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problema ( bruxedo?) 318tds

Enviado: 19 nov 2008, 12:57
por banderas
boas

adquiri recentemente uma touring 318tds e de vez em quando aparece-me um problema daqueles esquesitos e que vou tentar descrever para ver se alguem ja teve o mesmo problema...

Problema: após arrancar, puxo o carro ate as 2000 rpm +/- e meto segunda, puxo novamente ate as 2200 rpm e meto terceira, aqui o carro como que trava o motor e fica completamente sem força e volta para as 750rpm sendo necessario depois reduzir para 2ª novamente e voltar a puxar para meter terceira.

é um problema lixado pois ja me aconteceu ir fazer uma ultrapassagem e ficar sem motor a meio quando passava de 2ª para 3ª.


1º a carrinha puxa muito bem, foi alterada na vilauto pelo antigo proprietario ( meu conhecido e amigo)

2º o problema acontece principalmente com o motor a frio.

3º de vez em quando tambem com o motor a quente.

4º a carrinha nunca falha quando em rotação continua, por exemplo faz uma viagem de 200km sem nunca falhar e responde muito bem aos pedidos de recuperação.

alguem tem alguma ideia do que possa ser?

obrigado

Enviado: 20 nov 2008, 02:49
por Rui ZS
Vê se não tens algum tubo desligado, o meu era o tubo que vai á maf, estava desencaixado e o carro perdia power perto das 3000rpm,

Enviado: 20 nov 2008, 10:02
por banderas
boas, obrigado pela resposta mas este nao tem maf...

hoje de manha aconteceu-me ao passar de 1ª para 2ª 3 vezes seguidas após arrancar e depois lá fez a viagem impecavelmente ....

Enviado: 20 nov 2008, 17:54
por Rui_318TDS
banderas Escreveu:boas, obrigado pela resposta mas este nao tem maf...

hoje de manha aconteceu-me ao passar de 1ª para 2ª 3 vezes seguidas após arrancar e depois lá fez a viagem impecavelmente ....
Mas é o próprio motor que trava ou fica sem turbo momentaneamente?

Cump

Enviado: 20 nov 2008, 21:51
por banderas
boas, obrigado pelas respostas.

ao puxar a mudança e alcançando por exemplo as 2500 rotações, meto outra mudança e o carro perde toda a força e fica ao ralenti, depois passados 3 ou 4 segundos já fica normal outra vez ou seja, com força . ( se for a descer tudo bem pois ele acaba por embalar novamente mas se for a subir ... tenho que lhe meter novamente a mudança anterior.

acho isto muito estranho pois de resto o carro puxa muito bem e tirando este problema não detecto mais nenhuma anomalia no motor...nao tem babadelas, tem 167000km e tudo ok.

obrigado

Enviado: 20 nov 2008, 22:12
por Rui_318TDS
banderas Escreveu:boas, obrigado pelas respostas.

ao puxar a mudança e alcançando por exemplo as 2500 rotações, meto outra mudança e o carro perde toda a força e fica ao ralenti, depois passados 3 ou 4 segundos já fica normal outra vez ou seja, com força . ( se for a descer tudo bem pois ele acaba por embalar novamente mas se for a subir ... tenho que lhe meter novamente a mudança anterior.

acho isto muito estranho pois de resto o carro puxa muito bem e tirando este problema não detecto mais nenhuma anomalia no motor...nao tem babadelas, tem 167000km e tudo ok.

obrigado
Assim é mais complicado, era melhor que fica-se sem turbo momentaneamente.

Ainda não percebi em que momento é que fica ao relantim:

Por exemplo passas de 2ª pra 3ª e já com a 3ª engrenada ele vai pro relantim?

Ou é na altura em que carregas na embraiagem e tiras a 2ª ele vai logo pra uma rotação baixa?

Não será um problema com a embraiagem? É que nessa faixa de rotação é que está o maior binário da carrinha logo maior esforço é pedido à embraiagem.

Só acontece em 3ª?

Raio de problema estranho.

Cump

Enviado: 20 nov 2008, 22:22
por banderas
boas
é assim, a maior parte das vezes isto acontece com o carro frio, a quente é muito dificil acontecer.
de manha:
entro no carro e ponho o mesmo a trabalhar ( tudo ok)
aguardo 1/2 minutos antes de arrancar ( faz muito frio por ca)
arranco em primeira e tudo ok, o carro desenvolve e pede segunda
carrego na embraiagem, tiro a primeira (tudo ok)
meto a segunda( tudo ok)
retiro o pedal da embraiagem e carrego no acelerador ( acontece o que descrevi)

não faz sempre na mesma mudança , tanto faz de 1ª para 2ª como de 2ª para 3ª como de 3ª para 4ª embora normalmente so o faça 1 vez.

a sensação que me dá é que pura e simplesmente o carro fica ao ralenti mas engatado ou seja, volta a pique para as 700rpm +/- mas nao vai abaixo.

penso que se fosse a bomba injectora ele nao se aguentava a altas rotações e ele ai anda que é uma maravilha ( embora nunca o tenha levado alem das 3500 rpm)

é um caso caricato não é?

ja vasculhei este forum todo e não encontrei nada parecido com isto...

a embraiagem foi mudada à 10.000km +/-

obrigado ( mais uma vez)

Enviado: 20 nov 2008, 23:06
por neor
banderas,

pois o meu bolide ta a fazer isso mesmo... e o diagnostico que pedi para fazer acusou o EDC electronico, que é uma peça que fica dentro da bomba injectora e é caro cumó caraças...ou seja, vou ter de mandar reparar isso e como a bomba vai ser tirada, vou revisiona-la toda :? ...brincadeira para perto de mil € :shock:

mas enfim...tem de ser... depois fico descansado (e teso ) :driving

abraço