Desde o fim de semana passado já dei com esta situação 3 vezes, e há uns 5 meses tb me aconteceu uma vez isoladamente.
Situação:
Ia a uma velocidade de cruzeiro prai nas 4000 rpm, nisto tiro o pé do acelerador e piso embraiagem rapidamente, tipo a preparar a travagem e redução e o motor morre imediatamente e as rotações caiem a 0 ja com as duas luzes vermelhas do oleo e alternador acesas.
Depois tenho que voltar a desligar a chave e dar à ignição outra vez e pega à primeira sem problemas.
Da primeira vez que me aconteceu fui logo à Baviera para um DIS e não havia erros.
Agora acabou de me acontecer agora mesmo, vinha com uma condução mais desportiva a dar gás numa avenida e ao chegar à rotunda tiro o pé do gas e embraiagem rapidamente, para logo a seguir travar forte e meter a 2ª.
Assim que dou na embraiagem o motor desligou-se. Rapidamente voltei a dar à chave para ter servo-freio para o resto da travagem, pois nesta altura nem ABS tinha.
Alguem imagina uma possivel causa? Pelo que vi há um problema semelhante que tem a ver com relanti instável seguido de motor desligado e que tem a ver com o sensor da cambota... mais alguma ideia?
Motor "desliga-se" (E46 N42B20)
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- rhv
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Re: Motor "desliga-se" (E46 N42B20)
Boas Hangas,
Eu tenho o mesmo problema que tu, se andar numa velocidade já avançada knd meto o pe na embraiagem ele vai-se abaixo, ás vezes como ainda tenho a mudança, tiro o pe da embreagem e ele pega (tipo como se fosse de empurrão) é claro que é agressivo po carro... No meu caso é a bomba (potenciomentro) que regula o relantim, como já tenho a bomba nas couves à algum tempo ele faz isso. Paro o meu (325 tds) é peça pa custar 700€ :humm
Cumps e boa sorte
Eu tenho o mesmo problema que tu, se andar numa velocidade já avançada knd meto o pe na embraiagem ele vai-se abaixo, ás vezes como ainda tenho a mudança, tiro o pe da embreagem e ele pega (tipo como se fosse de empurrão) é claro que é agressivo po carro... No meu caso é a bomba (potenciomentro) que regula o relantim, como já tenho a bomba nas couves à algum tempo ele faz isso. Paro o meu (325 tds) é peça pa custar 700€ :humm
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Re: Motor "desliga-se" (E46 N42B20)
700€? ui..
Ainda estou com esperança que no meu caso seja "apenas" o sensor de cambota.. Até porque das 3 ou 4 vezes que isso me aconteceu, acho que só numa é que ele "pegou de empurrão", mas foi tão rapido que mal dei conta. Pisei a embraiagem para rezudir, e quando larguei já só vi as duas luzes vermelhas a apagar.
De resto tive que voltar a dar à chave.
Sabes que peça é essa exactamente, é que andei a ver peças relacionadas no ETK (bmwfans.info) e o mais parecido que vi com um preço semelhante e relacionado foi mesmo o actuador do Valvetronic.
Ainda estou com esperança que no meu caso seja "apenas" o sensor de cambota.. Até porque das 3 ou 4 vezes que isso me aconteceu, acho que só numa é que ele "pegou de empurrão", mas foi tão rapido que mal dei conta. Pisei a embraiagem para rezudir, e quando larguei já só vi as duas luzes vermelhas a apagar.
De resto tive que voltar a dar à chave.
Sabes que peça é essa exactamente, é que andei a ver peças relacionadas no ETK (bmwfans.info) e o mais parecido que vi com um preço semelhante e relacionado foi mesmo o actuador do Valvetronic.
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Re: Motor "desliga-se" (E46 N42B20)
Boas,
Pois esses 700€ é que me andam a atormentar e muito. Mas dizem que é o "cancro" deste carro. como o teu é a gasolina não sei se o mecanismo será o mesmo.
Aqui ta a peça:
Cumps
Pois esses 700€ é que me andam a atormentar e muito. Mas dizem que é o "cancro" deste carro. como o teu é a gasolina não sei se o mecanismo será o mesmo.
Aqui ta a peça:
Cumps
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Re: Motor "desliga-se" (E46 N42B20)
Boas.Vai a BMW e eles dizem-te logo o que e isso.Eu no meu E30 tive o mesmo problema.E foi um sensor qualquer que me custrou uns astronomicos 10€
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Re: Motor "desliga-se" (E46 N42B20)
tive esses sintomas no meu VW LUPO 1.4 que se desligava tambem.
fui sempre à marca pagar 400€ pk me diziam que era um modulo qualquer na injecção de gasolina que tava avariado bla, bla, bla..............
mais tarde descobri que uma simples limpeza a esse mesmo modulo resolvia a questao!!!
pode nao ser o mesmo caso mas eu tentava mandar limpar bem as sujidades...... :fixe
fui sempre à marca pagar 400€ pk me diziam que era um modulo qualquer na injecção de gasolina que tava avariado bla, bla, bla..............
mais tarde descobri que uma simples limpeza a esse mesmo modulo resolvia a questao!!!
pode nao ser o mesmo caso mas eu tentava mandar limpar bem as sujidades...... :fixe
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Re: Motor "desliga-se" (E46 N42B20)
Boas HangaS,
já identificaste o problema?
já identificaste o problema?
- HangaS
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Re: Motor "desliga-se" (E46 N42B20)
Ainda não... Já falei disso na Baviera e também confirmaram que podiam ser os sensores da Cambota ou os das arvores de cames.
Como também ando com a luz do motor acesa devido a um problema de "fuel trim", causado ou pela MAF ou pelo regulador de pressão da gasolina, pode estar relacionado.
De qualquer forma desde então nunca mais me aconteceu, mas ando sempre naquela, a espera que ele se desligue quando menos convém.
-- Sábado Nov 28, 2009 10:59 pm --
Vitamina, Nem de proposito hoje o problema aconteceu-me outra vez durante uma viagem.
E mais, depois disso tentei replicar o problema e conseguir provocar a situação por mais duas vezes.
Basta-me ir com alguma velocidade (ai numa 5ª às 3000) e levantar o acel. e pisar rapido a embraiagem.. as rotações caiem muito rapido e quando chega perto das 1000 acendem as luzes da ignição e já ele está parado.
Por acaso das duas vezes recuperou bem levantado um pouquinho a embraiagem e dando acel outra vez.
Fiz mais algumas experiencias, e se der um toquezito no acel pouco antes de ir se desligar.. (ai nas 1500) já desce ate as 900 e fica ao relenti (como deveria ficar).
Quando for à Baviera pelo menos já tenho mais informação para dar. Eu tb ando desconfiado do regulador de pressao da gasolina por causa de outros sintomas, por isso pode estar relacionado.
Como também ando com a luz do motor acesa devido a um problema de "fuel trim", causado ou pela MAF ou pelo regulador de pressão da gasolina, pode estar relacionado.
De qualquer forma desde então nunca mais me aconteceu, mas ando sempre naquela, a espera que ele se desligue quando menos convém.
-- Sábado Nov 28, 2009 10:59 pm --
Vitamina, Nem de proposito hoje o problema aconteceu-me outra vez durante uma viagem.
E mais, depois disso tentei replicar o problema e conseguir provocar a situação por mais duas vezes.
Basta-me ir com alguma velocidade (ai numa 5ª às 3000) e levantar o acel. e pisar rapido a embraiagem.. as rotações caiem muito rapido e quando chega perto das 1000 acendem as luzes da ignição e já ele está parado.
Por acaso das duas vezes recuperou bem levantado um pouquinho a embraiagem e dando acel outra vez.
Fiz mais algumas experiencias, e se der um toquezito no acel pouco antes de ir se desligar.. (ai nas 1500) já desce ate as 900 e fica ao relenti (como deveria ficar).
Quando for à Baviera pelo menos já tenho mais informação para dar. Eu tb ando desconfiado do regulador de pressao da gasolina por causa de outros sintomas, por isso pode estar relacionado.
- Daive
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Re: Motor "desliga-se" (E46 N42B20)
Boas
Tenho o mesmo problema que tu no meu 318TI , foi hje para a bmw
Sensor da cambota
sensor de arvore de cams
preço das peças mais a mao de obra - 480euros
cmps
Tenho o mesmo problema que tu no meu 318TI , foi hje para a bmw
Sensor da cambota
sensor de arvore de cams
preço das peças mais a mao de obra - 480euros
cmps
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Re: Motor "desliga-se" (E46 N42B20)
Há dois anos que sofro desta dor.
Os mesmos sintomas. 316ti de 2004.
Já passou pela Baviera em Faro duas vezes.
Levou velas novas e cabos.
O diagnóstico não apresentava erros.
Já lá deixei mais de 700 euros e porcarias que não resolveram nada.
A resposta que me deram para se safar da situação foi que devia ser a centralina.
Que só colocando uma nova. Pouco mais de 1200 euros só a peça.
Depois disso foi para um mecânico que supostamente é conhecido por ser expert nesta marca e depois de enviar a centralina para outro dito expert em BMW para verificar se estava queimada ou avariada foi reprogramada.
Paguei mais 400 euros e ficou igual.
Voltou lá e desta vez foi me dito que uma das sondas lambdas não era a adequada para o carro e que estava cheia de sujidade.
Foi substituída por uma correcta.
Mais 180 euros.
Estou farto de falar em sensor de cambota, em medidor de massa de ar, em bombas de vácuo e dizem sempre que está tudo bem.
Os sintomas são os acima descritos.
Mais ainda. Em mudanças baixas e rotação baixa é irregular a aceleração. É difícil conseguir uma aceleração constante sem interrupções, quer seja subida brusca de potência ou perca de potência. Faz picos.
Mais ainda. Quando meto pé na embraiagem para parar o que acontece é o manómetro de vacuometro não descar imediatamente mas sim subir até consumos de quase 10ltrs e só baixa quando para mesmo a marcha. Se continuar em marcha lenta ao relantim mantém indicação de consumos altos.
Mais ainda. Na última IPO as emissões de CO estavam perfeitas em rotação alta. No entanto no relantim o valor é astronómico.
O carro desenvolve bem, não tem consumos exagerados em estrada e consegue surpreender-me na velocidade máxima e aceleração se tivermos em conta que é um motor com menos de 1600cc.
Que aconselham??
Estou prestes a desistir.
Não me apetece ir mudando peças até achar o problema.
Os mesmos sintomas. 316ti de 2004.
Já passou pela Baviera em Faro duas vezes.
Levou velas novas e cabos.
O diagnóstico não apresentava erros.
Já lá deixei mais de 700 euros e porcarias que não resolveram nada.
A resposta que me deram para se safar da situação foi que devia ser a centralina.
Que só colocando uma nova. Pouco mais de 1200 euros só a peça.
Depois disso foi para um mecânico que supostamente é conhecido por ser expert nesta marca e depois de enviar a centralina para outro dito expert em BMW para verificar se estava queimada ou avariada foi reprogramada.
Paguei mais 400 euros e ficou igual.
Voltou lá e desta vez foi me dito que uma das sondas lambdas não era a adequada para o carro e que estava cheia de sujidade.
Foi substituída por uma correcta.
Mais 180 euros.
Estou farto de falar em sensor de cambota, em medidor de massa de ar, em bombas de vácuo e dizem sempre que está tudo bem.
Os sintomas são os acima descritos.
Mais ainda. Em mudanças baixas e rotação baixa é irregular a aceleração. É difícil conseguir uma aceleração constante sem interrupções, quer seja subida brusca de potência ou perca de potência. Faz picos.
Mais ainda. Quando meto pé na embraiagem para parar o que acontece é o manómetro de vacuometro não descar imediatamente mas sim subir até consumos de quase 10ltrs e só baixa quando para mesmo a marcha. Se continuar em marcha lenta ao relantim mantém indicação de consumos altos.
Mais ainda. Na última IPO as emissões de CO estavam perfeitas em rotação alta. No entanto no relantim o valor é astronómico.
O carro desenvolve bem, não tem consumos exagerados em estrada e consegue surpreender-me na velocidade máxima e aceleração se tivermos em conta que é um motor com menos de 1600cc.
Que aconselham??
Estou prestes a desistir.
Não me apetece ir mudando peças até achar o problema.
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- O meu Carro:: BMW 316ti e46 - 2004
Re: Motor "desliga-se" (E46 N42B20)
Também se pensou nisso visto que com A/C ligado o problema desaparece.
Mas foi posto de parte pela oficina da fábrica e pelas restantes.
Assim sendo terei que começar a mudar peças até acertar visto que não há hipótese de ver se estão boas ou não.
A conclusão a que cheguei é que neste momento as oficinas oficiais da marca não têm mecânicos. Têm computadores a fazer diagnósticos e funcionários que mudam peças depois das ordens do software de diagnóstico.
Tanto assim que todos os serviços estão tabelados pelo sistema, há um intervalo de tempo calculado para cada operação. Mesmo que demore metade do tempo isso não interessa.
- MAF
- bombas de vácuo
- sensor de cambota
- sensor de árvore de Cames
- IACV
Acho que vou deixar como está e assim que surgir uma oportunidade troco de carro.
Mas foi posto de parte pela oficina da fábrica e pelas restantes.
Assim sendo terei que começar a mudar peças até acertar visto que não há hipótese de ver se estão boas ou não.
A conclusão a que cheguei é que neste momento as oficinas oficiais da marca não têm mecânicos. Têm computadores a fazer diagnósticos e funcionários que mudam peças depois das ordens do software de diagnóstico.
Tanto assim que todos os serviços estão tabelados pelo sistema, há um intervalo de tempo calculado para cada operação. Mesmo que demore metade do tempo isso não interessa.
- MAF
- bombas de vácuo
- sensor de cambota
- sensor de árvore de Cames
- IACV
Acho que vou deixar como está e assim que surgir uma oportunidade troco de carro.