Sistema de refrigeração

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
Sagu
Membro Iniciado
Registado: 18 fev 2008, 14:51

Sistema de refrigeração

Mensagem por Sagu »

Bom dia

Ontem substitui o termostato do meu carro (E46 320d - 136cv). Depois segui o seguinte procedimento para purgar o sistema de refrigeração:
1 - desapertar todos o sangradores;
2 - encher o vaso de expanção até ao maximo para que sai-se liquido sem ar no sangrador do radiador e do permutador oleo/agua; (nos outros sangradores não saiu liquido)
3 - apertar todos os sangradores e por o carro a trabalhar com o aquecimento no maximo e a ventilação no minimo. Depois de 2 minutos a trabalhar fechei o vaso de expansão e acelerei 3 vezes até as 2000 rpm e parei o carro. esperei 3 minutos e verifiquei o nivel.
4 - Depois de repor o nivel, meti o carro a trabalhar com a temperatura da saufage no minimo até abrir o temostato.

e agora é que veio o problema, depois de 10 minutos com o carro a trabalhar a temperatura do motor ja estava no meio mas a ventuinha não ligava. então foi a menu escondido ver a temperatura do liquido vi que estava em 85ºC. Então esperei mais um pouco mas chegou até aos 100ºC e a ventoinha nada. Apesar de estar nos 100ºC o ponteiro nunca passou do meio. Acham isto normal?

Parei o carro e deixei arrefecer um pouco e quando foi verificar o nivel, a agua saltou fora do deposito.(Acho que tinha posto um pouco a mais).

depois foi dar um volta com o carro, com a temperatura da agua no CB, e verifiquei que o carro chegou a 90ºC e começou a baixar até aos 85ºc, mas quando deixei de puchar pelo carro a temperatura continuou a descer até aos 60ºc.

A pergunta que faço é se o problema vira do termostato da egr ou se será o sistema mal purgado? o carro por mais que eu puche o que pare por mais de 30min, o ponteiro nunca passa do meio.

Desculpem o testamento
Cumprimentos

Responder

Voltar para “Mecanica”