Página 1 de 1

Turbo 318tds

Enviado: 01 jul 2010, 22:07
por nf_fonseca
Boas,

Comprei o meu primeiro BM à cerca de 1 ano... como tinha mesmo de trocar de carro e o orçamento nao era muito fiquei-me por uma 318tds (apaixonei-me por esta marca qd o meu pai teve um 2002). Mas vamos ao que interessa...

Na minha 2ª viagem longa com a minha menina, tinha ela 1 semana na minha mão, decidi ir até Espanha pela A25... 3 pessoas no carro, ar condicionado ligado a 140km/h na zona de Vouzela a subir quando atrás de mim só via fumo branco... Turbo ao ar... Ora, o tipo do stand trocou (diz ele que colocou um novo) sem reclamar.

Acontece que a semana passada (cerca de 1 ano depois) a caminho do Alentejo (4 pessoas+malas, ar condicionado, 150km/h) fiquei outra vez sem turbo e desta vez saiu do meu bolso (715€ + IVA) phonix!!!

O que quero perguntar é se isto é normal (???) ou provavelmente o gajo colocou um turbo já meio lixado? Ou será que isto aconteceu por outro motivo? Eu estive a ver o turbo lixado e tem folga no veio da turbina, logo eu e o mecanico desconfiamos que o outro ja estava lixado, mas tenho algum receio que isto seja provocado por outra coisa... alguém tem dicas ou ja teve esta experiencia?

Desde já o meu obrigado...

Re: Turbo 318tds

Enviado: 01 jul 2010, 22:51
por germanii
Jà agora gostava de saber que Oleo Usas?

Re: Turbo 318tds

Enviado: 01 jul 2010, 23:02
por nf_fonseca
se não estou em erro é 5w40... agora fiquei na duvida... mas na pior das hipoteses é o 10w40 :? ! ah, e foi vista a pressão do óleo para o turbo (desta última vez) e estava ok!!

Re: Turbo 318tds

Enviado: 01 jul 2010, 23:44
por 525_tds
nf_fonseca Escreveu:Boas,

Comprei o meu primeiro BM à cerca de 1 ano... como tinha mesmo de trocar de carro e o orçamento nao era muito fiquei-me por uma 318tds (apaixonei-me por esta marca qd o meu pai teve um 2002). Mas vamos ao que interessa...

Na minha 2ª viagem longa com a minha menina, tinha ela 1 semana na minha mão, decidi ir até Espanha pela A25... 3 pessoas no carro, ar condicionado ligado a 140km/h na zona de Vouzela a subir quando atrás de mim só via fumo branco... Turbo ao ar... Ora, o tipo do stand trocou (diz ele que colocou um novo) sem reclamar.

Acontece que a semana passada (cerca de 1 ano depois) a caminho do Alentejo (4 pessoas+malas, ar condicionado, 150km/h) fiquei outra vez sem turbo e desta vez saiu do meu bolso (715€ + IVA) phonix!!!

O que quero perguntar é se isto é normal (???) ou provavelmente o gajo colocou um turbo já meio lixado? Ou será que isto aconteceu por outro motivo? Eu estive a ver o turbo lixado e tem folga no veio da turbina, logo eu e o mecanico desconfiamos que o outro ja estava lixado, mas tenho algum receio que isto seja provocado por outra coisa... alguém tem dicas ou ja teve esta experiencia?

Desde já o meu obrigado...
O mais provavel foi o tipo do stand ter aldrabado aquando do arranjo, ou ter dado um jeito ao turbo velho, ou por outro usado pa desanrascar (o mais provavel) e tipico nas oficinas/stands.

Agora também depende se tens cuidados para estimar o turbo, puxas pelo carro a frio? desligas logo o carro em viagens mais longas ou quando vens a puxar por ele?

Re: Turbo 318tds

Enviado: 02 jul 2010, 00:35
por Marxon
boas,

eu concorco com o 525 tds, o mais provável é o gajo do stand ter arrandado um tubo usado para se desenrascar tanto que ele nem reclamou segundo o que tu dizes.

Abraços.

Re: Turbo 318tds

Enviado: 02 jul 2010, 07:28
por nf_fonseca
Pois, tou mesmo a ver que na AUTAVEIRO o gajo é igual a muito outros... aldrabão!!

- Só puxo acima das 2500rpm quando o carro já esta quente...
- Deixo sempre o carro uns segundos/minutos a trabalhar despois de viagens curtas/longas, respectivamente...

Por esta e por outras não me parece que eu seja descuidado com a menina...

Acho que vou mesmo tentar pedir a garantia da peça ao stand a ver o que o gajo diz... assim ja lhe posso chamar aldrabão na cara :lol1

Re: Turbo 318tds

Enviado: 02 jul 2010, 12:43
por elav_320d
Depois de ele te meter o turbo tem de te dar 2 anos de garantia sobre o turbo.
Exemplo: compras o carro e tens 2 anos garantia (é de lei), se ao fim de 1 ano e 11 meses o turbo partir, o dono do stand põe-te o turbo e o turbo tem mais 2 anos de garantia, é o que esta na lei.