Viva Paean, não sei se existem manuais oficiais (de retrofit) para mudar de caixa auto para manual, mas a troca não é complicada mas também não é assim simples para quem não tem alguma experiência. O teu carro se não me engano é de chave de codificação do tipo FA por isso deves ter um opcional que (segundo esta lista:
viewtopic.php?f=43&t=17312 ) é o 205. Este opcional tem de sair da chave.
Para isso terás de aceder as codificações ZCS/FA, tens de ler a chave de codificação central, e depois actualizar a chave retirando este opcional e por fim codificar várias ecus.
As ecus a codificar são pelo menos o quandrante (Kombi), modulo de luzes (lcm/lsz), imobilizador (ews) e a ecu de motor (dde).
A parte mais delicada da operação é que teras de re-programar a tua DDE, e isto é uma operação que deve ser feita por quem sabe. Eu não tenho experiência e a programação com o DIS não é feita da mesma forma que com os programas de repros, no entanto existe gente no forum que já o fez e te pode ajudar mais que eu.
Relembro-te que a programação da DDE implica carregar um novo firmware para a ecu e por isso dever ter uma boa fonte de corrente ligada a bateria porque a tensão na mesma não pode baixar nunca dos 9 volts senão a programação falha.
Também se o teu carro tiver steptronic (pela tal lista é o opcional 202) terás de remover este opcional da FA.
Por isso a codificação de mudança de caixa auto para manual passa por 3 pontos:
- Remover da FA os opcionais relacionados com a caixa auto (a remoção é feita na ecu onde a FA esta guardada, kombi)
- (Re)Programar a DDE para teres o firmware de caixa manual
- Codificar (ou o carro todo ou) pelo menos as ecus mais importantes e as que estão directamente relacionadas com a DDE (ews, dde, kombi e lsz).
Nota: antes de todas as codificações muito provavelmente também terás de alterar o VIN (número de chassis) longo do teu carro, pois normalmente o mesmo representa várias caracteristicas como região do carro (USA, Europa ou Asia), tipo de caixa, etc... Por isso o VIN deve ser alterado senão o DIS pode se recusar a codificar alguma ecu visto o VIN lhe dizer que o carro tem caixa auto.
Este retrofit é algo de muito interessante, por isso se tiveres possibilidades de deixar aqui algum acompanhamento no forum através de fotos e/ou printscreens seria muito bom para podermos ir acompanhando.
Abraço e bom trabalho.