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Rodagem... ajuda...

Enviado: 23 fev 2005, 02:08
por MiniBimmer
Boas
Este tipo de topico ja deve ter sido feito por mtos users... peço desculpa por isso... mas como o meu carro novo tá a chegar, gostava de lhe fazer a melhor rodagem possivel.

O meu MiniBimmer deve-me ser entregue para a semana 8)

Gostaria de saber a melhor maneira de fazer a rodagem ao Mini Cooper S by JCW.
Que rotações devo manter?
Tipo de condução?
Quantos Km devo fazer sem puxar mto?
etc...

Todas as ajudas seram bem vindas... fico à espera da vossa ajuda.
Desde ja vos agradeço

Hasta

Enviado: 23 fev 2005, 02:53
por black 300zx
Muito bem! Logo um John Cooper Works!! ;)

Tens aqui algumas dicas interessantes que retirei do site "scoobyPT".
Nota que depois desta primeira rodagem, existe uma fase em que o motor deve ser bem puxado, pois é esta que vai influenciar o rendimento futuro do motor.


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Rodagem
Os automóveis de hoje, já não precisam de fazer rodagens tão cuidadadosas como antigamente. Porém justificam-se alguns cuidados para que a mecânica dure mais.

Há duas décadas atrás, a durabilidade e a boa prestação de um automóvel estavam em grande parte relacionadas com o tratamento inicial que o condutor lhe impunha nos primeiros milhares de km. Os livros de instruções da época, abordavam ao pormenor a importancia da rodagem, estipulando visitas á oficina logo após curtos espaços de utilização, para reafinar, reapertar, e mesmo verificar quase tudo.

Actualmente, a evolução dos processos de fabrico que envolvem uma maior precisão tecnica nos motores, somado ao aumento de qualidade e eficácia por parte dos lubrificantes, torna dispensavel alguns cuidados antigos, existindo assim na prática um alargar substancial dos intervalos de assistência.
Ficam aqui algumas regras de outrora e que continuam actuais e válidas.

Motor

Numa fase em que as peças do motor ainda não estão perfeitamente “acamadas”, um esforço exagerado, um arranque a frio descuidado ou mesmo uma utilização demasiado despreocupada, poderá marcar irremediavelmente a unidade a nivel de perfomance, fiabilidade ou mesmo no consumo.

Não esforçe o motor a frio, em especial numa unidade nova e equipada com turbo, deixe que este atinga a temperatura normal de funcionamento, o que demora em média, um bom quarto de hora. Isto não significa que o carro fique parado até ter aquecido, mas apenas que não se pratiquem de inicio grandes regimes de rotação.

As unidades com turbo devem merecer um cuidado extra. Antes de desligar o motor, deixe que a turbina e todos os seus componentes internos arrefeçam. Alguns minutos de espera justificam-se plenamente, para mais se o motor foi utilizado a alta rotação, sendo ainda uma boa opcção instalar um Turbo-Timer.

Se viver num local que implique fazer uma subida íngreme no inicio do percurso, deixe o motor trabalhar alguns minutos antes de arrancar.

Estas regras são validas não só no periodo de rodagem como também para todo o tempo de existência do veiculo.

O óleo

A lubrificação continua a ser de uma importancia crucial, em especial durante os primeiros tempos de utilização de qualquer motor.

Nesta fase, uma falha pode ser o fim, ou (mais tarde) trazer implicações mais sérias.

Não espere pelos 15 mil km para proceder à mudança de óleo prevista no livro de revisoes.

Note que um consumo até um litro de oleo por cada 3000km numa fase de rodagem, pode considerar-se normal.

O acrescentar, ou mudar de óleo, deverá ter sempre em conta o tipo e qualidade do lubrificante, respeitando sempre as especificações tecnicas recomendadas.

Vigie o Conta Rotações

No inicio, vigie o conta rotações, anule desta forma os regimes de rotação elevados.
Mesmo com o motor quente não é conveniente exceder as 4000rpm, isto com menos de 2500km percorridos.
Da mesma maneira será conveniente evitar fazer-se longas distancias sempre no mesmo regime, deixe o motor oscilar de rotação gradualmente e à medida que vá acumulando km.

Travões

Tal como o motor, os travões também precisam de ser rodados, sendo esta regra aplicada não só quando o carro é novo, como também sempre que as pastilhas e os discos sejam substituidos.
Desta forma, conduza com suavidade, evite as travagens fortes e bruscas de início.
Quando mude de pastilhas ou discos, terá de ter em conta a eficácia de travagem que poderá diminuir nos primeiros km, isto até que os materiais de fricção se adaptem completamente na sua forma aos discos novos.
Por outro lado, também não convém fazer travagens menos fortes prolongadas, por exemplo, deixando o pé sobre o pedal durante uma descida longa, isso provoca um
excesso de aquecimento nos travões “fadiga” tornando-se nefasto para o material novo.
Com os discos ao rubro, não os lave com agulheta em postos de lavagem tipo self-service.

Caixa de velocidades

É o segundo orgão mecânico mais complexo e dispendioso de um automóvel.
Utilize a caixa com alguma suavidade, com precisão, e carregando sempre bem no pedal de embraiagem, só assim as engrenagens e sincronizadores poderão ajustar-se completamente com toda a precisão.
Não estranhe por isso, se as passagens de caixa forem rijas de inicio, é essa força de resistência que se pretende vá desaparecendo gradualmente.

O final da rodagem

Depois dos 2500km, solte progressivamente o motor, deixe-o entrar em regimes mais vigorosos. Dizem os entendidos que 500rpm em cada 500Km e com o motor sempre bem quente... certo é que depois de atingidos os 5000km, pode considerar-se a meta alcançada, finalmente podemos deixá-lo beijar o red line, mas atenção ao excesso de velocidade.

Manutenção Após Rodagem

A ideia correcta de que nos representantes oficiais os preços são bem mais elevados, tem desviado dos concessionários muitos clientes que preferem assim realizar as revisoes periodicas de uma forma bem mais economica.
Basta para isso manter as instruções do manual ou recorrendo ainda a outros canais de informação disponiveis informáticamente por essa net fora.
Embora exista sempre a ideia de que se deve utilizar os serviços recomendados, existem tarefas que podem e devem devem ser efectuadas noutros locais. Por exemplo, quando mudamos os pneus estes devem ser adquiridos e instalados por empresas especializadas.
Enquanto o carro estiver na garantia, recomenda-se que siga à risca todas as revisoes programadas num concessionário, pois supostamente são os que conhecem melhor o seu carro e também possuem meios de diagnostico autorizados.
Além disso, todas as operações de manutenção tem neste caso garantia.
Quando a garantia acaba, então poderá ter vantagens em fazer as varias operaçoes de manutenção onde lhe for mais conveniente.
Não poupe na manutenção, pois o correcto estado geral do seu automovel permitir-lhe-á realizar mais Km e gastar menos dinheiro.
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Abraços

Enviado: 23 fev 2005, 03:01
por MiniBimmer
Boas
Grande Post...
Mto obrigado black 300zx... o pessoal de Fafe sp prestavél 8)

Espero q o motor com o Kit JCW seja fiavél...

Todas as ajudas são bem vindas... postem as vossas opiniões sobre rodagens... para ver se este pequeno BMW fica em boas condições 8)

Hasta

Enviado: 23 fev 2005, 03:27
por black 300zx
De nada Bimmer! ;)

Quanto à fiabilidade, não te preocupes, porque trata-se de um Kit específico para o modelo em questão, e basta o nome John Cooper para impor respeito! Além disso se não fosse fiável, a marca não dava garantia.

Quando tiveres o carro, coloca aqui no forum as primeiras impressões.

Abraço

Enviado: 23 fev 2005, 13:18
por Pedro///Menezes
black 300zx, muito bem! :palmas

Enviado: 02 mar 2005, 22:39
por MiniBimmer
Boas
Assim q tiver o carro eu meto umas fotos do mesmo e presto as primeiras impressões...
Amanha vai montar o Kit... ja vi o carro... esta no stand 8)

Digam-me mais uma coisa, acham recomendacel a primeira muda de oleo ser mais cedo q o normal?
Tipo aos 4.000Km?

Depois da rodagem estou a pensar mudar o oleo de 10,000Km em 10.000Km... qual a vossa opinião sobre este assunto?

Hasta

Enviado: 03 mar 2005, 00:18
por AMS
Segue a manutenção recomendada pela marca...