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Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 14:21
por Crow
Boas, precisava da vossa ajuda.
Então é assim...ontem pra levar o carro à IPO B para avermamento de peliculas voltei a ligar a EGR. Assim que terminei a IPO B vim ligar de novo a EGR e aproveitei para limpar o sensor MAP.
Quando andei com o carro depois de ter andado a mexer nele, já era de noite e fui sempre numa condução suave. Não notei nada de anormal...
Hoje quando peguei no carro de manha em baixa rotação notei alguma falta de "disparo" e quando olho pro retrovisor havia uma nuvem preta.
Quando a rotação sobe o fumo desaparece e o rendimento parece-me normal.
Será do MAP? A geometria pode estar aberta e daí o fumo e fraco desempenho a baixa rotação?
Pode ser o MAF ? Algum injector?
Logo vou tentar ligar o carro ao DIS mas se entretanto puderem dar umas dicas do que puderá ser agradecia.
Cumps.
Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 15:17
por pedrosousa
Porque haveria de ser do MAP? ele pelos vistos lê bem a pressão de turbo... Injector também duvido porque senão nem em altas tinhas potência.
Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 15:25
por JPimpao01
É para ficar a condizer com as películas
Agora a sério é uma cena marada... talvez o DIS resolva a charada....
Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 15:36
por Crow
pedrosousa, Eu mexi no MAP...será que o MAP não le a pressao que o turbo faz e comanda mal a geometria ou o gasoleo?
Pode ser da geometria, se esta estiver aberta em baixa rotação o turbo não faz pressao, enquanto não fizer pressao continua a meter gasoleo, será?
Faz sentido ou é um absurdo completo ?
Ainda ando a atinar com o que é que cada sensor influencia a gestão do motor...
Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 17:31
por pedrosousa
DIS aberto e toca a ver os valores de pressão de turbo e pressão atmosférica, acho que dava erro mas OK
Ou seja a pressão de turbo não subia no MAP e ele não metia gasoleo...
Vale tudo

Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 17:42
por Crow
Estou à espera que o mlg possa vir ter comigo pra ligar o DIS. Assim que tiver resultados eu posto aqui.
pedrosousa, Obrigado pela ajuda!

Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 18:20
por AcesHigh
por acaso tambem me convinha ver o DIS pk faz uma fumarada preta que acho demasiado... tou desconfiado que seja o tubo do meu lado esquerdo que liga ao IC que poderá estar a perder pressao...... nao sei se o DIS dá algum erro mas tenho que ver isso pk pode ser algo mais grave....
so nao me preocupei mais pk nao noto nada no carro.... so o fumo negro mesmo sem carregar a fundo.......
se alguem ja passou por isso, que me diga algumas dicas, ja agora :fixe
Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 18:48
por cap
Aces: Um tubo de ic a perder pressão para chegar ao ponto de fazer mais fumo, tinhas que ouvir bem o ar a sair.
Crow: O que queres dizer com "mexi no map"? Tiraste-o do sitio e voltaste a pôr como estava ou fizeste prai alguma invenção?

Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 19:09
por AcesHigh
cap Escreveu:Aces: Um tubo de ic a perder pressão para chegar ao ponto de fazer mais fumo, tinhas que ouvir bem o ar a sair.
pois.... nao ouço nada de mais. so noto que um dos tubos esta sujo de oleo na junção com o IC e o outro nao está.
ja limpei os dois tubos e passado uns dias la estava o tubo sujo e o outro nao....
se for normal acontecer isso, entao tenho que ver se é algo mais grave.....
apenas noto que o carro responde praticamente bem a tudo, apenas nao passa dos 230km em recta e preciso de muuuita estrada dos 220 aos 230km/h ... e um ligeiro poço e o muito carvao que larga quando piso a fundo em 3ª ...... o que pra uma repro de +/-190cv nao acho normal.......
poderá ser MAF? poderá ser injectores?.........

Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 20:01
por cap
Quando é maf não anda mas tb não fuma portanto não deverá ser daí.. Injectores é possível..
Em relação a essa fuga no tubo de ic se suja de óleo efectivamente existe mas para se perder performance é preciso sair mesmo muito ar, até porque quando há fugas o turbo roda mais mas equilibra a pressão no colector, que é onde é lida.
Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 20:09
por AcesHigh
na revisao tenho que mandar ver isso...
thanks cap :fixe
Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 22:02
por Crow
cap, Retirei, limpei e voltei a montar. Não inventei nada. Achas que faz sentido alguma das hipoteses que coloquei?
Ainda não consegui ligar o DIS, so amanha vou tratar disso...
Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 14 ago 2009, 23:49
por cap
Em principio não deverá ser MAP, até porque a ecu corta injecção pelo ar lido na MAF (pelo menos até certo ponto). MAF também me parece que não, a menos que esteja a ler a mais, coisa que nunca vi acontecer (o que não quer dizer que não tenha acontecido).
Visto que tiveste a egr desligada, talvez ela agora ao trabalhar tenha bloqueado aberta. Tira o tubo que está logo antes dela e verifica isso (a curva de borracha que está a seguir ao tubo metálico que vem do intercooler).
Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 15 ago 2009, 16:06
por Crow
Boas.
Já descobri o que se passava com o carro...
O sensor de massa de ar não estava bem engatado e provavelmente com a trepidação desligou-se por completo.
No DIS dava erro de sensor de massa de ar mas não acende nenhuma luz.
De resto ja fiz diagnotisco depois de ter andado com o carro com tudo ligado e ja sem fumo e tudo parece ok.
Obrigado a todos pelas dicas, afinal era uma coisa simples mas não fazia ideia de que o motor trabalha "bem" com o sensor de massa de ar desligado e que no quadrante não acendia luz nenhuma de avaria...
A unica coisa que fazia era mesmo uma fumarada preta (mesmo em vazio) a baixa rotação. Provavelmente porque a centralina assumia um valor teorico e mantinha sempre o debito de combustivel com base nesse valor.
O valor pelos vistos proximo do previsto em alta rotação mas que em baixas de manifestava excessivo.
Cumps.
Re: Fumo preto baixa rotação 20d 150cv
Enviado: 15 ago 2009, 16:33
por cap
Pois, também não esperava mesmo esse comportamento com maf desligada.. Ainda bem que já está resolvido.
