Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

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Rick
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Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por Rick »

Velas de Ignição (motores a gasolina) e Velas de Aquecimento (motores diesel).

Velas de ignição
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As velas de ignição são o que faz trabalhar o motor dos nossos carros a gasolina, sem tirar nem pôr.
Durante a fase de compressão da mistura combustível no interior do motor, uma bobine de alta voltagem é accionada e provoca uma descarga de cerca de 20.000 volts entre os teminais da vela. A faísca produzida provoca a combustão da mistura, que por sua vez faz girar o motor.

Velas de aquecimento
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As velas de aquecimento são usadas para pré-aquecer o ar no interior dos cilindros dum motor diesel.
Como é sabido, os motores diesel funcionam sob o princípio de compressão do ar a altas pressões, que o fazem aquecer. Ao ser injectado no momento certo o gasóleo, este inflama-se em contacto com o ar quente.
No entanto, em motores diesel de injecção indirecta, ou em todos os diesel em geral a baixas temperaturas, o ar frio tem de se aquecer até uma temperatura suficiente para despoletar a ignição das gotículas de gasóleo, sendo este trabalho feito pelas velas de pré-aquecimento, cuja ponta pode aquecer até aos 600ºC.
Hoje em dia, as velas são principalmente utilizadas para arranques de motor em tempo muito frio (temperaturas inferiores a 5ºC) e possuem um tempo de aquecimento muitíssimo curto, cerca de 3 segundos, em especial se compararmos com motores mais antigos que podem levar de 30 segundos até um minuto se estiver muito frio. Após estar o motor a trabalhar, estas permanecem ligadas pro mais uns minutos para ajudar a uma melhor combustão.


Vou deixar aqui algumas dicas sobre sintomas que podem indicar alguma falha de rendimento do motor.

Diagnóstico de Velas de Ignição e Velas de Incandescência


Velas Incandescentes

Diagnóstico de Avarias
As avarias nas velas de incandescência indicam frequentemente falhas de rendimento do motor ou na selecção e instalação das mesmas.

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Haste corroída
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Causas: Falha do controlador da vela; Voltagem incorrecta; Tipo de vela incorrecto; Câmara de combustão comprimida devido a um aperto excessivo.

Remédio: Comprovar e / ou instalar o controlador da vela e verificar se o tipo de vela é o correcto para o veículo. A vela deve-se instalar com cuidado utilizando uma chave dinamométrica e prestando especial atenção ao torque recomendado.


Haste derretida ou partida
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Causas: Injectores (ignição demasiado avançada, pressão da injecção incorrecta, boquilhas com perdas); Óleo na câmara de combustão (sobreaquecimento devido a um nível de óleo demasiado alto); Guias de válvulas gastas; Segmentos do pistão partidos.

Remédio: Recalibrar o sistema de injecção; Substituir os segmentos do pistão e as guias de válvulas; Corrigir o nível de óleo no motor.


Circuito aberto com a haste (aparentemente sem danos)
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Causas: Sistema eléctrico com defeito provocando uma sobretensão; Falha no controlador da vela.

Remédio: Comprovar e / ou substituir o controlador da vela.


Ponta da haste danificada
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Causas: Sobreaquecimento da haste causado por:

- Ponto de injecção antecipado provocando um sobreaquecimento da haste e da resistência. A resistência fica frágil e parte.

- Câmara de combustão comprimida devido a aperto excessivo.

Remédio: Recalibrar o sistema de injecção. Ao enroscar a vela verificar o torque especificado pelo fabricante do veículo. Não olear a rosca.


Velas de Ignição

Diagnóstico de Avarias
As falhas nas velas de ignição indicam problemas de rendimento do motor, selecção incorrecta das velas ou instalação defeituosa das mesmas.

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Normal
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O isolador está ligeiramente revestido de impurezas com tons cinzento-acastanhados. A separação dos eléctrodos aumenta cerca de 0.01mm cada 2.000Km (utilizando combustível sem chumbo). As velas são as ideais para o motor.


Côr de chumbo
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O pé do isolador apresenta-se parcialmente com uma capa vitrificada de côr esverdeada ou castanha-amarelada.

Causa: Aditivos com chumbo na gasolina conduzem a este tipo de sedimentação.

Efeito: Debaixo de grandes cargas, o revestimento actua como condutor eléctrico, o qual conduz a falhas de ignição. É possível a deterioração do catalisador.

Remédio: Substituir o combustível e as velas.


Formação de fuligem
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O pé do isolador, os eléctrodos e o corpo da vela estão cobertos por uma capa negra aveludada.

Causa: Formação de mistura incorrecta, demasiado rica; filtro de ar sujo; equipamento de arranque a frio defeituoso; deslocações predominantes de trajectos curtos; índice incorrecto do grau térmico da vela.

Efeito: Falhas de ignição por correntes parasitárias; mau comportamento no arranque a frio. É possível a deterioração do catalisador.

Remédio: Ajustar o equipamento de mistura e arranque; substituir, se necessário, o filtro de ar; limpar as velas ou substituí-las.


Sedimentações
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Manifestas sedimentações no pé do isolador e no eléctrodo de massa. Sedimentações em forma de escórias.

Causa: Componentes das ligas dos aditivos para óleo ou combustível formarem resíduos.

Efeito: Pode levar a ignições por incandescência e, sob certas circunstâncias, a danos no motor e no catalisador.

Remédio: Verificar o combustível e o óleo, substitui-los se necessário, evitar aditivos e renovar as velas.


Eléctrodo central derretido
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Eléctrodo central claramente derretido; ponta do pé isolador com borbulhas, esponjosa e amolecida.

Causa: Sobrecarga térmica devido a ignição por incandescência, resíduos de combustão na câmara de combustão, válvulas com defeito, distribuidor de ignição deteriorado, combustível deficiente, velas com índice térmico inapropriado ou par de aperto da vela incorrecto.

Efeito: Falhas de ignição, perda de potência e danos no motor.

Remédio: Comprovar a ignição e a preparação da mistura. Conforme o caso montar velas novas com o grau térmico correcto.


Isolador partido
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Deslocação do pé isolador.

Causa: Golpe, caída ou pressão sobre o eléctrodo central; combustão com detonações; óleo na câmara de combustão.

Efeito: Falhas de ignição. A chispa de ignição salta em locais onde não chega a mistura fresca. Em caso de duração demasiado prolongada, pode romper-se o isolador.

Remédio: Substituir as velas.


Vela oleada
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O pé do isolador, os eléctrodos e o corpo da vela estão cobertos por uma película de óleo negro.

Causa: Excesso de óleo na câmara de combustão; nível de óleo demasiado alto; segmentos gastos; defeito nos cilindros e guias de válvulas.

Efeito: Mau comportamento no arranque; falhas de ignição ou falha total da vela devido a curto circuito.

Remédio: Corrigir o nível de óleo e conforme o caso, realizar uma revisão geral do motor.


Desgaste excessivo dos eléctrodos
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O eléctrodo central e / ou o de massa apresentam perda visível de material.

Causa: Aditivos agressivos no combustível ou no óleo; condições desfavoráveis de fluxo na câmara de combustão resultante de sedimentações.

Efeito: Falhas de ignição, especialmente ao acelerar, já que a tensão da ignição não é suficiente para uma separação de eléctrodos demasiado grande.

Remédio: Substituir as velas.


Eléctrodos fundidos
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Textura de couve-flor nos eléctrodos e sedimentações de material estranho à vela.

Causa: Sobrecarga térmica devido a ignição por incandescência, resíduos de combustão na câmara de combustão, válvulas com defeito, distribuidor de ignição deteriorado, combustível deficiente, velas com índice térmico inapropriado ou par de aperto da vela incorrecto.

Efeito: Falhas de ignição ao princípio, depois danos no motor e no catalisador.

Remédio: Verificar a ignição e a preparação da mistura. Substituir as velas.

Saber ler as velas caiu em desuso e desconhecimento devido à era dos diagnósticos por pc e centralinas sem afinação.

germanii
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por germanii »

Isso acontecia mais nos Carros com Carburador ,Mas Bom Topico! :palmas
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

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David Nunes
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por David Nunes »

Epa fico feliz por tirar as minhas velas e nenhuma estar assim nesse estado..eehhehe

:palmas :palmas :palmas

ant_86
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por ant_86 »

desde que vao estando como a primeira nao é mau David..
mais um bom topico do rick..
da-lhe lenha..............

//M
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por //M »

Rick, eu até batia palmas, mas a análise das avarias das velas de ignição nos gasolina ,vai muito além disso.

Com um osciloscopio ligado ao sistema de ignição,podes analisar o valor da voltagem em função do tempo e sabendo de antemão o padrão de cada fabricante do sistema de ignição podes saber muitos mais coisas em relação ao funcionamento do motor.

Ab.
E= ///M*c²

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hugo_ti
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por hugo_ti »

so uma pergunta...que velas devo meter no meu carro??tem o motor m54 nao sei se isso interessa...quais é que sao as melhores para meter??

cumps
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navigator
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por navigator »

Tópico bem desenterrado.

Esses motores dividem opiniões. Acho que nenhumas fazem "a diferença", há quem te vá dizer logo: põe as de origem, são as melhores! Há quem te diga: eu pus de iridium e senti o carro melhor. Eu sou dos que meteu velas NGK iridium e para pior não foi. E devem durar mais, estou satisfeito.
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hugo_ti
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por hugo_ti »

navigator Escreveu:Tópico bem desenterrado.

Esses motores dividem opiniões. Acho que nenhumas fazem "a diferença", há quem te vá dizer logo: põe as de origem, são as melhores! Há quem te diga: eu pus de iridium e senti o carro melhor. Eu sou dos que meteu velas NGK iridium e para pior não foi. E devem durar mais, estou satisfeito.
mais vale desenterrar um topico do que abrir outro com o mesmo assunto loooool

obrigado pela opiniao...sabes onde posso arranjar isso?'cumps
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navigator
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por navigator »

As NGK iridium, comprei no ebay.co.uk e já não me lembro quanto foi mas compensou...perto de 50€ as 6.
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hugo_ti
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por hugo_ti »

navigator Escreveu:As NGK iridium, comprei no ebay.co.uk e já não me lembro quanto foi mas compensou...perto de 50€ as 6.
ok...obrigado :fixe
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MCunha
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por MCunha »

Boas...

Qual a solução e o que pode acontecer caso as velas de incandescencia não se soltem?

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hugo_ti
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por hugo_ti »

MCunha Escreveu:Boas...

Qual a solução e o que pode acontecer caso as velas de incandescencia não se soltem?
tirar a colaça fora...entao se elas partirem...ui ui...cumps
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MCunha
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por MCunha »

Ou seja, se não se soltarem é andar com elas até ao fim da vida do automovel...
Pensei que houvesse alguma forma de as retirar sem mexer no motor. Sendo assim vão morrer lá.
Obrigado

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hugo_ti
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por hugo_ti »

MCunha Escreveu:Ou seja, se não se soltarem é andar com elas até ao fim da vida do automovel...
Pensei que houvesse alguma forma de as retirar sem mexer no motor. Sendo assim vão morrer lá.
Obrigado
elas sao de sair como é logico..agora percebi era que elas nao saiam mesmo de la...que podiam tar "coladas la"...
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MCunha
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Re: Velas de Ignição e Velas de Aquecimento

Mensagem por MCunha »

Sim, elas são de sair. Saíram 2 e outras 2 gostaram tanto que teimam e não sair. Se forçar há o receio de partir e nesse aspecto entre o ficar ou o forçar a sair e partirem, acho que elas ganham o desafio.

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