Bom dia
Ontem substitui o termostato do meu carro (E46 320d - 136cv). Depois segui o seguinte procedimento para purgar o sistema de refrigeração:
1 - desapertar todos o sangradores;
2 - encher o vaso de expanção até ao maximo para que sai-se liquido sem ar no sangrador do radiador e do permutador oleo/agua; (nos outros sangradores não saiu liquido)
3 - apertar todos os sangradores e por o carro a trabalhar com o aquecimento no maximo e a ventilação no minimo. Depois de 2 minutos a trabalhar fechei o vaso de expansão e acelerei 3 vezes até as 2000 rpm e parei o carro. esperei 3 minutos e verifiquei o nivel.
4 - Depois de repor o nivel, meti o carro a trabalhar com a temperatura da saufage no minimo até abrir o temostato.
e agora é que veio o problema, depois de 10 minutos com o carro a trabalhar a temperatura do motor ja estava no meio mas a ventuinha não ligava. então foi a menu escondido ver a temperatura do liquido vi que estava em 85ºC. Então esperei mais um pouco mas chegou até aos 100ºC e a ventoinha nada. Apesar de estar nos 100ºC o ponteiro nunca passou do meio. Acham isto normal?
Parei o carro e deixei arrefecer um pouco e quando foi verificar o nivel, a agua saltou fora do deposito.(Acho que tinha posto um pouco a mais).
depois foi dar um volta com o carro, com a temperatura da agua no CB, e verifiquei que o carro chegou a 90ºC e começou a baixar até aos 85ºc, mas quando deixei de puchar pelo carro a temperatura continuou a descer até aos 60ºc.
A pergunta que faço é se o problema vira do termostato da egr ou se será o sistema mal purgado? o carro por mais que eu puche o que pare por mais de 30min, o ponteiro nunca passa do meio.
Desculpem o testamento
Cumprimentos
Sistema de refrigeração
Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.
Moderador: Staff
Ir para
- Geral
- ↳ Apresentação/As nossas belezas
- ↳ Novidades/Opinioes/Sugestões
- Secção Automóvel
- ↳ Informações Gerais
- ↳ Discussão Geral
- ↳ Série 1
- ↳ Modelo E81/E82/E87/E88
- ↳ Modelo F20/F21
- ↳ Série 2
- ↳ Modelo F22
- ↳ Modelo F45
- ↳ Modelo F46
- ↳ Série 3
- ↳ Modelo E21
- ↳ Modelo E30
- ↳ Modelo E36
- ↳ Modelo E46
- ↳ Modelo E90/E91/E92/E93
- ↳ Modelo F30/F31
- ↳ Série 4
- ↳ Série 5
- ↳ Modelo E12
- ↳ Modelo E28
- ↳ Modelo E34
- ↳ Modelo E39
- ↳ Modelo E60/E61
- ↳ Modelo F10/F11
- ↳ Modelo G30/G31/G32
- ↳ Série 6
- ↳ Modelo E24
- ↳ Modelo E63/E64
- ↳ Modelo F06/F12/F13
- ↳ Série 7
- ↳ Modelo E23
- ↳ Modelo E32
- ↳ Modelo E38
- ↳ Modelo E65/E66/E67/E68
- ↳ Modelo F01/F02
- ↳ Modelo G11/G12
- ↳ Série 8
- ↳ Série X
- ↳ Modelo X1
- ↳ Modelo X3
- ↳ Modelo X4
- ↳ Modelo X5
- ↳ Modelo X6
- ↳ Série Z
- ↳ Clássicos
- ↳ Série ///M
- ↳ Bmw Mini
- ↳ BMW i
- Secção Motos
- ↳ Discussão Geral
- Diversos
- ↳ Eventos/Encontros/Concentrações
- ↳ Os Nossos Projectos/Viaturas
- ↳ E30
- ↳ E34
- ↳ E36
- ↳ E39
- ↳ E46
- ↳ E6x
- ↳ E8x
- ↳ E9x
- ↳ F10
- ↳ F20
- ↳ F30
- ↳ [DIY] Faz Tu Mesmo!
- ↳ Modificações/Performance
- ↳ Ajudas/Problemas/Soluções
- ↳ Electronica
- ↳ Mecanica
- ↳ Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1
- ↳ Manutenção
- ↳ Concursos / Passatempos
- ↳ Concurso foto do mês
- ↳ Press / Notícias
- ↳ Off Topic
- ↳ Classificados
- ↳ Merchandising ClubeBMWPortugal
- ↳ Vende-se
- ↳ Veículos
- ↳ Peças / Acessórios
- ↳ Diversos
- ↳ Compra-se
- ↳ Veículos
- ↳ Peças / Acessórios
- ↳ Diversos