infelicidade 320d :(

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

abaddonpt
Membro Juvenil
Registado: 07 mar 2008, 23:33
O meu Carro:: BMW 320d E46 2002

infelicidade 320d :(

Mensagem por abaddonpt »

Boas

Desta vez tocou-me a mim a infelicidade. Ia antes da vasco da gama, a 120km/h, quando começo a ouvir um ruido metalico, parei logo nas bombas, tentei ver, apenas notei q o bloco tremia mais, e quando maior a rotação mais ruido e mais vibração. Pensei, nao se ve nada, pressoes tudo ok, nivel de oleo ok, deve ter sido um dos apoios do motor que foi à vida, nunca mudei nenhum, nunca mudei as correias, nunca mudei a bomba de agua. faltava 550km para fazer os 300mil, praticamente sempre em auto estrada, mtas vezes a fundo. Apesar de nunca ter mudado o que referenciei, andava sempre em cima e via o estado das coisas, pois apesar de não ser mecanico, tenho algumas formações, nao em carros, mas noutros equipamentos, que apesar de serem diferentes acabam por ser iguais......Voltando entao à historia, arranquei de novo com o barulho e apesar de ir devagar (120) e repente o motor cala-se... :(
encostei na escapatoria, assistencia em viagem......isto na terça......ontem e hoje dediquei-me a começar a desmontar o motor juntamente com o mecanico, mas ja com um motor "reservado". Primeira coisa a sair a caixa, pois o carro engatado andava...mau pronuncio. Após a caixa fora, vi que os parafusos internos do disco para a embraiagem estavam completamente cortados..........tenta-se rodar.....motor agarrado..........., alguma coisa parte.............continua-se a desmontar......tampa das valvulas.....tudo ok..................cabeça fora...........tudo bom................bem deve ter sido biela ou cambota pensava-se, mas ai o barulho que se ouvia nao se repercutia em falta de força nem nada..........começar a desmanchar auxiliares, ja por baixo tinha visto que o apoio do motor do lado do motor de arranque estava semi arrancado do bloco :S ...............assim que tirei o motor de arranque vi logo.................bloco partido, o barulho q ouvi foram bocados a ir para o interior...........mesmo estranho.............tá certo que sempre andei depressa, mas aquilo acontecer assim :( epah..........Segunda feira ja me chega o bloco novo, de 2004, com caixa de 6 e respectivo veio (mantenho o diferencial da caixa de 5......nao era assim q queria fazer a troca....mas entre o arranjo da minha caixa, e trocar o volante do motor "novo" pois ele ja tem a caixa de 6.............vai ficar com a swap mais pretendida................

Ao menos ele tinha feito os 300mil, foi inglorio e frustante a morte dele assim.
Tenho fotos do desmontar, de alguns componentes e do que partiu, depois coloco assim que passar do tlm........

Até doi o guito a gastar :(

aqui estão fotos....

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por abaddonpt em 22 mai 2010, 23:51, editado 1 vez no total.

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Re: infelicidade 320d :(

Mensagem por TdiSportR »

No meio de todo o azar vem potencia extra!

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Jà agora podias dizer que oleo Utilizasses e com que Frequencia mudavas assim como o Filtro ,e eras tu que mudavas ou ias a uma Garagem?;)
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Epá má onda mesmo. Mas vais ficar com o avião no ponto... :onfire Pode saber o valor do motor que arranjaste?

abaddonpt
Membro Juvenil

Mensagem por abaddonpt »

Mudanças de oleo de 25mil em 25mil, bp 7000, 0w40. este oleo tinha 12mil km's, nunca consumiu oleo, sempre impec. sempre q mudava o oleo mudava o filtro. parece que nao ainda o carro fez nas minhas maos 232mil km's, hehehe
Hj tirei o bloco do sitio, foi um parafuso de fixação de uma biela q partiu, e foi a mesma que furou o bloco.
Preço 3250 (motor, caixa, embraigem e veio), do meu so retiro alternador e motor de arranque, quero ver se guardo outras coisitas.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

-- menos de um minuto atrás --

bloco ja preparado, faltam os apoios do motor e trocar as correias.
Coloquei a minha admissao de ar, pois tem o sistema de controlo das borboletas (o meu tem as borboletas retiradas), a admissao do motor de 2004 não tem borboletas. Tambem retirei o tubo da EGR (refrigerado, ao contrario do meu). E deixei tar os injectores, são euro4, enquanto os meus são euro3. Tenho uma duvida, os novos injectores tem q ser parametrizados na centralina certo?
Troquei a maf, pela minha, sei q tá boa e é a que tá parametrizada.
O turbo tambem coloquei o meu, por dois motivos, um deles é o "brinquedo" que é, outro motivo é que o meu é a vacuo e o novo é electrico.
Como comprei o motor com o acordo que o motor antigo é para devolver, espero ficar com alguns componentes para colocar à venda e minimizar esta despesa
:(

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Mudar o Oleo todos os 25000km :shock:
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

ragdoll
Membro Juvenil
Registado: 26 abr 2009, 14:35
O meu Carro:: BMW 320d 2001/6

Mensagem por ragdoll »

Oleo 0w40 durava 25000km sem baixar/consumir?
Isso é obra :fixe

abaddonpt
Membro Juvenil

Mensagem por abaddonpt »

sim durava, e o oleo ainda tava bom, nao a 100%, quando o mudava, mas ainda durava mais uns quantos mil, o unico problema é o filtro, devido a isso as mudas mais frequentes. com oleos bons a tendencia é os intervalos aumentarem.
~Motor acabado de montar hj, falta montar a caixa e fixar o motor de arranque, amanha já é ensaiado.........(cross fingers....lol)

-- menos de um minuto atrás --

bem, hj liguei-o, falta ainda o apoio da caixa e o suporte do selector de mudanças.

Deixo já a info para quem quiser trocar a caixa de 5 por uma de 6 o q tem q fazer:
mudar volante do motor, embraigem, apoio da caixa, caixa (logico), suporte da manete das mudanças (é um tirante em aluminio onde encaixa a esfera, o da caixa de 6 é mais comprido) e o veio. Estas ultimas são todas devido à caixa de 6 ser mais curta em tamanho....ironico.....lol

Só tenho dois erros, controlo de tracção e estabilidade, presumo que seja por o carro ter as rodas no ar.

Tá com um trabalhar certinho. :)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Contente que jà està a trabalhar :fixe ..
Quanto aos 25000,se os fazes em 6 meses tudo bem() ,mas nao aconselho a quem os faça em 2 anos ,atè o Filtro apodrece ,ou utilisas filtros que nao conheça ?e como dizes esses tais famosos oleos que utilisas sao feitos para essas kilometragens ,fizeste o teste do oleo para ver a viscusidade dele ao fim de 25000km,digo isto porque os autocarros utilizam oleo da ultima geraçao e mudam todos os 16000,ès corajoso ;)
eu continuo na mesma no maximo 7000km :driving

abaddonpt
Membro Juvenil

Mensagem por abaddonpt »

cheguei a mandar fazer o teste do oleo(tive essa facilidade e o oleo aguenta mais do que os 25mil, o filtro a partir dai começa a nao, uma vez fui aos 30mil e o filtro estava mais compacto...hehehe, nao mto mais, mas notava-se a ligeira diferença), mas podes tu analisar em casa, claro q nao é a mesma coisa, com um teste simples, tirando da vareta de oleo, metendo nos dedos, deslizas um no outro, depois juntas os dedos e vais separando devagar e observa o comportamento. faz isso tb com um oleo novo para teres uma referencia.
Claro que só uso oleos sinteticos, se nao o fossem, nao faria.

No jumbo tá o castrol 5w40 turbo diesel (sintetico) em promoção leve dois pague 1...lol, a diferença deste é da temperatura para o frio.

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Eu troco de oleo todos os 15.000 dê lá por onde der....
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

real22
Membro Gold
Registado: 14 fev 2007, 18:40
O meu Carro:: BMW 320d E46 Touring ///M

Mensagem por real22 »

Fdx axar do caraças, isso é coisa que quando me passa pela cabeça até me dá arrepios :scary Boa sorte daqui pra frente :fixe
Projecto: 320D TOURING ///M
Imagem
Fully Touched by IACAutosport & VCPower

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

real22 Escreveu:Fdx axar do caraças, isso é coisa que quando me passa pela cabeça até me dá arrepios :scary Boa sorte daqui pra frente :fixe

Faz como ele mudas de Oleo todos os 25000km e è de confiança basta ver o resultado ,e os filtros de Oleo agora sao light duram a vida do carro(na qual salvo erro sao feitos na turquia ) 8)

abaddonpt
Membro Juvenil

Mensagem por abaddonpt »

Bem..............finalmente ficou pronto..............com varios revezes pelo meio:
primeiro a caixa veio enganada, consegui arranjar uma de um E90 de 2007, ainda é igual, só o sitio onde encaixam as borrachas do apoio é diferente do E46, mais uma peça para encomendar, depois o veio tambem não era, consegui arranjar um em sacavem, praticamente novo com o apoio mesmo novo, tinha o carro acabado de chegar de inglaterra
lol
Monta-se tudo, verifico que a manete das mudanças fica para a frente.............lol.............a peça é diferente, enquanto do de 5 (no meu) era com uma ligeira curvatura, no da caixa de 6 é direita (nos desenhos aparecem ambas curvas), outra peça nova encomendada..........lol
tudo montado, na sexta passada. (apos ja ter o motor pronto à 2 semanas praticamente), teste de estrada....o carro nao puxa.........lol
no sabado ligo à maquina, alem do erro da egr (caudal excessivo bla bla) erro valvula regulação de combustivel......como tinha que ir a um casamento, ja nao deu para fazer nada, optei por levar o carro mesmo assim, pois ele não puxando, ainda atingiu os 150km/h.....lol
cheguei do casamento ja passava da meia noite, pensei (com uns copos no bucho), vou mudar a valvula....entao com uma lanterna, desmanchar a parte de cima do carro toda, pois a valvula está na terminação do colector de combustivel, troco a valvula, vou para apertar o parafuso da vareta de oleo, verifico que esta está subida.....arghhhh, um tubo de vacuo prendeu-se nela, entao olhei para debaixo do carro ja sabendo o q me esperava.......quase 4 lts de oleo com os porcos.....lol
encaixo a vareta, tudo montado, na manha seguinte compro oleo, coloco, vou exprimentar, igual.....pouco melhor, não se sentia poços nenhuns, mas não puxava
Não havia tempo para mais, pois tinha q ir para sto andré, tb levei o carro para exprimentar....lol
quando parei ha uma coisa q me chama a atenção....não se ouvia o famoso barulho da abertura dos flaps do radiador, pensei...algo está aqui em falta, tirando o tubo de vacuo do actuador dos mesmos, eles abriam, pensei, ou a valvula está marada, ou esta ligada ao contrario. apos chegar a setubal, desmanchar tudo outra vez pois a valvula esta presa por baixo do colector de admissão, troquei a valvula por outra, troquei a posição dos tubos, montei tudo novamente..........................e tudo ok.....já tinha saudades....hehehehe
O carro puxa mais do que antes puxava, está a fazer de pico no turbo 1,9bar (antes 1,7), está estavel nos 1,5bar (antes 1,4). A 6 puxa bem, mesmo a baixos regimes, mas se levar a 6 desde os 100, apesar da pressão do turbo estar assim estavel, chega aos 190 e parece que perde o fulgor, metendo a 5, corresponde bem e começa logo a subir velocidade, só o levei aos 210, depois meti a 6 e aguentou-se, começando a subir, mas havia carros e nao deu para testar mto mais.
Não entendo pq o meu turbo ficou a fazer mais pressão, diferenças só mesmo os injectores novos euro4, tubos de vacuo novos e as coisas q mudei referenciadas.
Mas tb nao é só velocidade que pretendo, em 6 e a 90km/h em plano nem os 4lts marca...hehehe....

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Lol que aventura. Ainda bem que tudo se resolveu. Mas diz-me trazes uma caixa de um E90? Nunca pensei que desse...

Responder

Voltar para “Mecanica”