Problema com 320d (e46)

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

namsantos
Membro Iniciado
Registado: 15 fev 2007, 09:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/03

Problema com 320d (e46)

Mensagem por namsantos »

Boas a todos.
Já não frequentava o forum há algum tempo, mas hoje quero partilhar uma experiência com vocês.
Esta manhã levei o carro (320d e46 1999) à BMW para fazer a revisão (inspection II - 224000 km). Tudo estava a correr bem quando na última etapa o problema surgiu. Quando o mecânico foi "sangrar" o anti-congelante, para substituição do mesmo, aquilo nem corria, parecia um cano cheio de lôdo. Quando adquiri a viatura ele deu-me problemas, perdeu água e aqueceu, isto já lá vão 3 anos. Masandou sempre impecável, nunca me deu mais problemas. Hoje quando vi aquilo até joguei as mãos á cabeça, como é que com tanta porcaria no sistema de arrefecimento o carro não deu sinal? Há coisas... e andou assim 2 anos (aproximadamente).
O carro teve de ficar lá para um diagnóstico mais preciso. Será junta da cabeça? Como aqueceu há algum tempo atrás... não sei.
Também me falaram que poderia ser uma peça relacionada com o sistema de óleo que não me recordo o nome.
Vou ter de esperar até segunda feira. Hoje já não tinham tempo para desmontar aquilo.
Uma boa conta vou ter de certeza, pois a inspection II somada a este problema... até dói.
Se alguém quiser dar algumas opiniões serão bem vindas.
Para a semana trarei novidades.
Um abraço a todos.
Imagem
The Light of your Dreams... ;)

BMikeW
Membro Juvenil
Registado: 29 jan 2009, 19:01
O meu Carro:: BMW 120D E82 04/2010

Re: Problema com 320d (e46)

Mensagem por BMikeW »

Boas!

No mínimo é estranho... :shock:

Boa sorte com isso e o importante é que não haja danos colaterais...

Cumps,
BMikeW.

P.S.: Na próxima revisão do meu, tb vou mandar ver como está o anti-congelante :lol1
__________ Não sejas (ovelha) Xoné...__________
Imagem
__________ andar de BMW é que é!!!___________

joselord
Membro Iniciado
Registado: 15 ago 2006, 01:28

Mensagem por joselord »

Se o óleo estava a nível e suposto anticongelante também, aponto para "fuga nas juntas cabeça, ou noutro lado "tubagens... de anticongelante, e para não se darem ao trabalho de reparação e gastos meteram liquido "tapa fugas" que é bastante espesso, parecendo pasta verde ou castanha.

Parece-me que vais entrar em despesas...quem vendeu já lavou as mãos.

Cumps
E46 320D

HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Mensagem por HangaS »

namsantos, quando souberes o que é diz qualquer coisa.

É que tive um problema parecido num E36, e também ia jurar que não era junta.
O carro também nunca tinha dado um problema e nisto, uma vez um tubo do radiador saltou fora porque a falange estava ressequida e a agua também estava toda lamacenta.

Suspeitou-se do habitual nessas situações. A junta da cabeça.
Tirou-se a junta fora, e estava inteira.. velha e tal.. mas nada de mais :|
Teve que levar uma nova, a cabeça testada numa casa da especialidade e o bloco foi inspeccionado, nada!

O problema não só continuou mas até piorou, por mais que se despeje o reencha o circuito a agua fica sempre suja e agora aquece :S

E cada vez me convenço mais que deve ser apenas uma valvula ou algo do genero...
Imagem

Imagem

BIMMERFEST
Membro Iniciado
Registado: 21 jan 2009, 00:03
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por BIMMERFEST »

Pode ser o radiador de refrigeração com fuga. O meu levou á pouco tempo um novo, o antigo deixava passar anti congelante para o motor e depois o carro aquecia e entrava em safe mode.

namsantos
Membro Iniciado

Mensagem por namsantos »

Quando souber realmente o que se passou comunico-vos. De certeza que provocou danos colaterais. Se não tivesse feito esta revisão (inspection II) provavelmente ainda iria andar assim algum tempo, pois nas outras o anticongelante não foi substituido. Por esta experiência deixo um conselho áqueles que se limitam a fazer revisões mais simples, tipo apenas mudança de óleos e filtros, de vez em quando é preferivel uma mais aprofundada, nem que seja em espaços de tempo mais alargados, mas se não fosse assim não tinha descoberto este problema.
Alguém me pode elucidar dos preços se for junta da cabeça queimada? Ou radiador?
É que estou mesmo á toa, e assim para a semana o choque não seria tão grande :scary
Ok pessoal, como disse, assim que souber o que se passou digo-vos e apresento tb a conta dolorosa ou o orçamento proposto por eles. Abraços.
Imagem

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Como disse anteriormente já passei por essa experiencia num E36. No total acabou por me ficar em 800Eur.

A junta da cabeça e outras juntas que é preciso trocar ao abrir o motor nem são caras, no meu caso foram umas 5 acho. Custam entre 10 e 20€ cada uma, mas um kit completo de juntas para esse procedimento custa uns 100€ se nao estou em erro.. depende do motor mas anda por ai. Depois de aberto o motor não da para aproveitar algumas juntas.. principalmente a da cabeça.. tem mesmo que ser uma nova.

O que é caro nisso tudo é a mão de obra que numa oficina de marca ronda os 40€/h :| no meu caso paguei uns 300Eur.

Levou ainda um thermostato novo, porque o outro com a lama não estava em condições.. (65Eur) a bomba de agua safou-se e até estava em boas condições, mas normalmente nesses casos acaba por ser preciso trocar também.

Tive que lhe somar ainda algumas tubagens que estavam resequidas da idade, bracadeiras novas.. e uma bateria nova porque o carro esteve mais um mês parado durante a reparação e depois não queria aceitar carga.. tudo junto uma dolorosa de 800€.

Por isso conta com algo perto destes valores.

-- Sexta Ago 07, 2009 9:50 pm --

Isso que dizes de trocar o liquido refrigerante regularmente, foi algo que também só li depois de ter tido o problema. Ha quem diga que se deve trocar de 2 em 2 anos, outros de 4 em 4.

Trocar o liquido na baviera custa à volta de 50€ incluido o anticongelante próprio da BMW (se não estou em erro) por isso 800 euros da para trocar o liquido umas 16 vezes, memo que sejam paranoicos e troquem o liquido todos os anos, dá para 16 anos!!

Uma coisa que vou fazer agora com o E46 que tenho há poucos meses é na próxima revisão que é já em setembro pedir para trocar isso, porque não sei há qto tempo lá anda aquele liquido.. sei que esta verde e limpinho.. mas pode já ter perdido as propriedades anti-corrosão.
Imagem

Imagem

luismrc
Membro Juvenil
Registado: 25 jun 2009, 19:43
O meu Carro:: bmw 320d e46

Mensagem por luismrc »

eu troco sempre o meu uma vez por ano,nao é caro e nem da muito trabalho.
e se formos a ver,o liquido quando se muda,nunca vai puro,leva sempre uma mistura de agua/liquido.
e a agua como tem calcario se a mistura nao for bem feita ,(se levar agua a mais)o liquido vai perder as qualidades mais depressa que o normal,se nao levar agua ou seja ...se for puro em alguns casos pode vir a danificar as relas,o que tambem nao é bom.
como o liquido é barato,troca-se todos os anos e ao menos vamos vendo com mais frequencia como esta o estado das tubagens

namsantos
Membro Iniciado

Re: Problema com 320d (e46) permutador de óleo

Mensagem por namsantos »

Boas
Telefonaram-me esta manhã e já descobriram o que se passou.
Permutador do óleo danificado. Causou problemas na tubagem e no radiador.
Para além da inspection II vou ter ainda de substituir radiador, permutador e tubagens.
Factura final ronda os 1300 euros :onfire
Férias estragadas... e só terei veículo para a semana :cry:
E vamos ver se não danificou a junta da cabeça... ainda iam testar...
Caramba... um problema nunca vem só e é verdade.
Abraço
Imagem

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Obrigado pelo feedback namsantos, :fixe

Hum, já ouvi falar nesse permutador do oleo... mas eu acho que o meu E36 por ser a gasolina não tem disso.. já ouvi que sim e que não, mas também ainda não perguntei a ninguem com conhecimento de causa..

Será que o meu E36 316i tem o tal permutador de oleo? Se tiver isso explica os sintomas semelhantes aos do teu e o facto de ter trocado uma junta de cabeça que afinal estava boa e o problema não ter desaparecido. :roll:
Imagem

Imagem

ndsgraca
Membro Iniciado
Registado: 06 jan 2008, 19:09

Mensagem por ndsgraca »

Boas... Esse permutador de óleo só traz dores de cabeça...
Tive esse problema a 1ª vez num peugeot que tive... Começou a aparecer óleo no frasco de expansão! :shock: Solução: eliminá-lo. "chantar" os tubos de água um com o outro a retirar esse radiador...(para o retirar tive de fazer uma peça num torneiro com rosca para apertar no bloco e rosca para o filtro de óleo) Voltei a fazer o mesmo num golf IV que tenho. Confesso que ainda não o fiz com a e46... :rezar Mas vou fazer!!! Espero que quando me decidir não seja tarde... :?

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

E esse permutador também existe nos carros a gasolina?
Já andei à pesquisar sobre isso mas não cheguei a conclusão nenhuma... se bem que aparece quase sempre relacionado com os diesel.

Onde é que essa coisa esta situada normalmente? :roll:
Imagem

Imagem

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Tópico movido para a seccção correcta!
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

HangaS Escreveu:E esse permutador também existe nos carros a gasolina?
Já andei à pesquisar sobre isso mas não cheguei a conclusão nenhuma... se bem que aparece quase sempre relacionado com os diesel.

Onde é que essa coisa esta situada normalmente? :roll:
Sim existe e está junto ao copo do filtro de óleo, já expliquei isto várias vezes aqui no forum.

O circuito de lubrificação trabalha a + de 3bar o de refrigeração a +-1,2bar SEMPRE que aparecer óleo no liquido de arrefecimento a primeira coisa que se faz é mandar testar o permutador óleo-àgua, vulgo radiador óloe - água.

Isto porque a pressão tende a escapar-se para o lado onde existe menos pressão, é perfeitamente natural... E o pessoal passa a vida a insistir com as juntas da cabeça do motor!

Peçam SEMPRE para o testarem com pressão e com calor, porque um colega aqui do forum foi abrir o motor porque só testaram com pressão e afinal o problema era no radiador e não deram com ela à primeira.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

pedrosousa, obrigado. Já tinha andado a procura mas não devo ter feito a pesquisa certa.

Isso agora deixa-me a pensar.. O carro antes sempre fez os oil services todos na Baviera, tirando o ultimo antes dos problemas.. que foi numa Station Marche (e já aqui se falou em nabisses deles varias vezes).
Precisava de ir de ferias e não consegui marcação na Baviera a tempo...

Haverá alguma probabilidade de por nabisse terem-me danificado o permutador ao trocar o filtro, por exemplo? :roll:
Imagem

Imagem

Responder

Voltar para “Mecanica”