Página 1 de 1
Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 12 dez 2010, 19:21
por crispt12
Boas pessoal...
É o seguinte... reparei numa coisa no meu motor! ele tem 2 tubos na Ventilação do bloco do motor.. um deles está quase nas couves

reparei que está ressequido e está quase a partir-se...
Vou amostrar numa imagem no qual o motor não é do meu - está indicado com uma seta vermelha..
esse tubo vai ser ligado a onde? para o puder substituir pois não sei se vai fazer mal ao motor em caso que ele se parta de vez né!
Obrigado e Boas curvas pois está de chuva :lol1
Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 19 dez 2010, 17:50
por crispt12
ninguem me sabe responder numa coisa tão simples para voces?? :susto
Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 19 dez 2010, 18:34
por Dudex
Não me lembro lol
Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 19 dez 2010, 18:49
por crispt12
:lol1 :lol1
é o seguinte.. eu tenho uma foto dum motor 320i igualzinho ao meu e no sitio da Ventilação do motor no sitio daqueles 2 tubos.. o dono do carro o da foto, poz um daqueles filtros respiratorios pequenos.. estive a pensar em por um também mas não sei se vai fazer mal ou não... por isso que estou a perguntar onde aquele tubo vai dar (pois o meu já está quase a partir-se), já me disseram que vai dar a curva do tubo que liga ao corpo da borboleta da admissão que os dois tubos da Ventilação são ligados lá.. se é verdade ou não, não sei
está assinalado com um circulo e uma seta

Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 19 dez 2010, 18:54
por Dudex
Eu acho que vão lá ligar, ligam por baixo da borboleta. Por ali passam os vapores de óleo e para não saírem cá para fora, juntam-se ao ar e são queimados. Tem a desvantagem de sujarem algumas coisas pelo caminho como colectores de amissão, borboleta (se bem que ao menos lubrifica-a).
Basta limpares que aguentam anos até precisar de nova limpeza. e são tubos super simples já que não levam águas nem temperaturas por isso podes colocar um tubo qualquer aí.
Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 19 dez 2010, 19:07
por Manuel S.
qual e a duvida? se esta estragado e esta la e porque faz falta, logo ves o diametro do tubo e compras 2 ou 3 metros, (ao preço que isso é!) e metes no sitio desse
abraco, bom natal

Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 19 dez 2010, 19:13
por crispt12
A Questão é se desencaixar o tubo que é da Ventilação do bloco e desencaixar também o mesmo tubo que é ligado à curva do tubo que é ligado à admissão será que o consigo tirar sem retirar os colectores da admissão?? se for só isso então é facil de colocar um tubo novo.
Obrigado e Bom Natal a Todos
Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 19 dez 2010, 20:07
por Dudex
Não precisas tirar os colectores penso eu mas não garanto, eu tirei o meu mas tinha tudo fora.
E julgo que tanto um como o outro não são da ventilação do bloco, esse é outro.
Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 19 dez 2010, 20:13
por Manuel S.
acho que nao é necessario...mas tens de ter maozinhas para la chegar, que o acesso nao é o melhor.
tambem ando para limpar a minha ICV ( valvula de relanti ) e ainda nao me apeteceu perder uma manha para montar / desmontar..fica mesmo de mau acesso :S
abraco
Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 19 dez 2010, 21:35
por Dudex
Manuel, nós temos ICV?
Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 19 dez 2010, 22:03
por Manuel S.
sim, os M50 tem disso, fica porbaixo dos colectores de admissao... quando ah uns tempos eu me queixava que o carro andava a ir abaixo foi devido a isso, tinha o tubo que liga a admissao / borboleta á ICV desligado, logo as vezes tinha, as vezes nao tinha relanti!
abraco
Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 21 dez 2010, 01:17
por crispt12
hmm.. será que po tal tubo é esse tal chamado ICV? lol desculpem a ignorância mas não pisco mesmo nada dos motores bmw... mas no realoem pos os dados todos do carro e foi a parte da culassa e é da Ventilação do bloco o tal tubo...
Peça nrº5 é o tal tubo que está ressequido no meu motor.
Outra duvida... já que estão a falar de relanti, é o seguinte o carro a primeira pega bem.. ando uns valentes kilometros, depois desligo o carro e passar de uns 10minutos volto a ligar o carro.. o relanti fica instavel e se tento andar "arrancar" com ele assim ele tenta ir abaixo.. mas passar de o deixar um pouco a trabalhar ele fica normal. será dessa tal ICV? mas é só as vezes que isto acontece

Re: Tubo do Motor - Ventilação do bloco do motor
Enviado: 21 dez 2010, 02:45
por Dudex
Manuel S. Escreveu:sim, os M50 tem disso, fica porbaixo dos colectores de admissao... quando ah uns tempos eu me queixava que o carro andava a ir abaixo foi devido a isso, tinha o tubo que liga a admissao / borboleta á ICV desligado, logo as vezes tinha, as vezes nao tinha relanti!
abraco
Por acaso tinha a ideia que a OCV só apreceu mais tarde, que os nossos não tinham.