318i E46 (N42B20) com barulhos estranhos.

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

318i E46 (N42B20) com barulhos estranhos.

Mensagem por HangaS »

Um problema novo.. ao meu carro agora deu-lhe para fazer uns "estalidos" as vezes mesmo uns "estalos" valentes quando
o carro esta ao relanti, especialmente nos primeiros segundo quando esta frio.

Mas mesmo a quente, quando a embraiagem está a fazer força o barulho também se ouve e é ainda mais notório.
Por exemplo em situações de arranque numa subida ingreme, ou com o travão de mão puxado largar a embraiagem um pouco até começar a fazer alguma força.

Hoje gravei um video onde se pode ouvir o dito barulho a partir dos 20 seg.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JECSQtyvyjE[/youtube]

Será o bi-massa a dar as ultimas? Ou pode ser apenas a embraiagem?
Há risco desta brincadeira partir em andamento? Embora não se ouça dentro do carro do fora as vezes parece que se vai desintegrar :|
Última edição por HangaS em 07 nov 2009, 17:01, editado 1 vez no total.
Imagem

Imagem

wurth
Membro Gold
Registado: 01 out 2006, 13:07
O meu Carro:: E46 320td '02

Re: Bi-massa a dar o berro?

Mensagem por wurth »

:scary

ferreira471
Membro Juvenil
Registado: 28 mar 2009, 08:28
O meu Carro:: bmw e39 1998-05

Mensagem por ferreira471 »

não me parece ser o bi-massa naõ será o veio de transmissão :susto

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Hum.. o barulho parece vir mais do compartimento do motor, mas não sei.
Importa referir que embora no video o carro (e o veio) esteja parado e em força, isto também acontece tanto com carro em andamento como com o carro ao relenti e desengatado.

Ainda hoje apanhei um engarrafamento ao pé do estadio do dragão a subir, e mesmo com a primeira completamente engatada e a alguma velocidade, com o vidro aberto conseguia ouvir alguns estalos "reflectidos" cimento do separador cental.

Por isso é que ponho as culpas na zona da embraiagem.. mas não faço ideia do que seja.
Imagem

Imagem

V8MPower
Membro Senior
Registado: 03 abr 2009, 01:38
O meu Carro:: BMW E39 M5

Mensagem por V8MPower »

Não conheço o motor e ao vivo o barulho pode ser diferente do video, mas do que pude verificar não deve ser da embraiagem nem do volante bi-massa!
Eu tenho o volante bi-massa da minha carrinha Stilo nas couves e realmente treme muito ao relanti mas é um tremer sempre com uma batida certa como nos motores muito antigos, mas ao acelerar o volante volta ao sitio e sobe rotação como se não houvesse problemas, só noto apenas quando rotação desde ao relanti que o motor treme mais...
A embraiagem não deve ser porque no video o carro pareceu-me sempre desengatado e assim sendo, a embraiagem não está fazer força por isso julgo não ter nada a ver!
Com experiencia que tive carros anteriores eu apostava mais em valvulas e sistema de injecção, mas primeiro verificava as velas pois me pareceu que ele às vezes estava a trabalhar com menos 1 cilindro, é estranho!
Pode tambem ter algum problema nas correias de distribuição ou estar com o ponto do motor desafinado...alias a minha carrinha agora lembrando tinha um som semelhante quando uma das polie de plastico da distribuição partiu!
Eu ia à bosch ou algum oficina ver isso antes que parta qualquer coisa. :roll:
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT
viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/
Imagem

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Pois.. também há a hipotese que o barulho venha mais da parte do motor... :|

No video na parte em que faz mais barulho o carro esta (quase)engatado em primeira e com o travão de mão puxado. Nota-se que quando alivio a embraiagem o carro mexe-se um pouco para trás

No entanto o carro não treme, embora o barulho realmente desapareça em rotações mais altas.

Alias, ainda agora saí com o carro e quando cheguei à garagem estive a fazer experiencias.. ex. carro engatado ao relenti, passado um bocado começa a fazer os estalidos... uma aceleradelazita e os burulhos passam.... o carro volta ao relenti e passado um bocado volta a fazer.. mas ao relenti faz muito pouco.

Para provocar o barulho mesmo a serio tento arrancar suavemente com o travão de mão puxado ou então a subir um passeio, situações em que até fica mais intenso, por isso é que suspeitei que fosse da zona da embraiagem.

Além do mais hoje fui ao Porto e vim, e em velocidade normal o motor anda certinho e sem vibrações, mesmo em rotações elevadas.

O barulho ao vivo é um bocado mais agudo, e não é certo com as rotações.. é assim como que um parafuso aos saltos dentro de uma máquina de lavar e parece vir da parte de baixo do motor. Andei a procura da origem com o capot aberto e nota-se mais de onde filmei.. debaixo do carro.

Quanto as velas e filtro de ar, tou a pensar trocar isso em breve, apesar de a proxima inspecção onde deveria trocar isso ser só daqui a 20K Km mas espreitei o filtro este fim-de-semana e já precisava.. as velas são da mesma altura.
Imagem

Imagem

ferreira471
Membro Juvenil
Registado: 28 mar 2009, 08:28
O meu Carro:: bmw e39 1998-05

Mensagem por ferreira471 »

vai há maquina com o carro antes que venha outros problemas :scary

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Pois, segunda-feira vou logo à Baviera assim que puder. O barulho só se começou a notar nesta última semana,

Este fds ainda tenho que fazer 500km, espero que não haja problemas.

Ainda agora estive na garagem a fazer mais uns testes. O barulho parecia vir mais do lado da admissão, como tal retirei a cobertura de plastico da mesma e fiz este outro video.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bjXqDoqOHhI[/youtube]

Há alturas em que o som fica mais alto por o microfone estar apontado para lá. Note-se que é um N95 e o microfone está colocado na lateral à direita da imagem. Não é é muito claro se vem do "throttle body" mesmo ou se do alternador que está imediatamente por baixo.

O som surge ai por volta dos 00:40" e parece só se manifestar na zona das 900-1100 rpm.. daí para cima desaparece.

Mas vendo bem não parece ter nada a ver com a zona embraiagem.
Imagem

Imagem

V8MPower
Membro Senior
Registado: 03 abr 2009, 01:38
O meu Carro:: BMW E39 M5

Re: 318i E46 (N42B20) com barulhos estranhos.

Mensagem por V8MPower »

Isso parecem ser mesmo a touches a bater! :think
Tens de levar isso alguem para ver....
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT
viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/
Imagem

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Re: 318i E46 (N42B20) com barulhos estranhos.

Mensagem por HangaS »

Parec que finalmente está identificado.
O problema é no alternador. Aquilo tem um regulador que engata/desengata o dito, e está nas últimas.
Uns 70 Eur + IVA
Imagem

Imagem

Responder

Voltar para “Mecanica”