E36 - Ventoinha AC

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
paulo325tds
Membro Juvenil
Registado: 25 jul 2004, 18:02

E36 - Ventoinha AC

Mensagem por paulo325tds »

Pessoal,

Agora reparei que a ventoinha do AC (mesmo com o AC DESLIGADO) passados 2 minutos do carro estar a trabalhar ela ligada e nunca mais desliga. E isto tudo com o AC desligado.
Pela lógica se o AC está desligado esta ventoinha não devia trabalhar, certo?
Já aconteceu a alguém alguma deste genero?

PS: Com o AC ligado funciona tudo OK.

Cokas
Membro Junior
Registado: 26 ago 2004, 02:07

Mensagem por Cokas »

Deve ser por motivos de segurança.
Deve necessitar de arrefecer por completo o gas refrigerante... digo eu :D

Jackyl
Membro Junior
Registado: 06 jan 2005, 10:19
O meu Carro:: E36 318is coupe

Mensagem por Jackyl »

Penso que não seja a ventoinha do AC.
No meu (E34), é o sensor da temperatura do AC que se encontra no Tablier.

paulo325tds
Membro Juvenil

Mas mesmo com o AC desligado e o carro com o motor frio?
Então nos vossos carros a ventoinha do AC também está sempre ligada, mesmo com o AC desligado????!!!!
No mínimo acho estranho.....?!?!?!?!?

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Mensagem por Rui_318TDS »

Boas,

Estas a falar da ventoinha q fica junto à grelha frontal do carro não é? essa é a do Ac e no meu 318tds só trabalha se eu ligar o Ac ou em caso de emergencia tipo se o carro aquecer muito (o que nunca aconteceu comigo) , caso contrário só liga aquela grande q está quase "colada" ao motor, essa liga logo q o carro começa a trabalhar.

Deves estar com algum problema eletrico digo eu...

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

Jackyl
Membro Junior
Registado: 06 jan 2005, 10:19
O meu Carro:: E36 318is coupe

Mensagem por Jackyl »

A ventoinha a que eu me refiro encontra-se ao pé dos botões do AC.

paulo325tds
Membro Juvenil

Rui 318tds,

Exactamente, já me mudaram a resistência da ventoinha do AC e continua na mesma. Diz-me uma coisa, assim que desligas o botão do AC a ventoinha para logo?
Estou desconfiado que o problema deve ser do sensor do motor que está a fazer ligar a ventoinha sem nenhuma razão aparente, dado que só o deve fazer quando o motor está a entrar em sobreaquecimento, o que nunca foi o caso!!!!?!!

Rui_318TDS
Membro Senior

paulo325tds Escreveu:Rui 318tds,

Exactamente, já me mudaram a resistência da ventoinha do AC e continua na mesma. Diz-me uma coisa, assim que desligas o botão do AC a ventoinha para logo?
Estou desconfiado que o problema deve ser do sensor do motor que está a fazer ligar a ventoinha sem nenhuma razão aparente, dado que só o deve fazer quando o motor está a entrar em sobreaquecimento, o que nunca foi o caso!!!!?!!
Pois deve ser do sensor. A minha desliga logo, assim que desligo o Ac, nunca a vi trabalhar a não ser que tenha o Ac ligado.

Cump
Imagem

Rui_318TDS
Membro Senior

paulo325tds Escreveu:Rui 318tds,

Pois deve ser do sensor. A minha desliga logo, assim que desligo o Ac, nunca a vi trabalhar a não ser que tenha o Ac ligado.

Cump
Imagem

paulo325tds
Membro Juvenil

Bingo, o sensor estava a disparar muito cedo (aos 60ºC), vai levar um que apenas dispara aos 120ºC. Já está encomendado!

WandereR
Membro Iniciado
Registado: 30 set 2007, 11:42
Contacto:

Mensagem por WandereR »

Boas... Tal como disse na minha apresentação tenho um BMW318tds que queimou o motor e eu consegui comprar outro para substituir!

Tudo ficou bem (bastante bem nunca pensei que corresse tudo tão bem) à excepção da ventoinha que eu penso ser do AC.

Este carro tem 2 ventoinhas, uma entre o motor e o radiador que está bem e outra à frente entre a grelha e o radiador que mal ligo a chave dispara logo e não pára! está sempre a trabalhar, quando desligo o carro ela pára! Isto quer esteja o AC ligado ou desligado!

Estive a ver os Relés, fusíveis, fios e afins eléctricos e está tudo bem, penso que será mesmo o sensor que foi aqui falado.

Agora a minha questão é: Onde está esse sensor? Onde o posso comprar? é fácil de substituir?

E porquê destas perguntas desta forma? Visto que já fui muito enganado por mecânicos, tanto no meu Golf como agora com o BMW, que eu e o meu pai decidimos, e visto termos uma garagem equipada para fazer quase tudo que só nos falta o elevador dos carros mas já estamos a tratar disso, vamos ser nós a tratar dos carros e motas ao fim de semana (BMW318tds e 525tds e Honda CBF600SA).

Pronto e vou ficando à espera de alguma resposta visto só poder tratar de comprar o sensor em dias úteis, só no próximo fim de semana é que vou resolver o assunto.

Cumps,

JI - WandereR

paulo325tds
Membro Juvenil

WandereR
Membro Iniciado
Registado: 30 set 2007, 11:42
Contacto:

Mensagem por WandereR »

Obrigado... ainda não tive grande tempo para ver com olhos de ver mas já deu para perceber que é isso que preciso... e acho que o site também é um bom recurso!

Cumps,

JI - WandereR

Rui_318TDS
Membro Senior

Em principio será a pça Nº16.

Cump e boa sorte
Imagem

Responder