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ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 21 nov 2009, 18:32
por AcesHigh
está escrito no DIS que tenho uma vela de incandescencia queimada no cilindro 2.....
custa a pegar seja a frio oua quente....


a minha duvida é: troco só essa ou as 4?.... e preços? alguem tem uma ideia?.... :roll:
é que tenho a revisao aí à porta e aproveitava já! ;)


Obrigado :lovebmw

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 21 nov 2009, 20:03
por mccoy
Tens que começar pelas coisas mais simples e depois passas para outras mais complicadas, no entanto podes retirar as velas de incadescência e ver o seu estado, depois podes agarrar em dois fios enrolados um na massa e outro no positivo da vela e ligar a uma bateria e ver o seu efeito se realmente fica incandescente na ponta da vela.
Como está a tua bateria?
Se tem dificuldade a pegar a quente deve ser outro tipo de problema e no entanto as velas de incandescência só actuam com o motor frio por escassos segundos entre 3 a 7 segundos (isto é definido pela unidade de comando do motor). Apenas quando está temperaturas muito baixas é que as velas funcionam até o motor estar quente, por outro lado com o motor a quente não devias ter esse problema. Pois a temperatura ambiente é suficiente para queimar o gasóleo.

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 21 nov 2009, 22:10
por JOFIMO
AcesHigh Escreveu:está escrito no DIS que tenho uma vela de incandescencia queimada no cilindro 2.....
custa a pegar seja a frio oua quente....


a minha duvida é: troco só essa ou as 4?.... e preços? alguem tem uma ideia?.... :roll:
é que tenho a revisao aí à porta e aproveitava já! ;)


Obrigado :lovebmw
Se qures a minha opinião, já que vais substituir uma vela (queimada) e o colector está cá fora troca todas, a festa não é barata mas penso que sai mais barato (20 € cada) que a mão de obra ( se não estiver nenhuma calcinada) e assim ficas descansado de uma vez. se ainda tiver borboletas aproveita e estripa-as

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 22 nov 2009, 14:27
por AcesHigh
mccoy Escreveu: Como está a tua bateria?
Se tem dificuldade a pegar a quente deve ser outro tipo de problema e no entanto as velas de incandescência só actuam com o motor frio por escassos segundos entre 3 a 7 segundos (isto é definido pela unidade de comando do motor). Apenas quando está temperaturas muito baixas é que as velas funcionam até o motor estar quente, por outro lado com o motor a quente não devias ter esse problema. Pois a temperatura ambiente é suficiente para queimar o gasóleo.
mccoy, a bateria ainda é a de origem... é de 2003 e nunca me deu probs... :roll:
custa sempre a pegar quer a frio ou a quente mas é da mesma forma: cerca de 2 ou 3 segundos a dar à chave... mas pega sempre. ;)

JOFIMO, por 20€ cada, troco as 4 já que o coletor está cá fora sim :fixe


obrigado pessoal 8)

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 27 nov 2009, 13:30
por ricabmw
boas amigo...
se pega mal esqueçe as velas, ate podias ter todas keimadas k tinha de pegar bem.
esses carros só pressisa de velas em gaus negativos :)
tens de fazer um teste ha bateria , motor de arranque.
pega mal como? dá lento o motor de arranque?

abraço

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 27 nov 2009, 19:09
por JOFIMO
ricabmw Escreveu:boas amigo...
se pega mal esqueçe as velas, ate podias ter todas keimadas k tinha de pegar bem. :naonao
esses carros só pressisa de velas em gaus negativos :) :naonao " Entre 6°C e 20°C, a incandescência actua aprox. durante 2 segundos, para além disso não tem lugar qualquer incandescência"
tens de fazer um teste ha bateria , motor de arranque.
pega mal como? dá lento o motor de arranque?

abraço

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 27 nov 2009, 20:43
por ricabmw
JOFIMO se actua dorante 2 segundos deve ser a mesma coisa k nada ,nesse tempo nem dá para ganhar temperatura( eu sei k as velas atuam ,por isso é k queima)
mas penso k o problema do nosso amigo deve ser outro.

cumps

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 28 nov 2009, 10:33
por JOFIMO
ricabmw Escreveu:JOFIMO se actua dorante 2 segundos deve ser a mesma coisa k nada ,nesse tempo nem dá para ganhar temperatura( eu sei k as velas atuam ,por isso é k queima)
mas penso k o problema do nosso amigo deve ser outro.

cumps
Não dá para ganhar temperatura? exprimenta com uma vela que esteja boa fazer o teste numa bateria e depois tenta pegar-lhe no filamento ( se conseguires) :dance :dance :dance , repara em quanto tempo fica ao rubro e que temperatura atinge, portanto as velas actuam conforme descrito , o que copiei é do WDS é o funciomento das velas de incandescência dos nossos carros, e o que as faz actuar será um módulo (relé) que recebe informação da sensor de temperatura do liquido de refrigeração e o transmite à ECU, que por sua vez dá a informação ao módulo de incadescência para activar as velas ou não, agora que pode haver outro problema pode mas só com um teste se poderá verificar, não podemos dar mais opiniões 100% fiáveis. Abraço :lovebmw

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 28 nov 2009, 19:00
por AcesHigh
o que se passou foi:
um dia, depois de passar por uma sucessao de lombas, daquelas que nos fazem tao bem ao nossos carros :| ao carregar no acelerador o carro nao reagia como deveria.... olho pro quadrante e vejo o sinal amarelo da resistencia...... encosto, desligo e volto a ligar e o erro desapareceu e o carro passou a estar normal..... apartir daí começou a cuatar a pegar.
fui ver no DIS e dizia-me, claramente, vela queimada no cilindro 2.

depois de um tempo comecei a notar que se ligar o motor logo após o sinal de incandescencia se apagar pega mais rapido.... é o que noto.

de qualquer forma vou trocar as velas todas e confirmar tudo agora na revisao! :fixe

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 30 nov 2009, 14:24
por pedrosousa
Eu ando com as 4 velas queimadas, nunca o carro pegou mal, nem mesmo a frio a unica diferença é que fica um pouco manco nos primeiros segundos e aqui as temperaturas no inverno chegam aos graus negativos.

Uma das caracteristicas da injecção directa a gasoleo é que não precisa de velas para fazer o arranque, estas só estão lá para que o trabalhar fique mais certinho no periodo pós arranque. Daí termos pré e pós aquecimento...
No caso dos pesados não há velas, pelo menos nos Scania não havia velas!

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 02 dez 2009, 14:46
por jmbfs
Jofimo................excelente esclarecimento............ :palmas
E sim os nossos motores tambem usam aquecimento de velas ate em circulaçao, aquecimento esse momentaneo e controlado pela central de injecçao.......... :lol1 :lovebmw

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 02 dez 2009, 16:12
por JOFIMO
pedrosousa Escreveu:Eu ando com as 4 velas queimadas, nunca o carro pegou mal, nem mesmo a frio a unica diferença é que fica um pouco manco nos primeiros segundos e aqui as temperaturas no inverno chegam aos graus negativos.

Uma das caracteristicas da injecção directa a gasoleo é que não precisa de velas para fazer o arranque, estas só estão lá para que o trabalhar fique mais certinho no periodo pós arranque. Daí termos pré e pós aquecimento...
No caso dos pesados não há velas, pelo menos nos Scania não havia velas!
Se tu dizes eu acredito................. :lovebmw

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 28 dez 2009, 02:37
por volwerine
as velax xervem tambem pa auxiliar a injecao

Re: ajuda!!! vela queimada no cilindro 2.........

Enviado: 28 dez 2009, 12:23
por pedrosousa
volwerine Escreveu:as velax xervem tambem pa auxiliar a injecao
Nada disso.

Nós temos pós aquecimento, para que a frio o trabalhar do motor fique mais estável mas não dura muito tempo....