MAF para E39 525tds

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
NightShade_PT
Membro Juvenil
Registado: 13 nov 2007, 15:08
O meu Carro:: BMW E90 320d 2005

MAF para E39 525tds

Mensagem por NightShade_PT »

Boas pessoal..
Já a alguns meses que tenho notado o carro a fazer bem mais fumo que o normal.
Ontem aconteceu pela primeira vez sentir alguns poços em 4º e 5º velocidade entre as 2000 e 3000 rpm,.. ambos estes sintomas leva-me a crer que seja a MAF certo?
O carro ja tem 196mil klm, o que secalhar também já ajuda para a maf estar a dar as ultimas, e até já a desmontei umas 2 vezes para a limpar.

Agora a minha questão, nestes carros se comprar uma maf é preciso ser programada? ou é só troca por troca? e para trocar convém desmontar a velha para ver o part number?

Cumprimentos
Se eu podia viver sem um BMW? Podia, mas não era a mesma coisa!!

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: MAF para E39 525tds

Mensagem por Manuel S. »

ja viste se o som do motor esta na mesma? nao sera um tubo do sistema de admissao roto?

a maf penso que é so trocar sem mais nada.

mas e melhor esperar uma informacao de alguem expert, vulgo marco pires! :rezar :palmas
Imagem Imagem

NightShade_PT
Membro Juvenil

o som parece-me o mesmo sim.. pelo menos a puxar e isso parece igual.. e se ligar o carro a maquina vai detectar alguma coisa?

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

Manuel S. Escreveu:ja viste se o som do motor esta na mesma? nao sera um tubo do sistema de admissao roto?

a maf penso que é so trocar sem mais nada.

mas e melhor esperar uma informacao de alguem expert, vulgo marco pires! :rezar :palmas

os sintomas de uma MAF avariada são principalmente a dificuldade nas performances,nomeadamente a incapacidade de atingir a velocidade maxima,e dificuldade em o carro desenvolver a velocidades intermédias,poderá tambem causar um aumento do fumo.

a MAF não necessita de qualquer programação,é só trocar.

no teu caso pode não ser a MAF,é que para ser a MAF terias que notar uma clara falta de rendimento.

1º- algumas das causas para o fumo podem ser o filtro de ar sujo ou entupido.
2º- o tubo que vai do turbo para o motor tambem pode estar roto,nestes casos a pressão do turbo perde-se acabando por haver um défice de ar que depois vai resultar que o gasoleo injectado não seja todo queimado,daí o fumo preto.
3º- oleo do motor acima do recomendado.
4º- folga nas valvulas.
5º- a MAF,mas se não notas perda de rendimento,então provavelmente não é dái.

o meu conselho é começares por ver as coisas mais simples: verificares se não tens oleo a mais no carro,verificares se o filtro de ar está limpo ou se não está entupido.

se continuar então é veres mesmo se existe algum tubo roto do turbo para o motor.

podes ainda assim mandar fazer um teste á MAF só para eliminares essa hipotese,ligando á maquina para alem do teste da MAF que indica se a mesma está boa ou não,tambem se podem medir vários parametros do motor que podem chegar a uma conclusão definitiva em relação a esse fumo,contudo experimenta primeiro verificar o que te disse.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

NightShade_PT
Membro Juvenil

marco pires muito obrigado,
quanto as perdas de rendimento foi mesmo o que senti.. hoje tentei puxar o carro mas demorou muito tempo a chegar aos 180klm.. nao tentei mais.. mas notei que esta bem mais lento, e enquanto vai a puxar ate essa velocidade vai-se notando bem alguns poços que faz..
e o que tenho notado é que quando faz um poço deixa de deitar o fumo preto.. :roll:

marco pires
Moderador do Fórum

bem,os sintomas que acabas de descrever indicam quase a 100% que trata-se mesmo da MAF.

os poços do genero turbolag são um dos sintomas mais tipicos de uma MAF avariada,algo como carregar no acelerador a 140 ou 150km/h,e ele ficar a engonhar para depois começar de novo a andar normalmente.

nitida falta de força para chegar á velocidade maxima/velocidades elevadas.

a MAF quando não está boa,dá origem a que a mistura seja feita de forma errada na camara de combustão,dai a razão do fumo em determinadas alturas e noutras não.

queria tambem chamar a atenção para sonda lambda que causa sintomas semelhantes.

faz um teste á MAF para veres se a mesma está em condições em principio será da MAF visto haver poços de potencia e dificuldade em atingir velocidades altas(na boschcar service fazem isso),se estiver boa então manda verificar a sonda lambda,caso continue pensa então em verificares os outros itens que de indiquei no outro post,de qualquer forma e com os sintomas que relatas,tenho quase a certeza que essa MAF está boa é para o lixo :wink1
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

NightShade_PT
Membro Juvenil

esta maf serve para o meu certo?
http://cgi.ebay.it/ws/eBayISAPI.dll?Vie ... 0398015780
acho que vou mandar vir.
ontem fui ae, e não consegui passar dos 185 klm.. e demorou muito la a chegar, sem falar dos poços que faz acima das 2000rpm.

cumps

marco pires
Moderador do Fórum

estive a ver a MAF para o teu modelo,e de facto essa que indicas é adequada para o teu carro.
[email protected]

Asrafil
Membro Juvenil
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02

Mensagem por Asrafil »

Xòrisso, nas nossas DDE 2.2 não é preciso limpar a adaptação da MAF. Os nossos dinosauros ( M51) são pouco sofisticados :D :D :D

NightShade_PT
Membro Juvenil

ya.. já tinha lido isso em qualquer lado.. mas ja mandei vir a maf.. e já tenho aqui o aviso dos ctt para a levantar... a ver se amanha a consigo montar para ver os resultados... o teu tem quantos klm? ja alguma vez mudas-te a maf?

Asrafil
Membro Juvenil
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02

Mensagem por Asrafil »

O meu vai com 280 000. Por acaso ele fumega qualquer coisa e tem uns poços manhosos. Se calhar vai ser das proximas coisas a mandar vir. Mas o fumo preto se calhar tb deve ser do óleo. Vou deixar o 0W40 e na proxima muda leva com 5W30 para experimentar. Carros com muitos km's deve-se usar óleo mais "grosso" por causa do aumento das tolerâncias. Ele tem andado a comer 0,5L entre cada muda. Nada de alarmante em 20 000km.
Depois dá feedback dessa MAF e se notaste diferença. Agora tenho mesmo que mandar vir é a Fan Clutch que a minha foi-se. E com este calor é melhor não brincar :D

Responder

Voltar para “Mecanica”