Problema com 320d (e46)
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Problema com 320d (e46)
Boas a todos.
Já não frequentava o forum há algum tempo, mas hoje quero partilhar uma experiência com vocês.
Esta manhã levei o carro (320d e46 1999) à BMW para fazer a revisão (inspection II - 224000 km). Tudo estava a correr bem quando na última etapa o problema surgiu. Quando o mecânico foi "sangrar" o anti-congelante, para substituição do mesmo, aquilo nem corria, parecia um cano cheio de lôdo. Quando adquiri a viatura ele deu-me problemas, perdeu água e aqueceu, isto já lá vão 3 anos. Masandou sempre impecável, nunca me deu mais problemas. Hoje quando vi aquilo até joguei as mãos á cabeça, como é que com tanta porcaria no sistema de arrefecimento o carro não deu sinal? Há coisas... e andou assim 2 anos (aproximadamente).
O carro teve de ficar lá para um diagnóstico mais preciso. Será junta da cabeça? Como aqueceu há algum tempo atrás... não sei.
Também me falaram que poderia ser uma peça relacionada com o sistema de óleo que não me recordo o nome.
Vou ter de esperar até segunda feira. Hoje já não tinham tempo para desmontar aquilo.
Uma boa conta vou ter de certeza, pois a inspection II somada a este problema... até dói.
Se alguém quiser dar algumas opiniões serão bem vindas.
Para a semana trarei novidades.
Um abraço a todos.
Já não frequentava o forum há algum tempo, mas hoje quero partilhar uma experiência com vocês.
Esta manhã levei o carro (320d e46 1999) à BMW para fazer a revisão (inspection II - 224000 km). Tudo estava a correr bem quando na última etapa o problema surgiu. Quando o mecânico foi "sangrar" o anti-congelante, para substituição do mesmo, aquilo nem corria, parecia um cano cheio de lôdo. Quando adquiri a viatura ele deu-me problemas, perdeu água e aqueceu, isto já lá vão 3 anos. Masandou sempre impecável, nunca me deu mais problemas. Hoje quando vi aquilo até joguei as mãos á cabeça, como é que com tanta porcaria no sistema de arrefecimento o carro não deu sinal? Há coisas... e andou assim 2 anos (aproximadamente).
O carro teve de ficar lá para um diagnóstico mais preciso. Será junta da cabeça? Como aqueceu há algum tempo atrás... não sei.
Também me falaram que poderia ser uma peça relacionada com o sistema de óleo que não me recordo o nome.
Vou ter de esperar até segunda feira. Hoje já não tinham tempo para desmontar aquilo.
Uma boa conta vou ter de certeza, pois a inspection II somada a este problema... até dói.
Se alguém quiser dar algumas opiniões serão bem vindas.
Para a semana trarei novidades.
Um abraço a todos.
- BMikeW
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Re: Problema com 320d (e46)
Boas!
No mínimo é estranho...
Boa sorte com isso e o importante é que não haja danos colaterais...
Cumps,
BMikeW.
P.S.: Na próxima revisão do meu, tb vou mandar ver como está o anti-congelante :lol1
No mínimo é estranho...

Boa sorte com isso e o importante é que não haja danos colaterais...
Cumps,
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P.S.: Na próxima revisão do meu, tb vou mandar ver como está o anti-congelante :lol1
__________ Não sejas (ovelha) Xoné...__________

__________ andar de BMW é que é!!!___________

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Re: Problema com 320d (e46)
Se o óleo estava a nível e suposto anticongelante também, aponto para "fuga nas juntas cabeça, ou noutro lado "tubagens... de anticongelante, e para não se darem ao trabalho de reparação e gastos meteram liquido "tapa fugas" que é bastante espesso, parecendo pasta verde ou castanha.
Parece-me que vais entrar em despesas...quem vendeu já lavou as mãos.
Cumps
Parece-me que vais entrar em despesas...quem vendeu já lavou as mãos.
Cumps
E46 320D
- HangaS
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Re: Problema com 320d (e46)
namsantos, quando souberes o que é diz qualquer coisa.
É que tive um problema parecido num E36, e também ia jurar que não era junta.
O carro também nunca tinha dado um problema e nisto, uma vez um tubo do radiador saltou fora porque a falange estava ressequida e a agua também estava toda lamacenta.
Suspeitou-se do habitual nessas situações. A junta da cabeça.
Tirou-se a junta fora, e estava inteira.. velha e tal.. mas nada de mais
Teve que levar uma nova, a cabeça testada numa casa da especialidade e o bloco foi inspeccionado, nada!
O problema não só continuou mas até piorou, por mais que se despeje o reencha o circuito a agua fica sempre suja e agora aquece :S
E cada vez me convenço mais que deve ser apenas uma valvula ou algo do genero...
É que tive um problema parecido num E36, e também ia jurar que não era junta.
O carro também nunca tinha dado um problema e nisto, uma vez um tubo do radiador saltou fora porque a falange estava ressequida e a agua também estava toda lamacenta.
Suspeitou-se do habitual nessas situações. A junta da cabeça.
Tirou-se a junta fora, e estava inteira.. velha e tal.. mas nada de mais

Teve que levar uma nova, a cabeça testada numa casa da especialidade e o bloco foi inspeccionado, nada!
O problema não só continuou mas até piorou, por mais que se despeje o reencha o circuito a agua fica sempre suja e agora aquece :S
E cada vez me convenço mais que deve ser apenas uma valvula ou algo do genero...
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Re: Problema com 320d (e46)
Pode ser o radiador de refrigeração com fuga. O meu levou á pouco tempo um novo, o antigo deixava passar anti congelante para o motor e depois o carro aquecia e entrava em safe mode.
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Re: Problema com 320d (e46)
Quando souber realmente o que se passou comunico-vos. De certeza que provocou danos colaterais. Se não tivesse feito esta revisão (inspection II) provavelmente ainda iria andar assim algum tempo, pois nas outras o anticongelante não foi substituido. Por esta experiência deixo um conselho áqueles que se limitam a fazer revisões mais simples, tipo apenas mudança de óleos e filtros, de vez em quando é preferivel uma mais aprofundada, nem que seja em espaços de tempo mais alargados, mas se não fosse assim não tinha descoberto este problema.
Alguém me pode elucidar dos preços se for junta da cabeça queimada? Ou radiador?
É que estou mesmo á toa, e assim para a semana o choque não seria tão grande
Ok pessoal, como disse, assim que souber o que se passou digo-vos e apresento tb a conta dolorosa ou o orçamento proposto por eles. Abraços.
Alguém me pode elucidar dos preços se for junta da cabeça queimada? Ou radiador?
É que estou mesmo á toa, e assim para a semana o choque não seria tão grande

Ok pessoal, como disse, assim que souber o que se passou digo-vos e apresento tb a conta dolorosa ou o orçamento proposto por eles. Abraços.
- HangaS
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Re: Problema com 320d (e46)
Como disse anteriormente já passei por essa experiencia num E36. No total acabou por me ficar em 800Eur.
A junta da cabeça e outras juntas que é preciso trocar ao abrir o motor nem são caras, no meu caso foram umas 5 acho. Custam entre 10 e 20€ cada uma, mas um kit completo de juntas para esse procedimento custa uns 100€ se nao estou em erro.. depende do motor mas anda por ai. Depois de aberto o motor não da para aproveitar algumas juntas.. principalmente a da cabeça.. tem mesmo que ser uma nova.
O que é caro nisso tudo é a mão de obra que numa oficina de marca ronda os 40€/h
no meu caso paguei uns 300Eur.
Levou ainda um thermostato novo, porque o outro com a lama não estava em condições.. (65Eur) a bomba de agua safou-se e até estava em boas condições, mas normalmente nesses casos acaba por ser preciso trocar também.
Tive que lhe somar ainda algumas tubagens que estavam resequidas da idade, bracadeiras novas.. e uma bateria nova porque o carro esteve mais um mês parado durante a reparação e depois não queria aceitar carga.. tudo junto uma dolorosa de 800€.
Por isso conta com algo perto destes valores.
-- Sexta Ago 07, 2009 9:50 pm --
Isso que dizes de trocar o liquido refrigerante regularmente, foi algo que também só li depois de ter tido o problema. Ha quem diga que se deve trocar de 2 em 2 anos, outros de 4 em 4.
Trocar o liquido na baviera custa à volta de 50€ incluido o anticongelante próprio da BMW (se não estou em erro) por isso 800 euros da para trocar o liquido umas 16 vezes, memo que sejam paranoicos e troquem o liquido todos os anos, dá para 16 anos!!
Uma coisa que vou fazer agora com o E46 que tenho há poucos meses é na próxima revisão que é já em setembro pedir para trocar isso, porque não sei há qto tempo lá anda aquele liquido.. sei que esta verde e limpinho.. mas pode já ter perdido as propriedades anti-corrosão.
A junta da cabeça e outras juntas que é preciso trocar ao abrir o motor nem são caras, no meu caso foram umas 5 acho. Custam entre 10 e 20€ cada uma, mas um kit completo de juntas para esse procedimento custa uns 100€ se nao estou em erro.. depende do motor mas anda por ai. Depois de aberto o motor não da para aproveitar algumas juntas.. principalmente a da cabeça.. tem mesmo que ser uma nova.
O que é caro nisso tudo é a mão de obra que numa oficina de marca ronda os 40€/h

Levou ainda um thermostato novo, porque o outro com a lama não estava em condições.. (65Eur) a bomba de agua safou-se e até estava em boas condições, mas normalmente nesses casos acaba por ser preciso trocar também.
Tive que lhe somar ainda algumas tubagens que estavam resequidas da idade, bracadeiras novas.. e uma bateria nova porque o carro esteve mais um mês parado durante a reparação e depois não queria aceitar carga.. tudo junto uma dolorosa de 800€.
Por isso conta com algo perto destes valores.
-- Sexta Ago 07, 2009 9:50 pm --
Isso que dizes de trocar o liquido refrigerante regularmente, foi algo que também só li depois de ter tido o problema. Ha quem diga que se deve trocar de 2 em 2 anos, outros de 4 em 4.
Trocar o liquido na baviera custa à volta de 50€ incluido o anticongelante próprio da BMW (se não estou em erro) por isso 800 euros da para trocar o liquido umas 16 vezes, memo que sejam paranoicos e troquem o liquido todos os anos, dá para 16 anos!!
Uma coisa que vou fazer agora com o E46 que tenho há poucos meses é na próxima revisão que é já em setembro pedir para trocar isso, porque não sei há qto tempo lá anda aquele liquido.. sei que esta verde e limpinho.. mas pode já ter perdido as propriedades anti-corrosão.
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Re: Problema com 320d (e46)
eu troco sempre o meu uma vez por ano,nao é caro e nem da muito trabalho.
e se formos a ver,o liquido quando se muda,nunca vai puro,leva sempre uma mistura de agua/liquido.
e a agua como tem calcario se a mistura nao for bem feita ,(se levar agua a mais)o liquido vai perder as qualidades mais depressa que o normal,se nao levar agua ou seja ...se for puro em alguns casos pode vir a danificar as relas,o que tambem nao é bom.
como o liquido é barato,troca-se todos os anos e ao menos vamos vendo com mais frequencia como esta o estado das tubagens
e se formos a ver,o liquido quando se muda,nunca vai puro,leva sempre uma mistura de agua/liquido.
e a agua como tem calcario se a mistura nao for bem feita ,(se levar agua a mais)o liquido vai perder as qualidades mais depressa que o normal,se nao levar agua ou seja ...se for puro em alguns casos pode vir a danificar as relas,o que tambem nao é bom.
como o liquido é barato,troca-se todos os anos e ao menos vamos vendo com mais frequencia como esta o estado das tubagens
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Re: Problema com 320d (e46) permutador de óleo
Boas
Telefonaram-me esta manhã e já descobriram o que se passou.
Permutador do óleo danificado. Causou problemas na tubagem e no radiador.
Para além da inspection II vou ter ainda de substituir radiador, permutador e tubagens.
Factura final ronda os 1300 euros
nfire
Férias estragadas... e só terei veículo para a semana
E vamos ver se não danificou a junta da cabeça... ainda iam testar...
Caramba... um problema nunca vem só e é verdade.
Abraço
Telefonaram-me esta manhã e já descobriram o que se passou.
Permutador do óleo danificado. Causou problemas na tubagem e no radiador.
Para além da inspection II vou ter ainda de substituir radiador, permutador e tubagens.
Factura final ronda os 1300 euros

Férias estragadas... e só terei veículo para a semana

E vamos ver se não danificou a junta da cabeça... ainda iam testar...
Caramba... um problema nunca vem só e é verdade.
Abraço
- HangaS
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- O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
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Re: Problema com 320d (e46)
Obrigado pelo feedback namsantos, :fixe
Hum, já ouvi falar nesse permutador do oleo... mas eu acho que o meu E36 por ser a gasolina não tem disso.. já ouvi que sim e que não, mas também ainda não perguntei a ninguem com conhecimento de causa..
Será que o meu E36 316i tem o tal permutador de oleo? Se tiver isso explica os sintomas semelhantes aos do teu e o facto de ter trocado uma junta de cabeça que afinal estava boa e o problema não ter desaparecido.
Hum, já ouvi falar nesse permutador do oleo... mas eu acho que o meu E36 por ser a gasolina não tem disso.. já ouvi que sim e que não, mas também ainda não perguntei a ninguem com conhecimento de causa..
Será que o meu E36 316i tem o tal permutador de oleo? Se tiver isso explica os sintomas semelhantes aos do teu e o facto de ter trocado uma junta de cabeça que afinal estava boa e o problema não ter desaparecido.

Re: Problema com 320d (e46)
Boas... Esse permutador de óleo só traz dores de cabeça...
Tive esse problema a 1ª vez num peugeot que tive... Começou a aparecer óleo no frasco de expansão!
Solução: eliminá-lo. "chantar" os tubos de água um com o outro a retirar esse radiador...(para o retirar tive de fazer uma peça num torneiro com rosca para apertar no bloco e rosca para o filtro de óleo) Voltei a fazer o mesmo num golf IV que tenho. Confesso que ainda não o fiz com a e46... :rezar Mas vou fazer!!! Espero que quando me decidir não seja tarde... 
Tive esse problema a 1ª vez num peugeot que tive... Começou a aparecer óleo no frasco de expansão!


- HangaS
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Re: Problema com 320d (e46)
E esse permutador também existe nos carros a gasolina?
Já andei à pesquisar sobre isso mas não cheguei a conclusão nenhuma... se bem que aparece quase sempre relacionado com os diesel.
Onde é que essa coisa esta situada normalmente?
Já andei à pesquisar sobre isso mas não cheguei a conclusão nenhuma... se bem que aparece quase sempre relacionado com os diesel.
Onde é que essa coisa esta situada normalmente?

- JPimpao01
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Re: Problema com 320d (e46)
Tópico movido para a seccção correcta!
- pedrosousa
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Re: Problema com 320d (e46)
Sim existe e está junto ao copo do filtro de óleo, já expliquei isto várias vezes aqui no forum.HangaS Escreveu:E esse permutador também existe nos carros a gasolina?
Já andei à pesquisar sobre isso mas não cheguei a conclusão nenhuma... se bem que aparece quase sempre relacionado com os diesel.
Onde é que essa coisa esta situada normalmente?
O circuito de lubrificação trabalha a + de 3bar o de refrigeração a +-1,2bar SEMPRE que aparecer óleo no liquido de arrefecimento a primeira coisa que se faz é mandar testar o permutador óleo-àgua, vulgo radiador óloe - água.
Isto porque a pressão tende a escapar-se para o lado onde existe menos pressão, é perfeitamente natural... E o pessoal passa a vida a insistir com as juntas da cabeça do motor!
Peçam SEMPRE para o testarem com pressão e com calor, porque um colega aqui do forum foi abrir o motor porque só testaram com pressão e afinal o problema era no radiador e não deram com ela à primeira.
- HangaS
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Re: Problema com 320d (e46)
pedrosousa, obrigado. Já tinha andado a procura mas não devo ter feito a pesquisa certa.
Isso agora deixa-me a pensar.. O carro antes sempre fez os oil services todos na Baviera, tirando o ultimo antes dos problemas.. que foi numa Station Marche (e já aqui se falou em nabisses deles varias vezes).
Precisava de ir de ferias e não consegui marcação na Baviera a tempo...
Haverá alguma probabilidade de por nabisse terem-me danificado o permutador ao trocar o filtro, por exemplo?
Isso agora deixa-me a pensar.. O carro antes sempre fez os oil services todos na Baviera, tirando o ultimo antes dos problemas.. que foi numa Station Marche (e já aqui se falou em nabisses deles varias vezes).
Precisava de ir de ferias e não consegui marcação na Baviera a tempo...
Haverá alguma probabilidade de por nabisse terem-me danificado o permutador ao trocar o filtro, por exemplo?
