eprom... e é claro que também te deixe mexer nela. Possivelmente o Carsoft também faz isso mas não posso confirmar pois nunca o utilizei.
Se a eprom for do tipo 93S46/56/66 então tudo tranquilo porque pode ser facilmente alterada. Se a eprom for M35080 então é mais dificil e o mais certo é o quadrante ter de levar uma nova eprom.
bom trabalho...

Enviado: 20 out 2008, 12:30
por JPimpao01
Pergunto eu, consegues resolver-me isso ou conheces alguém que me consiga ver isso...?

Enviado: 20 out 2008, 13:38
por gt1progman
Se quiseres posso te "ajudar" a resolver, ou seja posso te preparar o quadrante de modo a ser codificado e depois de instalado no veiculo posso tentar codificar o quadrante com o DIS, isto é claro sem qualquer garantia de sucesso pois não sei se é possível devido as diferenças de caixa.
Da-me o numero de referencia da BMW para ver que tipo de eprom tem o quadrante.

Enviado: 31 out 2008, 15:01
por JPimpao01
O partnumber do quadrante é:

http://www.realoem.com/bmw/partxref.do? ... &details=1

vê-me por favor se tem solução... nunca mais termino esta parte das alterações.

Muito obrigado.

Enviado: 04 nov 2008, 17:29
por JPimpao01
gt1progman, não tens nenhuma novidade para mim?

Obrigado.

Enviado: 04 nov 2008, 19:09
por gt1progman
segue uma PM