Página 1 de 16
Aceleração não linear e falta de força E46 136cv
Enviado: 30 jun 2009, 13:02
por nlg
Bom dia,
Caros amantes e proprietários de BM´s.
A situação que exponho aqui para ver se alguém já teve um problema semelhante ou se surge uma opinião válida é a seguinte:
O meu série 3 320 d de 136 cv do ano 2000/06 anda bem,rápido e consumos mt bons. No entanto quando o comprei tinha um problema que segundo os mecânicos após muito custo para o detectar era a bomba injectora que fazia com que o carro fizesse um poço tremendo por vezes, não era sempre, quando se pisava progressivamente no acelerador sensivelmente entre as 2000 e 3000 rpm. Foi substituída por uma nova e o problema parece que foi resolvido e segundo as máquinas está tudo bem. Contudo por vezes sinto um ligeira prisão ao acelerar não é linear ou seja fica ali uns instantes e só depois é que se solta. Sinto que o carro apesar de andar bem, rápido podia ter ainda mais alma. Será que é afinação que não foi bem feita/reprogramação após a colocação da bomba.Outra questão que deve estar relacionado é o facto de arranques em subidas íngremes principalmente a frio o carro parece q perde a força/ralentim um pouco baixo tendo q se dar mais acelerador do que seria de esperar tratando-se do diesel.
Gostaria de saber a vossa opinião para eu chegar a conclusões pq toda a gente q ja o conduziu diz que o carro tá impecável em tudo só esse pequeno senão mas que para onde o comprei me dizem q tá tudo bem e que é pormenor a mais meu.
Gostaria de tentar perceber se é característico dos de 136 cv ou se existe alguma coisa a corrigir.
Obrigado por alguma ajuda que possa surgir.
Saudações amantes da BMW.
Re: Aceleração não linear
Enviado: 30 jun 2009, 13:25
por richardcop
Bom dia nlg.
O meu menino também tem um sintoma identico, por vezes faz uma especie de poço, e demora mais a desenvolver principalmente à volta das 2000 RPM.
Eu penso que deve ser a MAF (medidor de massa do ar). Tens de tirar isso e testar com outra para ver se faz o mesmo, é o que eu vou fazer.
Re: Aceleração não linear
Enviado: 30 jun 2009, 14:06
por Bidzi1
ao colocares outro medidor de massa de ar tens que codificalo ao carro pq se nao fica-te na mesma e estragas-o rapidamente.
Re: Aceleração não linear
Enviado: 30 jun 2009, 14:36
por richardcop
O que é preciso para o codificar?
Re: Aceleração não linear
Enviado: 30 jun 2009, 14:44
por nlg
Obrigado pelas respostas e é bem possível que seja da MAF.
Qualquer substituição seja da MAF, BombaInjectora, etc... convém que seja o carro reprogramado e afinado com os valores correctos e compatíveis com os dispositivos alterados, certo?
Também poderá apenas de precisar de uma afinação correcta.
Pq o carro puxo por ele anda bem em alta rotação a 100 e mts piso e volta a responder só entre as 2000 e 3000 geralmnete qd puxo uma 2ª ou 3ª é q acontece aquela ligeira pausa e só depois desenvolve e nem é sempre daí o diagnóstico ser mais dificil de o fazer.
E é a questão já referida na primeira msg do arranque em subidas.
No global pode n estar a 100% mas penso que o carro está seguramente nos 95% só que claro se puder tê-lo 100% a condições tanto melhor. Penso que é um probleminha que não poe em questão problema graves no futuro apenas é aborrecido quando acontece visto se ter mudado de um Opel corsa para um BMW e as expectativas serem de facto altas quando se trata de um BMW marca conceituada e cara.

posting.php?mode=reply&f=4&t=35421#
Obrigado!
Re: Aceleração não linear
Enviado: 30 jun 2009, 14:57
por Bidzi1
e possivel codificar com o dis se quiseres eu faço isso na minha oficina
Re: Aceleração não linear
Enviado: 30 jun 2009, 15:03
por mlg
só acho que escolhes t foi mal o nick :lol1
Re: Aceleração não linear
Enviado: 30 jun 2009, 15:13
por nlg
Oi Bidzi1,
então se tens um oficina da especialidade suponho que tenhas experiência sobre estes assuntos.
Então na tua maneira de ver qual será realmente ou o mais provável de estar a acontecer e qual a solução q me dás para o meu problema. Afinação ou alguma reparação+afinação e o quê em concreto?
É como já disse é aquela pequena interrupção descrita acima e o arranque em subidas. Pq de resto anda muito bem, tá rápido e consumos muito bons que não queriam ver desviados do q está. (urbano 7.5, estrada 5.6 e misto 6.4) melhor acho impossível. Mesmo a ripar nao passa dos 8.0.
Obrigado!
Responder ao nlg.
Re: Aceleração não linear
Enviado: 30 jun 2009, 15:42
por Bidzi1
so ligando a maquina e qe podemso tirar algumas conclusões, pois pode existir algum valor que nao esteja a dar correcto e o carro perder um pouco de redimento. mas so andando no carro e que te posso dAR ALGUMA AJUDA E ASSIM E COMPLICADO.
Re: Aceleração não linear
Enviado: 30 jun 2009, 19:45
por JOFIMO
nlg Escreveu:Bom dia,
Caros amantes e proprietários de BM´s.
A situação que exponho aqui para ver se alguém já teve um problema semelhante ou se surge uma opinião válida é a seguinte:
O meu série 3 320 d de 136 cv do ano 2000/06 anda bem,rápido e consumos mt bons. No entanto quando o comprei tinha um problema que segundo os mecânicos após muito custo para o detectar era a bomba injectora que fazia com que o carro fizesse um poço tremendo por vezes, não era sempre, quando se pisava progressivamente no acelerador sensivelmente entre as 2000 e 3000 rpm. Foi substituída por uma nova e o problema parece que foi resolvido e segundo as máquinas está tudo bem. Contudo por vezes sinto um ligeira prisão ao acelerar não é linear ou seja fica ali uns instantes e só depois é que se solta. Sinto que o carro apesar de andar bem, rápido podia ter ainda mais alma. Será que é afinação que não foi bem feita/reprogramação após a colocação da bomba.Outra questão que deve estar relacionado é o facto de arranques em subidas íngremes principalmente a frio o carro parece q perde a força/ralentim um pouco baixo tendo q se dar mais acelerador do que seria de esperar tratando-se do diesel.
Gostaria de saber a vossa opinião para eu chegar a conclusões pq toda a gente q ja o conduziu diz que o carro tá impecável em tudo só esse pequeno senão mas que para onde o comprei me dizem q tá tudo bem e que é pormenor a mais meu.
Gostaria de tentar perceber se é característico dos de 136 cv ou se existe alguma coisa a corrigir.
Obrigado por alguma ajuda que possa surgir.
Saudações amantes da BMW.
Pode ser a bomba fora de ponto ligeiramente, mas com o DIS não acusa nada só com o comparador e desmontando muita coisa.
Re: Aceleração não linear
Enviado: 30 jun 2009, 23:56
por kOrtes320i
boas !!
isso tambem me acontece a mim e tou a procura duma MAF por causa disso .. é identico o problema e é mesmo da MAF.. agora o problema é que nao tou a encontrar nenhuma pro meu .. tou farto de procurar e nao encontro nada.. ja corri as sucatas do algarve e nada ... ta dificil
mas faz isso exprimenta outra e vê se o problema é daí ..
abraço e se encontrares uma maf arranja logo uma pra mim xD abraço
Re: Aceleração não linear
Enviado: 01 jul 2009, 02:47
por richardcop
kOrtes320i Escreveu:boas !!
isso tambem me acontece a mim e tou a procura duma MAF por causa disso .. é identico o problema e é mesmo da MAF.. agora o problema é que nao tou a encontrar nenhuma pro meu .. tou farto de procurar e nao encontro nada.. ja corri as sucatas do algarve e nada ... ta dificil
mas faz isso exprimenta outra e vê se o problema é daí ..
abraço e se encontrares uma maf arranja logo uma pra mim xD abraço
Ja te disse, vem passear a lisboa

Re: Aceleração não linear
Enviado: 01 jul 2009, 20:27
por kOrtes320i
richardcop Escreveu:Ja te disse, vem passear a lisboa

acho que nao preciso .. uma pessoa vai me enviar uma MAF pra semana que vem .. depois é so testar e ver o que vai sair dali ..

Re: Aceleração não linear
Enviado: 01 jul 2009, 22:59
por richardcop
Boa sorte, se for isso pelo menos fica logo resolvido.
Re: Aceleração não linear
Enviado: 02 jul 2009, 00:06
por kOrtes320i
richardcop Escreveu:Boa sorte, se for isso pelo menos fica logo resolvido.
Obrigado !!!
pra sexta feira ou sabado em principio experimento a MAF e depois dou noticias.. cumprimentos