Volante dá safanão ao travar...

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Kaizer1501
Membro Juvenil
Registado: 19 nov 2009, 21:21
O meu Carro:: BMW 320 D TOUR 2002

Volante dá safanão ao travar...

Mensagem por Kaizer1501 »

Boa noite,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o que poderá ser e se já aconteceu a alguém o que passo a descrever.

Quando vou a circular devagar +/- 20 km/h e travo a dar tipo um toque de travão não a travar a fundo o volante abana um pouco como se tivesse a apertar algo, não sei se me faço entender, do genero de estra largo e depois aperta. O carro não foge nem a direcção treme em andamento a qualquer velocidade e para ter a certeza que não era deslinhado nem desequilibrado mandei fazer as duas coisas e faz o mesmo.
Se me puderem ajudar agradeço, se cahar sempre fez mas nunca me tinha apercebido e agora chama-me mais a atenção.

Obrigado e aguardo comentarios sobre esta situação.

Kaizer
Abraço

NC

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Re: Volante dá safanão ao travar...

Mensagem por L.Sousa »

Mt provavelmente terás os discos dos travões empenados....
Imagem

Kaizer1501
Membro Juvenil

Mas os discos foram trocados ainda nem fez 3 meses e são da marca Brembo, comprei na norauto. Será?
Abraço

NC

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Pode ser para eles empenarem basta por exemplo estarem bem quentes e num sinal vermelho estares mt tempo com o pé no travão ou levarem um toque sem querer. Será que esses disco serão mesmo Brembo ORIGINAL??
Imagem

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

Kaizer1501 Escreveu:Mas os discos foram trocados ainda nem fez 3 meses e são da marca Brembo, comprei na norauto. Será?
Os brembo normais são fracos. Alinhamentos e calibragens não se notam a velocidades tão baixas.
Experimenta ires a 20 e travares muuuuito ligeiramente até ele parar (só as pastilhas a encostarem no disco) e repara se ele acaba a travagem a travar aos bocados.

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Esquece.
Isso é sinal de sinoblocos grandes dos triângulos da frente estourados. Hás de agarrar na roda, fazer força prós lados e ver se tem folga. O toque no travão e sentir no volante é sinal disso. Não sentes a direcção cada vez a dar menos feedback? Ter de corrigir a direcção que dás inicialmente para a curva?

Faz isto, a 100 km/h, dá guinadas pequenas para os dois lados e vê que o carro quase não vira, está a jogar com a folga do triângulo.
Imagem

Kaizer1501
Membro Juvenil

navigator Escreveu:Esquece.
Isso é sinal de sinoblocos grandes dos triângulos da frente estourados. Hás de agarrar na roda, fazer força prós lados e ver se tem folga. O toque no travão e sentir no volante é sinal disso. Não sentes a direcção cada vez a dar menos feedback? Ter de corrigir a direcção que dás inicialmente para a curva?

Faz isto, a 100 km/h, dá guinadas pequenas para os dois lados e vê que o carro quase não vira, está a jogar com a folga do triângulo.
Se for isso é para quanto o estrago?

Obrigado.
Abraço

NC

Kaizer1501
Membro Juvenil

E já agora sabes a referencia desta peça?
Abraço

NC

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Amigo não substituas nada sem saberes primeiro o que realmente provoca isso.
Imagem

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

É mesmo sinoblocos!
Facil de ver. Ou levanta no elevador e inspecciona ou alguem fica sentado no chão e vindo a 20Km/H trava e quando soltar o travao, a roda anda para a frente.

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Pode ser cinoblocos ou discos empenados como já foi referido, ver 1º o que será de certeza senão mandas dinheiro fora, já agora os Brembos normais são bons discos e não fracos como o Dudex afirmou, qualquer disco empena se estiver quente e tiver contacto exposto com àgua, (lavagem por ex. da viatura com viatura e travões quentes) aí nenhuns resistem.
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

318is coupe
Membro Juvenil
Registado: 02 nov 2010, 17:31
O meu Carro:: BMW 318is Coupe E36

Mensagem por 318is coupe »

Concordo com o navigator, mas convem confirmar para ter certeza.
No meu antigo carro aconteceu-me isso e comecei-me a apercebeu quando uma vez vou numa via rapida a 100 e a travar numa curva á direita e sinto a frente a puxar para a esquerda.

Se forem realmente os sinoblocos vou de tar um conselho, ao trocar troca logo dos dois lados, porque senao num espaço maximo de um ano vais estar a torcar os do lado oposto. e assim poupas € fazendo só um alinhamento.

Cumps.

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Sinoblocos Meyle HD (Heavy Duty), 58€ prai, na Autodelta em Leiria. Foi rápido pelos correios.

Foi o que aconselharam e o que muita gente daqui do fórum seguiu.
Imagem

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

JOFIMO Escreveu:Pode ser cinoblocos ou discos empenados como já foi referido, ver 1º o que será de certeza senão mandas dinheiro fora, já agora os Brembos normais são bons discos e não fracos como o Dudex afirmou, qualquer disco empena se estiver quente e tiver contacto exposto com àgua, (lavagem por ex. da viatura com viatura e travões quentes) aí nenhuns resistem.
Cumps.
Acho os brembo normais muito sensiveis a empeno, daí não gostar deles :fixe

Kaizer1501
Membro Juvenil

Está desvendado o dilema são os sinoblocos grandes dos triângulos da frente.
Abraço

NC

Responder

Voltar para “Mecanica”