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E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 01 ago 2010, 01:17
por Helder_Rego
Pois bem,o que se passa é o seguinte:

Em novembro passado tive um acidente com o meu 525,semana antes do encontro no Porto (freixo).
Ate essa data,nunca tive problemas,grande maquina :)
-Quatro meses depois tive o carro pronto de chaparia,so faltava aplicar o material "radiador,bomba agua,radiador do ac,viscosa,correias de alternador e dir assistida,o radiador oleo e do turbo nao troquei porque nao ficaram afectados com a colisao.

-Ate aqui tudo bem,so que algo se passou,desde a montagem que o carro aquece apartir dos 120km ate ao vermelho se insistir com ele.fui ao mecanico ver o que se passava e ele apontou logo para a junta e possivelmente cabeça estalada... :(
Dei ordem para o abrir e verificar o que seria,por minha conta mandei rectificar a cabeça e testar, visto que haveria uma pequena passagem na junta.

Foi montada a cabeça, eis que o aquecimento persiste :( o mecanico diz que vou ter de comprar motor ,mas nao acredito,pois se deixar aquecer o carro ate os 90º e se tirar a rolha do reservatorio de agua, a agua esta estavel sem borbulhar...penso que será sinal do motor estar bom.

será que me podem aconselhar o que fazer...obrigada desde ja. :(

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 02 ago 2010, 17:29
por Manuel S.
e o bloco como esta?

esses motores dando problemas, é um problema! ja deves ter gasto o suficiente para ires buscar outro motor e ficar com esse para peças! queres uma 525 TDS para peças? full extras, com repro soft e motor impec de momento

abraco

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 03 ago 2010, 09:54
por jeancsb
Testa tirar fora o termostato... pode não estar a abrir, tira fora e anda com o carro sem termostato e vé se mesmo assim aquece!

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 03 ago 2010, 14:10
por Asrafil
Para testares o termostato nada como uma panela de água a ferver e mandas com ele lá para dentro. Se abrir está bom :fixe

Se fosse comigo as duas primeiras coisas que faria era: pegar num teste de estanquicidade e testar o sistema de arrefecimento quanto a fugas e perda de pressão, e num teste de compressão para diesel, e medir a compressão em cada 1 dos 6 cilindros. Só por aí tiras logo várias conclusões. Se tens fuga na junta para o exterior, entre 2 cilindros, se os segmentos estão bons ou não, etc. Quanto ao arrefecimento, começa pelo mais simples como por exemplo se o visco está bom. Pegas numa revista, enrolas em forma de rolo, e com o carro ao relentim com a revista tenta travar a ventuinha. Se ela parar com a revista metida lá, o visco já era. O termostato tb é fácil de comprovar se está bom com a panela de água quente. Estás a usar água ou anticongelante? Ele tem baixado o nível???

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 03 ago 2010, 14:50
por 525_tds
É muito estranho esse problema surgir apos reparação do acidente, não haverá nenhuma falha em algum componente do sistema de refrigeração?

O circuito está bem purgado?

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 03 ago 2010, 15:24
por Asrafil
Pois, se só aconteceu após essas substituições todas ( e partindo do pressuposto que foi tudo posto NOVO ) ou algo está avariado ou puseram o pé na argola nalgum procedimento. Quando encheram o sistema eles ligaram a climatização no quente para abrir as válvulas????? É que se senão podes ter ar no circuito e isso acontecer. Este sistema não tem parafusos de purga mas convém não se esquecer desse pormenor da sofagem :D

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 03 ago 2010, 19:48
por Helder_Rego
525_tds Escreveu:É muito estranho esse problema surgir apos reparação do acidente, não haverá nenhuma falha em algum componente do sistema de refrigeração?

O circuito está bem purgado?
sim foi depois da reparacao. Nao faco ideia,como posso tirar o ar dos tubos "purga-lo"
Asrafil Escreveu:Pois, se só aconteceu após essas substituições todas ( e partindo do pressuposto que foi tudo posto NOVO ) ou algo está avariado ou puseram o pé na argola nalgum procedimento. Quando encheram o sistema eles ligaram a climatização no quente para abrir as válvulas????? É que se senão podes ter ar no circuito e isso acontecer. Este sistema não tem parafusos de purga mas convém não se esquecer desse pormenor da sofagem :D
o Sistema a que se refere é ao de agua certo?

-- Terça Ago 03, 2010 7:54 pm --

so agora é que reparei, os 120km/h deve equivaler a 160/170, porque tenho um diferencial reduzido,a velocidade maxima sao 160km nao da mais,mas do 0/160km/h demora prai 10 seg.

mas ja estava assim,antes da reparacao e nunca aqueceu :(

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 03 ago 2010, 20:25
por Asrafil
Para purgar isso como deve ser é simples. O radiador tem 2 tubos principais. Os mais grossos. Um superior do lado direito que recebe a água do motor para arrefecer e um inferior do lado esquerdo em baixo de onde a bomba de água xupa. Basta abrires o tampa do depósito onde se poe a água, deitares-te debaixo do carro e abrir a braçadeira do tubo inferior e puxar o tubo. Deixar a água correr toda. Por o tubo no sitio, apertar a braçadeira bem apertada, enxer o deposito até cima com água, ir dentro do carro e rodar a chave para a posição 2 e ligar a climatização com a temperatura no máximo mas com a velocidade da ventuinha no minimo. Esperar uns 10seg e por o motor a trabalhar. Vais a correr confirmar o nível do deposito que deve baixar logo, vais adicionando a pouco e pouco até ele deixar de descer o nivel e estabilizar. Está feito.
Naturalmente que não se deve usar água né, até porque estes blocos são em ferro fundido mais propicio a oxidar, mas para o efeito em questão que é apurar de onde vem o teu problema não se vai andar a desperdiçar anticongelante.
Depois de apurares o problema e resolveres repetes o processo com anticongelante. O sistema nestes motores leva exactamente 10lts. São 2 garrafões :fixe
Como vez é simples de fazer e não precisas de ir á oficina por algo tão simples :fixe

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 03 ago 2010, 20:56
por Helder_Rego
Asrafil Escreveu:Para purgar isso como deve ser é simples. O radiador tem 2 tubos principais. Os mais grossos. Um superior do lado direito que recebe a água do motor para arrefecer e um inferior do lado esquerdo em baixo de onde a bomba de água xupa. Basta abrires o tampa do depósito onde se poe a água, deitares-te debaixo do carro e abrir a braçadeira do tubo inferior e puxar o tubo. Deixar a água correr toda. Por o tubo no sitio, apertar a braçadeira bem apertada, enxer o deposito até cima com água, ir dentro do carro e rodar a chave para a posição 2 e ligar a climatização com a temperatura no máximo mas com a velocidade da ventuinha no minimo. Esperar uns 10seg e por o motor a trabalhar. Vais a correr confirmar o nível do deposito que deve baixar logo, vais adicionando a pouco e pouco até ele deixar de descer o nivel e estabilizar. Está feito.
Naturalmente que não se deve usar água né, até porque estes blocos são em ferro fundido mais propicio a oxidar, mas para o efeito em questão que é apurar de onde vem o teu problema não se vai andar a desperdiçar anticongelante.
Depois de apurares o problema e resolveres repetes o processo com anticongelante. O sistema nestes motores leva exactamente 10lts. São 2 garrafões :fixe
Como vez é simples de fazer e não precisas de ir á oficina por algo tão simples :fixe
Obrigada, vou deixar o carro arrefecer,mais logo espero ter melhores noticias :)

-- Quinta Ago 05, 2010 12:58 am --

ainda nao tive a possibilidade de o purgar,espero poder amanha :(

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 06 ago 2010, 13:22
por jfam
Boas amigo quando o carro te aquece no ponteiro chegando ao vermelho, quero saber duas coisas ao abrires o capot tens a ventoinha a trabalhar? outra o liquido de refrigeração por acaso esta a verter fora pelo tanque? É que se nao tens nada disto tens o carro bom e tens o sensor que leva na cabeça da temperatura fdd mete novo. Tive um problema assim so que num 320d 136cv e o carro entrava em Safe-Mode. Depois diz-me algo.

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 07 ago 2010, 16:55
por Helder_Rego
ja purguei o carro,so me levou 8 litros de agua.so k ainda nao o fui testar á auto estrada,mais logo dou novidades.

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 07 ago 2010, 16:59
por jfam
Ok quando testares diz-me algo pk o 20d de 136cv o ponteiro subia para o vermelho a ventoinha trabalhava e o carro como tem um safe mode ligava e nao dava mais de 10km, e afinal era o sensor de temperatura estragado. Tenho um 325tds mas nunca me aconteceu isso. Abraço.

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 07 ago 2010, 17:01
por Helder_Rego
jfam Escreveu:Boas amigo quando o carro te aquece no ponteiro chegando ao vermelho, quero saber duas coisas ao abrires o capot tens a ventoinha a trabalhar? outra o liquido de refrigeração por acaso esta a verter fora pelo tanque? É que se nao tens nada disto tens o carro bom e tens o sensor que leva na cabeça da temperatura fdd mete novo. Tive um problema assim so que num 320d 136cv e o carro entrava em Safe-Mode. Depois diz-me algo.
Boas tardes jfam, tenho sim a ventoinha esta a trabalhar é novinha em folha, quanto sair agua do reservatorio,nao sai...
fiz 200km na 5ª passada ate ao geres,so que sempre a menos de 100km/h,quando cheguei a casa com o carro com a temp a meio,tirei a rolha do reservatorio,nem saltava agua nem desapareceu, esse sensor a que te referes nao é tipo valvula de temperatura? é que ja substitui uma que segundo o que me disseram era a valvula que mostra a temp da agua.

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 07 ago 2010, 17:05
por jfam
Sim é mesmo essa valvula, eu disse sensor olha so por dizer é essa valvula da temperatura que fica na cabeça do motor. Pode tar a dar valores errados e faz com que a temperatura dentro suba e o motor estar bom.

-- Sábado Ago 07, 2010 4:06 pm --

Mete uma da bmw nao vas á concorrencia comprar isso.

-- Sábado Ago 07, 2010 4:07 pm --

Ja agora levou bomba de agua e termostato novo quando arranjaste o motor?

Re: E34 525 tds ( ajuda)

Enviado: 07 ago 2010, 17:09
por Helder_Rego
eu pelo pouco que percebo de motores, pelos sintomas que tenho nao deve ser o motor avariado,senao ao aquecer mandava a agua toda fora fosse qual fosse a velocidade do carro,mas estranho é que a temp so sobe apartir dos 130km/h e se nao tirar gas ele vai ate ao red :(
porque andando por aqui na aldeia,puxe eu o que puxar pelo carro,nao passa de meio ... :(

Sim levou bomba de agua nova,viscose nova,valvula temp,