Aceleração não linear e falta de força E46 136cv

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

nlg
Membro Senior
Mensagens: 992
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
Localização: Cruz de Pau - Amora

Aceleração não linear e falta de força E46 136cv

Mensagem por nlg »

Bom dia,
Caros amantes e proprietários de BM´s.
A situação que exponho aqui para ver se alguém já teve um problema semelhante ou se surge uma opinião válida é a seguinte:

O meu série 3 320 d de 136 cv do ano 2000/06 anda bem,rápido e consumos mt bons. No entanto quando o comprei tinha um problema que segundo os mecânicos após muito custo para o detectar era a bomba injectora que fazia com que o carro fizesse um poço tremendo por vezes, não era sempre, quando se pisava progressivamente no acelerador sensivelmente entre as 2000 e 3000 rpm. Foi substituída por uma nova e o problema parece que foi resolvido e segundo as máquinas está tudo bem. Contudo por vezes sinto um ligeira prisão ao acelerar não é linear ou seja fica ali uns instantes e só depois é que se solta. Sinto que o carro apesar de andar bem, rápido podia ter ainda mais alma. Será que é afinação que não foi bem feita/reprogramação após a colocação da bomba.Outra questão que deve estar relacionado é o facto de arranques em subidas íngremes principalmente a frio o carro parece q perde a força/ralentim um pouco baixo tendo q se dar mais acelerador do que seria de esperar tratando-se do diesel.
Gostaria de saber a vossa opinião para eu chegar a conclusões pq toda a gente q ja o conduziu diz que o carro tá impecável em tudo só esse pequeno senão mas que para onde o comprei me dizem q tá tudo bem e que é pormenor a mais meu.
Gostaria de tentar perceber se é característico dos de 136 cv ou se existe alguma coisa a corrigir.

Obrigado por alguma ajuda que possa surgir.

Saudações amantes da BMW.

Avatar do Utilizador
richardcop
Membro Junior
Mensagens: 622
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01
Localização: Póvoa de Stª Iria

Re: Aceleração não linear

Mensagem por richardcop »

Bom dia nlg.
O meu menino também tem um sintoma identico, por vezes faz uma especie de poço, e demora mais a desenvolver principalmente à volta das 2000 RPM.
Eu penso que deve ser a MAF (medidor de massa do ar). Tens de tirar isso e testar com outra para ver se faz o mesmo, é o que eu vou fazer.
Imagem

Avatar do Utilizador
Bidzi1
Membro Juvenil
Mensagens: 212
Registado: 24 out 2008, 15:26

Re: Aceleração não linear

Mensagem por Bidzi1 »

ao colocares outro medidor de massa de ar tens que codificalo ao carro pq se nao fica-te na mesma e estragas-o rapidamente.
Imagem
HP - HorsePower Reprogramações e Serviços Auto

Avatar do Utilizador
richardcop
Membro Junior
Mensagens: 622
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01
Localização: Póvoa de Stª Iria

Re: Aceleração não linear

Mensagem por richardcop »

O que é preciso para o codificar?
Imagem

nlg
Membro Senior
Mensagens: 992
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
Localização: Cruz de Pau - Amora

Re: Aceleração não linear

Mensagem por nlg »

Obrigado pelas respostas e é bem possível que seja da MAF.
Qualquer substituição seja da MAF, BombaInjectora, etc... convém que seja o carro reprogramado e afinado com os valores correctos e compatíveis com os dispositivos alterados, certo?
Também poderá apenas de precisar de uma afinação correcta.
Pq o carro puxo por ele anda bem em alta rotação a 100 e mts piso e volta a responder só entre as 2000 e 3000 geralmnete qd puxo uma 2ª ou 3ª é q acontece aquela ligeira pausa e só depois desenvolve e nem é sempre daí o diagnóstico ser mais dificil de o fazer.
E é a questão já referida na primeira msg do arranque em subidas.
No global pode n estar a 100% mas penso que o carro está seguramente nos 95% só que claro se puder tê-lo 100% a condições tanto melhor. Penso que é um probleminha que não poe em questão problema graves no futuro apenas é aborrecido quando acontece visto se ter mudado de um Opel corsa para um BMW e as expectativas serem de facto altas quando se trata de um BMW marca conceituada e cara.:)posting.php?mode=reply&f=4&t=35421#
:D

Obrigado!

Avatar do Utilizador
Bidzi1
Membro Juvenil
Mensagens: 212
Registado: 24 out 2008, 15:26

Re: Aceleração não linear

Mensagem por Bidzi1 »

e possivel codificar com o dis se quiseres eu faço isso na minha oficina
Imagem
HP - HorsePower Reprogramações e Serviços Auto

Avatar do Utilizador
mlg
Membro Gold
Mensagens: 1898
Registado: 03 abr 2008, 09:38
O meu Carro:: 320td
Localização: Lx

Re: Aceleração não linear

Mensagem por mlg »

só acho que escolhes t foi mal o nick :lol1
Imagem
Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L

nlg
Membro Senior
Mensagens: 992
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
Localização: Cruz de Pau - Amora

Re: Aceleração não linear

Mensagem por nlg »

Oi Bidzi1,
então se tens um oficina da especialidade suponho que tenhas experiência sobre estes assuntos.
Então na tua maneira de ver qual será realmente ou o mais provável de estar a acontecer e qual a solução q me dás para o meu problema. Afinação ou alguma reparação+afinação e o quê em concreto?
É como já disse é aquela pequena interrupção descrita acima e o arranque em subidas. Pq de resto anda muito bem, tá rápido e consumos muito bons que não queriam ver desviados do q está. (urbano 7.5, estrada 5.6 e misto 6.4) melhor acho impossível. Mesmo a ripar nao passa dos 8.0.
Obrigado!
Responder ao nlg.

Avatar do Utilizador
Bidzi1
Membro Juvenil
Mensagens: 212
Registado: 24 out 2008, 15:26

Re: Aceleração não linear

Mensagem por Bidzi1 »

so ligando a maquina e qe podemso tirar algumas conclusões, pois pode existir algum valor que nao esteja a dar correcto e o carro perder um pouco de redimento. mas so andando no carro e que te posso dAR ALGUMA AJUDA E ASSIM E COMPLICADO.
Imagem
HP - HorsePower Reprogramações e Serviços Auto

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Aceleração não linear

Mensagem por JOFIMO »

nlg Escreveu:Bom dia,
Caros amantes e proprietários de BM´s.
A situação que exponho aqui para ver se alguém já teve um problema semelhante ou se surge uma opinião válida é a seguinte:

O meu série 3 320 d de 136 cv do ano 2000/06 anda bem,rápido e consumos mt bons. No entanto quando o comprei tinha um problema que segundo os mecânicos após muito custo para o detectar era a bomba injectora que fazia com que o carro fizesse um poço tremendo por vezes, não era sempre, quando se pisava progressivamente no acelerador sensivelmente entre as 2000 e 3000 rpm. Foi substituída por uma nova e o problema parece que foi resolvido e segundo as máquinas está tudo bem. Contudo por vezes sinto um ligeira prisão ao acelerar não é linear ou seja fica ali uns instantes e só depois é que se solta. Sinto que o carro apesar de andar bem, rápido podia ter ainda mais alma. Será que é afinação que não foi bem feita/reprogramação após a colocação da bomba.Outra questão que deve estar relacionado é o facto de arranques em subidas íngremes principalmente a frio o carro parece q perde a força/ralentim um pouco baixo tendo q se dar mais acelerador do que seria de esperar tratando-se do diesel.
Gostaria de saber a vossa opinião para eu chegar a conclusões pq toda a gente q ja o conduziu diz que o carro tá impecável em tudo só esse pequeno senão mas que para onde o comprei me dizem q tá tudo bem e que é pormenor a mais meu.
Gostaria de tentar perceber se é característico dos de 136 cv ou se existe alguma coisa a corrigir.

Obrigado por alguma ajuda que possa surgir.

Saudações amantes da BMW.
Pode ser a bomba fora de ponto ligeiramente, mas com o DIS não acusa nada só com o comparador e desmontando muita coisa.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

kOrtes320i
Membro Iniciado
Mensagens: 6
Registado: 27 jun 2008, 22:44
O meu Carro:: BMW 320i e36 - 1994
Localização: Quarteira

Re: Aceleração não linear

Mensagem por kOrtes320i »

boas !!
isso tambem me acontece a mim e tou a procura duma MAF por causa disso .. é identico o problema e é mesmo da MAF.. agora o problema é que nao tou a encontrar nenhuma pro meu .. tou farto de procurar e nao encontro nada.. ja corri as sucatas do algarve e nada ... ta dificil :shock:
mas faz isso exprimenta outra e vê se o problema é daí ..
abraço e se encontrares uma maf arranja logo uma pra mim xD abraço
BMW 320i 150cv

Avatar do Utilizador
richardcop
Membro Junior
Mensagens: 622
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01
Localização: Póvoa de Stª Iria

Re: Aceleração não linear

Mensagem por richardcop »

kOrtes320i Escreveu:boas !!
isso tambem me acontece a mim e tou a procura duma MAF por causa disso .. é identico o problema e é mesmo da MAF.. agora o problema é que nao tou a encontrar nenhuma pro meu .. tou farto de procurar e nao encontro nada.. ja corri as sucatas do algarve e nada ... ta dificil :shock:
mas faz isso exprimenta outra e vê se o problema é daí ..
abraço e se encontrares uma maf arranja logo uma pra mim xD abraço
Ja te disse, vem passear a lisboa :lol:
Imagem

kOrtes320i
Membro Iniciado
Mensagens: 6
Registado: 27 jun 2008, 22:44
O meu Carro:: BMW 320i e36 - 1994
Localização: Quarteira

Re: Aceleração não linear

Mensagem por kOrtes320i »

richardcop Escreveu:Ja te disse, vem passear a lisboa :lol:


acho que nao preciso .. uma pessoa vai me enviar uma MAF pra semana que vem .. depois é so testar e ver o que vai sair dali .. :lol:
BMW 320i 150cv

Avatar do Utilizador
richardcop
Membro Junior
Mensagens: 622
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01
Localização: Póvoa de Stª Iria

Re: Aceleração não linear

Mensagem por richardcop »

Boa sorte, se for isso pelo menos fica logo resolvido.
Imagem

kOrtes320i
Membro Iniciado
Mensagens: 6
Registado: 27 jun 2008, 22:44
O meu Carro:: BMW 320i e36 - 1994
Localização: Quarteira

Re: Aceleração não linear

Mensagem por kOrtes320i »

richardcop Escreveu:Boa sorte, se for isso pelo menos fica logo resolvido.

Obrigado !!!
pra sexta feira ou sabado em principio experimento a MAF e depois dou noticias.. cumprimentos
BMW 320i 150cv

Responder

Voltar para “Mecanica”