Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

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Crow
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Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por Crow »

Boas, precisava da vossa ajuda.

Então é assim...ontem pra levar o carro à IPO B para avermamento de peliculas voltei a ligar a EGR. Assim que terminei a IPO B vim ligar de novo a EGR e aproveitei para limpar o sensor MAP.

Quando andei com o carro depois de ter andado a mexer nele, já era de noite e fui sempre numa condução suave. Não notei nada de anormal...

Hoje quando peguei no carro de manha em baixa rotação notei alguma falta de "disparo" e quando olho pro retrovisor havia uma nuvem preta.

Quando a rotação sobe o fumo desaparece e o rendimento parece-me normal.

Será do MAP? A geometria pode estar aberta e daí o fumo e fraco desempenho a baixa rotação?

Pode ser o MAF ? Algum injector?

Logo vou tentar ligar o carro ao DIS mas se entretanto puderem dar umas dicas do que puderá ser agradecia.

Cumps.

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pedrosousa
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por pedrosousa »

Porque haveria de ser do MAP? ele pelos vistos lê bem a pressão de turbo... Injector também duvido porque senão nem em altas tinhas potência.
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por JPimpao01 »

É para ficar a condizer com as películas :D

Agora a sério é uma cena marada... talvez o DIS resolva a charada....
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Crow
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por Crow »

pedrosousa, Eu mexi no MAP...será que o MAP não le a pressao que o turbo faz e comanda mal a geometria ou o gasoleo?
Pode ser da geometria, se esta estiver aberta em baixa rotação o turbo não faz pressao, enquanto não fizer pressao continua a meter gasoleo, será?

Faz sentido ou é um absurdo completo ?

Ainda ando a atinar com o que é que cada sensor influencia a gestão do motor...

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pedrosousa
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por pedrosousa »

DIS aberto e toca a ver os valores de pressão de turbo e pressão atmosférica, acho que dava erro mas OK

Ou seja a pressão de turbo não subia no MAP e ele não metia gasoleo...

Vale tudo :D
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por Crow »

Estou à espera que o mlg possa vir ter comigo pra ligar o DIS. Assim que tiver resultados eu posto aqui.

pedrosousa, Obrigado pela ajuda! ;)

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AcesHigh
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por AcesHigh »

por acaso tambem me convinha ver o DIS pk faz uma fumarada preta que acho demasiado... tou desconfiado que seja o tubo do meu lado esquerdo que liga ao IC que poderá estar a perder pressao...... nao sei se o DIS dá algum erro mas tenho que ver isso pk pode ser algo mais grave....
so nao me preocupei mais pk nao noto nada no carro.... so o fumo negro mesmo sem carregar a fundo.......

se alguem ja passou por isso, que me diga algumas dicas, ja agora :fixe
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por cap »

Aces: Um tubo de ic a perder pressão para chegar ao ponto de fazer mais fumo, tinhas que ouvir bem o ar a sair.

Crow: O que queres dizer com "mexi no map"? Tiraste-o do sitio e voltaste a pôr como estava ou fizeste prai alguma invenção? :D
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por AcesHigh »

cap Escreveu:Aces: Um tubo de ic a perder pressão para chegar ao ponto de fazer mais fumo, tinhas que ouvir bem o ar a sair.
pois.... nao ouço nada de mais. so noto que um dos tubos esta sujo de oleo na junção com o IC e o outro nao está.
ja limpei os dois tubos e passado uns dias la estava o tubo sujo e o outro nao....

se for normal acontecer isso, entao tenho que ver se é algo mais grave.....
apenas noto que o carro responde praticamente bem a tudo, apenas nao passa dos 230km em recta e preciso de muuuita estrada dos 220 aos 230km/h ... e um ligeiro poço e o muito carvao que larga quando piso a fundo em 3ª ...... o que pra uma repro de +/-190cv nao acho normal.......

poderá ser MAF? poderá ser injectores?......... :shock:
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por cap »

Quando é maf não anda mas tb não fuma portanto não deverá ser daí.. Injectores é possível..

Em relação a essa fuga no tubo de ic se suja de óleo efectivamente existe mas para se perder performance é preciso sair mesmo muito ar, até porque quando há fugas o turbo roda mais mas equilibra a pressão no colector, que é onde é lida.
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por AcesHigh »

na revisao tenho que mandar ver isso... :roll:
thanks cap :fixe
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por Crow »

cap, Retirei, limpei e voltei a montar. Não inventei nada. Achas que faz sentido alguma das hipoteses que coloquei?
Ainda não consegui ligar o DIS, so amanha vou tratar disso...

cap
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por cap »

Em principio não deverá ser MAP, até porque a ecu corta injecção pelo ar lido na MAF (pelo menos até certo ponto). MAF também me parece que não, a menos que esteja a ler a mais, coisa que nunca vi acontecer (o que não quer dizer que não tenha acontecido).

Visto que tiveste a egr desligada, talvez ela agora ao trabalhar tenha bloqueado aberta. Tira o tubo que está logo antes dela e verifica isso (a curva de borracha que está a seguir ao tubo metálico que vem do intercooler).
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Crow
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por Crow »

Boas.
Já descobri o que se passava com o carro...
O sensor de massa de ar não estava bem engatado e provavelmente com a trepidação desligou-se por completo.
No DIS dava erro de sensor de massa de ar mas não acende nenhuma luz.
De resto ja fiz diagnotisco depois de ter andado com o carro com tudo ligado e ja sem fumo e tudo parece ok.
Obrigado a todos pelas dicas, afinal era uma coisa simples mas não fazia ideia de que o motor trabalha "bem" com o sensor de massa de ar desligado e que no quadrante não acendia luz nenhuma de avaria...
A unica coisa que fazia era mesmo uma fumarada preta (mesmo em vazio) a baixa rotação. Provavelmente porque a centralina assumia um valor teorico e mantinha sempre o debito de combustivel com base nesse valor.
O valor pelos vistos proximo do previsto em alta rotação mas que em baixas de manifestava excessivo.
Cumps.

cap
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Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv

Mensagem por cap »

Pois, também não esperava mesmo esse comportamento com maf desligada.. Ainda bem que já está resolvido. 8)
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