Desta vez tocou-me a mim a infelicidade. Ia antes da vasco da gama, a 120km/h, quando começo a ouvir um ruido metalico, parei logo nas bombas, tentei ver, apenas notei q o bloco tremia mais, e quando maior a rotação mais ruido e mais vibração. Pensei, nao se ve nada, pressoes tudo ok, nivel de oleo ok, deve ter sido um dos apoios do motor que foi à vida, nunca mudei nenhum, nunca mudei as correias, nunca mudei a bomba de agua. faltava 550km para fazer os 300mil, praticamente sempre em auto estrada, mtas vezes a fundo. Apesar de nunca ter mudado o que referenciei, andava sempre em cima e via o estado das coisas, pois apesar de não ser mecanico, tenho algumas formações, nao em carros, mas noutros equipamentos, que apesar de serem diferentes acabam por ser iguais......Voltando entao à historia, arranquei de novo com o barulho e apesar de ir devagar (120) e repente o motor cala-se...

encostei na escapatoria, assistencia em viagem......isto na terça......ontem e hoje dediquei-me a começar a desmontar o motor juntamente com o mecanico, mas ja com um motor "reservado". Primeira coisa a sair a caixa, pois o carro engatado andava...mau pronuncio. Após a caixa fora, vi que os parafusos internos do disco para a embraiagem estavam completamente cortados..........tenta-se rodar.....motor agarrado..........., alguma coisa parte.............continua-se a desmontar......tampa das valvulas.....tudo ok..................cabeça fora...........tudo bom................bem deve ter sido biela ou cambota pensava-se, mas ai o barulho que se ouvia nao se repercutia em falta de força nem nada..........começar a desmanchar auxiliares, ja por baixo tinha visto que o apoio do motor do lado do motor de arranque estava semi arrancado do bloco :S ...............assim que tirei o motor de arranque vi logo.................bloco partido, o barulho q ouvi foram bocados a ir para o interior...........mesmo estranho.............tá certo que sempre andei depressa, mas aquilo acontecer assim

Ao menos ele tinha feito os 300mil, foi inglorio e frustante a morte dele assim.
Tenho fotos do desmontar, de alguns componentes e do que partiu, depois coloco assim que passar do tlm........
Até doi o guito a gastar

aqui estão fotos....