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Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 11 mai 2011, 22:06
por past
Boas pessoal, estou com um problema na minha e46 de 2001 (136cv), que é o seguinte, mal ligo a ignição(sem meter a trabalhar), as ventoinhas começam a trabalhar e nunca mais param :| , já o meti num electricista mas ele não me resolveu o problema :humm, apenas me disse que o termostato está bom e que possivelmente será um problema electrónico, ou então uma repro mal feita :ajuda .

Como comprei a carrinha à muito pouco tempo, ainda não sei se de facto tem alguma repro, ou será alguma má ligação(fio cortado, etc).

Já alguém esteve na mesma situação, ou tenha alguma ideia do que seja?????

Cumps

Pedro Tavares

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 11 mai 2011, 22:07
por Manuel S.
sera que meteste mesmo o carro num electricista? que estranho! liga o carro a maquina ;) abraco

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 11 mai 2011, 22:09
por rodrigues81
O melhor e ligares com o DIS para fazeres uma leitura de erros

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 11 mai 2011, 23:03
por past
rodrigues81 Escreveu:O melhor e ligares com o DIS para fazeres uma leitura de erros
Pois, tenho que fazer isso primeiro, apesar do tal electricista dizer-me que ligou a carrinha à máquina, e que só apareceu um ou dois erros mas nenhum deles eram referentes à avaria das ventoinhas, tenho que falar com alguém que perceba mesmo do assunto :(

Cumps

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 12 mai 2011, 00:05
por Dudex
Já tentaste trocar o relé? E desligar a ficha do sensor de temperatura?

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 12 mai 2011, 09:32
por JOFIMO
past Escreveu:Boas pessoal, estou com um problema na minha e46 de 2001 (136cv), que é o seguinte, mal ligo a ignição(sem meter a trabalhar), as ventoinhas começam a trabalhar e nunca mais param :| , já o meti num electricista mas ele não me resolveu o problema :humm, apenas me disse que o termostato está bom e que possivelmente será um problema electrónico, ou então uma repro mal feita :ajuda .

Como comprei a carrinha à muito pouco tempo, ainda não sei se de facto tem alguma repro, ou será alguma má ligação(fio cortado, etc).

Já alguém esteve na mesma situação, ou tenha alguma ideia do que seja?????

Cumps

Pedro Tavares
És de onde? por acaso não desmontaram o módulo de comando do aquecimento/AC do tablier e que tenha uma ligação mal conectada? se não estiver bem ligado faz a ventoinha estar sempre a trabalhar.

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 12 mai 2011, 12:51
por past
JOFIMO Escreveu:
past Escreveu:Boas pessoal, estou com um problema na minha e46 de 2001 (136cv), que é o seguinte, mal ligo a ignição(sem meter a trabalhar), as ventoinhas começam a trabalhar e nunca mais param :| , já o meti num electricista mas ele não me resolveu o problema :humm, apenas me disse que o termostato está bom e que possivelmente será um problema electrónico, ou então uma repro mal feita :ajuda .

Como comprei a carrinha à muito pouco tempo, ainda não sei se de facto tem alguma repro, ou será alguma má ligação(fio cortado, etc).

Já alguém esteve na mesma situação, ou tenha alguma ideia do que seja?????

Cumps

Pedro Tavares
És de onde? por acaso não desmontaram o módulo de comando do aquecimento/AC do tablier e que tenha uma ligação mal conectada? se não estiver bem ligado faz a ventoinha estar sempre a trabalhar.
Penso que não,em relação ao relé tambem já o verifiquei e está q trabalhar bem.
Já agora, esse tal módulo que falas, é aquele que por baixo do rádio que faz ligar a soufagem e o a/c, certo?

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 13 mai 2011, 23:32
por L.Sousa
Já agora sabem se é normal no meu carro M52 as ventoinhas auxiliares ligarem ou a ventoinha grande ligada ao motor seria suficiente para arrefecer o carro?

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 14 mai 2011, 09:59
por JOFIMO
L.Sousa Escreveu:Já agora sabem se é normal no meu carro M52 as ventoinhas auxiliares ligarem ou a ventoinha grande ligada ao motor seria suficiente para arrefecer o carro?
Sim a ventoinha de refrigeração do radiador está sempre ligada ao motor mas tem uma embreagem viscosa que faz o acoplamento total ou não conforme a temperatura que o óleo atinge e faz actuar o viscoso (tem uma mola interna em espiral que tranca o movimento livre) e passa a girar à mesma rotação do motor e será suficiente se as temperaturas não aumentarem muito, as auxiliares ( servem geralmente para o sistema de AC).

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 14 mai 2011, 10:11
por mlg
A uma programação no DIS que faz a ventoinha estar sempre a trabalhar está relacionada com o climatizador

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 14 mai 2011, 10:35
por JOFIMO
mlg Escreveu:A uma programação no DIS que faz a ventoinha estar sempre a trabalhar está relacionada com o climatizador
Viva, é mais ou menos isso: Ar Condicionado Activo ligado com chave.
Cumps.

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 14 mai 2011, 13:15
por past
JOFIMO Escreveu:
mlg Escreveu:A uma programação no DIS que faz a ventoinha estar sempre a trabalhar está relacionada com o climatizador
Viva, é mais ou menos isso: Ar Condicionado Activo ligado com chave.
Cumps.
Vou tentar arranjar um outro modulo, e trocar, pode ser que seja disso.Obrigado.

Cumps

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 14 mai 2011, 17:15
por L.Sousa
Pois eu sei, essa viscosa tb é nova coloquei-a à dias mas agora com o calor actual e sem ligar o A/C as ventoinhas auxiliares por vezes tb ligam isto é normal ou a da viscosa deveria tomar conta do assunto sozinha?

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 21 mai 2011, 02:22
por 320cm
por acaso tenho mesmo problema no e46 compact ja sabe o motivo por o qual faz isso? ao trocar o modulo de AC fica tudo normal?

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Enviado: 21 mai 2011, 11:18
por JOFIMO
320cm Escreveu:por acaso tenho mesmo problema no e46 compact ja sabe o motivo por o qual faz isso? ao trocar o modulo de AC fica tudo normal?
Viva, não é um caso de se trocar o módulo do AC mas sim de codificação das funções do CKM/CM com o programa adequado.....