320td semi arranjado....
Enviado: 06 dez 2009, 21:48
Boas,
Há umas semanas atrás fui vitima do problema das borboletas de admissão. Uma delas partiu, foi aspirada, e como consequência.... 2/3 semanas de férias na Baviera. Aqui deram-me 2 orçamentos, um para mudar o motor por um recondicionado, outro para abrir/fechar motor e verificar o que se encontrava danificado.
Optei pela segunda opção, visto o carro ter circulado muito pouco após o sucedido. A escolha verificou-se acertada, visto a reparação ter ficado por metade do valor previsto para a troca de motor, tendo na mesma 2 anos de garantia sobre a reparação efectuada.
O "outro" problema surge depois. Dizem-me que o carro está pronto, eu vou levantar, mas era de noite, chovia imenso, e no meio da cidade não ia apertar por ele. Quando entro na AE deparo-me com o carro a não passar dos 100km/h em plano, e em subidas tinha de recorrer à 4ª velocidade (tem caixa de 5) e por vezes 3ª... Estava a ficar extremamente chateado com o sucedido, mas para além de já passar das 18h, era uma sexta-feira, e nada podia fazer senão "arrastá-lo" até casa, sem saber do que se tratava.
Na 2ª feira logo de manhã, desloco-me à Baviera, queixando-me que o carro não está em condições, tendo o mecânico chefe garantido que testou o carro e que o mesmo estava operacional. O mecânico no entanto mostrou-se totalmente disponivel (não esperaria outra atitude) para irmos testar o carro. Ele a conduzir comprovou o que lhe dizia, acelerador a fundo, desde a 2ª velocidade, e o carro não "puxa". Vamos para AE e a mesma coisa, o mecânico estava admirado com o sucedido, continuando a afirmar que o carro estava operacional quando o testou. A pouco menos de 2km de sairmos da AE para regressar à oficina, o carro de repente começou a funcionar normalmente. Não saimos e percorremos mais 10/12km sem problemas, tendo eu conduzido uma parte e o carro estava normal. No entanto, após sair da AE e no regresso à oficina voltou a "pastar".
O diagnóstico revelou uma anomalia qualquer relacionada com a Bomba reguladora de pressão, tendo o mecânico, com o carro a trabalhar, substituído a bomba reguladora da pressão do turbo, apagado os erros, e após nova verificação o mesmo erro aparecia. Ele aí afirmou que o problema não seria dessa peça, mas sim da válvula do turbo....
Ora bem, após este testamento, aqui vêm as minhas dúvidas, e o que me fez registar neste fórum:
1º - no diagnóstico não me lembro se aparecia Bomba Reguladora de Pressão do turbo ou se não dizia mais nada... Pode ser um bomba reguladora de pressão de combustível? Este motor, de 150Cv, é common-rail, certo? Poderá ser um injector?
2º - para ter a certeza que o problema seria da peça substituída, não seria melhor ir fazer um teste de estrada?
3º - acho muito estranho que em estrada, quando acelero, o manómetro do consumo instantâneo não passa dos 9/10, quando antes, na mesma situação (por exemplo numa 3ª acelerar a fundo) disparava para os 20 repentinamente... Quando ele se solta do problema, o manómetro do combustível passa a agir dessa forma: acelero, vai aos 20, e o carro anda...
4º - se fosse a válvula do turbo, não deveria esta manter-se estável quando vai em aceleração constante? Ou seja, vou em AE, acelero com o carro mole, ele passado uns momentos solta-se, e sem alterar a posição do acelerador, sem haver subidas, ele não deveria manter em bom estado? Poderia mudar sim quando houvesse uma desaceleração, certo?
Andei estes dias com o carro (na Baviera não tinham disponibilidade para o receber) e acontece que o carro ora está péssimo, mal, ora fica bom, se bem que já não durante tanto tempo como no inicio. Agora são mais longos os períodos em que está mole.
Por último, deixa-me também no ar a hipótese de ser a MAF, mas isso não deveria dar no diagnóstico?
Só há uma coisa que me deixa satisfeito, é que o problema das borboletas foi resolvido... Pois o carro quando está bem, nota-se que o motor está lá, tão bom ou melhor do que estava antes de qualquer problema...
Saudações
Há umas semanas atrás fui vitima do problema das borboletas de admissão. Uma delas partiu, foi aspirada, e como consequência.... 2/3 semanas de férias na Baviera. Aqui deram-me 2 orçamentos, um para mudar o motor por um recondicionado, outro para abrir/fechar motor e verificar o que se encontrava danificado.
Optei pela segunda opção, visto o carro ter circulado muito pouco após o sucedido. A escolha verificou-se acertada, visto a reparação ter ficado por metade do valor previsto para a troca de motor, tendo na mesma 2 anos de garantia sobre a reparação efectuada.
O "outro" problema surge depois. Dizem-me que o carro está pronto, eu vou levantar, mas era de noite, chovia imenso, e no meio da cidade não ia apertar por ele. Quando entro na AE deparo-me com o carro a não passar dos 100km/h em plano, e em subidas tinha de recorrer à 4ª velocidade (tem caixa de 5) e por vezes 3ª... Estava a ficar extremamente chateado com o sucedido, mas para além de já passar das 18h, era uma sexta-feira, e nada podia fazer senão "arrastá-lo" até casa, sem saber do que se tratava.
Na 2ª feira logo de manhã, desloco-me à Baviera, queixando-me que o carro não está em condições, tendo o mecânico chefe garantido que testou o carro e que o mesmo estava operacional. O mecânico no entanto mostrou-se totalmente disponivel (não esperaria outra atitude) para irmos testar o carro. Ele a conduzir comprovou o que lhe dizia, acelerador a fundo, desde a 2ª velocidade, e o carro não "puxa". Vamos para AE e a mesma coisa, o mecânico estava admirado com o sucedido, continuando a afirmar que o carro estava operacional quando o testou. A pouco menos de 2km de sairmos da AE para regressar à oficina, o carro de repente começou a funcionar normalmente. Não saimos e percorremos mais 10/12km sem problemas, tendo eu conduzido uma parte e o carro estava normal. No entanto, após sair da AE e no regresso à oficina voltou a "pastar".
O diagnóstico revelou uma anomalia qualquer relacionada com a Bomba reguladora de pressão, tendo o mecânico, com o carro a trabalhar, substituído a bomba reguladora da pressão do turbo, apagado os erros, e após nova verificação o mesmo erro aparecia. Ele aí afirmou que o problema não seria dessa peça, mas sim da válvula do turbo....
Ora bem, após este testamento, aqui vêm as minhas dúvidas, e o que me fez registar neste fórum:
1º - no diagnóstico não me lembro se aparecia Bomba Reguladora de Pressão do turbo ou se não dizia mais nada... Pode ser um bomba reguladora de pressão de combustível? Este motor, de 150Cv, é common-rail, certo? Poderá ser um injector?
2º - para ter a certeza que o problema seria da peça substituída, não seria melhor ir fazer um teste de estrada?
3º - acho muito estranho que em estrada, quando acelero, o manómetro do consumo instantâneo não passa dos 9/10, quando antes, na mesma situação (por exemplo numa 3ª acelerar a fundo) disparava para os 20 repentinamente... Quando ele se solta do problema, o manómetro do combustível passa a agir dessa forma: acelero, vai aos 20, e o carro anda...
4º - se fosse a válvula do turbo, não deveria esta manter-se estável quando vai em aceleração constante? Ou seja, vou em AE, acelero com o carro mole, ele passado uns momentos solta-se, e sem alterar a posição do acelerador, sem haver subidas, ele não deveria manter em bom estado? Poderia mudar sim quando houvesse uma desaceleração, certo?
Andei estes dias com o carro (na Baviera não tinham disponibilidade para o receber) e acontece que o carro ora está péssimo, mal, ora fica bom, se bem que já não durante tanto tempo como no inicio. Agora são mais longos os períodos em que está mole.
Por último, deixa-me também no ar a hipótese de ser a MAF, mas isso não deveria dar no diagnóstico?
Só há uma coisa que me deixa satisfeito, é que o problema das borboletas foi resolvido... Pois o carro quando está bem, nota-se que o motor está lá, tão bom ou melhor do que estava antes de qualquer problema...
Saudações