Página 1 de 2
E90 desalinha direção
Enviado: 20 dez 2011, 01:03
por BMFanatico
Este ano já alinhei a direção 3 vezes, isto com menos de 20k km andados. A somar mais uma o ano passado. Ou seja a cada 5 a 6k km tenho que mandar alinhar a direção. Pelo caminho já levou 4 pneus novos, os cinoblocos foram todos vistos, à frente e atrás. Já foi a alinhar a duas oficinas diferentes uma delas a BMW de Santarém. Os sintomas são em piso menos bom a direção parece ter vontade própria, a frente do carro faz-se a tudo o que seja regos na estrada, mesmo que não sejam muito pronunciados, até a união das faixas da auto estrada é suficiente para se sentir a força no volante. Torna-se muito cansativo conduzir, tenho que ir sempre a segurar com força o volante.
No entanto se o piso for bom não se nota, não foge nada, posso largar o volante que continua a direito. Não há qualquer outro sintoma, ruidos na caixa da direção, folgas etc.
Levo a alinhar a direção, fica ok. Não ando em estradas degradadas ou com buracos.
Alguem com o mesmo problema? Alguma sugestão? È que estou mesmo a ficar á nora, e não sou só eu, nas oficinas o pessoal também já não sabe o que mais ver. Obg pelas ajudas.
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 20 dez 2011, 01:45
por mlpk
tenho um problema semelhante mas num compact
devias passar este topica para a secçao de ajudas
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 20 dez 2011, 01:47
por Sampaio
BMFanatico Escreveu:Este ano já alinhei a direção 3 vezes, isto com menos de 20k km andados. A somar mais uma o ano passado. Ou seja a cada 5 a 6k km tenho que mandar alinhar a direção. Pelo caminho já levou 4 pneus novos, os cinoblocos foram todos vistos, à frente e atrás. Já foi a alinhar a duas oficinas diferentes uma delas a BMW de Santarém. Os sintomas são em piso menos bom a direção parece ter vontade própria, a frente do carro faz-se a tudo o que seja regos na estrada, mesmo que não sejam muito pronunciados, até a união das faixas da auto estrada é suficiente para se sentir a força no volante. Torna-se muito cansativo conduzir, tenho que ir sempre a segurar com força o volante.
No entanto se o piso for bom não se nota, não foge nada, posso largar o volante que continua a direito. Não há qualquer outro sintoma, ruidos na caixa da direção, folgas etc.
Levo a alinhar a direção, fica ok. Não ando em estradas degradadas ou com buracos.
Alguem com o mesmo problema? Alguma sugestão? È que estou mesmo a ficar á nora, e não sou só eu, nas oficinas o pessoal também já não sabe o que mais ver. Obg pelas ajudas.
Tens pneus runflat?
O notava esse mesmo sintoma com os pneus runflat. A partir do momento que coloquei pneus normais nao notei mais essa situaçao.
Cumps
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 20 dez 2011, 08:36
por JOFIMO
BMFanatico Escreveu:Este ano já alinhei a direção 3 vezes, isto com menos de 20k km andados. A somar mais uma o ano passado. Ou seja a cada 5 a 6k km tenho que mandar alinhar a direção. Pelo caminho já levou 4 pneus novos, os cinoblocos foram todos vistos, à frente e atrás. Já foi a alinhar a duas oficinas diferentes uma delas a BMW de Santarém. Os sintomas são em piso menos bom a direção parece ter vontade própria, a frente do carro faz-se a tudo o que seja regos na estrada, mesmo que não sejam muito pronunciados, até a união das faixas da auto estrada é suficiente para se sentir a força no volante. Torna-se muito cansativo conduzir, tenho que ir sempre a segurar com força o volante.
No entanto se o piso for bom não se nota, não foge nada, posso largar o volante que continua a direito. Não há qualquer outro sintoma, ruidos na caixa da direção, folgas etc.
Levo a alinhar a direção, fica ok. Não ando em estradas degradadas ou com buracos.
Alguem com o mesmo problema? Alguma sugestão? È que estou mesmo a ficar á nora, e não sou só eu, nas oficinas o pessoal também já não sabe o que mais ver. Obg pelas ajudas.
Boas isso nota-se mais com suspensão desportiva e pneus com piso assimétrico, qual o modelo de pneus que usas?
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 20 dez 2011, 13:42
por mlpk
no meu caso tenho a suspensao M e pneus eagle f1 com 2 meses de uso mais ou menos
mas tive o carro parado prai 1ano e meio
sera possivel por ter ficado parado muito tempo os pneus deformaram? e agora puxa pos lados?
mas e tal e qual o BMfanatico diz
a direito estrada direitinha nao foge nada
mas qualquer desnivel, junta de alcatrao, rego.. faz o carro desviar pa esquerda ou direita
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 20 dez 2011, 16:18
por JOFIMO
mlpk Escreveu:no meu caso tenho a suspensao M e pneus eagle f1 com 2 meses de uso mais ou menos
mas tive o carro parado prai 1ano e meio
sera possivel por ter ficado parado muito tempo os pneus deformaram? e agora puxa pos lados?
mas e tal e qual o BMfanatico diz
a direito estrada direitinha nao foge nada
mas qualquer desnivel, junta de alcatrao, rego.. faz o carro desviar pa esquerda ou direita
Eu (tenho suspensão desportiva não M, só os M3 de origem têm essa suspensão para que fique esclarecido) sempre tive esse problema desde que meti Bilstein B8, cinoblocos Meyle HD; e uso pneus (sempre) Mich Pilot Sport 3; (mas tenho folga na caixa de direcção e vou ter de a trocar, isso sei eu), os Eagle F1 são assimétricos penso e, muito tempo parado deforma os pneus se não forem repostas as pressões e os pneus não rodarem...
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 20 dez 2011, 16:43
por Sub
Eu tb tenho uns B8 numas Eibach Pro Kit com uns Bridgestone RE050A e não noto nada a fugir para os lados..
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 21 dez 2011, 00:47
por mlpk
JOFIMO Escreveu:mlpk Escreveu:no meu caso tenho a suspensao M e pneus eagle f1 com 2 meses de uso mais ou menos
mas tive o carro parado prai 1ano e meio
sera possivel por ter ficado parado muito tempo os pneus deformaram? e agora puxa pos lados?
mas e tal e qual o BMfanatico diz
a direito estrada direitinha nao foge nada
mas qualquer desnivel, junta de alcatrao, rego.. faz o carro desviar pa esquerda ou direita
Eu (tenho suspensão desportiva não M, só os M3 de origem têm essa suspensão para que fique esclarecido) sempre tive esse problema desde que meti Bilstein B8, cinoblocos Meyle HD; e uso pneus (sempre) Mich Pilot Sport 3; (mas tenho folga na caixa de direcção e vou ter de a trocar, isso sei eu), os Eagle F1 são assimétricos penso e, muito tempo parado deforma os pneus se não forem repostas as pressões e os pneus não rodarem...
JOFIMO
suspensao desportiva e nao M. assimilada a informaçao.
obrigado.
pensei que os pack M viessem equipados com outro tipo de suspensao entra a desportiva e a do m3. obrigado pela correçao
os eagle f1 sao simetricos penso eu. tem o rasto em V. :think :think (nao sei a diferença

)
qualquer das formas... ele rolava bem antes de tar parado
sera possivel ser dos pneus terem ganho jeito????
o gajo do alinhamento disse me que sim.
mas acho estranho notar a puxar pos lados.. penso que teria mais logica notar aos saltinhos
tou errado?
como ves se a caixa de direçao ta lixada?
pneu eagle f1

Re: E90 desalinha direção
Enviado: 21 dez 2011, 09:21
por JOFIMO
mlpk Escreveu:JOFIMO Escreveu:mlpk Escreveu:no meu caso tenho a suspensao M e pneus eagle f1 com 2 meses de uso mais ou menos
mas tive o carro parado prai 1ano e meio
sera possivel por ter ficado parado muito tempo os pneus deformaram? e agora puxa pos lados?
mas e tal e qual o BMfanatico diz
a direito estrada direitinha nao foge nada
mas qualquer desnivel, junta de alcatrao, rego.. faz o carro desviar pa esquerda ou direita
Eu (tenho suspensão desportiva não M, só os M3 de origem têm essa suspensão para que fique esclarecido) sempre tive esse problema desde que meti Bilstein B8, cinoblocos Meyle HD; e uso pneus (sempre) Mich Pilot Sport 3; (mas tenho folga na caixa de direcção e vou ter de a trocar, isso sei eu), os Eagle F1 são assimétricos penso e, muito tempo parado deforma os pneus se não forem repostas as pressões e os pneus não rodarem...
JOFIMO
suspensao desportiva e nao M. assimilada a informaçao.
obrigado.
pensei que os pack M viessem equipados com outro tipo de suspensao entra a desportiva e a do m3. obrigado pela correçao
os eagle f1 sao simetricos penso eu. tem o rasto em V. :think :think (nao sei a diferença

)
qualquer das formas... ele rolava bem antes de tar parado
sera possivel ser dos pneus terem ganho jeito????
o gajo do alinhamento disse me que sim.
mas acho estranho notar a puxar pos lados.. penso que teria mais logica notar aos saltinhos
tou errado?
como ves se a caixa de direçao ta lixada?
pneu eagle f1

Sim os Eagle F1 são simétricos, andar aos saltinhos não andava (isso era o carro dos Flinstones :lol1 ) mas trepidaria ao aumentar a velocidade (pneus ovalizados) a caixa de direcção vê-se se tem folga mexendo o volante ( tirar a folga e a roda não mexer) mas também pode ser o cardão da direcção estragado é de borracha a ligação coluna/caixa, é uma questão de começar por aí, mas também pergunto como estão os cinoblocos dos braços traseiros mais o apoio do diferencial? porvezes pensamos que está na frente o problema e tem a ver com a traseira....
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 21 dez 2011, 12:41
por mlpk
pois... o mecanico garantiu me que os cinoblocos tavam todos bons. e foi a IPO o mes passado.... e ninguem me disse nada. penso que estajetudo bem por ai
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 21 dez 2011, 16:12
por JOFIMO
mlpk Escreveu:pois... o mecanico garantiu me que os cinoblocos tavam todos bons. e foi a IPO o mes passado.... e ninguem me disse nada. penso que estajetudo bem por ai
Boas, novamente nas suspensões dos nossos carros é muito difícil de avaliar nas IPO, só dá sempre mal se a direcção estiver alinhada conforme os parâmetros da bmw, de resto só se os cinoblocos estiverem muito "maus" é que se consegue distinguir, mas manda verificar as folgas que te indiquei antes......
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 21 dez 2011, 18:53
por mlpk
falei agora com um um dos donos da simpa racing. empresa dedicada a alteraçoes nos carros... performance etc
so faz grandes trabalhos
ele disse me que o carro da mae dele estava com o mesmo problema. mas era a caixa de direçao
e dise me ainda que para alinha bmw e audi so e feito como deve de ser na respectiva marca
porque as maquinas que existem por ai ... alinham o carro com as rodas no chao
e a maquina da bmw levante e baixa o carro
as rodas do bmw ao subir alem de passaren do efeito / \ passam a \ / (visto de traz)
e alem disso passam de | | para / \ (visto de cima ou de baixo)
portanto aquilo tem de ser alinhado nao com uma maquina que faça ter as 4 rodas no chao... mas com a maquina da bmw que faz o carro subir e descer e vai medindo as distancias
acontece se tiver algum empeno num tirante qualquer dos eixos e o suficiente para nao se fazer o curso certo das rodas e assim fazer o carro fugir pos lados
ja lhe aconteceu no compact dele quando bateu
o alinhamento normal que se faz por ai dava tudo certinho
na bmw descobriram lhe o prolblema
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 21 dez 2011, 19:09
por JOFIMO
mlpk Escreveu:falei agora com um um dos donos da simpa racing. empresa dedicada a alteraçoes nos carros... performance etc
so faz grandes trabalhos
ele disse me que o carro da mae dele estava com o mesmo problema. mas era a caixa de direçao
e dise me ainda que para alinha bmw e audi so e feito como deve de ser na respectiva marca
porque as maquinas que existem por ai ... alinham o carro com as rodas no chao
e a maquina da bmw levante e baixa o carro
as rodas do bmw ao subir alem de passaren do efeito / \ passam a \ / (visto de traz)
e alem disso passam de | | para / \ (visto de cima ou de baixo)
portanto aquilo tem de ser alinhado nao com uma maquina que faça ter as 4 rodas no chao... mas com a maquina da bmw que faz o carro subir e descer e vai medindo as distancias
acontece se tiver algum empeno num tirante qualquer dos eixos e o suficiente para nao se fazer o curso certo das rodas e assim fazer o carro fugir pos lados
ja lhe aconteceu no compact dele quando bateu
o alinhamento normal que se faz por ai dava tudo certinho
na bmw descobriram lhe o prolblema
Boas, já agora quantos concessionários têm máquina para alinhar a geometria do carro? (eles vêm alinhar cá fora e quando têm máquinas próprias já estão decrépitas!) isso é treta pois nenhum carro é alinhado com as rodas no ar, e as boas casas de pneus têm sempre o ultimo Hardware e Sotware para alinhar as geometrias dos carros pois estão sempre a sair modelos novos para o mercado, os procedimentos que de deveriam ser respeitados (depósito cheio e carga conforme o que está descrito no software) é compensado nas tolerancias dadas pelo software, portanto isso são balelas amigo..........
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 21 dez 2011, 19:51
por mlpk
não sei. O rapaz não tinha razao pra me mentir. Ele diz que em santarém tem essa máquina. E o que ele me disse se pensarmos bem tem a sua lógica. Nas lombas e depressoes da estrada se as rodas não fizerem o seu trajecto normal devido a um tirant do eixo empenado, altera a rota do veículo.
olha aqui este video velho
regulao o camber e caster com as rodas no ar
http://www.youtube.com/watch?v=SK15OURA ... re=related
Re: E90 desalinha direção
Enviado: 22 dez 2011, 09:54
por mlpk
acabei de falar com a bmw de santarem
o homem disse me queo compact e um carro mais antigo nao tem tanta afinaçao... nao e necessario ser com a tal maquina.
mas os bm's mais recentes convem ser na maquina deles porque tem muita afinaçao e sao mais sensiveis
alinhamento do comoact 70e