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Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrada?
Enviado: 16 jun 2011, 13:04
por Miguel Moreira
Boas pessoal
Ontem andei aqui pelo fórum na secção de mecânica como muitas vezes faço e devo dizer-vos que temos aqui um verdadeiro compêndio ou biblioteca digital sobre
as nossas máquinas , tanto é que quando me apercebi já eram quase 4 da manhã

A quantidade de informação que já juntamos é sem dúvida assinalável.
Bem, pondo isto de parte a minha questão é, depois de ver alguma informação contraditória, qual é a rotação exacta de entrada do turbo do e46 320d stock.
No meu caso entra por volta das 2700 e as 3000. Será este o valor correcto? A mim parece-me perfeitamente aceitável no entanto gostava de ler as vossas opiniões.
Abraço
Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 16 jun 2011, 14:01
por Crow
Isso está a entrar muito tarde. Por volta das 2100/2200 já devias ter boost se não estou em erro.
Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 16 jun 2011, 22:18
por Miguel Moreira
De facto só me entra por volta das 3000 até.
Alguém com 320d e46 stock que possa dar aqui uma ideia?
No caso de estar a entrar muito tarde o que posso fazer para entrar mais cedo?
Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 16 jun 2011, 23:03
por jfam
conversor de pressao do turbo, ou tubos de vacuo verifica ambos alguma coisa esta mal ai nesses dois. Abraco.
Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 16 jun 2011, 23:27
por TdiSportR
O do meu Irmão as 1750RPM já vai bem cheio.
Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 17 jun 2011, 01:27
por Miguel Moreira
Muito embora esteja satisfeito com o carro, já que ele desenvolve bem sem perdas, apesar de só sentir o boost do turbo às 3000rpm, cheira-me que desde que o tenho tem andado sub aproveitado pelo que estou a ver! Depois existe também a questão de não ter termo de comparação, o que é mau, porque o único 320d que experimentei foi o meu, logo mesmo que queira não posso tirar seja que conclusão for.
Mais alguém que possa dar a sua opinião a ver se de facto confirmo o que já suspeito.
Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 17 jun 2011, 01:29
por die46
eu sinto logo o "coice" do meu as 1500 ou 1600

Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 17 jun 2011, 01:38
por Miguel Moreira
mas isso reprogramado ou stock?
é que se for stock tenho andado mesmo a dormir... e modéstia à parte como muitos de vós não sou propriamente daqueles que não faz mínima ideia do comportamento automóvel.. não tinha investigado muito porque nunca notei problema de maior no carro.. e como referi não tendo termo de comparação aceitei-o como sendo isto.. agora se me dizem que deve entrar bem antes das 2000rpm... tenho andado mesmo mesmo a dormir na forma...

Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 17 jun 2011, 01:41
por die46
o meu esta reprogramado, nunca o experimentei stock, mas na primeira repro que tinha era as 2000 mais coisa menos coisa

Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 17 jun 2011, 03:37
por cap
Mesmo de origem tem que estar lá tudo por volta das 2000rpm.
Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 17 jun 2011, 10:36
por ode_joy
... a única pergunta que me surge é: Como sabes que o turbo abre nessa rotação?
Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 17 jun 2011, 13:28
por Miguel Moreira
Por norma é quando sinto o tal boost... ou seja, o que se sente em todos os turbos... de qualquer carro... passagem de uma subida de velocidade muito gradual para uma aceleração bastante mais rápida num curto espaço de tempo após a sua entrada. No meu caso só sinto esse puxão por volta das 3000... o que provavelmente pelo que vejo é muito tarde para o normal funcionamento de um 320d.
Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 17 jun 2011, 15:39
por Notlim
Na Touring sensivelmente por volta das 2000rpm também. Talvez antes mas é difícil afirmar com precisão...
Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 17 jun 2011, 21:16
por JOFIMO
Boas, se o binário maximo de um stock é de 280nm às 1750rpm, será aí que o turbo estará cheio na totalidade depois comecerá a perder pressão até as 4000 rpm, penso eu, se ele está a encher mais tarde algo estará mal; geometria presa/tubos de vácuo com fugas/conversor de pressão/depósito de pressão, etc. mas isto é estar a divagar, nada como um teste exaustivo (não breve) com o DIS para se tirar conclusões, no entanto pode-se sempre melhorar um pouco o desempenho da gestão do motor actualizando-se o software da centralina (se não tiver já a ultima versão), mas às 1500rpm tem de ter lá "muita gente a empurrar" o carro, eu tenho repro mas já tive muitas vezes o motor stock e é isso que acontece, pois com repros é tudo muito diferente, ainda de manhã tinha binário logo às 1000/1100 rpm e agora depois de outra alteração só dispara perto das 1500rpm mas é sempre a bombar até ao fim......
Re: Entrada do turbo do 320d. Qual a rotação stock de entrad
Enviado: 17 jun 2011, 22:45
por Miguel Moreira
Exacto JOFIMO, era isso que também que me queria parecer e já agora foi bom teres mencionado os valores de binário máximo e rotações. Pelos vistos não estou mesmo a tirar partido do motor que tenho. Vou ter de dedicar algum tempo a investigar as causas porque embora já me sinta confortável da forma como está, sem perda de potência, bom desenvolvimento, acho que um 2000 com turbo deveria responder ainda um bocadinho melhor, ou seja, mais cedo.