Página 1 de 2

direcçao

Enviado: 26 jan 2012, 16:21
por maci
tive um problema na caixa de direcçao a qual foi reparada mas na montagem ficou a virar mais para a direita meia volta do que para a esquerda.
disseram-me que nao teria problema mas eu agora vou alinhar a direcçao e gostaria de por tudo certo.
como poderei fazer para por tudo certo.
obrigado

Re: direcçao

Enviado: 26 jan 2012, 22:09
por germanii
De onde ès? Pode aver pessoal daqui que te endique uma oficina seria :onfire

Re: direcçao

Enviado: 26 jan 2012, 22:27
por mlpk
vira mais pa um lado ke po outro ?????????????? nao entendi lol isso e possivel?

Re: direcçao

Enviado: 27 jan 2012, 09:39
por JOFIMO
maci Escreveu:tive um problema na caixa de direcçao a qual foi reparada mas na montagem ficou a virar mais para a direita meia volta do que para a esquerda.
disseram-me que nao teria problema mas eu agora vou alinhar a direcçao e gostaria de por tudo certo.
como poderei fazer para por tudo certo.
obrigado
Viva os sapateiros :onfire que te montaram a caixa não tiveram em atenção a centragem do cardã com a posição de linha recta da caixa, (alinhar a direcção não resolve) e tem problema tem, que retirem o resguardo inferior, metam as rodas direitas e alinham o cardã (tem marcação) da coluna de direcção com a marca do veio da caixa (faz-se tudo em menos de 15m num elevador) :lol1

Re: direcçao

Enviado: 30 jan 2012, 15:42
por maci
jofimo
sera necessario desmontar a caixa?

Re: direcçao

Enviado: 30 jan 2012, 15:49
por JOFIMO
maci Escreveu:jofimo
sera necessario desmontar a caixa?
Não, só é necessário desligar o cardã da caixa, alinhar pelas marcas e apertar o cardã.....
http://tis.spaghetticoder.org/s/view.pl?1/05/39/87

Re: direcçao

Enviado: 30 jan 2012, 16:21
por maci
mas nesse caso terei de desapertar o tirante .
as rodas estao direitas mas as voltas que tera na caixa devera estar mal e
ao desapertar o cardan e levar para a posiçao dos pontos resolvera ?
desculpa eu nao percebo nada so estou a tentar perceber
obrigado

Re: direcçao

Enviado: 30 jan 2012, 16:28
por JOFIMO
maci Escreveu:mas nesse caso terei de desapertar o tirante .
as rodas estao direitas mas as voltas que tera na caixa devera estar mal e
ao desapertar o cardan e levar para a posiçao dos pontos resolvera ?
desculpa eu nao percebo nada so estou a tentar perceber
obrigado
Se a caixa estiver na posição de rodas direitas sim, agora pode ter um braço axial com mais voltas do que o outro contário, é uma questão de veres onde ficam as marcas, tenta meter nos ponto e logo verás o que precisa mais.

Re: direcçao

Enviado: 30 jan 2012, 20:50
por tiago blanquet
o que tens que fazer é o seguinte:

Tiras o volante fora.
Tiras os foles das ponteiras de direção.
Centras o steering rack medindo a distancia da anilha de trancamento da ponteira de ponteira de direção em cada lado até ao bordo da caixa de direção. Tendo a certeza que tens o rack centrado aí montas o volante o mais direito possivel. Depois vais mandar alinhar. Durante a viagem o volante vai torto com o carro direito. No alinhamento eles centram pelo volante confiando que o steering rack está alinhado tambem, e depois afinam nas ponteiras de direcção para ficar tudo direito. O que te aconteceu foi que ao tirarem a caixa de direcção fora, montaram-na descentrada do volante e depois alinharam com volante ao centro (como se faz normalmente) o que originou que perdesses demasiado curso para um dos lados.

Re: direcçao

Enviado: 31 jan 2012, 14:49
por maci
mas o volante tem posiçao de meter pois tem marca no veio onde encaixa e no volante.obrigado

Re: direcçao

Enviado: 31 jan 2012, 14:55
por maci
jofimo
mas se for o braço axial que nao esta centrado que se podera fazer

Re: direcçao

Enviado: 31 jan 2012, 15:01
por JOFIMO
maci Escreveu:mas o volante tem posiçao de meter pois tem marca no veio onde encaixa e no volante.obrigado
Sim isso está correcto, esquece o post anterior a este (não meu).

Re: direcçao

Enviado: 31 jan 2012, 15:10
por JOFIMO
maci Escreveu:jofimo
mas se for o braço axial que nao esta centrado que se podera fazer
Tem de se centrar a cremalheira da caixa, para ficar ao meio (mesmo numero de voltas para cada lado) depois o mesmo numero deroscas nos braços axiais e terminais, e tem de ficar centrado o ponto depois é acertar com a coluna, vejo que estás atrapalhado, como te disse em privado não tenho elevador, mas se fores da zona de Lisboa falo com um colega meu e ele desenrasca-te isso com a minha ajuda, diz se estás interessado.
Cumps.

Re: direcçao

Enviado: 31 jan 2012, 18:26
por tiago blanquet
Isso tem posição para encaixar o volante na coluna? Então acertas no cardan que liga a coluna de direcção a caixa de direcção. No E36 o volante entra em qualquer posição desde que encaixado nas estrias, no E46 pensei que fosse igual.

Re: direcçao

Enviado: 31 jan 2012, 18:30
por JOFIMO
tiago blanquet Escreveu:Isso tem posição para encaixar o volante na coluna? Então acertas no cardan que liga a coluna de direcção a caixa de direcção. No E36 o volante entra em qualquer posição desde que encaixado nas estrias, no E46 pensei que fosse igual.
Os E36 também têm marcas no topo da coluna e no volante, só se já desapareceram.....no teu :assubiar